Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

CMartin, posso dar detalhes mais concretos, embora não quisesse que nos desviássemos muito do propósito do tópico. O apartamento é no Pque das Nações. A primeira opção será arrendar (arrendamento tradicional). Os T2 no prédio (tem poucos anos) andam nos €1500. Os T3 passam €2000k. Não pretendo vender já porque acredito que ainda não é a altura certa (isto dá para muita conversa eu sei... mas é a minha opinião e em termos de imobiliário tenho tido a sorte de acertar mais vezes do que errei). Os valores de venda que referi são conservadores para o prédio em questão. De qualquer forma, pelas contas que tenho em mente, a coisa faz sentido se ficar por cerca de €40k. Mais que isso não deve compensar as eventuais chatices. Acham possível fazer uma coisa decente por estes valores ou é melhor esquecer de vez a ideia?
    Obrigado pela opinião!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  2.  # 2

Eu talvez preferisse passar a cozinha para a sala, e fazer o tal do quarto extra no alinhamento, na zona privada, dos outros.
    Uma obra mais chata, mas com mais sentido (assim aparentemente) a meu ver.
      IMG_20180808_1937283.jpg
  3.  # 3

Colocado por: sergios3embora não quisesse que nos desviássemos muito do propósito do tópico.

Podem parecer muitas vezes desvios, mas era para contextualizar melhor o seu projecto. Eu estava a imaginar Campo de Ourique, Alfama, etc.
    Parque das Nações é diferente.
    Assim podemos opinar mais adequadamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergios3
  4.  # 4

Colocado por: sergios3De qualquer forma, pelas contas que tenho em mente, a coisa faz sentido se ficar por cerca de €40k.

Consegue fazer perfeitamente. Até esse limite.
  5.  # 5

Colocado por: PalhavaEu acho que uma casa vale mais se tiver a cozinha independente.

Não sei se vale mais, mas sem pensar muito eu concordo com o Palhava. Uma cozinha independente tem para mim outro valor (até estético), na maior parte das vezes.
  6.  # 6

Colocado por: sergios3parece-me que a 1ª opção é mais simples, mas ficaria com o apartamento mais partido, sem separação clara da zona social e dos quartos.

Por isto principalmente. Sou mais a favor da segunda opção.
  7.  # 7

Colocado por: CMartin
    Por isto principalmente. Sou mais a favor da segunda opção.

E embora tenha de se mudar a cozinha (sei que a exaustão e a canalização podem ser um problema...) talvez até fique mais barato do que a opção da planta que rabisquei.
    Uma alternativa mais económica seria fazer como no meu rascunho, mas mantendo a entrada para a suite onde está neste momento (e mantendo as casas de banho como estão).

Em relação à cozinha independente vs open space, se as áreas forem muito boas (não é necessariamente o caso) eu prefiro open space. Eu estava a pensar em algo deste género:
    Concordam com este comentário: CMartin
      IDb7057700-0000-0500-0000-000003e8f9dc.jpg
  8.  # 8

Sim, sergios, há open space sala cozinha muito giros. Estou a fazer um ambiente/design de interiores numa caso assim, por exemplo. Resultam bem.
    De qualquer forma corre o risco de quem não aprecie, não valorizar. É uma característica personalizada que se dá a uma casa.
    Mas também não se pode ver tudo assim, porque há sempre quem não goste..até de nada.
    Apenas considere essa, a do open space como uma solução. A meu ver, não a mais segura com objectivo de venda/investimento.
    Concordam com este comentário: AMVP
  9.  # 9

Alguém entendido pode opinar sobre:

É que a realidade depois não vai corresponder ao que está descrito na ficha das finanças, conservatória e licença de habitação emitida pela câmara.Nem a planta.

Quais as possíveis adversidades burocráticas?
  10.  # 10

Colocado por: CMartinSim, sergios, há open space sala cozinha muito giros. Estou a fazer um ambiente/design de interiores numa caso assim, por exemplo. Resultam bem.
    De qualquer forma corre o risco de quem não aprecie, não valorizar. É uma característica personalizada que se dá a uma casa.
    Mas também não se pode ver tudo assim, porque há sempre quem não goste de nada.
    Apenas considere essa, a do open space como uma solução. A meu ver, não a mais segura com objectivo de venda/investimento.

Principalmente porque quem dá 500k por uma casa não quer uma kitchenete.
    Pelo menos eu não quereria.
  11.  # 11

Isso não carece de legalizações?
  12.  # 12

Palhava, pelo que percebo, com as mudanças estruturais, o sergios vai usar arquitecto para licenciar.
    Por outro lado, o que tenho visto e bastante, são casas bastante diferentes já das plantas...e quando há planta.
  13.  # 13

Colocado por: sergios3Uma alternativa mais económica seria fazer como no meu rascunho, mas mantendo a entrada para a suite onde está neste momento (e mantendo as casas de banho como estão).

Sim. E aquela área de entrada de onde agora está a cozinha junta á parte de circulação dos quartos.
    Talvez se pudesse retirar as primeiras portas, da área de circulação para o quartos ficasse mais interessante.
      IMG_20180808_19372832.jpg
  14.  # 14

Colocado por: CMartino sergios vai usar arquitecto para licenciar.

Não vai nada.
  15.  # 15

Colocado por: PalhavaQuais as possíveis adversidades burocráticas?

A casa do post #7, continua a ser um T2, foram feitas umas obras interiores que não precisam de licenciamento, mas continua um T2...tudo legal
  16.  # 16

Colocado por: Picareta
    Não vai nada.

Não vou? O arquitecto saberá certamente se a obra precisa de licença ou comunicação prévia. Julgo que não será necessário para a obra em causa.
  17.  # 17

Colocado por: sergios3Não vou?

Não. Transformar um T2 num T3, precisa de alterar a propriedade horizontal do prédio, e é preciso a assinatura de todos os condóminos...tem a certeza que é isto que quer?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 18

Colocado por: sergios3Julgo que não será necessário para a obra em causa.

Para a obra em causa não precisa de nenhuma licença, mas continua a ter um T2.
    Concordam com este comentário: sergios3
  19.  # 19

Bom. Para além da questão legal, convinha alguém profissional poder desenhar a arquitectura da casa. A meu ver. Dar um jeitinho, vá.
    Concordam com este comentário: sergios3
  20.  # 20

Colocado por: Picareta
    Não. Transformar um T2 num T3, precisa de alterar a propriedade horizontal do prédio, e é preciso a assinatura de todos os condóminos...tem a certeza que é isto que quer?

Precisamente. Estamos a dizer a mesma coisa. E é por isso mesmo um arquitecto que saiba o que faz é essencial (se calha um biscateiro alterar algo na estrutura a coisa pode trazer-me problemas graves). Julguei que o Picareta estava a dizer que eu não ia usar arquitecto...

0.0228 seg. NEW