Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos!

    Decidi escrever-vos porque estou com muitas duvidas no que hei-de fazer. Queria realizar um sonho de ter uma casinha (vivenda) minha. E parece-me que pode ser viável acontecer, via empréstimo por volta de Janeiro 2019, o meu orçamento é de 200-250k, pretendia no mínimo 2 quartos + 1 anexo (ou sótão). Será pedir muito?

    Neste momento como sabem o mercado para compra está horrível, com valores super altos, por isso, também a conselho de várias pessoas estou a abrir a possibilidade de construir. Porém eu sou leiga nesse assunto, nem ninguém da minha família/amigos tem experiências nessas questões.

    - Logo por ai pergunto, aventuro-me nessa maluquice? arrisco-me a contratar uma construtora que desaparece a meio (tantas histórias que já ouvi assim...) ficando a arder com o dinheiro para o resto da minha vida?

    - Ainda por cima vivo numa zona super cara, distrito de lisboa concelho de cascais, nao quer dizer que não possa ir para sintra ou loures ou até mafra e ericeira, mas mesmo assim casas nessas zonas continuam caras.

    - existem agências/empresas que tratam de tudo? já estive a ler no forum que remaxes e eras são para esquecer, mas sendo que contrato uma dessas empresas (que deve haver) a comissão que irão levar talvez já não compense estar a construir?!?!? Não faço a minima ideia

    - A possibilidade de construir aquelas casas por módulos, já vi que muitos não são adeptos, mas será uma opção, eu já estive a ver e há orçamentos que incluem tudo, já com IVA, e transporte, a única coisa que não incluem é a grua para mover os módulos, digam-me por favor quais são mesmo os "contra" deste tipo de construção? será que entretanto (os posts que vi era de alguns anos atrás) já evoluiu? Há aqui pessoas com casas modulares? ou pré fabricadas?

    Penso que não me esqueci de colocar (para já) todas as minhas duvidas!

    Agradeço desde já quem tire um pouco do seu tempo para me dar uma opinião.

    Cumprimentos

    PS. bem entretanto encontrei muitos mais posts sobre este assunto, incluindo este https://forumdacasa.com/discussion/56690/3/sao-domingos-de-rana-cascais-sera-que-se-conseguia-uma-equipa-forum-do-casa/ que me ajudou bastante, por isso se os moderadores quiserem eliminar o meu post estão à vontade!
    • emad
    • 28 agosto 2018 editado

     # 2

    Sarapinypony acho que tem muita informaçao e tem lido muita coisa por aqui.
    Ninguém vai decidir-lhe a sua vida. A compra ou a construçao da nossa casa é, em maior parte dos casos, a maior decisao de investimento das nossas vidas. Por isso mesmo devemos acautelar primeiro muito bem o que queremos e quais as nossas necessidades de hoje e de amanhã.
    Depois se for para avançar devemos procurar os profissionais adequados às nossas exigências, expectativas e limites orçamentais.
    E talvez as coisas possam correr bem.
    Boa sorte.
  2.  # 3

    emad, li a sua história... =( esqueça, já voltei para a procura de casas em vez de terrenos, não quero viver um pesadelo!!
    Concordam com este comentário: tnjp
    • emad
    • 28 agosto 2018

     # 4

    Colocado por: sarapinypinyemad, li a sua história... =( esqueça, já voltei para a procura de casas em vez de terrenos, não quero viver um pesadelo!!

    Ja me redimi.
    https://forumdacasa.com/?CommentID=1266260
    • emad
    • 28 agosto 2018

     # 5

    A sara tem filhos?
  3.  # 6

    Tenho um pequenino, mas que adora (ao contrario dos pais) estar fora de casa! Vou ver o post, mesmo assim emad eu nao tenho a estrutura para passar nem por 20% daquilo que passou, e mais, também li outras histórias de construtoras que não sabem o que estão a fazer, e para concluir já vi que o orçamento para o que eu queria não dá nem de longe, com ivas e licenças, nem pensar =( agora é tentar achar uma pechincha no mercado e agarra-la logo, ainda há algumas mas desaparecem em 2 dias :p
  4.  # 7

    Já agora, a casa é LINDA! parabéns!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  5.  # 8

    Sara, com 250k claro que consegue, não tem mais luxos, tem menos, não tem um lote de 600m, tem de 400.
    É preciso procurar pelas terrinhas em redor, fazer os caminhos de carro, bater periferias nas aldeias e tb ter muita paciência, claro, se ainda nem escolheu terreno, conte com 3 anos para esse processo todo.
    •  
      NTORION
    • 29 agosto 2018 editado

     # 9

    Dos terrenos que vi, nesses caminhos que fiz, este é o único dos que me agradava que ainda está disponível, fica em Vale de Lobos (Sintra), numa zona com muito verde, tem poço e árvores, a 10min de LX, tem um pouco de inclinação, o que obriga a fazer cave ou algo do genero... teve projeto aprovado, mas para o que eu queria era enorme, o proprietário queria muito vender (comprou por 90k o terreno), acho que ainda baixa mais. Neste momento estão a fazer uma casa no terreno em frente.

