Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Estive a ler as questões colocadas e não consigo perceber o motivo do valor de empréstimo ser abaixo do solicitado, dado que por norma consegue-se financiamentos perto dos 80% do volar de orçamento + valor do terreno. Peca analise a outro banco, uma avaliação custa perto dos 300 € e até pode ter um spread mais baixo e recupera o valor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  2.  # 2

    Peça reavaliação.
    No empréstimo é avaliada a casa e o terreno.
    Normalmente na primeira tranche libertada, é justificada pelo valor do terreno.
    O valor da avaliação tem por base o. que vale a construção . Na CGD segundo me informaram, nem querem saber de orçamentos, a empresa avaliadora Avalia a casa. Não tive de entregar orçamento.
    A minha casa de 170.m2 + terreno foi avaliada em 125 mil euros. Tendo custado o terreno 30 mil, valor de finanças 39 mil, o avaliador, avaliou-o em 12500 euros
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  3.  # 3

    Algo não está bem!
    Acabei de pedir e ver aprovado um crédito para construção, e as regras foram, limite de 80% sobre a avaliação e 90% sobre o valor orçamentado de construção. No meu caso o IVA foi considerado, e como a avaliação foi substancialmente mais alta do que o valor de construção, não tive qq problema.

    Banco MBCP.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  4.  # 4

    Colocado por: CarlosalvesNão percebo a sua fixação com o SANTANDER, corra em frente e solicite outras opções.


    Não temos fixação com o banco... Simplesmente sempre foi o nosso banco, nunca tivemos problemas. Recorremos a eles para pedir este empréstimo e as condições eram boas. A avaliação é que não tem ponta por onde se lhe pegue...
  5.  # 5

    Pois é... Julgo que algo não está bem. Realmente o que fizeram foi avaliar a construção (muito abaixo dos valores praticados, conforme referi). O terreno foi avaliado bem por cima e ainda consideraram um grande valor para a "obra final". Não sei se me explico bem. O valor global é grande, mas o de construção não. No banco dizem que apenas emprestam o valor que foi calculado para a construção e não uma percentagem da avaliação.
  6.  # 6

    Colocado por: FlavitaPois é... Julgo que algo não está bem. Realmente o que fizeram foi avaliar a construção (muito abaixo dos valores praticados, conforme referi). O terreno foi avaliado bem por cima e ainda consideraram um grande valor para a "obra final". Não sei se me explico bem. O valor global é grande, mas o de construção não. No banco dizem que apenas emprestam o valor que foi calculado para a construção e não uma percentagem da avaliação.


    Mas é aqui neste ponto que não entendo.
    O banco não dá preços de construção. A Flavita é que devia ter apresentado um orçamento ao banco para a construção que dissesse claramente quanto custará a sua casa.

    Eu entreguei ao banco o orçamento e todos os demais documentos relacionados coma construção, e o orçamento foi o usado para o valor de construção (90%), os projectos foram usados para a avaliação (80%).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  7.  # 7

    Nós entregámos o orçamento, mas o avaliador não o teve em conta e, para chegar ao valor de construção, apresentou uma conta simples, que foi: 850€ para área útil e 250 para a área da cave e varandas. Depois ainda colocou umas percentagens para encargos e um valor numa parcela "outros". De qualquer forma, o total destas 3 parcelas não chega sequer ao valor do orçamento que lhes enviámos (sem IVA)..
  8.  # 8

    Colocado por: FlavitaNós entregámos o orçamento, mas o avaliador não o teve em conta e, para chegar ao valor de construção, apresentou uma conta simples, que foi: 850€ para área útil e 250 para a área da cave e varandas. Depois ainda colocou umas percentagens para encargos e um valor numa parcela "outros". De qualquer forma, o total destas 3 parcelas não chega sequer ao valor do orçamento que lhes enviámos (sem IVA)..


    Pois ... mas ele não tem de avaliar valor de construção. para isso existem os Empreiteiros. Ele tem de avaliar o valor da casa, após construção. Nada o impede de avaliar a habitação após construção em menos do que o que vc vai pagar ... é uma questão de ver casas perto de onde vai construir e tentar perceber o valor de mercado, e caso haja uma grande discrepância, queixar-se ao banco.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita, AnaC21
  9.  # 9

    OK, então o que me está a dizer é que o que conta é o valor de avaliação final apenas? Porque me diz então o banco que apenas emprestam o valor calculado pelo avaliador para a construção da casa? E que, repito, não chega. Aliás, o valor que eles indicam dá, talvez, para um T2 aqui na zona...
    • emad
    • 25 julho 2018

