Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: brunomrosaSó partilhar que tecnologicamente isto parece que estamos muito à frente mas na verdade estamos é muito atrás:

    - Verifica-se que realmente para assinar DWF's só como Design Review 2013, andei aqui feito parvo com a tecnologia mais recente num pc novo e nada...

    - Quero ver o que vão fazer quando o flash ficar definitivamente off em todos os browsers no final deste ano. Tenho quase a certeza que as Câmaras que usam algumas plataformas com tecnologia flash não vão estar preparadas.

    - Gostava que se desse o salto BIM, como já é obrigatorio em Espanha e no Brasil para a maioria dos tipos de obras (uso Revit para a maioria dos projetos), mas acho que isso não vai acontecer se é sempre um problemas com os PDF, PDFa, DWG DWf DWFx

    - De todas as formas, em PT não utilizam o potencial BIM, acabam por tratar a ferramente como mera ferramenta de desenho e não como modelo de construção com informação.

    Lá vou instalar o Design Review 2013...



    Da para assinar com versões mais recentes do DR, depende da versão do windows. Mas acho que para assinar documentos tecnicos ficar refem de um software privado e aos seus caprichos não faz sentido.
  2.  # 62

    Colocado por: tviegasDa para assinar com versões mais recentes do DR, depende da versão do windows.

    !? dwfx assinados, só com o DR2013. Seja W7, W8, ou W10...
  3.  # 63

    Também o Zwcad, V.2020 SP1, permite assinar dwfx, é novidade. já agora para actualizar a coisa. Mas não é software gratuito.
    https://youtu.be/QUPU2qBLsuw
    Estas pessoas agradeceram este comentário: paulovalente
  4.  # 64

    Colocado por: Pedro Barradas
    !? dwfx assinados, só com o DR2013. Seja W7, W8, ou W10...


    Acho que com a versão mais atual do Windows 10 da ou dava, pelo menos ja tive a assinatura ativa numa versão do Windows 10.
  5.  # 65

    Isso pode ser se activar o XPS viewer do W10... mas pelo que me deu a entender, a assinatura so pode ser verificada também atraves do XPS viewer... ou seja não aparece noutro tipo de software.
  6.  # 66

    Colocado por: Pedro BarradasTambém o Zwcad, V.2020 SP1, permite assinar dwfx, é novidade. já agora para actualizar a coisa. Mas não é software gratuito.
    https://youtu.be/QUPU2qBLsuw


    Ha uns bons anos utilizava zwcad no gabinete, em tudo era igual ao AutoCAD e tinha algumas funções extra como importar PDF ou importar dwf de forma mais fácil que o AutoCAD na altura.

    Já agora partilho a história que o representante me contou, não sei se é verdade: o zwcad era a versão igual ao AutoCAD vendido à China pela Autodesk para que o governo chinês desenvolvesse um CAD caseiro à boa maneira chinesa. Diz que através de um clausurado mal feito nos contratos permitiu que a empresa chinesas ficasse com o código fonte para desenvolver paralelamente o zwcad sem prestar contas à Autodesk. Se calhar é história de vendedor, mas gosto do enredo. E sempre me dei bem com o zwcad, além de ser muito mais barato.
  7.  # 67

    Colocado por: brunomrosa

    Ha uns bons anos utilizava zwcad no gabinete, em tudo era igual ao AutoCAD e tinha algumas funções extra como importar PDF ou importar dwf de forma mais fácil que o AutoCAD na altura.

    Já agora partilho a história que o representante me contou, não sei se é verdade: o zwcad era a versão igual ao AutoCAD vendido à China pela Autodesk para que o governo chinês desenvolvesse um CAD caseiro à boa maneira chinesa. Diz que através de um clausurado mal feito nos contratos permitiu que a empresa chinesas ficasse com o código fonte para desenvolver paralelamente o zwcad sem prestar contas à Autodesk. Se calhar é história de vendedor, mas gosto do enredo. E sempre me dei bem com o zwcad, além de ser muito mais barato.


    Eu uso o Progecad que tem licença vitalicia e é muito mais barato que o autocad. Não tem muitas das "mariquices" mas acho bastante bom.
  8.  # 68

    Colocado por: Pedro BarradasTambém o Zwcad, V.2020 SP1, permite assinar dwfx, é novidade.


