Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: NRRibeiromisturadora da bomba seja suficiente para a instalação.
    1° erro, a bomba de calor não tem nenhuma misturadora.

Colocado por: NRRibeiroSem o controlador giacomini será impossível controlar o ponto de orvalho, ou seja, se tivermos uma temperatura interior de 35C e tivermos água no circuito a 17C teremos com toda a certeza condensação.
    2°erro: não sabem consultar uma carta psicometrica.

Com estas premissas obviamente que todo o raciocínio está inquinado.
  2.  # 22

Não vou dar nenhum contributo, mas a realidade é que ninguém (a maioria dos instaladores) se preocupa com esses pormenores, não quer saber, e depois logo se vê.
    A maioria, nem sequer sabe em que tubo se liga nem como se liga.
    Alguns já vão sabendo que o ponto de orvalho existe, no entanto não passa de um fantasma, não passa de visões.

Por isso tenho pena, mas mesmo pena, de todos aquelea que enterraram tubos nos pavimentos e compram uma BC que "deve dar" para a instalação.
    Concordam com este comentário: MRK, Joao Dias, two-rok
  3.  # 23

Colocado por: jorgealves1° erro, a bomba de calor não tem nenhuma misturadora

Erro meu pois queria dizer circuladora, ou seja, a circuladora da bomba não será suficiente para a instalação.
  4.  # 24

isso só pode. significar. que o. equipamento instado não é adequado à instalação.
  5.  # 25

Colocado por: NRRibeiro
    Erro meu pois queria dizer circuladora, ou seja, a circuladora da bomba não será suficiente para a instalação.
    a circuladores da bomba é de velocidade variável autpmatica e ajustável além de ter mais caudal que o circuladores do grupo de mistura.
  6.  # 26

Eu deixo mais uma vez o meu testemunho, pois é algo similar ao seu:

Tenho uma Altherma split (não sei o modelo ao certo, mas das primeiras que apareceram por cá, foi instalada em 2010) reversivel, ou seja faz quente e frio.
    Quando andava na procura de quem me instalasse o PRH (já nessa altura eu queria para arrefecer tb), também ninguém, mas mesmo ninguém me instalava o sistema sem essas centrais de impulsão com centralina para controlar tudo (no meu caso UPONOR).
    Eu do que ia lendo tinha quase a certeza que era possível fazer todo o controlo só com a Altherma, mas a realidade é que mesmo ninguém me dizia isso.
    Ora lá acabei eu a instalar essa central de impulsão com centralina, que custou uma pipa de massa!
    Não tenho nada a dizer mal do sistema! É impecável. SÓ QUE... como eu imaginava, não faz nada que a bomba não faça!
    Tenho um sistema de controlo duplicado, basicamente.
    Já faz algum tempo que essa central no meu caso está programada de maneira a que já não interfira em nada no que tenho definido, até pq a arrefecer ela limita muito o sistema!! A água nunca entra a menos de 18ºC, etc, etc, etc
    Com a central a funcionar não consigo arrefecimento capaz.
    Só com a bomba, consigo, e não tenho problemas de condensações...
    Agora o que está a caminho de ser feito é mesmo a solução de fazer um bypass "fisico" a todo o sistema de deposito de inércia/central de impulsão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves, zinna
  7.  # 27

Estiver a ler os seus comentários neste forum:
    https://forumdacasa.com/discussion/43035/piso-radiante-hidraulico-ajuda/
    e fiquei confuso sendo que a instalação de quem está a perguntar é muito similar à minha mas nas suas respostas enuncia alguns erros que podem advir da não instalação de um separador hidráulico e/ou grupo de impulsão.

Pode comentar?
    Obrigado.
  8.  # 28

Colocado por: Pedro Azevedo78Agora o que está a caminho de ser feito é mesmo a solução de fazer um bypass "fisico" a todo o sistema de deposito de inércia/central de impulsão.

Muito obrigado Pedro pelo seu testemunho.
    Vai fazer bypass ao separador hidráulico também?

Obrigado.
  9.  # 29

Colocado por: NRRibeiroVai fazer bypass ao separador hidráulico também?

