Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas
    Gostaria de ver esclarecidas algumas questoes que tenho para o futuro
    Vejo toda a gente a dizer que se precisa de gente certificada para isto e para aquilo e para tudo e mais alguma coisa.
    As minhas questoes sao as seguintes :
    Como sou um gajo mais ou menos curioso sei fazer muita coisa ou seja nao teria grandes dificuldades em instalar um chao flutuante, em instalar ladrilhos , por exemplo uma cozinha ou mesmo todos os sanitarios de uma casa de banho, pois ja o tenho feito como (biscate) uma vez que trabalhei num desses supermercados de bricolage e desenrascei muito boa gente a preços muito mais acessiveis do que pretendiam canalizadores ou carpinteiros .
    Entao pergunto , nao posso eu pedir um projecto ao arquitecto a minha maneira , depois tirar as licenças para a construçao na camara e em seguida pedir ao construtor para me erguer as paredes e por o telhado ou seja deixar uma casa em pé em termos de infrastruturas , so preciso de mao de obra os materias compro eu e as condiçoes tambem as dou ,e depois disto tudo contratar quem me coloque os aluminios (portas e janelas ) e a electricidade ???????
    E que acho que iria poupar uns bons dinheiros ao ser eu a instalar os pisos , os azulejos as loiças sanitarias, cozinha , a fazer a pintura, e muitas outras coisas, pois ate que as sei fazer apesar de nao ser um profissional estabelecido no ramo. Basicamente o que queria era dar a um construtor para ele tratar de levantar as infrastruturas e deixarem a canalizaçao e electricidade basica a jeito de iniciar os acabamentos...Será que posso ser eu a trabalhar ???
  2.  # 2

    Boas

    Será que posso ser eu a trabalhar ???

    Se está a perguntar se é legal, a resposta é não.
    Para além disso, e só para lhe dar um exemplo:

    nao teria grandes dificuldades em instalar ............... todos os sanitarios de uma casa de banho, pois ja o tenho feito...

    No final da obra precisará de um termo emitido por um instalador certificado. A mesma coisa para o instalador do gás, electricista, etc.. Isto para além de outros aspectos que foram já discutidos aqui e que com um pouco de pesquisa encontra facilmente.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    É possivel é desde que a coisa seja bem feita, eu tb tenho uma casa para fazer em breve e mta coisa o empreiteiro nao vai fazer nomeadamente nos interios e arranjos exteriores e depois ser eu a fazer, no meu caso o gas é de propano pois nao tem ainda gas natural, o quadro monta um electrecista que conheçoo resto faço eu, aos poucos sem pagar mao de obra.

    Nao vejo onde possa ir ser ilegal nem a camara vai saber.
  4.  # 4

    oluapinho,
    (Nephilim, ERRADO OUTRA VEZ!! Se fosse legal, não haveria qualquer problema em a Câmara - e outras entidades - saberem!)

    Isso levanta várias questões:

    1. Para a casa ser legalizada (obter aprovação de várias vistorias, e a licença de utilização), precisará de "termos de responsabilidade" assinados por vários técnicos (Engenheiro, Arquitecto, Instaladores de água, gás, electricidade) certificados confirmando que tudo se encontra de acordo com os projectos aprovados.

    Se for você a ligar o esquentador e o fogão, as louças e torneiras, e se um dia houver algum problema grave (uma fuga de água que provoque a electrocussão de alguém lá em casa), as entidades oficiais vão atirar-se aos técnicos e instaladores que assinaram os documentos.

    Há sempre uns irresponsáveis dispostos a assinar qualquer coisa, dizendo que fizeram um trabalho que foi você que fez, mas é mesmo isso que você quer?

    2. Suponha que você está a pintar o tecto da escada, e se estatela dali abaixo. Parte-se todo, e é preciso uma ambulância para o levar ao hospital. Como não tem seguro de acidentes de trabalho (suponha que fica inválido, mesmo que temporáriamente), pode muito acontecer que o acidente seja investigado pelas autoridades (ACT, etc.). Aí vão cair em cima da empresa sob cujo alvará você está a construir a casa, sobre o coordenador de segurança, etc.

