Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: ****para dar a um cliente onde o osb vêm certificado e inclusive , tenho os perfis a desmagnetizar, para o cliente ficar com as suas certificacoes ....

Se o cliente fica satisfeito assim, acho muito bem. No entanto, não queremos ser mais papistas que o Papa. Uma coisa é cumprir a legislação e nisso estamos todos de acordo. Ir para além do que ela exige é uma opção. Até poderá ser louvável, mas não é uma obrigação. É uma opção.

Para nós, como projectistas, ficamos satisfeitos quando os clientes sabem o que querem e tomam opções conscientes e esclarecidas, mesmo reconhecendo que isso lhe trará custos adicionais. Mas não podemos afirmar que essa é a única opção, ou até que será a melhor escolha. Isso seria ser dogmático e ir para lá do que a legislação e as boas práticas construtivas recomendam. Como técnicos responsáveis, temos de informar os nossos clientes sobre as escolhas que são equilibradas a usar os recursos, tanto naturais, como de tempo ou financeiros. Senão corremos o risco do óptimo ser inimigo do bom. Ou seja, perseguir passos intermédios irrealistas significaria não alcançar o alvo principal.
  2.  # 342

Obrigado.
  3.  # 343

imaginem uma casa com paredes de terra (taipa) e com um tecto de forro de madeira (15mm de espessura), impermeabilizado e com uma barreira pára vapor por cima.

o forro de madeira pode apodrecer por causa da impermeabilização e da barreira pára vapor não permitirem a respiração?

ou a madeira consegue absorver e libertar a humidade mesmo no sentido descendente não havendo o risco de apodrecer?
  4.  # 344

Colocado por: ****Você fala de uma marca que ainda está agarrada a EN 120 , veja no site da topeca .

Não, estou a referir-me a uma marca que cumpre o determinado na DIN EN 717-1 actualmente em vigor. Porque haveria de verificar num site de uma empresa que distribui materiais de construção e não no próprio site da empresa que produz a marca de OSB em causa? Anexo o documento comprovativo em PDF.

Já agora, informo que a Alemanha anunciou que adoptará a DIN EN 16516 como o novo método de referência para as emissões de formaldeído em materiais à base de madeira. A norma restringe, entre outras coisas, a emissão de formaldeído a não mais de 0,1 ml/m³ (ppm). Este limite aplica-se a painíes e aglomerados ou a todo um móvel que contenha materiais à base de madeira. Este padrão entrará em vigor em 1 de janeiro de 2020. Apesar desta nova norma, será permitido que o método DIN EN 717-1 agora em vigor continue a ser usado em paralelo com o novo método, mas requer-se que o valor da concentração de formaldeído na DIN EN 717-1 seja multiplicado por 2. Também permite que os padrões EN ISO 12460 Partes 3 e 5 sejam usados sob certos pré-requisitos.

Ora se verificarmos a actual emissão declarada no documento anexo, mesmo multiplicando por 2, os valores emitidos estão muito abaixo do que a nova legislação prevê.

E já agora, sem diminuir a necessidade de controlar a emissão de substâncias potencialmente nocivas ou a importância desta nova legislação, convém referir que o formaldeído existe em muitas das coisas que usamos e ingerimos. Na verdade, nem sequer podemos viver sem esta substância. Sobre isso recomendo a leitura do seguinte artigo com o irónico título Formaldehyde Is So Dangerous That You'd Be Dead Without It. É uma leitura engraçada e os comentários são hilariantes. Mas demonstra bem a época em que vivemos, do politicamente correcto até à náusea, em que tudo faz mal, em que se diz uma coisa com base num estudo científico e o próximo diz precisamente o contrário, em que os comentaristas ao invés de defenderem posições e argumentos fazem ataques ad hominem ao carácter dos que têm opinião contrária. E já agora, o artigo foi escrito no site American Council on Science and Health, organização que se dedica a analisar alguns mitos científicos. Independentemente de haver razão ou não, o importante é saber que o OSB, se for a escolha do cliente para revestimento da casa, deverá cumprir a legislação em vigor.
  5.  # 345

Colocado por: zemanuo forro de madeira pode apodrecer por causa da impermeabilização e da barreira pára vapor não permitirem a respiração?

Exactamente. Uma barreira de vapor impede as trocas gasosas ao longo da parede visto que tem um baixo coeficiente de permeabilidade ao vapor de água. Dessa forma quando o ar atravessa a parede, especialmente se houver diferenças significativas de temperatura nos dois lados, será na barreira que o vapor de água tenderá a condensar, passando do estado gasoso ao líquido. Por exemplo, numa casa de banho, quando se produz vapor devido à agua quente do banho, a água condensa nos azulejos visto que estes são vidrados e, portanto, impermeáveis à água e ao vapor de água.

No entanto, há que levar em conta outros factores, especialmente a ventilação. Em casas antigas, os locais de passagem de ar são muitos e isso, naturalmente, reduz o risco de condensação. Mas com as nossas actuais e correctas preocupações de manter o interior estanque, reduzindo assim a perda de temperatura devido às fugas de ar, essa ventilação tende a ser menor no interior das paredes o que aumenta o risco de condensação. Por exemplo, as caixas de ar entre panos de alvenaria deveria ser ventilada devido a esse problema, mas raramente se vê aplicar esses métodos. Felizmnete, a aplicação de ETICS nas actuais casas de alvenaria reduziu o problema por lançar o ponto de orvalho para mais perto do exterior das fachadas.