    Não fazia a mínima ideia, é bom saber.
    Tenho boa impressão do zwcad, e penso que anda na casa dos 500€. Nada de especial tendo em conta o preço de uma archicad ou um revit.
  9.  # 69

    Bom dia, cheguei só agora à discussão pois comprei novo PC recentemente, instalei o Design Review e só agora percebi que não consigo assinar ficheiros DWFx digitalmente.
    Tentei instalar o Design Review 2013 mas não consigo. Será que tenho de desinstalar primeiro a versão mais recente do Design Review?
  10.  # 70

    é possível que tenha de fazer isso, eu pelo sim pelo não não desinstalei e tenho o 13 noutro computador apenas para assinar.
  11.  # 71

    Colocado por: brunomrosa

    Ha uns bons anos utilizava zwcad no gabinete, em tudo era igual ao AutoCAD e tinha algumas funções extra como importar PDF ou importar dwf de forma mais fácil que o AutoCAD na altura.

    Já agora partilho a história que o representante me contou, não sei se é verdade: o zwcad era a versão igual ao AutoCAD vendido à China pela Autodesk para que o governo chinês desenvolvesse um CAD caseiro à boa maneira chinesa. Diz que através de um clausurado mal feito nos contratos permitiu que a empresa chinesas ficasse com o código fonte para desenvolver paralelamente o zwcad sem prestar contas à Autodesk. Se calhar é história de vendedor, mas gosto do enredo. E sempre me dei bem com o zwcad, além de ser muito mais barato.

    Eu uso o zwcad já desde a versão 2014 . Comecei a usar porque o AutoCAD deixou de aceitar desde o AutoCAD 2005, uma extensão gratuita, ecw compressor ou algo do gênero. O software permitia carregar em AutoCAD imagens aéreas, ortofomapas georreferenciados, à escala e no sítio certo . Depois de muito procurar dei com o Zwcad muito semelhante ou quase igual ao AutoCAD, mas dos coisas melhores . O Zwcad carregava dwf, permitia desenhar por cima, adicionar elementos, mas não alterando o dwf , permitia guardar os ficheiros com alterações. Permitia carregar ficheiros georreferenciados, não tinha problemas com tramas que estouravam, permitia carregar toda a panóplia de lisp, abria um ficheiro CAD rapidamente.etc.
    A versão mais estável e que ainda hoje uso é a 2015. Funciona em Windows 10 64 bits.
    Leve rápida e funcional.

    A partir dessa altura a Autodesk colocou a Zwcad em tribunal por uso indevido de patentes. A Zwcad fez o mesmo.
    Depois disso, não houve o 2016, já só houve o Zwcad 2017 feito de raiz numa nova plataforma, e evolui até dias de hoje já vai no 2021. Tem motor de render incorporado, e continua bastante leve. Era barato, já vai nos 1000 euros a licença, no entanto durante o ano será possível comprar Zwcad e o Archline XP software BIM por 800 euros.
    Ja permite a assinatura de dwfx já muitas versões atrás da 2020. Mas terá havido algo no mercado, pois o Zwcad 2020 da versão base para o 2020 SP2 também deixou de ser possível assinar os dwfx.
  12.  # 72

    Não compreendo nada destes programas, mas se é necessário assinar digitalmente com certificado de assinatura existe por exemplo a aplicação do Cartão de Cidadão que assina qualquer ficheiro, e ainda por exemplo o gratuito XolidoSign que também assina qualquer ficheiro.

    No caso do XolidoSign, têm de andar a "navegar na maionese" lá nas opções para activar os modos mais avançados como o CAdES-XL, algoritmos Hash (no mínimo convêm SHA-256), têm de adicionar um servidor de carimbo de tempo que seja considerado válido em Portugal e/ ou no país no qual podem querer intentar alguma acção em tribunal ou entidade similar (exemplos de entidades válidas em Portugal: https://webgate.ec.europa.eu/tl-browser/#/tl/PT ).. escolham no algoritmo de hash para TSA o SHA-256.

    A vantagem é que não é necessário usar esse programa de desenho específico e logo qualquer terceira parte pode verificar mais facilmente a assinatura digital e a data & hora se também tiver carimbo temporal.
  13.  # 73

    Faça download do Autodesk design review 2013 e tudo funciona normalmente no Windows 10
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 74

    Agradeço as respostas tão rápidas.