    Repito: Há sempre uns irresponsáveis dispostos a assinar qualquer coisa, mas é mesmo isso que você quer?
  5.  # 5

    Sobre o coordenador de segurança não vão conserteza pois se este tipo de obras tem um empreiteiro "de fachada" ia lá agora ter coordenador de segurança.
    Já o director técnico tá metido num lindo sarilho
    • yuri
    • 5 agosto 2009 editado

     # 6

    Aproveitando o balanço...

    Será nesta perspectiva legal fazer uma obra por adjudicação directa? Ou seja quando for levantar a licença de construção à CM hei-de entregar o alvará do construtor que faz a estrutura, depois de executada a estrutura posso contratar directamente empresas para cada trabalho? O construtor cujo alvará foi para a CM vai ficar como responsável da obra de inicio ao fim, certo?
  6.  # 7

    Certo!
    È igualmente certo que se aconteçer alguma coisa na obra com um desses empreiteiros será o empreiteiro inicial a responder por isso.
    Tb é igaulmente certo que mais tarde ou mais cedo as finanças vão perguntar a esse 1º empreieteiro pela facturação da obra e então ele vai dizer:
    Não não eu não fiz a obra só emprestei o alvará que até sei que é ilegal mas fiz na mesma e por isso agora podem multar-me á vontade.
    • yuri
    • 5 agosto 2009

     # 8

    No meu caso por exemplo em que pedi orçamentos para a construção apenas da estrutura da casa, fico obrigado a entregar a restante obra ao empreiteiro que faz a estrutura? Não há a possibilidade (para a CM) de alterar o construtor?
  7.  # 9

    Claro que há.
    Terminada a estrutura o empreiteiro retira o alvará e a câmara dá-lhe 30 dias para que entregue o alvará do empreiteiro seguinte.
    Se o dirctor técnico for o técnico do empreiteiro deve igualmente ser substituido.
    Pode ter 50 empreiteiros a trabalhar na sua obra desde que todos estejam habilitados para tal.
  8.  # 10

    Os promotores imobiliários (vulgo, construtores) com quem trabalho, quando não têm alvará próprio, contratam um empreiteiro geral, mas fazem eles próprios a gestão da obra. Contratam eles os subempreiteiros, aos quais exigem também alvará e seguros. A garantia é assumida pelo promotor.
    Mas penso que seria um tópico interessante de criar, sobre os vários regimes de empreitada.
    • yuri
    • 5 agosto 2009

     # 11

    Mas um dos empreiteiros terá que ser sempre o responsável, não posso ter dois responsáveis pela obra indicados na CM um para cada trabalho? ou posso?
  9.  # 12

    yuri
    Pode ter quantos quizer.
    Tem é que ser um de cada vez
  10.  # 13

    Colocado por: zedasilvayuri
    Pode ter quantos quizer.
    Tem é que ser um de cada vez


    Como assim?
    Imagine-se que durante 15 dias estão a decorrer os trabalho de estrutura (piso 1 e cobertura) pelo empreiteiro A, e simultaneamente estão a ser colocadas as alvenarias (empreiteiro B) no piso 0.
    Tendo de haver apenas um empreiteiro responsável de cada vez significa que um deles fica responsável pelo trabalho de outros, quando na realidade foi apenas solicitado para uma subempreitada.

    De certeza que tem de ser um de cada vez?
  11.  # 14

    Quando digo um de cada vez é na cãmara, ou seja apenas pode estar na cãmara um alvará.
    Qundo existem duas entidades (empreiteiros) em obra tem que haver sempre um empreiteiro geral ( a quem pretençe o alvará que está naquele momento na câmara) e um subempreieteiro.
    O empreiteiro geral é sempre responsavel pelo subempreieteiro. Para o bem e para o mal : )))
  12.  # 15

    Colocado por: Luis K. W.oluapinho,
    (Nephilim, ERRADO OUTRA VEZ!! Se fosse legal, não haveria qualquer problema em a Câmara - e outras entidades - saberem!)

