Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.tou a pensar ir viver sozinho,tendo eu um salário de 1050 euros mensal. Pago uma prestação de 270 euros de um crédito auto. Não tenho vício tabaco. Etc. A renda do t1 será cerca de 280 euros. Será que consigo viver sozinho com a despesa obrigatória. Etc
  2.  # 2

    Faça as contas, provavelmente consegue, não se vive como um rei, claro.
    IMPORTANTE: Esses 1050 são brutos ou líquidos?

    Depois faça as contas, fazendo algumas estimativas +/- por alto. Exemplos:

    270 auto
    280 casa
    60 electricidade+gás
    30 água
    xx mercearia
    xx alimentação
    xx combustível e portagens
    xx seguros (divida a anuidade por doze e considere essa parcela)
    xx reserva para imprevistos (médicos, avarias, reparações, etc...)
    xx vestuário
    xx etc...

    Logo vê o que lhe sobra (ou se sobra) no fim do mês.

    Obviamente que há coisas que pode tentar adaptar e encontrar alguma redução de despesa.
  3.  # 3

    Outro dado importante: Onde?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, branco.valter
  4.  # 4

    Colocado por: BelhinhoOutro dado importante: Onde?

    O local de residência influencia de forma determinante o custo da habitação, mas neste caso esse já é um dado do problema: 280€/mês.
  5.  # 5

    Uma coisa é viver sozinho no Norte/Centro do País... outra é no Sul...

    No Norte/Centro garantidamente que sim... já vivi sozinho com bem menos que isso... não te preocupes... há que ter é um pouco de bom senso...

    Boa sorte para a vida ;)
    Concordam com este comentário: Belhinho
  6.  # 6

    Colocado por: JoelMPagar tanto de um crédito de um carro quanto a renda da casa é quanto a mim um mau começo seja para o que for...


    Nem tanto. Se contraiu um crédito auto com um prazo curto é natural que a prestação seja comparativamente grande, mas tb é verdade que essa despesa desaparecerá em breve.
  7.  # 7

    Ouve lá... tomara muitos terem esse salario seja bruto ou liquido

    Acredito a 99% que consegues viver bem, e se tiveres cabeça até poupas no fim do mês algum!!!
    Uma pessoa não gasta muita água nem luz nem gás... excepto se tiveres armado em esperto com banhos de imersão diários e luzes ligadas por todo o canto e **** por todo o lado ligadas a gastar energia desnecessaria!

    Mas sim, consegues viver cá na tugalandia ;) E quanto mais rapido pagares esses creditos melhor!!!!
  8.  # 8

    Obrigado pelos comentários. A zona é no norte em Esposende.reconheco que é demasiado alto 270 euros carro. É são ainda para 5 anos. Fico um pouco arrependido de ter feito assim esse crédito há 2 anos atrás. Mas siga pá frente.
  9.  # 9

    e poupanças, existem? é que ir morar sozinho não é alugar uma casa, existem uma serie de tralhas que são precisas comprar e que custam dinheiro.

    no entanto é preciso uma gestão apertada do orçamento mensal. 280€ para a renda e 270€ para o carro e já só sobra 500€ dos 1050€.

    desses 500€ convém fazer alguma poupança para as despesas não fixas, porque o carro precisa de um seguro, eventualmente vai precisar de pneus, de ir à oficina, você pode precisar de ir ao dentista, de comprar uns óculos, de comprar algum electrodoméstico que avariou, etc, etc. por isso tente colocar pelo menos 100€ de lado todos os meses (10% do rendimento) e fica com 400€ para viver, retire mais 100€ para água+luz+gás+comunicações, tire mais algum para o combustível do carro e vai ver que o que sobra não é tanto quanto poderia parecer no inicio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RaulPT
  10.  # 10

    Já vivi em Lisboa com menos de 500€, embora só alugasse quarto (despesas incluidas, a renda na altura era de 235e)

    A maior despesa é a casa. Quando finalmente aluguei casa ( a dividir com o meu namorado) e tinha esse rendimento tb:
    212e de renda
    210 de carro
    150 de alimentação
    30e gas e luz
    15 internet + tv
    15e telemovel
    10e agua
    50e seguro do carro (se o dividisse por 12 meses...)
    30e media combustivel
    32e Ginásio
    50-60e em jantares, saidas, wtv.
    ------ 800e mês.

    depois ha sempre as despesas inesperadas e tudo o mais. Mas dentro deste registo consegui poupar cerca de 1000e num ano. que nao é uma fortuna, mas dá para imprevistos.

