Iniciar sessão ou registar-se
    • P32
    • 16 agosto 2018

     # 1

    Boas.

    Infelizmente tive hoje de madrugada ao vir para o trabalho um acidente de viação, minha responsabilidade embati no carro da frente parado num stop e o meu carro ficou com a frente toda metida para dentro, motor mexeu-se de sitio e a frente ficou parcialmente destruida.

    as minhas duvidas são o que contar por parte do seguro, em termos de garantias e prazos de resolução, pago todos os anos uns 800€ de seguro todos os riscos e o carro tem um valor contratado de seguro em 13000€, vejo os mesmo carros a venda por 14/15.000€ mas 2 stands só me davam media 10.500€ por ele quando pensei em vendelo no inicio do ano.

    o carro penso que a companhia vai dar perda total até porque sempre foi assistido na marca e em principio tambem o vou deixar na BMW para orçamento, que tendo em conta que a frente ficou parcialmente destruida + airbags disparados vai ficar um valor elevado, tambem tenho receio que se ficar numa oficina normal sugerida pela companhia metam peças concorrentes e o carro não fique com aquela segurança ideal que para mim é o mais importante por causa dos meu filhos.

    A minhas perguntas são?
    A companhia pode recusar-se a que leve o carro a marca?
    num seguro todos os riscos tem-se carro de substituição?
    em caso de perda total, a companhia paga o valor que tem na apolice dos 13000€ ou outro valor? li sobre valor venal as companhia pagarem um valor venal inferior ao valor de mercado.
    o carro é muito importante para mim não tenho outra forma de ir trabalhar, quando tempo poderá a companhia demorar em todo este processo, caso seja dado perda total são rapidos a pagar a indeminização para poder comprar outro carro e não ter que andar a ir trabalhar de taxi?
    para já a companhia de seguros levou o carro mas como era cedo ainda não tinha conseguido ligar para a marca a ver se podia deixar la´o carro, então levaram o carro e eu fiquei de ligar a dizer em que oficina o queria.
  1.  # 2

    São tudo perguntas a fazer ao vendedor do seguro. 800€ é muito dinheiro por um seguro para um carro avaliado em 13000€, mas depende do seu histórico.
    Normalmente nesses seguros há carros de substituição,mas só por uma semana.
    O mais provável é que lhe paguem os 13000- o valor residual do carro.
    Concordam com este comentário: Emanuel85
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  2.  # 3

    o carro de substituição se foi contratado no seguro á partida terá enquanto durar a negociação embora haja apolices que só garantem carro durante a repação.

    O carro na marca terá um valor sempre superior de arranjo, as oficinas das companhias ou mesmo indicada por si terão que garantir o arranjo caso seja viavel.

    normalmente é tido em conta o valor comercial do carro neste caso os 13 000 que estao na apolice mas a companhia a pagar será 75% destes 13000 e dao o salvado, ou entao negoceia com eles.
    A rapidez em altura de férias pode diminuir depende da companhia do que quer, se o carro arranjado ou não.

    Têm proteção juridica na apolice? acione e fale com o advogado da companhia para ter essas respostas e a quem apresentar custos caso tenha de alugar um carro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 16 agosto 2018

     # 4

    Colocado por: JPN761o carro de substituição se foi contratado no seguro á partida terá enquanto durar a negociação embora haja apolices que só garantem carro durante a repação.


    já esclareci mas não percebi bem, não faz paret da apolice, mas passaram-me para a assistencia em viagem e dizem que tneho carro por dias.



    Colocado por: JPN761O carro na marca terá um valor sempre superior de arranjo, as oficinas das companhias ou mesmo indicada por si terão que garantir o arranjo caso seja viavel.

    mas fica sempre outra coisa em termso de segurança pois não utilizam peças concorrentes, substituem por originais, correto?



    Colocado por: JPN761normalmente é tido em conta o valor comercial do carro neste caso os 13 000 que estao na apolice mas a companhia a pagar será 75% destes 13000 e dao o salvado, ou entao negoceia com eles.
    A rapidez em altura de férias pode diminuir depende da companhia do que quer, se o carro arranjado ou não


    num acidente como foi com a frente a ficar parcialmente destruida, não quero ficar com o salvado para nada, que aquilo até me parece que empenhou o motor
  3.  # 5

    Pode exigir que seja reparado em concessionário oficial da marca....
    Se o valor da viatura está em 13000€... ( as seguradoras tem valores tabelados para todas as viaturas, esqueça o valor que viu em stands ou à venda por particulares)
    Já estou a ver.. face o valor previsivel desses arranjos deve acontecer a seguradora optar pela perda total.

