Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: ADROatelierNo âmbito da qualidade dos projectos de construção civil, é rarissimo ouvirmos falar de como o maior ou menor desenvolvimento cultural/económico de uma população influencia as escolhas que podem/sabem fazer.
    sou da mesma opinião.
  2.  # 42

    Colocado por: ADROatelier

    A maior parte dos DOs não querem pagar projecto de execução, essa é que é a verdade.
    Há muitos arquitetos e engenheiros competentes que gostariam de fazer, também, esse trabalho.

    Vou até mais longe:
    Fala-se muito da má qualidade do património edificado, das nossas cidades, do espaço publico/privado, etc., associando sempre esta questão aos "maus arquitectos e engenheiros". Dá noticias de parangonas nacionais.
    No âmbito da qualidade dos projectos de construção civil, é rarissimo ouvirmos falar de como o maior ou menor desenvolvimento cultural/económico de uma população influencia as escolhas que podem/sabem fazer.
    Concordam com este comentário:antonylemos,Pedro Barradas
    É uma verdade que há muitos DO que querem tudo ao mais barato. Mas também é verdade que há muito arquitecto que nunca fez um projecto de execução na vida e como tal nem tem muito interesse em apresentar esse serviço.
  3.  # 43

    Colocado por: JoelM

    Isso é daquelas generalizações que carece de factos que a sustentem...


    ó jorgferr, então vens criticar os arquitectos? não sabes que por estes lado os arquitectos nunca se enganam e raramente tem dúvidas e que não existe coisa como um mau arquitecto. aqui são todos excelentes e irrepreensíveis.
  4.  # 44

    Colocado por: JoelM

    Isso é daquelas generalizações que carece de factos que a sustentem...
    Foi experiência prática nas consultas que fiz quando andei para construir casa. E sim não tenho estudos científicos que o provem e você? consegue mostrar algum que indique que todos sabem fazer um projecto de execução com pés e cabeça?
  5.  # 45

    Colocado por: jorgferrÉ uma verdade que há muitos DO que querem tudo ao mais barato. Mas também é verdade que há muito arquitecto que nunca fez um projecto de execução na vida e como tal nem tem muito interesse em apresentar esse serviço.
    também é verdade.. e se lhe pedisse possivelmente nem sabia por onde lhe pegar. nem quanto cobrar.

    Colocado por: JoelM

    Isso é daquelas generalizações que carece de factos que a sustentem...
    muitos colegas nunca fizeram um PE. Muitos nunca chegarão a fazer. Quem nunca fez nenhum, ou coordenou nenhum ver-se-á meio aflito se alguem lhe pedir um.

    um exemplo. quando estive em BCN haviam gabinetes que subcontratavam esse serviço a outros gabinetes, ou arqºs por conta própria. Ora se houvesse um estagiário nesse gabinete ele nunca na vida ia participar sequer num PE.

    Não digo que com algum esforço não seja coisa que não se faça, mas tb muitos pelo preço que cobram jamais te fariam uma coisa em condições. Quanto muito um serie de copy paste .. não existem omeletes sem ovos.
  6.  # 46

    Colocado por: pauloagsantosnão sabes que por estes lado os arquitectos nunca se enganam e raramente tem dúvidas
    .. tb não dormem, apenas descansam as pestanas.
  7.  # 47

    Não saber fazer um PE não faz só por si um arquitecto mau profissional, onde é que afirmei ou dei a entender isso? agora cobrar por um sem o saber fazer é outra coisa, ou fazer uma amostra de PE e cobrar como se um a sério bem feito ai ja o torna mau profissional.

    Mas o tema era que não são só os DOs que não os querem pagar....também há muitos que não os sabem fazer e como tal nem falam deles era esse o ponto.
  8.  # 48

    Colocado por: antonylemostambém é verdade.. e se lhe pedisse possivelmente nem sabia por onde lhe pegar. nem quanto cobrar.

    muitos colegas nunca fizeram um PE. Muitos nunca chegarão a fazer. Quem nunca fez nenhum, ou coordenou nenhum ver-se-á meio aflito se alguem lhe pedir um.

    um exemplo. quando estive em BCN haviam gabinetes que subcontratavam esse serviço a outros gabinetes, ou arqºs por conta própria.



    uma andorinha não faz a primavera, mas louvo a atitude do antonylemos em reconhecer a percepção que muitos de nós temos.
  9.  # 49

    Colocado por: jorgferrNão saber fazer um PE não faz só por si um arquitecto mau profissional,
    penso que ninguem diz isso. Uma coisa é ser mau profissional, outra é saber fazer determinada tarefa. quando andei em BCN haviam gabinetes que por uma razão ou outra subcontratava os PE. Eu cheguei a fazer partes de PE para outros gabinetes em parte time. Havia nesse gabinete alguem a coordenar esses trabalhos.

