Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites, chamo-me Ricardo e sou de Lisboa.
    Moro na margem sul, mas algum tempo decidi-me que queria fazer a casa dos meus sonhos, comprei um terreno de 1000m2 e fui a um arquitecto que me desenhou a casa que ambicionava.
    Ando neste momento á procura de um empreeiteiro para me construir a casa, já pedi alguns orçamentos, mas o primeiro orçamento deixou-me um pouco aflito 500.000,00€, achei caro não estava á espera destes valores.
    A moradia vai ter cave com 150m2, r/ch com 200m2 e 1piso com 150m2.
    O orçamento que me apresentou diz:
    -Revestimentos exteriores, anti derrapante até 15€ m2
    -Sala comum e zonas de circulação até 20€ m2
    -Cozinha:
    pavimento até 20€m2
    Paredes azulejos 25€m2
    Móveis em madeira, bancada de pedra forno exaustor placa lava loiça isto tudo até 8.000€
    -Quartos pavimento flutuante ou parquê até 25€
    -Instalações sanitárias:
    Azulejos até 25€m2
    Pavimento mosaico 20€m2
    Móveis até 500€
    -Portas puxadores 32€
    -Lareira até 2000€

    Gostava de saber se estes são os valores normais para uma casa destas.

    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    só acho que os preços por metro quadrado se tirares 5 ou 10 euros ja consegues bons materiais e talvez faça descer um pouco o preço.... e que tal pores ai as fotos e plantas da vivenda?? Era bem fixe...
    • pagc
    • 8 março 2008

     # 3

    pelos elementos fornecidos está muito caro.

    Estamos a falar de uma moradia de 500m2 e mesmo a 750€/m2 estaríamos a falar de 375 000€. Se mais elementos, será difícil avaliar mas parece-me claramente caro. Os prelos dos materiais propostos, parecem-me bem, porque se descermos, entramos na gama baixa de quase habitação social e para isso, mais vale estar quieto. Pode-se obviamente dar um jeitinho, mas ...

    Cumps
  3.  # 4

    Bom Dia..

    Uma casa com esta dimensão na minha opinião já justifica uma lista de medições que especifique as marcas, tipos de materiais e quantidades, (quanto mais precisa, Melhor) com essa lista é possível pedir orçamentos em igualdade de circunstançias a mais empreiteiros e depois tomar uma decisão. Aconselho fortemente este procedimento para evitar confusões com o decorrer da obra. Agora em relação ao preço, de facto encontra-se acima do valor para os elementos que refere.
  4.  # 5

    Gostava de saber que valores se praticam por m2 na construção de casas novas no distrito porto.

    Cmpts
    Silva
  5.  # 6

    tambem gostava de saber os preços por m2 na zona do porto. Nao sei aonde me informar. Agredeço a ajuda.
  6.  # 7

    Colocado por: RedNeT
    O orçamento que me apresentou diz:
    -Revestimentos exteriores, anti derrapante até 15€ m2
    -Sala comum e zonas de circulação até 20€ m2
    -Cozinha:
    pavimento até 20€m2
    Paredes azulejos 25€m2
    Móveis em madeira, bancada de pedra forno exaustor placa lava loiça isto tudo até 8.000€
    -Quartos pavimento flutuante ou parquê até 25€
    -Instalações sanitárias:
    Azulejos até 25€m2
    Pavimento mosaico 20€m2
    Móveis até 500€
    -Portas puxadores 32€
    -Lareira até 2000€

    Gostava de saber se estes são os valores normais para uma casa destas.

    Cumprimentos a todos


    NUNCA MAS MESMO NUNCA FAÇA UM NEGOCIO ASSIM !!! IMPORTANTE!!!

    O valor em principio está caro, principalmente agora que a construção está muito parada, eu fiz em Viseu uma casa só 1 piso 300 m2+- (com caixa de ar por baixo 1.2 m (quase uma cave) e não aproveito o sótão.
    (Com aquecimento 23.000.00€) e gastei 250.000.00.
    • pagc
    • 12 março 2008

     # 8

    A sua moradia saiu a 833€/m2 (756€/m2 sem aquecimento), que considero um valor bastante correcto e realista para construção de moradias.