    https://casa.sapo.pt/Terreno-Venda-Sintra-Almargem-do-Bispo,Pero-Pinheiro-e-Montelavar-Vale-de-Lobos-(Almargem-do-Bispo)-perto.Escola-tem.Transportes-Publicos,Vista-para-Campo,Escolas-ce526aba-eff4-4074-a9f9-ee7caf78386f.html?fpn=1

    copiar o link todo
  6.  # 10

    Penso que é possível comprar um terreno e construir uma habitação por esse valor no concelho de Cascais.
    Projectamos uma moradia unifamiliar, tipologia T3, com 150m2, inserida num lote com 400,00m2, incluindo muros e arranjos exteriores, construída por 252.000,00 euros, já com IVA.
    Inclui o terreno e taxas camarárias, com exepção da emissão da Licença de Utilização, o que ainda não teve lugar.

    O terreno custou 60.000,00.
    Se o terreno estiver inserido em AUGI, é bom apurar o valor das eventuais compensações a pagar a autarquia.
  7.  # 11

    Ora ai está uma boa noticia, sendo assim construiu por 156 k + iva já com projetos também? Era loteamento ou só terreno urbano?
  8.  # 12

    Foi dentro de um loteamento.
    Várias caracteristicas do terreno e do projecto concorreram para um preço favorável.

    1. Topografia plana - via de acesso larga e sem movimentos de terras.
    2. Boa localização das infraestruturas no acesso ao lote.
    3. Formato do lote que, sendo quadrado, permitiu uma boa implantação da construção.
    4. A construção foi de um só piso, com cobertura em laje plana não acessível, sem caves e sem anexos.
    6. Estruturalmente, a edificação foi concebida de modo a não carecer de cuidados especiais, quer por se tratar de um piso apenas, quer pelo dimensionamento dos vãos a vencer, entre outros.
    7. Os vãos exteriores são de dimensão moderada, proporcionais ao dimensionamento da habitação. Ainda assim, o design é simpatico.
    8. Retirando os quartos, a construção é ampla. Só um dos quartos é suite.
    9. Nos arranjos exteriores, favoreceu-se as zonas ajardinadas. Não há garagem, nem piscina. Os automóveis acedem ao lote e ficam no quintal, no lugar adequado.
    10. Termica e acusticamente observou-se a lei e os projectos aprovados- AQS, isolamentos, etc
    11. Pré-instalação de AC.

    Os projectos foram à parte - o projecto foi feito muito antes da construção.
    Logo de inicio o DO disse-nos quanto queria investir e assim, logo na concepção, procuramos trabalhar para ir ao encontro desse valor.
  9.  # 13

    Pois, realmente há ai uns detalhes que não encarecem, sem cave sem anexos. Sem recuperador de calor. Termossifão ou forçado?
    Eu já tive um orçamento igual para 156 m2 área bruta entre R/C e 1º andar, mas conta ainda com C/V garagem e aproveitamento de sótão, mas não me agradou muito o método de construção...
    Nesse caso a nível de acabamentos estamos a falar para chão e azulejos até que €m2? Tem consciência?
    Obrigado
  10.  # 14

    A habitação foi construída com recurso ao método "tradicional" de betão armado, com estrutura reticulada de pilar e viga e paredes exteriores de alvenaria dupla de tijolo ceramico, na espessura total de 35 cms.

    A construção foi boa. A cobertura foi bem executada.

    Optou-se revestimento em mosaicos cerâmicos, escolhidos pelo DO, na casa dos 17€/m2 e 20€/m2, consoante a zona.
    Os azulejos foram bastante mais baratos. Não tenho presente o valor.

    não percebi a sua pergunta sobre tem consciência. :)
  11.  # 15

    Adroatelier, pode partilhar a planta e implantação?
  12.  # 16

    Vou perguntar ao cliente, apesar de a casa já estar construida. Penso que não haverá problema.
  13.  # 17

    Sara, acho dificil construir a casa já projectada no link de Sintra pelo valor disponível.
  14.  # 18

    Se não colocar informações do cliente, nem do local... Mas, ok, agradeço a atenção.
  15.  # 19

    Se é o link que coloquei não é difícil, é impossível, são 400m2. Só dei um exemplo que existem bons terrenos/locais, ainda disponíveis por preços "simpáticos", mas não se pode procurar em agências. Este terreno apesar da dimensão e envolvente simpáticas, tem um certo declive, o que envolve tb outros custos.
    De qq forma nada obrigada a reproduzir aquele projeto.
  16.  # 20

    @mandrongo

    Compreendo o que refere.
    Porém, veja por outro lado: cada projecto é único e, por isso, identificável. É preferivel perguntar antes se há algum inconveniente. Se bem que os projectos são também o espelho da actividade de um gabinete, também é verdade que são a casa de alguém.
    Custa pouco ter esta atenção com o cliente. É raro um cliente recusar.

    Também é simpático o desenho do imóvel estar associado ao seu autor - digo eu! :)
 
0.0170 seg. NEW