    Entretanto desinstalei a versão que tinha do Design Review e voltei a instalar a versão Design Review 2013
    Não funcionou de imediato, mas só depois de reiniciar o sistema.

    Mas agora quando tento assinar digitalmente um ficheiro DWFx, aparece a seguinte mensagem: "No valid certificates available for signing document"

    Na aplicação "Autenticação.Gov" tenho os certificados instalados e consigo assinar documentos PDF, mas aqui não consigo, porquê?
    Tenho que instalar certificados digitais no Design Review? Se sim, não encontro essa opção!
  15.  # 75

    Partindo do princípio que está a usar o Microsoft Windows:

    Se for como no XolidoSign, tem de indicar onde está a biblioteca do PKCS11 (se o programa tiver tal opção para indicar onde está a biblioteca, não conheço esse programa) que deve ser em: C:\Windows\system32\pteidpkcs11.dll

    Também poderá experimentar abrir a aplicação "Autenticação.Gov" > roda dentada em baixo > configuração de assinaturas, e certificar-se que está activado o "Registar certificados com a inserção do cartão" e que não está activado o "Remover certificados com a remoção do cartão".
    Isto deve permitir que a aplicação encontre os certificados na base de dados de certificados digitais do próprio Windows e assim apresentá-los.

    Depois é só descobrir qual dos dois certificados é o de autenticação e qual o das assinaturas digitais, eu cá erro quase sempre.
    • josexy
    • 14 fevereiro 2021 editado

     # 76

    Lembrei-me que além do gratuito "XolidoSign" existe também outro chamado "P7S Signer", mas este é pago. Não sei porque alguém iria querer utilizar um programa pago quando tem um gratuito, mas tem mais essa opção.


    Para quem tem MacOSX pode instalar um programa PAGO especificamente desenhado para assinar documentos no formato: DWFx
    Chama-se "MyDWFSigner" e é da "kryptokoder".
    A licença que compram lá no site que supostamente é para o "MyPDFSigner", também é válida para o tal "MyDWFSigner" conforme está explicado na página de Download.
    Aquilo permite testar em ficheiros com menos de 1 MB, para ver se funciona ou não. Testem antes de comprar!
    Se não conseguirem meter a funcionar é contactar o suporte e explicar a situação para ver se dá ou não para resolver, ou se eles podem lançar alguma correcção.
  16.  # 77

    O problema é que há câmaras que obrigam a configurar unidades e nomes das folhas que tem que ser feito no próprio Autodesk design review
  17.  # 78

    Eu acho que começa a ver câmaras sensíveis ao problema.
    Já percebi que alguns entregam o dwfx (normal) e a mesma versão em PDF (assinada)
  18.  # 79

    Bom dia,

    Quero agradecer a vossa ajuda, em especial às últimas dicas do josexy que foram muito úteis.

    Cheguei à conclusão que, a razão porque não estou a conseguir assinar DWFx no Design Review 2013, é devido ao meu CC ter caducado em dezembro.
    Estou a tratar da renovação do cartão desde essa altura, mas o confinamento está a atrasar tudo. Primeiro marcaram o levantamento presencial do cartão para o dia 9 de fevereiro, mas alguns dias antes recebi uma mensagem a dizer que por causa do confinamento iam enviar o cartão por correio e até agora não recebi nem consigo saber nenhuma informação.
    De qualquer modo disseram que, devido a toda esta situação, o prazo dos cartões caducados estão a ser prolongados até março. E por isso consegui assinar os documentos em PDF's com a aplicação oficial Autenticação.Gov, mas não consigo assinar os DWFx com o Design Review 2013 porque o programa não reconhece o certificado de assinatura digital.

    Só me resta continuar a aguardar que enviem o CC para casa...
  19.  # 80

    Realmente se está caducado, em teoria algumas aplicações não deixam aplicar certificados caducados, ainda que tecnicamente nada o impeça... é só uma questão se querem ou não respeitar a data, mas podem querer e isso é suficiente para que deixem de aceitar.

    O CC por correio para casa é que é algo "bonito" dada a má fama dos correios, é sempre de deixar com coração nas mãos, neste caso... sabe-se lá se entregam na sua caixa de correio ou na caixa de uma qualquer outra pessoa.
 
0.0210 seg. NEW