    Cumps
  7.  # 9

    Boa noite,

    Na minha opinião, ganhará mais em elaborar um caderno de encargos com os materiais a seu gosto, por forma a credibilizar as propostas e evitar que lhe venham depois a ser imputadas mais-valias. Moro na zona de Aveiro, e posso-lhe dizer que caso optasse pela compra directa desses materiais, adjudicando apenas a mão de obra...reduziria em 30% os valores da adjudicação!Esta decisão garante-lhe melhores preços....e a possibilidade de alterar as suas opções durante a obra sem aproveitamento por parte do construtor.Imagino que será mais trabalhoso....mas ganha o suficiente para decorar uma boa sala!!!!
  8.  # 10

    Para projectos que são quase pessoais, é pena muitas empresas de construção não disponibilizarem um serviço de qualidade para os clientes, prestando um serviço de consulturia técnica e financeira, percebendo o que o cliente quer e pode ter e ajudando o cliente a encontrar a melhor solução...

    Depois existe outra coisa, para muitos, não é possível dar uma estimativa de preço, porque não existe uma "tabela", mas depois têm sempre um valor de €/m2.


    Quano à empresa de construção, quando adjudicar a construção da minha casa, irei procurar uma empresa que esteja disposta a trabalhar comigo e me disponibilize um serviço de qualidade e rigor. Além de propostas devidamente fundamentadas e profissionais, tem que existir um planeamento rigoroso e detalhado, com garantia/contrapartidas de não cumprimento de prazos. Irei igualmente procurar uma empresa que esteja disposta a aceitar que eu compre parte dos materiais (tenho possibilidade obter material a preços inferiores ao construtor) e que me forneça a mão de obra e o serviço especializado para as tarefas em questão.
    Reconheço que isto implique uma disponibilidade pessoal que nem toda a gente tem.

    Acho que o processo de selecção de um fornecedor (construtor) para um projecto desses, deve ser algo efectuado com muito cuidado. O meu projecto e o seu são muito semelhantes (dimensões) e devido à complexidade do mesmo, é fácil haver derrapagens que podem ser penosas.

    Recomendo que desde esta análise de pedidos de orçamentos e informações, seja muito rigoroso e exigente. Se o deixam à espera 3 dias para lhe responder a um mail, imagine quando houve problemas...



    Coisas da Casa
  9.  # 11

    Caro Ricardo,

    Quanto ao preço que lhe foi proposto penso que estará alto. No entanto deverá ter em atenção que este preço dependerá de vários factores, se tem IVA incluído ou não (caso não tenha é excessivamente alto), dos acabamentos escolhidos (penso que apresentar preços por m2 não é o mais aconselhável pois os preços variam muito mediante quem os requer, um construtor com boas relações e bastantes obras com o fornecedor consegue obviamente preços bastante mais em conta), do tipo de projecto (se tiver um projecto pouco descriminado ou um mau projecto tenha muito cuidado com o empreiteiro que escolhe pois o preço que lhe apresentarem ao início pode ser bastante atractivo mas com o decorrer da obra serão cobrados bastantes trabalhos a mais decorrentes de erros de projecto).

    Resumindo, o processo deverá ser sempre acompanhado de um bom projecto que irá fazer poupar em obra para além de poder responsabilizar o projectista por erros e omissões. Para poder exigir um orçamento descriminado deverá fornecer uma lista descriminada de soluções pretendidas.

    A questão colocada por um outro comentário relacionada com a compra de materiais directamente pelo dono de obra parece-me pacífica e de aceitar pelo empreiteiro embora deva compara os preços que o empreiteiro pode obter junto do fornecedor que normalmente são melhores. Convém ter em atenção que se for o dono de obra a adquirir os materiais será este o responsável por eventuais defeitos dos materiais.

    Aproveito para referir que represento um empresa de projecto (desde grandes projectos a moradias) e uma empresa construtora (essencialmente de moradias). Qualquer questão pode ser colocada em [email protected]
    • pagc
    • 13 março 2008

     # 12

    Caro AdrianoP

    Aquilo que pretende de um construtor na parte do serviço de consultadoria técnica, esse serviço pertence por direito e obrigação ao arquitecto. Se são eles que exigem que os projectos só possam ser assinados e executados por arquitectos, que o façam. è um direito e dever que lhes pertence.