    Isso levanta várias questões:

    1. Para a casa ser legalizada (obter aprovação de várias vistorias, e a licença de utilização), precisará de "termos de responsabilidade" assinados por vários técnicos (Engenheiro, Arquitecto, Instaladores de água, gás, electricidade) certificados confirmando que tudo se encontra de acordo com os projectos aprovados.

    Se for você a ligar o esquentador e o fogão, as louças e torneiras, e se um dia houver algum problema grave (uma fuga de água que provoque a electrocussão de alguém lá em casa), as entidades oficiais vão atirar-se aos técnicos e instaladores que assinaram os documentos.

    Há sempre uns irresponsáveis dispostos a assinar qualquer coisa, dizendo que fizeram um trabalho que foi você que fez, mas é mesmo isso que você quer?

    2. Suponha que você está a pintar o tecto da escada, e se estatela dali abaixo. Parte-se todo, e é preciso uma ambulância para o levar ao hospital. Como não tem seguro de acidentes de trabalho (suponha que fica inválido, mesmo que temporáriamente), pode muito acontecer que o acidente seja investigado pelas autoridades (ACT, etc.). Aí vão cair em cima da empresa sob cujo alvará você está a construir a casa, sobre o coordenador de segurança, etc.

    Repito: Há sempre uns irresponsáveis dispostos a assinar qualquer coisa, mas é mesmo isso que você quer?


    Bem isso é preciosismo a mais, o facto de ser eu a fazer acabamentos nao existe alteração ao projecto nenhuma nem nada é ilegal, agora sobre o cair do escadote entao por esta ordem de ideias nem para mudarmos uma lampada em casa servimos não? nem pintar nem nada somos invalidos.

    Nem tanto ao mar nem tanto ao mar nem tanto á terra, podemos ser nós a reparar, ou montar uma casa especialmente no interior, e somos nós responsaveis pelo que fizermos assim como os eventuais acidentes que possamos ter.
  13.  # 16

    Boas

    Nem tanto ao mar nem tanto ao mar nem tanto á terra, podemos ser nós a reparar, ou montar uma casa especialmente no interior, e somos nós responsaveis pelo que fizermos assim como os eventuais acidentes que possamos ter.

    Não pode não senhor. As obras que necessitam de licenciamento só podem ser executadas por empresas certificadas para o efeito. Não confunda fazer obras com arranjos em casa. Retomando um exemplo, pode fazer um curativo se se magoar, mas isso não quer dizer que possa exercer enfermagem ou medicina.

    cumps
    José Cardoso
  14.  # 17

    Colocado por: j cardosoBoas

    Nem tanto ao mar nem tanto ao mar nem tanto á terra, podemos ser nós a reparar, ou montar uma casa especialmente no interior, e somos nós responsaveis pelo que fizermos assim como os eventuais acidentes que possamos ter.

    Não pode não senhor. As obrasque necessitam de licenciamentosó podem ser executadas por empresas certificadas para o efeito. Não confunda fazer obras com arranjos em casa. Retomando um exemplo, pode fazer um curativo se se magoar, mas isso não quer dizer que possa exercer enfermagem ou medicina.

    cumps
    José Cardoso


    Se calhar nao me estou a explicar bem.

    A minha casa vai ser feita de acordo com o projecto aprovado e por uma empresa com alvará e experiente em contrução, vao fazer a estrutura, telhado, alvenarias tudo com os repectivos isolamente , rebocos por fora pinturas e janelas, por dentro deve fazer mtas paredes tb e algumas coisas.

    mas no interior

    pinturas, canalizações , montagem de loiças de wc, ladrilhar, carpintarias, tectos falsos e a parte simples da electrecidade seria eu a montar e a fazer, e isso nao precisa de ser uma empresa credenciada a fazer , posso ser eu desde que saiba fazer.

