Será que posso ser eu a trabalhar ???
nao teria grandes dificuldades em instalar ............... todos os sanitarios de uma casa de banho, pois ja o tenho feito...
Colocado por: zedasilvayuri
Pode ter quantos quizer.
Tem é que ser um de cada vez
Colocado por: Luis K. W.oluapinho,
(Nephilim, ERRADO OUTRA VEZ!! Se fosse legal, não haveria qualquer problema em a Câmara - e outras entidades - saberem!)
Isso levanta várias questões:
1. Para a casa ser legalizada (obter aprovação de várias vistorias, e a licença de utilização), precisará de "termos de responsabilidade" assinados por vários técnicos (Engenheiro, Arquitecto, Instaladores de água, gás, electricidade) certificados confirmando que tudo se encontra de acordo com os projectos aprovados.
Se for você a ligar o esquentador e o fogão, as louças e torneiras, e se um dia houver algum problema grave (uma fuga de água que provoque a electrocussão de alguém lá em casa), as entidades oficiais vão atirar-se aos técnicos e instaladores que assinaram os documentos.
Há sempre uns irresponsáveis dispostos a assinar qualquer coisa, dizendo que fizeram um trabalho que foi você que fez, mas é mesmo isso que você quer?
2. Suponha que você está a pintar o tecto da escada, e se estatela dali abaixo. Parte-se todo, e é preciso uma ambulância para o levar ao hospital. Como não tem seguro de acidentes de trabalho (suponha que fica inválido, mesmo que temporáriamente), pode muito acontecer que o acidente seja investigado pelas autoridades (ACT, etc.). Aí vão cair em cima da empresa sob cujo alvará você está a construir a casa, sobre o coordenador de segurança, etc.
Repito: Há sempre uns irresponsáveis dispostos a assinar qualquer coisa, mas é mesmo isso que você quer?
Nem tanto ao mar nem tanto ao mar nem tanto á terra, podemos ser nós a reparar, ou montar uma casa especialmente no interior, e somos nós responsaveis pelo que fizermos assim como os eventuais acidentes que possamos ter.
Colocado por: j cardosoBoasNem tanto ao mar nem tanto ao mar nem tanto á terra, podemos ser nós a reparar, ou montar uma casa especialmente no interior, e somos nós responsaveis pelo que fizermos assim como os eventuais acidentes que possamos ter.
Não pode não senhor. As obrasque necessitam de licenciamentosó podem ser executadas por empresas certificadas para o efeito. Não confunda fazer obras com arranjos em casa. Retomando um exemplo, pode fazer um curativo se se magoar, mas isso não quer dizer que possa exercer enfermagem ou medicina.
cumps
José Cardoso
mas no interior
pinturas, canalizações , montagem de loiças de wc, ladrilhar, carpintarias, tectos falsos e a parte simples da electrecidade seria eu a montar e a fazer, e isso nao precisa de ser uma empresa credenciada a fazer , posso ser eu desde que saiba fazer.
Colocado por: j cardosoBoasmas no interior
pinturas, canalizações , montagem de loiças de wc, ladrilhar, carpintarias, tectos falsos e a parte simples da electrecidade seria eu a montar e a fazer, e isso nao precisa de ser uma empresa credenciada a fazer , posso ser eu desde que saiba fazer.
Não é verdade. Trata-se de uma obra que foi objecto de licenciamento e não pode ser efectuada por si a nível pessoal. Terá de ser efectuada por uma empresa com condições legais para isso. A única formalegalde ser você a fazer é conseguir que as empresa de electricidade, pichelaria, etc. o contratem como trabalhador. Ou então torne-se empresário do ramo.
cumps
José cardoso