    Quanto à parte propostas devidamente fundamentadas e profissionais, com um planeamento rigoroso e detalhado, é perfeitamente possível de encontrar, mas isso custa dinheiro, porque é necessário ter técnicos qualificados. Da minha experiência com esse tipo de obras, o que acontecia, é que os clientes pediam um orçamento perfeitamente definido com articulado e preços unitários (os quais tínhamos nós de fazer) e depois de se gastar horas intermináveis e reuniões com o cliente, ele agarrava no orçamento e pedia preços ao pato bravo da esquina que obviamente lhe fazia melhor preço, porque não têm técnicos nem estrutura para pagar, nem provavelmente impostos.

    Sabe quanto custa um técnico que saiba fazer um plano de trabalhos com estudo de rendimentos, cargas de mão de obra, cálculo de duração de actividade, sequenciação de actividades e que não seja aqueles planos de trabalhos com 1 dúzia de barras em escadinha? Neste momento não têm preço, porque quase não há no mercado.

    Cumps
  10.  # 13

    O Arquitecto tem concerteza que fazer parte desse trabalho, mas numa fase de execução, é o construtor que está perto do cliente... Pelo menos eu como cliente, gostava de ter esse apoio tanto do arquitecto, como do construtor.

    O trabalho profissional, eu compreendo que custe dinheiro. Certamente tem que custar, porque o resultado final é melhor do que o trabalho amador. Quer-me parecer que temos tido uma boa evolução por parte de muitas empresas de construção, mas também deve reconhecer que existem muitos que fazem o trabalho à "pedrada"...

    Qualquer dia temos de marcar uma reunião :)

    Coisas da Casa
  11.  # 14

    Pensa que esta caro??? eu não penso , tenho a certeza que está caro , por exemplo por um renaul clio 100,000 euros o que dizia?? até podia ter material de topo , todo alterado , mas no entanto não passa de um renault clio, e na qual não pode ser tomado em conta.

    não se esqueca que tem 350 m2 de area "habitavel" e 150 para cave, logo neste caso não deve fazer conta aos 150 m2 ao mesmo preco dos restantes 350 m2
    assim tomando um exemplo sera 350 X 1200 euros + 150 x 500 = 495.000 , bem de facto 1200 euros por m2 de construcao , ja pode considerar material muito dispendiosa e nao os 10 euros o m2 como lhe apresentam , e levar mesmo 500 euros para m2 de cave é um valor muito alto igualmente.

    claro que ate pode construir com preços muito mais elevados, mas nao estamos no DUBAI , ou na mansao do Rei das Arábias , ai certamente o preco seria mais elevado..:)
    • pagc
    • 18 março 2008

     # 15

    Atenção que as caves são muito caras, não pelos acabamentos que levam, mas pelos movimentos de terras, muros em betão armado, rampas, drenagens, etc. Tudo isso são custos que não existem numa garagem à superficie e que terão de ser alocados ao valor da garagem, não ao da casa. Não tenho agora presente a diferença de preço entre uma vivenda com garagem subterrânea e sem ela, mas posso ver a diferença (Só no próximo mês que agora estou cheio de trabalho) :)

    Cumps
    Paulo Correia
  12.  # 16

    sim, mas tb nao pudemos esquecer que o que encareca na construção sao os acabamentos, e neste tipo de cave por xs o moviemnto de terras assim como qa execucao de muros de suporte , etc, não sao suficientes para considerar o mesmo valor por m2 de habitação.
  13.  # 17

    Tenho estado sem postar pra ver as reacções ao meu primeiro post, e pelo que vejo acham caro como eu achei, entretanto com tanto ler o fórum e algumas opiniões que tenho tido com outras pessoas amigas, penso fazer os orçamentos de outra maneira, do género pagar só a mão de obra e comprar eu os materiais, ou então fazer a casa por partes, ainda ando meio indeciso

    Acham que a pedra esteja a encarecer isto vou usar lioz desda a cantaria á volta dos telhados e janelas bem como nos pilares e um friso em toda a volta da casa de cerca de 40cm a 50cm e pra revestir a parte da cave que fica á vista vou usar uma pedra calcária que ainda n escolhi.