    Colocado por: pauloagsantos


    uma andorinha não faz a primavera, mas louvo a atitude do antonylemos em reconhecer a percepção que muitos de nós temos.
    um pessoa tem dde ser eealista, eu não sou dono da verdade. mas falo do que vejo e do que sei. Como diz o jorgeferr mau profissional será o que cobra uma coisa e não cumpre. poderão haver muitas razões, ou o não saber, ou o não ter tempo, ou o não ter cobrado o suficiente.seja qual for a razão uma vez prometido tem de se cumprir, caso contrário não se promete.

    quando compras uma banana não queres apenas a casca.

    por acaso sei o trabalho necessário para um PE, e tb sei que um bom PE não é feito por uma pessoa só, mas sim por uma equipe de profissionais. há que coordenar com as especialidades, mauitas vezes isso demora, o projecto avança e recua. Isso custa dinheiro. Isso leva tempo. Isso tem de ser muito bem coordenado entre todos. o DO tem de querer isso.

    para uma casa de 200k nao se vai fazer um PE, não se justificaria o custo na maioria dos casos. (mas existem sempre a exceção á regra). no entanto podem-se fazer elementos de um PE. elementos soltos. caso haja um ou outro detalhe que necessite desse rigor. mas isso não se pode chamar de um PE. deve-se cobrar esse trabalho á parte mas não como PE.

    Imaginemos que o cliente queira uma parede xpto, em pedra e que eu tenha de fazer um estudo e os desenhos para essa parede, os cortes das pedras, estudos de estereotomia etc.. eu cobraria esse estudo. mas não é um PE. é um elemento de um PE. como um MQ tb é um elemento de um PE, ou projectar móveis.. etc etc
    Concordam com este comentário: jorgferr
  10.  # 50

    O antonylemos chegou ao ponto no seu comentário anterior. O DO ás vezes até pode estar disponível para gastar um pouco mais, mas tem de ser o arquitecto a guiá-lo no que é ou não importante. No geral o DO quer algo que lhe permita controlar o custo da obra, minimizando os riscos de derrapagem. Agora se é preciso PE, se basta MQ, CE, etc deve ser na minha opinião o arquitecto a guiá-lo.
    Concordam com este comentário: PJLG, mandrongo
    • PJLG
    • 19 setembro 2018

     # 51

    Colocado por: jorgferrO antonylemos chegou ao ponto no seu comentário anterior. O DO ás vezes até pode estar disponível para gastar um pouco mais, mas tem de ser o arquitecto a guiá-lo no que é ou não importante. No geral o DO quer algo que lhe permita controlar o custo da obra, minimizando os riscos de derrapagem. Agora se é preciso PE, se basta MQ, CE, etc deve ser na minha opinião o arquitecto a guiá-lo.
    Concordam com este comentário:PJLG


    Totalmente de acordo... Um arquitecto deveria ser o primeiro a alertar o DO para esses serviços e as vantagens em obra. MAS, deve ter "boa fe" nesse acto (informar o cliente) para depoi nao "espetar" ao DO, por exemplo, um projecto de execuçao "copy paste" de um projecto parecido.
  11.  # 52

    Colocado por: antonylemospara uma casa de 200k nao se vai fazer um PE, não se justificaria o custo na maioria dos casos.


    agora dou razão ao JoelM

    Colocado por: JoelMIsso é verdade se tivermos a trabalhar com um bom empreiteiro, porque à falta de detalhes o empreiteiro faz como lhe apetece (ou como sempre fez) e fica à sorte de lhe calhar um bom ou mais profissional.


    após andar aqui tanto tempo a ouvir da importância de um PE, assim que o meu arquitecto me apresentou a proposta de honorários, eu pedi logo este elemento.

    antonylemos, porque diz que não se justica o custo? eu como leigo, tenho a impressão que o custo de PE é uma coisa variável que depende do tamanho da obra. Obra maior, PE mais caro, Obra menor, PE mais baratucho, mas mesmo assim uma mais valia.
  12.  # 53

    Colocado por: antonylemosara uma casa de 200k nao se vai fazer um PE, não se justificaria o custo na maioria dos casos. (mas existem sempre a exceção á regra). no entanto podem-se fazer elementos de um PE. elementos soltos. caso haja um ou outro detalhe que necessite desse rigor. mas isso não se pode chamar de um PE. deve-se cobrar esse trabalho á parte mas não como PE.

