Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: two-rokCX25


    não vá por aí... esse simulador (como outros) tem limitações.
  2.  # 42

    O que o Vasco disse sobre prejudicar a partir da caixa de 20mm (inclusivé) é válido para as caixas que levem argon. No caso de caixas de ar, não acontece isso, ou seja, a partir de 15mm é sempre o mesmo valor.
  3.  # 43

    Colocado por: two-rokO que o Vasco disse sobre prejudicar a partir da caixa de 20mm (inclusivé) é válido para as caixas que levem argon. No caso de caixas de ar, não acontece isso, ou seja, a partir de 15mm é sempre o mesmo valor.


    Eu aqui não foi assim que me ensinaram, mas foi de "boca" não tenho estudos nem "papeis" que confirmem por isso posso estar redondamente errado (foi um engenheiro do Itcons para referência). O que me passaram foi que acima de 20 (não inclusive) o espaçamento do vidro chega a uma dimensão que a força de convecção do ar começa a diminuir (pois os espaço da câmara é largo e não exerce tanta pressão). Mas isto que estou a dizer não tenho certezas.
  4.  # 44

    Colocado por: nmex2quanto às leis da física, não se alteram realmente, mas evoluem, tal como o conhecimento,.. se não estávamos todos há 500 anos atrás...


    Isso sim, sem dúvida alguma. Interpretei mal o que você escreveu.

    Colocado por: nmex2basta novos materiais, para esses simuladores, serem todos actualizados, e os dogmas, mudam. E os simuladores dizem o que o programador tiver dito para eles dizerem ;)


    Dizem a verdade que se conhece no momento da programação, sim. Felizmente que existe uma evolução constante. Até a evolução humana. Quem nunca olhou para fotos antigas e se achou ridículo com certas roupas ou com certas atitudes que tivemos com alguém há 2 ou 3 anos atrás. Comigo aconteceu, faz parte.

    Colocado por: nmex2se o material actual não suporta/justifica caixas maiores, é provável, se elas poderão aumentar no futuro? porque não.


    Eu penso que não evoluíram apenas porque se viu que essa evolução não trazia benefícios térmicos, como tal, aperceberam-se que a evolução teria de passar pela adição de mais uma caixa e mais um vidro, surgindo o vidro triplo.

    Colocado por: nmex2ha quem retire os vedantes de origem, e coloque vedantes EPDM.... por isso não me parece que seja a guerra de quem trabalha o alumínio faz bem, e o pvc não.


    Nem foi isso que eu quis dizer. Mas muitos bites não possibilitam que se retire o vedante pois ele vem fundido com o pvc. Apesar de não fabricar (por enquanto), também trabalho com PVC. O facto de trabalharem de 4 em 4mm e não de mm a mm, há-de concordar comigo que é uma desvantagem. Claro que é um sistema que também tem as suas vantagens. Apesar de ter a minha preferência, não sou extremista. :)
  5.  # 45

    Colocado por: Vasco BentoEu aqui não foi assim que me ensinaram, mas foi de "boca" não tenho estudos nem "papeis" que confirmem por isso posso estar redondamente errado (foi um engenheiro do Itcons para referência). O que me passaram foi que acima de 20 (não inclusive) o espaçamento do vidro chega a uma dimensão que a força de convecção do ar começa a diminuir (pois os espaço da câmara é largo e não exerce tanta pressão). Mas isto que estou a dizer não tenho certezas.


    Só é válido para caixas de argon e 20 já tem prejuízo. Mas se foi dito por boca, é normal e eu, se me o tivessem dito uma vez de boca. Já nem me lembrava de nada. Sou um despassarado, lol.

    Podes sempre brincar um bocado com os simuladores.
  6.  # 46

    Colocado por: two-rokSó é válido para caixas de argon e 20 já tem prejuízo. Mas se foi dito por boca, é normal e eu, se me o tivessem dito uma vez de boca. Já nem me lembrava de nada. Sou um despassarado, lol.

    Podes sempre brincar um bocado com os simuladores.