     # 10

    A minha casa foi avaliada pelo banco 16k a mais do que aquilo que eu gastei na realidade a construir. Se juntar o valor do terreno o banco avaliou a minha casa por um valor bem mais baixo do que eu gastei no total na realidade com a aquisiçao do terreno+construção.
    Mas eu pedi apenas metade desse valor que o banco avaliou.
    No seu caso o seu orçamento é elevado. O banco nao tem de avaliar a contar com a especulação que existe no mercado. Até porque para os bancos nos créditos para construçao existe um risco elevado de nao se concluir as casas. E se correr mal o banco fica com o menino nas maos. Sem licença de utilização nenhum banco consegue escriturar uma casa que tenha sido executada.
    Daí os bancos apenas emprestarem em alguns casos só 60% do valor da avaliaçao. Obriga a que haja um esforço de capitais proprios dos clientes. Agora se acham que dar a hipoteca do terreno ja é muito, coloquem-se do lado do banco que corre muitos riscos até a casa ficar concluida e com licença. Ainda andam por aqui casas concluidas e nao tem as licenças.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  10.  # 11

    emad, tenho de discordar de si... O orçamento que apresentámos não foi de forma nenhuma elevado, estando bem dentro dos valores que se praticam e que muito se comentam aqui. São 930€/m2 (já com IVA). Eles consideraram os materiais empregues como "Bons", pelo que não se trata de uma constução "rasca". O banco não tinha qualquer risco neste empréstimo. Mas enfim. Já contestámos. Veremos o que dizem..
  11.  # 12

    Se eu fizer um T3 com 150m2 na Avenida da Liberdade e gastar 200 mil, de certeza que essa casa será avaliada por mais de 500 mil. Se eu fizer essa mesma casa no meio do bairro mais problemático do país de certeza que será avaliada por menos de 200 mil. A garantia do banco é o vaor de mercado da casa e não o que se vai gastar na construção dela, o banco não a vai desmontar e vender tijolo a tijolo em caso de incumprimento. Dito isto, acho que há qualquer coisa na sua história que não bate certo, mude de banco ou de agência.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  12.  # 13

    Colocado por: FlavitaO orçamento que apresentámos não foi de forma nenhuma elevado
    É o primeiro DO que diz isso aqui :-)

    Colocado por: FlavitaEles consideraram os materiais empregues como "Bons", pelo que não se trata de uma constução "rasca".
    Ok... já percebi.

    Uma vez mais:
    - ou muda de empreiteiro
    - ou muda de banco
    - ou, escolha materiais menos "bons"

    Seja como for, veja se a execução da obra é "boa", de nada vale ter "bons" materias se forem mal aplicados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  13.  # 14

    Colocado por: rjmsilvamude de banco ou de agência.


    Pois... algo não bate certo! Não faz sentido...
    • emad
    • 25 julho 2018 editado

     # 15

    No meu caso a engenheira avaliadora disse que avaliou a minha casa por baixo porque nao teve em conta os acabamentos que o projecto tinha definido. Segundo ela na maior parte dos casos no fim o dinheiro nao chega e corta-se nos acabamentos. E os bancos nao podem contar com aquilo que nao é garantido. No meu caso coloquei tudo o que o arquitecto definiu nos acabamentos.
    Na ultima vistoria perguntei-lhe, ainda acredita que a minha casa nao vai ter os acabamentos definidos? Ela teve de concordar comigo. Como eu felizmente nao precisei que o banco esticasse mais o valor, nao houve qualquer problema.
    Nao se guie pelos valores que andam aqui do m2 no forum. Existem zonas altamente inflacionadas pela localizaçao e custos de Mao de obra.
    Os gabinetes de engenharia utilizam valores medios de m2 por zonas geograficas.
    A sua questao nada tem haver com o relatorio ter iva ou não. Claro que esses valores ja comportam impostos. O seu problema era contar com um valor e darem-lhe outro.
    Qual a sua zona geografica?
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Flavita
  14.  # 16

    Colocado por: mafgodÉ o primeiro DO que diz isso aqui :-)


    Se tivesse visto os orçamentos que recebi, entenderia o que estou a dizer. :) É elevado, claro... Eu cá adorava construir por 760€/m2 já com IVA, realmente! Mas não me sucedeu receber esse tipo de valores.

    Eu estou satisfeita com o empreiteiro e com o banco. Só não estou com a avaliação e o valor que me querem emprestar. Hehe Vamos a ver..
  15.  # 17

    Colocado por: emadA sua questao nada tem haver com o relatorio ter iva ou não. Claro que esses valores ja comportam impostos. O seu problema era contar com um valor e darem-lhe outro.


    Certo... Também já percebi que nada tem a ver com IVA.

    Zona: São Domingos de Rana.

    Aqui a questão prende-se também com o que o banco nos disse inicialmente, e que não se veio a verificar.
    • tnjp
    • 25 julho 2018

     # 18

    Tem de haver algum mal entendido por aí! O avaliador dá o valor comercial da casa, aquilo que ele acha que vale. Não dá valores de construção! Pode olhar para o orçamento para definir o nível de acabamentos, entreguei também as plantas com todas as áreas.

    O valor dos orçamentos servem para a análise interna do banco, querem perceber se você tem algum capital próprio.
    • emad
    • 25 julho 2018

     # 19

    O que o banco diz, diz pela boca de um bancario que nada percebe de construção. Depois quando chegam os relatorios de avaliaçao o cliente, que tem a expectativa no céu, vai ficar desiludido.
    A sua zona é daquelas complicadas.
  16.  # 20

    é por situações destas ou parecidas que aconselho a tratarem do crédito antes de se comprometerem com o empreiteiro ou quem quer que seja.....

    No limite se todos o bancos mantiverem esse nivel de avaliação e nao lhe emprestem a totalidade do dinheiro, quais as opções que tem ao seu alcance? tem capital proprio para investir? vai ter que suspender a obra?
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.0235 seg. NEW