Colocado por: NRRibeiromisturadora da bomba seja suficiente para a instalação.1° erro, a bomba de calor não tem nenhuma misturadora.
Colocado por: NRRibeiroSem o controlador giacomini será impossível controlar o ponto de orvalho, ou seja, se tivermos uma temperatura interior de 35C e tivermos água no circuito a 17C teremos com toda a certeza condensação.2°erro: não sabem consultar uma carta psicometrica.
Colocado por: jorgealves1° erro, a bomba de calor não tem nenhuma misturadora
Colocado por: NRRibeiroa circuladores da bomba é de velocidade variável autpmatica e ajustável além de ter mais caudal que o circuladores do grupo de mistura.
Erro meu pois queria dizer circuladora, ou seja, a circuladora da bomba não será suficiente para a instalação.
Colocado por: Pedro Azevedo78Agora o que está a caminho de ser feito é mesmo a solução de fazer um bypass "fisico" a todo o sistema de deposito de inércia/central de impulsão.
Colocado por: NRRibeiroVai fazer bypass ao separador hidráulico também?
Colocado por: NRRibeiropodem advir da não instalação de um separador hidráulico e/ou grupo de impulsão.essa era a versão A e sua é a versão BA que é um bocadinho diferente, mas o que referi a mantenho é não se deve usar indiscriminadamente um separador hidráulico pois depende de do de muitos factores pode ser prejudicial.
Colocado por: Pedro Azevedo78não sei o modelo ao certo, mas das primeiras que apareceram por cá, foi instalada em 2010mural EHBX16+ERHQ16
Colocado por: Pedro Azevedo78Isso é o que eu chamei de depósito de inércia?
Colocado por: NRRibeiroisso é um separador hidráulico.
É uma coisa do género das fotos seguintes.
Colocado por: jorgealvesessa era a versão A e sua é a versão BA que é um bocadinho diferente, mas o que referi a mantenho é não se deve usar indiscriminadamente um separador hidráulico pois depende de do de muitos factores pode ser prejudicial.
Colocado por: NRRibeiroo separador hidráulico não faz parte dos esquemas hidráulicos recomendados pela Daikin para esse equipamento, aliás só admitem com uma bomba de calor de alta temperatura, poso estar a enumerar mais umas quantas razões para não se usar mas somente este é motivo mais que suficiente.
Tenho neste momento a instalação a funcionar sem qualquer controlo feito pela centralina da Giacomini o que significa que o único equipamento que neste momento está em discussão, e tem pontos de vista diferentes, é o separador hidráulico. O meu instalador diz que não se deve tirar (e como vem cá hoje vou querer apurar os motivos que o levam a dizer isso) e o Sr. Jorge acha que é algo a mais e que se deve tirar. Pode por favor dar-me alguns argumentos fortes para que consiga contrapor com o instalador para demonstrar de que o equipamento se deve mesmo tirar?
Obrigado.
Colocado por: jorgealvesps: o separador hidráulico pode-se usar em instalações com caldeiras, se procurar nos diversos fabricantes não vê uma única aplicação ou recomendação com bombas de calor sem ter também associado um deposito de inercia, nas bombas de calor existem muitas particularidades muito criticas e chatas: uma delas é o volume mássico mínimo da instalação.
Colocado por: Pedro Azevedo78Já faz algum tempo que essa central no meu caso está programada de maneira a que já não interfira em nada no que tenho definido, até pq a arrefecer ela limita muito o sistema!! A água nunca entra a menos de 18ºC, etc, etc, etc
Colocado por: NRRibeiroJá alguma vez pensou que será a centralina desse sistema de controlo que está mal configurada e por isso mesmo lhe está a limitar o sistema?
Colocado por: Pedro Azevedo78
Claro que sim. Mas já tentei alterar vários parâmetros e não consigo melhorar.
O instalador nem vale a pena falar.
Os da UPONOR que cá estiveram aquando da montagem do sistema, pelo que vi nesse dia, e pelos parâmetros e indicações que deixaram para fazer por exemplo a variação da temporada aquecimento/arrefecimento, tb dominam muito, muito pouco o assunto...
Ensinaram-lhes uns parâmetros para o sistema rolar e já está. É chapa 5 para todos...
Quando andava a pesquisar o meu sistema fui às instalações da Giacomini em Vila do Conde falar com um engenheiro. A proposta deles tinha uma bomba de calor de 26KW (tenho uma de 16 e mesmo assim esta sobredimensionada!)
Fiquei logo verde com isso! E quando o questionei e continuou a jurar a pés juntos que era necessária essa potência...
É assim.
Colocado por: SkinkxEu vou ser chato, mas isso acontece precisamente porque não se fazem os estudos caso a caso, estão habituados a uma bitola de X ou Y W/m2, medida standard, e é "bota pra lá".