Iniciar sessão ou registar-se
    • PMF
    • 3 agosto 2018

# 1

Bom dia a todos,

Há cerca de um ano comprei um apartamento, mas é insuportável estar em casa durante os meses de Verão. Mal se abre a porta da entrada sente-se logo um bafo. Mesmo à noite é muito quente. Parece um forno. No Inverno a casa é confortável e é raro ter de ligar o aquecimento.
    A casa tem 3 pisos e só tem janelas viradas para oeste. No sótão tenho uma claraboia com duas janelas grandes. Tirando o sótão, em todas as divisões tenho janelas duplas com um blackout escuro no meio. São 2 janelas por piso.
    As paredes são praticamente todas em pladour.

Alguém tem dicas para ajudar a refrescar a casa? Já me falarem em colocar umas películas nos vídeos q ajudam a refletir a luz solar, mas pediram -me 50€ por m2. É um valor justo? E mais importante, justifica? Eu deixo os blackouts todos para baixo mas não ajuda muito...

Obrigado desde já pela ajuda!
    • FFAD
    • 3 agosto 2018

# 2

AC
    Concordam com este comentário: Skinkx, eu
  1.  # 3

E que recomendações de melhorias tem o Certificado energetico que foi efectuado para essa casa!?

Isso das peliculas, ajuda no verão, depois no inverno vai ter problemas... acho caro 50€/m2. não sei que area total de envidraçados terá...
    As janelas tem protecções solares exteriores? ( estores, portadas, etc?
    Veja o que diz o CE.
    Concordam com este comentário: aacc
    • smst
    • 3 agosto 2018

# 4

Deixar as janelas abertas (pelo menos as dos pisos superiores, já que não disse quais os pisos do apartamento triplex) e claraboias abertas desde o entardecer e a noite e fechar tudo pela manhã deve ajudar um pouco, noto que hoje em dia as pessoas raramente abrem uma janela mesmo para ventilar naturalmente a casa seja verão ou inverno.
    Para gastar o valor que menciona em películas para vidros, sempre é melhor gastar um pouco mais e colocar ar condicionado.
  2.  # 5

Qual é a temperatura que para si é "insuportável"?
  3.  # 6

O apartamento é novo ou usado?
  4.  # 7

ventilar a casa durante a noite é muito importante durante o verão.

no entanto nestes dias de calor nem isso nos ajuda, só mesmo ligado os AC as 24 horas.
  5.  # 8

Na 4.ª F tive um dia impecável no escritório, só de janelas abertas, mesmo com 40º C na rua. O ar da rua ainda estava fresco, porque ainda estávamos em inversão de ciclo.

Ontem já não dava. Estive bem mas abri as janelas na hora de almoço, foi o fim da brincadeira. Nunca mais me atrevi a ter o ar fresco.

Hoje, com tudo fechado e a ventoinha a trabalhar, para já está-se bem, porque o prédio é colectivo e no interior (caixa de escadas, elevador) ainda há frescura suficiente (a tal "inércia" do edifício) e a única porta que tenho aberta é para o interior, para o exterior está tudo fechado e os blackouts corridos.

Mas se estiver uma semana assim não há estratégia que lá vá, tem que ser mesmo arrefecimento puro e duro. Em casa, por exemplo, já teve que ser assim, um dia inteiro fechada, terraço por cima, é chegar a casa e ligar o AC, nada a fazer.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CD00, zinna
  6.  # 9

Com temperaturas acima de 40º nenhuma casa é confortável mesmo com vidros, isolamento e caixilharia xpto....
    Ou se tem AC ou nada feito, o resto é ilusões.

se for uma casa que esteja sempre á sombra também ajuda um pouco
    Concordam com este comentário: eu
  7.  # 10

o PMF fala em peliculas nos vidros, o que me leva a querer que o apartamento não tem estores.

eu sei que muitos arquitectos não gostam de estores, que os estores ficam mal em casas de arquitectura moderna, mas com o nosso clima que se lixe isso tudo. No verão quando se sai de casa, fecha-se todos os estores até a cima. É a primeira barreira contra o sol e contra o calor. Nunca me passaria comprar/construir uma casa sem estores.
    Concordam com este comentário: primavera, Saki, smst, Pedro Barradas, Wardruna, manelvc, NTORION, lmatos, Joao Dias
  8.  # 11

Estores sempre. Conforto >>>>>>>>>>>>>>>> Estática.
  9.  # 12

Há vidros que cortam mais radiação que muitos estores. É tudo uma questão de se conhecer o produto e pagar o preço das coisas.

O meu irmão mudou-se para um apartamento em Coimbra com estores por dentro, apartamento só com uma fachada exterior (não tem ventilação transversal), tudo virado a Poente. Quando vi aquilo, e acho que percebo uma coisa ou duas disto, disse-lhe logo que ele ia lá morrer... ainda ficou na dúvida, pensou em comprar toldos de sombreamento exteriores para não meter AC, mas passou lá um verão e este, que é o segundo, já está a morar noutro lado.

Aqueles estores interiores de alumínio, só digo que para quem tem crianças em casa aquilo é um perigo. Se a estupidez matasse, havia muita gente a dar de comer aos bichos.
    Concordam com este comentário: zinna
  10.  # 13

Estores de aluminio por dentro? Os meus e os que conheço estão todos for fora.
  11.  # 14

por acaso tenho um colega, que mora na mealhada, que tb tem os estores por dentro. nunca tinha visto e tb achei uma aberração.
  12.  # 15

Colocado por: pauloagsantospor acaso tenho um colega, que mora na mealhada, que tb tem os estores por dentro. nunca tinha visto e tb achei uma aberração.

NA Fig. da Foz também há alguns prédios com estores de enrolar, pelo interior... não é de facto boa solução.
  13.  # 16

Colocado por: PMFtenho janelas duplas com um blackout escuro no meio.

aqui deve estar uma boa parte do problema... a cor dos estores
  14.  # 17

Se os estores estiverem do lado de dentro, a radiação solar embate diretamente nos vidros provocando efeito de estufa. Para serem eficazes, termicamente, os estores têm de ser exteriores.
  15.  # 18

Colocado por: J.FernandesPara serem eficazes, termicamente, os estores têm de ser exteriores.

e de cor clara
  16.  # 19

Colocado por: pauloagsantoseu sei que muitos arquitectos não gostam de estores, que os estores ficam mal em casas de arquitectura moderna, mas com o nosso clima que se lixe isso tudo. No verão quando se sai de casa, fecha-se todos os estores até a cima. É a primeira barreira contra o sol e contra o calor.

A arquitetura que se fez nas ex-colónias na segunda metade do séc. XX tem muitos casos de adaptação inteligente às condições locais, com o uso de sistemas solares passivos, aproveitamento de varandas e arcadas ensombradas, entre outros detalhes, que pode ensinar muito a muitos arquitetos obcecados com os modernos caixotes com "janelões".
  17.  # 20

Colocado por: fernandoFerreirae de cor clara

Ajuda. Agora se for interior, não é a cor branca que vai trazer melhoria significativa.

0.0227 seg. NEW