    Portanto, sim... com essa renda, é perfeitamente fazivel. Se a renda fosse de 400+ já era mais complicado.
    • smst
    • 19 julho 2018

     # 11

    Há casais a viver sobreviver com o seu rendimento e com as mesmas despesas. Desde que não se ponha com grandes luxos, consegue pagar as suas despesas com esse salário.
    Agora convém que não recorra a créditos para mobilar/decorar a casa e comprar outros itens fundamentais (utensílios de cozinha, electrodoméstico, roupa de cama e de banho), porque senão vai entrar numa bola de neve.
  11.  # 12

    Eheh, 10€ de água. Dá bem para ver quem não mora em Lisboa, esse é o valor aproximado de consumo zero (taxas, etc...).
  12.  # 13

    Na zona centro em alguns concelhos sem gastar um m3 de agua são 11,5 euros :)
  13.  # 14

    Colocado por: larkheNa zona centro em alguns concelhos sem gastar um m3 de agua são 11,5 euros :)


    Presente! :(
  14.  # 15

    Colocado por: larkheNa zona centro em alguns concelhos sem gastar um m3 de agua são 11,5 euros :)
    Não gasta um M3 de água mas envia muita (e não só água) pelos esgotos abaixo, ou não? E tem o camião do lixo á porta ou perto para lhe arrumar o lixo. Isso custa dinheiro...
  15.  # 16

    Senão gastar Agua, acho dificil enviar alguma coisa pelos esgotos, tendo em consideração que se trata de um apartamento...

    Lixo, tb coloco muito pouco pois senão vivo lá , não consumo agua , tb não produzo lixo.

    Mas a factura é sempre igual 11,5 euros :) no minimo:) na verdade sou um bom contribuinte , ou não porque senão tiver agua contratada , ao final de 1 ano consideram abandono do imovel e passo a pagar o triplo ou quadruplo de IMI, ja nem sei o que é preferivel.....
  16.  # 17

    Colocado por: larkheao final de 1 ano consideram abandono do imovel e passo a pagar o triplo ou quadruplo de IMI, ja nem sei o que é preferivel.....


    isso não bem assim
  17.  # 18

    Criar depende das Camaras ....

    Neste caso é mesmo assim . Ate fiquei azul quanto vi 600 euros de imi , quando normalmente rondava os 200 e pouco

    mandei logo ligar a agua :)
  18.  # 19

    Colocado por: larkheSenão gastar Agua, acho dificil enviar alguma coisa pelos esgotos, tendo em consideração que se trata de um apartamento...

    Lixo, tb coloco muito pouco pois senão vivo lá , não consumo agua , tb não produzo lixo.

    Mas a factura é sempre igual 11,5 euros :) no minimo:) na verdade sou um bom contribuinte , ou não porque senão tiver agua contratada , ao final de 1 ano consideram abandono do imovel e passo a pagar o triplo ou quadruplo de IMI, ja nem sei o que é preferivel.....
    Raisparta! agora confundiu-me: como consegue viver num apartamento sem usar as casas de banho e cozinha?
  19.  # 20

    Colocado por: BelhinhoRaisparta! agora confundiu-me: como consegue viver num apartamento sem usar as casas de banho e cozinha?
    Já percebi. Não o usa....Mas tem os serviços que falei acima disponíveis.
    É como a história do sujeito que foi ao café beber uma cerveja e quando pediu na conta vinha "amendoins".
    - Mas eu não comi amendoins! diz ele.
    - Não comeu mas eles estão ali e são para vender diz o dono...
 
0.0233 seg. NEW