    PS: realmente pagar 800e de danos proprios por uma viatura avaliada em 13.000€..Está a pagar um balurdio.. Mas isso é outra história. Agora já está. Tem de inquirir o mediador, se não tem, ir a uma loja PRÓPRIA da seguradora e exigir/ esclarecer.. isto se o contacto telefónico não resolver ou não se sentir esclarecido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 16 agosto 2018

     # 6

    Colocado por: Pedro BarradasPode exigir que seja reparado em concessionário oficial da marca....
    Se o valor da viatura está em 13000€... ( as seguradoras tem valores tabelados para todas as viaturas, esqueça o valor que viu em stands ou à venda por particulares)
    Já estou a ver.. face o valor previsivel deeses arrnajos pode acontecer a seguradora optar pela perda total.


    os 13.000€ é o que vem na carta do seguro é sobre esse valor que pago o seguro, tenho seguro há 8 anos e esse valor desce sempre todos os anos. é nesse valor que eles se seguram? ou podem inventar outros valores inferiores?
    se for esse valor e a reparação for grande prefiro ficar com esse valor dos 13.000€ e comprar outro carro novo do que ficar com uma carro batido que nunca mais ficará igual.
  4.  # 7

    A depreciação da viatura é automática... Existe uma tabela propria. Mas isso o seu mediador de seguros explica-lhe. Também encontra todas estas questões e mais algumas dispersa pela net. basta fazer a pesquisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  5.  # 8

    Qualquer oficina lhe pode colocar peças originais.
    É como você quiser que seja feito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 16 agosto 2018

     # 9

    Colocado por: Pedro BarradasA depreciação da viatura é automática... Existe uma tabela propria. Mas isso o seu mediador de seguros explica-lhe. Também encontra todas estas questões e mais algumas dispersa pela net. basta fazer a pesquisa.

    Não tenho mediador, fiz atraves do banco, vou ter que pesquisar 1 o meu receio é que apenas defendam a companhia.

    Tambem tenho o mesmo receio relativamente ao apoio juridico que faz parte da apolice.

    pesquisei bastante e mais confuso fiquei, parece que na generalidade dos casos utilizam o valor comercial, e que poe esse valor muito baixo.

    o meu receio é que em vez dos 13.000€ digam que o carro só vale 9/10mil e eu ter que ficar com isso.

    estive a ler a minha apolice e diz (capital seguro em caso de choque 13.000€) não deveria ser este o valor de referencia caso seja efetivamente confirmada a perda total?
  6.  # 10

    Foi um erro ter feito o seguro num banco, agora quer respostas e não sabe onde perguntar,
    os bancos vendem dinheiro, não vendem seguros.
    acho que deve começar por ir ao banco (mediador de seguros) onde fez o seguro e fazer as perguntas,
    se nao ficar satisfeito com as respostas ligue para a companhia e explique a situação,
    em ultimo caso vá a um mediador da sua companhia e peça para ele lhe explicar.
    qualquer bom mediador de seguros lhe tira essas duvidas em 10 minutos.
    boa sorte e já agora qual é a sua companhia??
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • RCF
    • 17 agosto 2018

     # 11

    Colocado por: P32o meu receio é que em vez dos 13.000€ digam que o carro só vale 9/10mil e eu ter que ficar com isso.

    Isso podiam ter dito quando fizeram o seguro. Agora, se está avaliado na apólice em €13.000 e paga seguro sobre isso, é isso que ele vale.
    Tente ser rápido na resolução, pelo menos no que depende de si. Se conhecer alguma oficina de confiança, coloque o carro lá. A oficina da marca não é, necessariamente melhor que outras. Claro que também não recomendo que coloque numa oficina qualquer de esquina, mas há boas oficinas, com trabalho que não fica nada atrás das oficinas da marca e com preços bastante mais acessíveis.
    Existem muitos casos em que, pelo valor de reparação na oficina da marca, as seguradoras dão o carro como perda total e depois, os proprietários procuram outras oficinas que fazem a reparação por valores inferiores, que as seguradoras já aceitam
    Mas, a perda total até pode ser uma boa solução, especialmente se, como diz, só lhe davam €10.500. Sei de quem ficou a ganhar com a perda total... e, no seu caso, se calhar, também pode ficar a ganhar. O valor dos carros, tal como as casas, normalmente é mais baixo do que o valor pelo qual os vemos à venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 17 agosto 2018

     # 12

    Colocado por: fsilva106boa sorte e já agora qual é a sua companhia??

    começa por F, neste momento nada a apontar de negativo, estão a portar-se como se espera numa situação destas.
    • P32
    • 17 agosto 2018

     # 13

    Isso podiam ter dito quando fizeram o seguro. Agora, se está avaliado na apólice em €13.000 e paga seguro sobre isso, é isso que ele vale.

    pois isso é a minha opinião, vejo é informação dispersa na net e casos em que as companhias alegaram que se enganaram a avaliar.