    Pois é provável que esteja errado o que aprendi. Já tentei pesquisar alguns artigos específicos para câmaras de ar mas nunca encontrei nada de interesse. Vou é comparando os estudos que as marcam fazem como você demonstrou (e bem) nos pef´s que colocou aqui :).
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 47

    A minha opinião é que trata se de um simulador. Cada caso o seu caso. Nos simuladores não podemos avaliar o vidro pela área que vai ter se os vãos vão ser protegidos por palas. Qual a exposição solar. Vejo muito em projetos os engenheiros colocarem o mesmo vidro para casa toda o que não deve ser. Muitas vezes estas especificações nem chegam as nossas mãos. A escolha do vidro fica ao critério do serralheiro ou do cliente que não quer despender muito dinheiro porque acaba por ser no final da obra que começam a tratar deste assunto. Depois temos uma divergência de opiniões. Há engenheiros que são da opinião que devemos aproveitar o calor no inverno. através do vidro no verão usamos estores para ajudar o corte do calor que entra em casa outros preferem fazer um corte máximo da temperatura exterior. Trata se de um mundo vasto que ao fim ao cabo nos vai passar sempre alguma coisa
  8.  # 48

    Já tive clientes que exigiram que se usa se um cordão de junta entre o caixilho e a parede por causa da térmica.
  9.  # 49

    Colocado por: NmvmartinsJá tive clientes que exigiram que se usa se um cordão de junta entre o caixilho e a parede por causa da térmica.


    Uma janela de alumínio nunca deve encostar á parede. Deve sempre haver um elemento isolante entre a janela e a parede.
    Concordam com este comentário: two-rok, MRK
  10.  # 50

    Nunca vi aplicação disso nas obras...
    Concordam com este comentário: Nmvmartins
  11.  # 51

    Eu uso normalmente uma folga de 5mm e isolo com poliuretano ou juntas expansiva da wurth. Mas 99% das obras que visito não vejo nada disso
    Concordam com este comentário: Vasco Bento, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vasco Bento
  12.  # 52

    Mas existem fitas proprias, é como para as divisórias interiores em gesso laminado, so vejo as bandas acusticas aplicadas em 5% das obras...
    Concordam com este comentário: two-rok, Vasco Bento
  13.  # 53

    Em que zona esta a falar
  14.  # 54

    No Algarve pouco vejo
  15.  # 55

    Colocado por: NmvmartinsEm que zona esta a falar

    Baixo alentejo...
    • MNeo
    • 3 setembro 2018 editado

     # 56

    Na ligação entre o caixilho e a parede deve levar fitas de selagem (lado interior e lado exterior) para a estanquidade tipo Pro Clima, Rothoblaas ou Soudal.

    Entre o caixilho e a parede é aconselhável a aplicação de bandas comprimida ou de espumas de baixa expansão Soudal Flexi Foam ou Rothoblaas.

    Só assim consegue controlaras adequadamente as entradas de ar nas ligações e o "corte térmico"...

    Isto aplica-se para janelas de batente (com grau elevado de estanquidade), porque para janelas de correr, não vale a pena gastar dinheiro com estes trabalhos e materiais.
  16.  # 57

    Colocado por: NmvmartinsEu uso normalmente uma folga de 5mm e isolo com poliuretano ou juntas expansiva da wurth. Mas 99% das obras que visito não vejo nada disso


    O que fica tapado é quase sempre negligenciado...
    Concordam com este comentário: Vasco Bento, rui morgado, MRK
  17.  # 58

    Colocado por: MNeoNa ligação entre o caixilho e a parede deve levar fitas de selagem (lado interior e lado exterior) para a estanquidade tipo Pro Clima, Rothoblaas ou Soudal.

    Entre o caixilho e a parede é aconselhável a aplicação de bandas comprimida ou de espumas de baixa expansão Soudal Flexi Foam ou Rothoblaas.

    Só assim consegue controlaras adequadamente as entradas de ar nas ligações e o "corte térmico"...

    Isto aplica-se para janelas de batente (com grau elevado de estanquidade), porque para janelas de correr, não vale a pena gastar dinheiro com estes trabalhos e materiais.


    se colocar PVC, justo com o vão (por vezes com aquele “jeitinho” no pvc para caber) e fio de silicone dos dois lados, esse efeito da estanquidade das janelas (batente) não se perde.... já o “corte térmico”, deixe lá isso ;) as soleiras é pior
  18.  # 59

    Colocado por: two-rok

    O que fica tapado é quase sempre negligenciado...


    já alguém o dizia
    Concordam com este comentário: two-rok
  19.  # 60

    Colocado por: Pedro BarradasMas existem fitas proprias, é como para as divisórias interiores em gesso laminado, so vejo as bandas acusticas aplicadas em 5% das obras...


    Esta a falar das fitas expansivas?
 
0.0240 seg. NEW