    Eu nao percebo esta conversa quer dizer por esta ordem de ideias para colacar-mos um chao flutuante ou uma sanita no wc tinha que virr uma empresa credenciada e passar um termos de responsabilidade sei lá mais o que, quando na realidade basta comprar-mos as coisas e montarmos nós se o soubermos fazer.

    Se eu posso comprar azulejos a 10euros ou ja mto bons a 15-20euros pk razao vou pagar 50 ou 60euros para alguem me montar azulejos de 10euros, eu nem tenho pressa tenho outra casa para viver e vou acabar á medida do tempo e do dinheiro pois ha mta despesa e o que puder poupar e fazer será bem vindo.
  15.  # 18

    Boas

    mas no interior
    pinturas, canalizações , montagem de loiças de wc, ladrilhar, carpintarias, tectos falsos e a parte simples da electrecidade seria eu a montar e a fazer, e isso nao precisa de ser uma empresa credenciada a fazer , posso ser eu desde que saiba fazer.

    Não é verdade. Trata-se de uma obra que foi objecto de licenciamento e não pode ser efectuada por si a nível pessoal. Terá de ser efectuada por uma empresa com condições legais para isso. A única forma legal de ser você a fazer é conseguir que as empresa de electricidade, pichelaria, etc. o contratem como trabalhador. Ou então torne-se empresário do ramo.

    cumps
    José cardoso
  16.  # 19

    Colocado por: j cardosoBoas

    mas no interior
    pinturas, canalizações , montagem de loiças de wc, ladrilhar, carpintarias, tectos falsos e a parte simples da electrecidade seria eu a montar e a fazer, e isso nao precisa de ser uma empresa credenciada a fazer , posso ser eu desde que saiba fazer.

    Não é verdade. Trata-se de uma obra que foi objecto de licenciamento e não pode ser efectuada por si a nível pessoal. Terá de ser efectuada por uma empresa com condições legais para isso. A única formalegalde ser você a fazer é conseguir que as empresa de electricidade, pichelaria, etc. o contratem como trabalhador. Ou então torne-se empresário do ramo.

    cumps
    José cardoso


    Isso nao tem grande logica, quer dizer se contratar um ladrilhador e pagar tudo bem , eu como dono da casa se for eu a colocar os ladrilhos já é ilegal...eheh

    eu nao sou adepto daquilo que alguem acha ou definiu como politicamente correcto mas daquilo que é racionalmente correcto, vivemos num país cheio de aberrações arquitectonicas onde existe tanta construção ilegal do pior, mas uma pessoa com um projecto aprovado e mesmo seguindo o projecto for ela a colocar os ladrilhos e mais algumas coisas é ilegal e nao pode...

    Tomara que todas as ilegalidades desde país fossem aquelas supostas ilegalidades que eu faço de plena consciencia.
  17.  # 20

    so pode estar a brincar
    entao eu digo ke o empreiteiro colocou os azulejos e dois dias dps de ir para la viver nao gostei
    agora troco os azulejos todos , preciso de outro projecto e licença??
    ai ai ....era so o que faltava ...
    e um gajo dizer , olhe foi tudo feito pelo empreiteiro so que nao gostei e ja coloquei outros novos so mudou a cor ....e o flutuante o mesmo , os sanitarios quiz chegar 3mm atras para ganhar espaço , lol lol lol ....
    agora e preciso um certificado para tudo nao??
    nao posso pintar eu porque vai cair uma gota no chao e dpois como vai ser?? o flutuante vai inchar e ceder porque apanhou humidade , mas se fosse um profissional nao acontecia pois nao derramaria uma gota no pavimento .....
    com isso tudo um casebre que seja custa quanto ???? Portugal anda assim tao abastado para todos poderem pagar todas essas paneleirices que so nao faz quem nao quiser ?? somos a republica das bananas ou uns bananas na republica
    Concordam com este comentário: luis3214
 
0.0185 seg. NEW