    Imaginemos que o cliente queira uma parede xpto, em pedra e que eu tenha de fazer um estudo e os desenhos para essa parede, os cortes das pedras, estudos de estereotomia etc.. eu cobraria esse estudo. mas não é um PE. é um elemento de um PE. como um MQ tb é um elemento de um PE, ou projectar móveis.. etc etc

    Exacto.
  13.  # 54

    ****.. vem para cá trabalhar.. por conta própria, ou como gestor de atelier, depois conta-nos como é.

    Abrçao

    PS: nem os estrangeiros querem pagar isso ( UK, Belgas, Holandeses, alemães, etc...) não é uma questão "tuga" ( detesto esta palavra, é depreciativa do povo português...)
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  14.  # 55

    existem clientes e cliente, por isso tb disse que nao se justificaria 'na maioria dos casos' existem casos onde o cliente tem standards de qualidade eleveados mesmo com uma casa dentro dos valores normais.

    Um projecto é sempre concebido como um todo. (digo eu, n posso falar por mais ninguem)mas depois o cliente não quer mais do que aquilo básico que apenas serve para a burocracia da CM. no fundo o projecto fica a meio
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  15.  # 56

    Colocado por: Pedro Barradas****.. vem para cá trabalhar.. por conta própria, ou como gestor de atelier, depois conta-nos como é.

    Abrçao

    PS: nem os estrangeiros querem pagar isso ( UK, Belgas, Holandeses, alemaes, etc...) não é um a questão "tuga" ( detesto esta palavra, é depreciativa do povo português...)
    Concordam com este comentário:ADROatelier


    Mas isto é fácil de explicar, um DO pensa, vou gastar 200k num imóvel, um PE e fiscalização associada custa mais 10k. É barato? É caro? Não sei, mas são mais 5% do custo, e a malta pensa prefiro dar isso ao empreiteiro e ele fazer umas coisas melhores ou mais uns extras... Isto porque também se parte do princípio que o empreiteiro é uma pessoa honesta, quando na realidade só se descobre isso durante ou no fim da obra.

    Ainda no outro dia, falava com um amigo que é engenheiro civil, professor doutorado no ISEL, e tb têm QQ relação com o LNEC e falei-lhe na fiscalização e da a importância (que para mim é importante principalmente ao nível, fundações, impermeabilização, estrutura e isolamento), e não é que ele neste tipo de obras desvalorizou por completo!!! Confesso que fiquei admirado.

    Mas provavelmente, e ao contrário do que é a amostra aqui do fórum, é a própria classe profissional que não explica essa importância ao DO em fase de projeto.
  16.  # 57

    Colocado por: NTORIONMas isto é fácil de explicar, um DO pensa, vou gastar 200k num imóvel, um PE e fiscalização associada custa mais 10k. É barato? É caro? Não sei, mas são mais 5% do custo, e a malta pensa prefiro dar isso ao empreiteiro e ele fazer umas coisas melhores ou mais uns extras... Isto porque também se parte do princípio que o empreiteiro é uma pessoa honesta, quando na realidade só se descobre isso durante ou no fim da obra.


    depois tb existe aqueles que pensam que a obra fica por 150k, e como o dinheiro é curto começam logo a poupar no projecto e depois acabam com a obra nos 200k
    Concordam com este comentário: antonylemos
  17.  # 58

    É a cultura de uma sociedade... leva muito tempo a mudar.
    A maior parte das melhorias no parque habitacional português e na qualidade da construção em Portugal só aconteceram porque são obrigatórias.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, NTORION
  18.  # 59

    Para quê explicar e "forçar"... se o vizinho, o amigo, o primo não precisou NADA disso.. e ficaram todos satisfeitos...
    Concordam com este comentário: NTORION, ADROatelier, antonylemos
  19.  # 60

    Para mais, ao explicitar e insistir, por vezes pensam logo que o arquitecto quer fazer o PE para ganhar mais dinheiro....
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas
 
0.0262 seg. NEW