    Tente ser rápido na resolução, pelo menos no que depende de si. Se conhecer alguma oficina de confiança, coloque o carro lá.

    já está para o perito ir ver, foi no proprio dia.
    rapido quero eu, realmente não posso esperar que fiquei sem carro.


    pois os 2 stands davam-me esse valor mas por esse valor eu tambem não o teria vendido, o valor que refere na apolice para mim é o valor justo do carro, se o vendesse a um particular até podia ganhar mais dinheiro, mas tendo em conta os riscos de cheques falsificados, e falcatruas que por ai anda, acho uma valor justo se for para perda total.
    • smst
    • 17 agosto 2018

     # 14

    Primeiro de tudo calma.
    Segundo, indicar à sua companhia de seguros para onde quer levar o carro, o cliente tem direito a escolher a oficina onde quer que o carro seja reparado (embora as companhias tentem dizer que não). Nem sempre os concessionários são os melhores.
    Fazer participação amigável e marcar peritagem para o seu carro.
    Perito vai ver os danos do carros e fazer orçamento de reparação.
    Companhia verifica se a reparação é viável, ou seja o custo da reparação com IVA não pode ser superior a 70% do valor do carro (neste caso 13000€ x 70% = 9100€), caso contrário perda total.
    Em caso de perda total a companhia pagará os 13000€ deduzidos da desvalorização do valor da viatura desde o inicio da anuidade do seguro até à data do acidente, deduzindo ainda o valor do salvado (caso você fique com ele) e a franquia contratual (caso exista).
    Atenção que a companhia não paga parqueamento da viatura após a decisão final e o concessionário vai lhe cobrar esse valor (quase de certeza, não vai ganhar dinheiro na reparação, vai ganhar de outra forma).
    Viatura de substituição apenas terá direito em caso de acidente se tiver essa cobertura contratada, caso contrário a sua apólice apenas tem incluídos 5 dias mas por avaria.
    Essa companhia de seguros F é das mais rápidas a tratar desses assuntos, mas em caso de perda total o processo vai demorar cerca de 1 mês até receber.
    Atenção: Pelo seu discurso quer-me parecer que está interessado em despachar a viatura, mas se tiver crédito associado a essa viatura vai ter de o liquidar por completo para ter toda a documentação para entregar à companhia de seguros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
  7.  # 15

    A Fidelidade é excelente, o ano passado tive um acidente de uma gaja que vinha a dormir e me abalroou por trás, foi-me ao ku, eu não tinha direito a carro de substituição e os gajos deram-me um. (tenho seguro à 15 anos sem nunca ter provocado danos). trataram do assunto muito rapidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: P32
    • P32
    • 17 agosto 2018

     # 16

    Para ja ja passou o susto inicial
    A seguradora a portarse muito bem

    Por ter deixado num concessionario que tem protocolo com eles e que fui eu que escolhi (oficina da marca) vao dar carro de substituição e nao faz parte da apolice

    Agradeco os esclarecimentos, quer seja reparado na marca que realmente é outra seguranca ou deem o valor que refere na apolice estou bem com as 2 situações

    Custava pagar um valor tao elevado por ano. mas se nao andarem a chatear e resolverem melhor as coisas que as companhias low cost criam entraves entao ficarei satisfeito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 17

    Essa companhia, é boa cliente...
    • smst
    • 18 agosto 2018

     # 18

    Colocado por: AmorinA Fidelidade é excelente, o ano passado tive um acidente de uma gaja que vinha a dormir e me abalroou por trás, foi-me ao ku, eu não tinha direito a carro de substituição e os gajos deram-me um. (tenho seguro à 15 anos sem nunca ter provocado danos). trataram do assunto muito rapidamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:P32


    Sempre que o acidente é provocado por outro, o lesado tem direito a exigir viatura de substituição (mas normalmente os lesados desconhecem este facto), a companhia só lhe deu carro de substituição porque você tinha direito a ele.
    No caso do P32 como está a accionar a cobertura de danos próprios (vulgo contra todos os riscos), só terá direito a carro se tiver essa cobertura contratada.
    • smst
    • 18 agosto 2018

     # 19

    Realmente o preço que paga pelo seu seguro é elevado para o valor que está a segurar, mas isso pode dever-se a outros acidentes que tenha tido anteriormente e lhe tenha agravado o custo do seguro ou então à sua idade.
    Agora resta-lhe aguardar o desenrolar da situação e aguardar a comunicação da companhia de seguros.
    • espt
    • 18 agosto 2018

     # 20

    Se precisar de ajuda diga
 
0.0226 seg. NEW