Colocar uma barreira de vapor, seja por usar um plástico polietileno, uma tela betuminosa, ladrilhos vidrados no exterior ou uma chapa metálica em painéis nas paredes ou coberturas, sem adequada ventilação, é portanto um erro. E nem estou apenas a falar de apodrecimento ou deterioração precoce dos materiais - que ocorre - mas também na proliferação de fungos prejudiciais à saúde, em particular às vias respiratórias.
  6.  # 346

Colocado por: ****Qualquer distribuidor, têm lá os manuais técnicos da marca , assim obriga a legislação , é engraçado , você já começou na en 120 , é já chegou lá , porque será que a Alemanha fez o que fez ? Vamos dizer que são tolos. Por acaso já viu medir os gases , (cov’s), numa casa em osb, completamente selada ?

Caro ****, não vou prosseguir esta conversa porque me parece desgastante. Não percebo onde quer chegar nem o que defende. Não percebo se defende a aplicação de OSB ou apenas de uma determinada marca. Não percebi que alternativas apresenta.

Já lhe disse que para nós, projectistas, o cliente pode utilizar vários materiais de revestimento da estrutura. O OSB é o mais usado por ser o mais prático e económico. No entanto, existem materiais melhores em outros contextos. Para nós, é indiferente desde que sejam materiais que cumpram a legislação. E o OSB pode ser aplicado, desde que a marca escolhida cumpra a legislação em vigor.

O que eu argumentei acima é que não podemos demonizar um produto especialmente quando ele tem aprovação dos organismos competentes. Naturalmente, a ciência continua a sua pesquisa progressiva e novos materiais e testes virão a ser realizados no futuro, Cabe os fabricantes e profissionais adaptarem-se e evoluírem.
  7.  # 347

Colocado por: ****Eu como técnico defendo que o cliente deve ser servido com dignidade, e respeito

O acima deve ser a única coisa em que concordamos em tudo o que já escrevemos. No resto, parece que não falamos a mesma língua. Fala nos ingleses e ignora o que escrevi. A Inglaterra não é Portugal. São dois climas distintos. Quanto ao magnetismo afectar a solda, revela que o meu amigo desconhece que soldar perfis metálicos é uma prática que não deve ser usada no sistema LSF. A fixação, por norma, deverá ser sempre assegurada por parafusos.

Mas bem, o **** deixou os seus argumentos, eu deixei os meus. Espero que esta troca de ideias tenha sido útil para quem nos lê.
  8.  # 348

Boas cmmoreira,

Para a semana devo passar aí pela sua zona. seria possível visitar a sua obra?
    Se quiser podemos falar por mail.
    Concordam com este comentário: cmmoreira
  9.  # 349

Colocado por: antonylemosBoas cmmoreira,

Para a semana devo passar aí pela sua zona. seria possível visitar a sua obra?
    Se quiser podemos falar por mail.
    Concordam com este comentário:cmmoreira

Boa tarde.
    Vou enviar-lhe um email.
  10.  # 350

Bom dia.
    Estou a habitar a casa há pouco mais de um mês e esta manhã deparei-me com o fenómeno que podem ver nas fotos: todas as janelas (à excepção da do meu quarto, que tinha o estore descido) apresentavam condensação pelo exterior, coisa que nunca tinha visto... É normal?
      9286D67C-F0D8-49B0-A96B-681634556982.jpeg
      349928FE-F381-4491-828F-C782072413CB.jpeg
      102DC346-7232-46EC-A4B4-779C35B52C41.jpeg
    • eu
    • 30 novembro 2019

# 351

Sim, em determinadas condições isso pode acontecer.

Principalmente quando após uma noite fria aparece uma frente de ar quente e húmido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cmmoreira
  11.  # 352

O recuperador está a puxar ar de dentro para a hott e a mandá-lo para fora?
  12.  # 353

Colocado por: rjmsilvaO recuperador está a puxar ar de dentro para a hott e a mandá-lo para fora?

Não sei, mas o recuperador não funcionou ontem. Aliás, para já só funcionou uma vez e apenas com a intenção de verificar se estava a funcionar bem... íamos morrendo de calor...
  13.  # 354

Colocado por: cmmoreiracondensação pelo exterior,
    chuva?
  14.  # 355

Colocado por: antonylemoschuva?

Não :)
    Ontem a noite esteve completamente limpa e arrefeceu bastante.
  15.  # 356

É sinal que está a funcionar como deveria. Está óptimo. Tenho o mesmo efeito na obra 6, o dono de obra também ficou com medo😁
    Concordam com este comentário: eu, smart
  16.  # 357

isso parece indicar coisas boas e não tão boas

a casa parece assim que está bem impermeabilizada, pouca humidade no interior e bem quentinha por dentro, mas parece que os vidros "deixam" ir muito calor para fora

dai a condensação alta pelo exterior nos vidros. isto na minha opinião.
  17.  # 358

Entretanto encontrei isto no Google e fiquei mais tranquila.
    Bem sei que o Google não está sempre certo, mas o que li fez algum sentido.
      3C13406F-A964-488F-8E85-7B9BAF9695F1.jpeg
    • eu
    • 30 novembro 2019

# 359

Colocado por: marco1mas parece que os vidros "deixam" ir muito calor para fora

Se os vidros estivessem quentes por fora não ocorreria condensação.

Isto é um sinal que as janelas são excelentes.
    Concordam com este comentário: josealmeida, Dias12
  18.  # 360

Tinta brilhante nos tectos, é preciso coragem e um tecto 100% perfeito.

0.0865 seg. NEW