    Cumps
    • pagc
    • 22 março 2008

     # 18

    Eu pessoalmente não metia. Antes de mais gostaria de esclarecer que trabalho nos empreiteiros, mas não fazemos vivendas. è apenas para enquadrar as minhas opiniões. É uma armadilha pelas seguintes razões:

    Acho uma asneira terrível o cliente comprar os materiais, porque o empreiteiro têm sempre melhores preços que o cliente e os desperdícios aumentam de imediato. Se sou eu a aplicar, tenho cuidado em aproveitar ao máximo o material, se for o cliente a pagar, quanto menos tempo gastar melhor. Além de se levantarem os seguintes problemas

    Quantidades: Quem é que as calcula? Se for o empreiteiro manda vir bem por cima, porque não é ele a pagar e lá se vai o pseudo lucro e se sobrar muito o empreiteiro leva para casa, para não se ver.

    Entrega dos materiais em obra: Comprar materiais para uma obra, não é ir ao AKI (a menos que os custos não sejam importantes), é necessário fazer consultas de preços e prever no mínimo 3 a 4 semanas para entrega. Ora se o material chegar atrasado, o empreiteiro usá-lo-á como justificação para todos os atrasos na obra.

    Descarga e guarda dos materiais: Sendo os materiais do cliente quem é que os descarrega, arruma e guarda? Se desaparecer alguma coisa quem é responsável?

    A única vantagem do cliente comprar os materiais é ele perceber o real custo das coisas, porque muita gente anda bem enganada sobre os custos de construção e pensam que as coisas são baratas.

    No caso de uma vivenda, para o empreiteiro é um descanso que o cliente os compre, porque não compensa o trabalho que dá andar a encomendar faixas e 20 m2 de mosaico e depois o tom não ser bem aquele. Geralmente é um óptimo trabalho para as mulheres se entreterem ao fim de semana e levarem a sogra junto. (sem ofensa estou a brincar )

    Se quiser arranjo-lhe um orçamento com articulado tipo (mapa de traalhos, para uma vivenda, Mexendo nas quantidades pode orçamentar um pouco melhor o seu caso

    A cantaria não está a encarecer, foi sempre cara e o lioz é das pedras mais caras (e melhores) do mercado. Mas existem várias espécies de lioz e terá de ver o que lhe estão a propor

    Cumps
    Paulo Correia
  14.  # 19

    Para o Paulo Correia..
    diga me uma coisa, voce faz orçamentos para moradias?
    na sua msg anterior menciona que se quiser arranja um orçamento , pode me facultar?
    aqui [email protected]
    • pagc
    • 22 março 2008

     # 20

    Sou orçamentista de construção civil, mas a minha área actual é no restauro e reabilitação (obras de +/- 500 000€).

    Já fiz uma série de orçamentos para vivendas, mas agora recuso-os por ser uma área sem interesse comercial para a minha empresa. O orçamento que tenho foi feito à cerca de 2 anos (como está na minha base de preços, têm os preços actualizados) e já o forneci a várias pessoas. Tal como está, é necessário algum bom senso na sua utilização, isto é, têm determinados acabamentos definidos e a sua alteração requer algum cuidado.

    Estou a preparar um orçamento tipo em Excel para vivendas, com os preços divididos por mão de obra, materiais e subempreitadas e com uma folha de rosto, onde se preenche alguns dados, de molde a fazer um articulado em condições, mas estou com pouco tempo esta semana para acabar. A ideia é terem os preços dos materiais separados e cada um poder experimentar diversos acabamentos e calcularem o preço de construção.

    Assim que estiver pronto, disponibilizarei.

    O orçamento que lhe enviei, não têm quantidades, mas têm os preços unitários sem margem e sem IVA. mas vai na minha antiga folha de orçamentos.

    Cumps
    Paulo Correia
 
0.0240 seg. NEW