Isso é o que eu chamei de depósito de inércia?
    Se é, sim, tb vou fazer bypass.
    Mas o Jorge pode esclarecer melhor...
    Concordam com este comentário: jorgealves
  10.  # 30

Colocado por: NRRibeiropodem advir da não instalação de um separador hidráulico e/ou grupo de impulsão.
    essa era a versão A e sua é a versão BA que é um bocadinho diferente, mas o que referi a mantenho é não se deve usar indiscriminadamente um separador hidráulico pois depende de do de muitos factores pode ser prejudicial.
  11.  # 31

Colocado por: Pedro Azevedo78não sei o modelo ao certo, mas das primeiras que apareceram por cá, foi instalada em 2010
    mural EHBX16+ERHQ16
  12.  # 32

Colocado por: Pedro Azevedo78Isso é o que eu chamei de depósito de inércia?

É uma coisa do género das fotos seguintes.
      maxresdefault2.jpg
      548052.jpg
  13.  # 33

É uma coisa do género das fotos seguintes.
      maxresdefault2.jpg
      548052.jpg
    isso é um separador hidráulico.

Um depósito de inércia tem a mesma "função" mas com um volume muito maior.
  14.  # 34

Colocado por: jorgealvesessa era a versão A e sua é a versão BA que é um bocadinho diferente, mas o que referi a mantenho é não se deve usar indiscriminadamente um separador hidráulico pois depende de do de muitos factores pode ser prejudicial.

Tenho neste momento a instalação a funcionar sem qualquer controlo feito pela centralina da Giacomini o que significa que o único equipamento que neste momento está em discussão, e tem pontos de vista diferentes, é o separador hidráulico. O meu instalador diz que não se deve tirar (e como vem cá hoje vou querer apurar os motivos que o levam a dizer isso) e o Sr. Jorge acha que é algo a mais e que se deve tirar. Pode por favor dar-me alguns argumentos fortes para que consiga contrapor com o instalador para demonstrar de que o equipamento se deve mesmo tirar?

Obrigado.
  15.  # 35

Tenho neste momento a instalação a funcionar sem qualquer controlo feito pela centralina da Giacomini o que significa que o único equipamento que neste momento está em discussão, e tem pontos de vista diferentes, é o separador hidráulico. O meu instalador diz que não se deve tirar (e como vem cá hoje vou querer apurar os motivos que o levam a dizer isso) e o Sr. Jorge acha que é algo a mais e que se deve tirar. Pode por favor dar-me alguns argumentos fortes para que consiga contrapor com o instalador para demonstrar de que o equipamento se deve mesmo tirar?

Obrigado.
    o separador hidráulico não faz parte dos esquemas hidráulicos recomendados pela Daikin para esse equipamento, aliás só admitem com uma bomba de calor de alta temperatura, poso estar a enumerar mais umas quantas razões para não se usar mas somente este é motivo mais que suficiente.

ps: o separador hidráulico pode-se usar em instalações com caldeiras, se procurar nos diversos fabricantes não vê uma única aplicação ou recomendação com bombas de calor sem ter também associado um deposito de inercia, nas bombas de calor existem muitas particularidades muito criticas e chatas: uma delas é o volume mássico mínimo da instalação.
  16.  # 36

Colocado por: jorgealvesps: o separador hidráulico pode-se usar em instalações com caldeiras, se procurar nos diversos fabricantes não vê uma única aplicação ou recomendação com bombas de calor sem ter também associado um deposito de inercia, nas bombas de calor existem muitas particularidades muito criticas e chatas: uma delas é o volume mássico mínimo da instalação.

Já entendi que este tema não é consensual e que ambas as soluções tem prós e contras pelo que cada instalador interpreta de forma diferente.
    Quando falamos do controlo do ponto de orvalho, teremos que dizer que, sem margem para dúvida, a solução da Giacomini é muito mais fiável pois controla com exactidão o mesmo, já no caso da sua inexistência iremos sempre controlar com base em cálculos de temperatura/húmidade que podem nem sempre traduzir a realidade, o contra será o facto da necessidade duma segunda bomba circuladora e possíveis perdas de eficiência da máquina. Mais uma vez, cada instalador interpreta de forma diferente e, a meu ver, nenhum está errado.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  17.  # 37

