Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, adquiri um imóvel para rentabilizar com o aluguer do mesmo. Falei com um construtor para fazer um orçamento e qual a data prevista para a entrega. Ficou tudo acordado e avançamos com o nosso projecto, mas sempre há espera de uma eventual derrapagem no preço cerca de 10%. Neste momento sinto-me enganado, porque sempre tive o cuidado de ir perguntando se estava tudo bem e se havia alguma derrapagem no valor combinado e se houvesse para me comunicar antes de avançar com algum valor. Hoje passado 2 meses da data acordada apresenta-me um valor com mais 50% do que estava acordado.
    Em relação aos materiais não vou discutir valores, as minhas dúvidas são:
    - tenho de pagar a mão de obra destes 2 meses, tendo em conta que o valor está fora da data combinada?
    - devido a esta derrapagem estou com um prejuízo de 2 meses de aluguer, posso pedir este valor ao construtor?

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Simples, comigo eu dizia lhe o orçamento k você me entregou tem x mesmo com uma derrapagem de 10% eu dava lhe esses 10% mas 50% é um absurdo. Portanto vou pagar lhe o que consta no orçamento. Agora se pediu algo alguma coisa que nao pertence ao orçamento isso e diferente
  3.  # 3

    Mas qual foi a fundamentação para este cobrar esses trabalhos a mais?
    O que ficou acordado?
    Houve descrição dos trabalhos a realizar? Mapa de quantidades, ou foi tudo de boca?
    tOMOU A OBRA PELO PREÇO GLOBAL, OU Á MEDIÇÃO?
  4.  # 4

    Não pedi nada a mais do orçamento, apenas surgiu um imprevisto quando se levantou o chão da sala e se percebeu que era terra, tiveram de removê-la encher com pedra e betão mas estamos a falar de 10m quadrados é uma casa antiga e muito pequena. Tendo em conta este imprevisto estou disposto a assumir os 20% agora os 50% é um abuso.
    Não quero que ninguém saia prejudicado nesta história mas também não quero ser enganado e o dinheiro dos 2 meses que perdi no aluguer já não os vou ver.
  5.  # 5

    Isso da % da obra, para o caso pouco interessa.
    Quanto é que estão a cobrar pelo imprevisto e que trabalhos foram efectuados para alem do acordado.
    • Amorin
    • 4 agosto 2018 editado

     # 6

    É uma classe com a qual temos que conviver, mas são os profissionais menos sérios à face da terra. Enquanto nas outras profissões haverá 30% de profissionais menos sérios, na construção devem chegar aos 50%. Eu estou sempre de pé atrás quando tenho que negociar com qualquer profissional e quase sempre tosquio em vez de ser tosquiado.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  6.  # 7

    Pedro, o orçamento foi feito com medições e o orçamento incluía tudo, excepto esta situação do chão que referi. Sou novato no que diz respeito a obras mas percebe que possa haver derrapagem mas o que dá a entender é que lançou um valor baixo para ganhar a obra e agora no final apresenta mais 50% e nem importou se tenho dinheiro para pagar ou não. Em termos jurídicos não sei como funciona, se sou obrigado a pagar a totalidade ou se o posso responsabilizar pela perda de 2meses de aluguer.
  7.  # 8

    Amorin deve haver alguma lei que nos possa proteger nestes casos.
    • Amorin
    • 4 agosto 2018 editado

     # 9

    Sim pode ir para tribunal ou negociar com o empreiteiro. Se quiser ir para tribunal tem o tempo a seu favor, o empreiteiro vai ficar à 2 ou 3 anos à espera da sentença, mas no final o juiz quase de certeza vai dividir isso ao meio.
  8.  # 10

    Quem efectuou as medições, foi o empreiteiro?, Andipaca, não tem nenhum tecnico do seu lado? ( projecto, fiscalização de obra)

    Ainda não me respondeu a isto:
    Quanto é que estão a cobrar pelo imprevisto e que trabalhos foram efectuados para alem do acordado?
  9.  # 11

    Pedro estão a cobrar mais 10.000€ para além do acordado e o que houve a mais foi remover a terra do chão da sala 10m quadrados e encher com pedra e betão cerca de 30cm profundidade.
  10.  # 12

    Devia ter perguntado quanto iria custar o imprevisto antes de dar o OK para avançarem.

    E em termos de prazo, combinou algum? A obra está atrasada? Por culpa de quem? Tem algum contrato/acordo escrito? Esse trabalho extra demorou muito tempo a executar? É a única causa do eventual atraso?
    Concordam com este comentário: Diogo999, AlexMontenegro
  11.  # 13

    Pedro não estava ninguém nas medições só eu e a minha esposa.
    Concordam com este comentário: mica
  12.  # 14

    Mandrongo, não ficou nada escrito apenas o orçamento e o que estava incluido, o prazo foi 30 Maio mas foi a palavra dele. Atrasou dois meses e perdi o aluguer no verão, a casa é no Algarve.
  13.  # 15

    A obra já está concluída?
  14.  # 16

    Caboche, sim já terminou
  15.  # 17

    Então, penso que quem tem um problema é o empreiteiro.

    Então o problema é: acordei fazer uma obra, num período de tempo e por x.
    Não respeitei o tempo, nem o orçamento que dei.
    E agora tenho de justificar isto.
    Ou consigo justificar ou não consigo!
  16.  # 18

    Se a obra acabou e se de facto o combinado com o construtor foi o preço do orçamento entao que seja o empreiteiro a ir para tribunal.

    o contrato é o orçamento que fixa o preço

    muito provavelmente o preço da obra nem foi declarado ao fisco (IVA) ninguem quer ir para tribunal por causa dos crimes fiscais.
  17.  # 19

    Ele não respeitou o orçamento nem o tempo previsto mas também não quero que a pessoa fique prejudicada, quero pagar o valor justo.
  18.  # 20

    Tem de tentar saber ae o valor que ele esta a pedir a mais pelos trabalhos que fez é o justo, se for ok, o atraso de dois meses pode fer sido causado por esse mesmo imprevisto e se assim for o empreiteiro não teve culpa!
    Se por outro lado ele esta a pedir mais que o justo, paga lhe o valor orçamentado e ponto!
    Para fino fino e meio...
 
0.0189 seg. NEW