Colocado por: Pedro Azevedo78Já faz algum tempo que essa central no meu caso está programada de maneira a que já não interfira em nada no que tenho definido, até pq a arrefecer ela limita muito o sistema!! A água nunca entra a menos de 18ºC, etc, etc, etc

Boa tarde Pedro,
    Já alguma vez pensou que será a centralina desse sistema de controlo que está mal configurada e por isso mesmo lhe está a limitar o sistema?
    Não sei se a Altherma que tem faz o controlo do ponto de orvalho e se o fizer então tem um sistema duplicado mas no meu caso a minha Altherma não o faz (pelo menos da forma fiável que o sistema da Giacomini faz).
    Mais uma vez, cada caso é um caso e tudo funciona quando bem instalado e afinado.
  18.  # 38

Colocado por: NRRibeiroJá alguma vez pensou que será a centralina desse sistema de controlo que está mal configurada e por isso mesmo lhe está a limitar o sistema?

Claro que sim. Mas já tentei alterar vários parâmetros e não consigo melhorar.
    O instalador nem vale a pena falar.
    Os da UPONOR que cá estiveram aquando da montagem do sistema, pelo que vi nesse dia, e pelos parâmetros e indicações que deixaram para fazer por exemplo a variação da temporada aquecimento/arrefecimento, tb dominam muito, muito pouco o assunto...
    Ensinaram-lhes uns parâmetros para o sistema rolar e já está. É chapa 5 para todos...

Quando andava a pesquisar o meu sistema fui às instalações da Giacomini em Vila do Conde falar com um engenheiro. A proposta deles tinha uma bomba de calor de 26KW (tenho uma de 16 e mesmo assim esta sobredimensionada!)
    Fiquei logo verde com isso! E quando o questionei e continuou a jurar a pés juntos que era necessária essa potência...
    É assim.
  19.  # 39

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Claro que sim. Mas já tentei alterar vários parâmetros e não consigo melhorar.
    O instalador nem vale a pena falar.
    Os da UPONOR que cá estiveram aquando da montagem do sistema, pelo que vi nesse dia, e pelos parâmetros e indicações que deixaram para fazer por exemplo a variação da temporada aquecimento/arrefecimento, tb dominam muito, muito pouco o assunto...
    Ensinaram-lhes uns parâmetros para o sistema rolar e já está. É chapa 5 para todos...

Quando andava a pesquisar o meu sistema fui às instalações da Giacomini em Vila do Conde falar com um engenheiro. A proposta deles tinha uma bomba de calor de 26KW (tenho uma de 16 e mesmo assim esta sobredimensionada!)
    Fiquei logo verde com isso! E quando o questionei e continuou a jurar a pés juntos que era necessária essa potência...
    É assim.

Eu vou ser chato, mas isso acontece precisamente porque não se fazem os estudos caso a caso, estão habituados a uma bitola de X ou Y W/m2, medida standard, e é "bota pra lá".

Quantas e quantas vezes disse aqui que com as actuais exigências térmicas em termos de isolamento não é preciso nada disso... mais, isso até é uma das coisas em que sempre concordei com o Jorge (ou ele comigo, agora já não sei quem começou), para mais com sistemas bivalentes, como são por exemplo as HPSU que ele instala.

Só aquilo que pagam a mais na bomba de calor dá quase logo para pagar o PRH!

Mas as pessoas julgam que eu digo as coisas só por má-fé, quando metade das vezes até acabo a dizer a mesma coisa que os outros. Há coisas onde concordo, há outras onde discordo, a vida é mesmo assim.
    Concordam com este comentário: zinna, jorgealves
  20.  # 40

Colocado por: SkinkxEu vou ser chato, mas isso acontece precisamente porque não se fazem os estudos caso a caso, estão habituados a uma bitola de X ou Y W/m2, medida standard, e é "bota pra lá".

Caro Skinkx, agradeço o seu comentário mas gostaria de manter a discussão focada naquilo para o qual o criei, ou seja, PRH com Bomba de Calor a fazer frio e não entrar nesse tema que já vi a desviar por completo outras discussões. Obrigado.

0.0213 seg. NEW