Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Sigo este forum acerca de 2 anos. Por diversas vezes pensei registar-me no forum para participar/colocar algumas duvidas que me surgiram. Registei-me apenas hoje, face a "intranquilidade" (para nao chamar outro nome..) sobre um problema que passo abaixo a explicar.
    Em Setembro de 2017, decidimos avançar para a construção de uma moradia (ja tinhamos terreno) e no final de Outubro, contratamos o serviço de Arquitectura e Especialidades.
    Durante a negociação dos Serviços, o Arquitecto sempre se mostrou muito prestável. Sempre disponível para atender-nos (por telefone ou presencialmente no seu gabinete) para clarificar as nossas duvidas.

    Assinado o contrato de prestaçao de serviços, a sua disponibilidade ficou menos "disponível" para o Cliente "Platibanda" :-)
    Entre chamadas nao atendidas/devolvidas, chamadas atendidas comprometendo-se com respostas "ate ao final" do dia (verdade seja dita, nao me disse em que dia era... :-) ), emails nao respondidos, teimar em determinadas soluçoes e ser "apanhado na curva" (mentiras), la se consegiu ter a arquitectura aprovada no fim de Maio.

    Segundo o contrato de prestaçao de serviços, um mes depois da aprovaçao da arquitectura, o Arquitecto devia fazer entrar na CM as especialidaes.

    Serem entregues no inicio de Julho ou a meio, para mim nao me fazia qq tipo de "comichao". Acontece que estamos em Setembro e nao faço ideia sequer se as especialidaes ja foram feitas ou nao.

    A atençao ao seu Cliente "Platibanda" piorou.. Inclusive, ja lhe fui bater a porta do gabinete e nao estava. Apenas estavam os sues funcionarios e o seu carro estacionada á porta do gabinete... Mas, o arquitecto nao..

    Com base nos prazos estabelecidos na prestaçao de serviços, posso rescindir o contrato com o Gabinete. No entanto, tenho uma grande duvida:

    O que fazer para dar seguimento ao projecto na CM?

    È certo que tenho de contratar outro Arquitecto/Gabinete. Mas como posso ver livre deste, uma vez que tem termos de responsbilidade assinados (projecto de arquitectura)?.

    Alguem dio forum me pode dar uma dicas?

    Agradeça a vossa ajuda/atençao.
    Abraço
    JL
    • emad
    • 6 setembro 2018

     # 2

    Ja lhe pagou tudo? Gosta do projecto?
    Eu cá mandava tudo para o cara@@@@lho e começava tudo de novo.
    Mas com o novo arquitecto estabelecia pagamentos dos honorários por fases. Tipo. 1/3 quando o projecto estiver do agrado dos clientes. O 2/3 quando estivesse aprovado. E o 3/3 quando as especialidades estivessem na Câmara e aprovadas.
    Concordam com este comentário: GMCQ
  2.  # 3

    Ola emad,

    Sim, o projecto acabou por ficar a nosso gosto.
    Houve algumas "marteladas pelo meio" e "umas caralhxx" pro ar e resultou em um projecto a nosso gosto.
    Quantos aos pagamentos, o mesmo é faseado. Agora, falta apenas pagar as especialidades que apenas serao pagas quando a licença na mao.
  3.  # 4

    O problema (desconfio..) é que, agora, estamos em uma nova fase de loucura imobiliaria...o Gabinete tem meia duzia de funcionarios e o que me parece, é que devem existir outros cliente mais interessante (€€€€€) do que o "Platibanda" e por isso ha que dar prioridade.. quem elhe faz especialidades é amigo... como tal, tambem desconfio que o amigo deva estar atolado de trabalhos mais interessantes (€€€€)...
  4.  # 5

    Acho que um email a ameaçar uma queixa na ordem (OA) poderia abanar-lhe o juízo...

    Fique desde já a saber que, para construir e orçamentar a sua obra, vai precisar de elaborar os mapas de medições e de quantidades e eventualmente um projeto de execução que os acompanhe, elementos que certamente esse arquiteto não tem disponibilidade para si.
    Eu procurava desde já obter todos os projetos aprovados (incluindo especialidades quando estiverem) em formato editável (autocad) para que possa fornecer a uma nova equipa mais competente.
    • emad
    • 6 setembro 2018

     # 6

    Parece que agora com as vacas gordas há trabalho a mais para os arquitectos que temos. Mais uma classe que emigrou.
    Daqui a pouco os arquitectos vão ser tão bem pagos, que nao vão haver clientes para eles.
  5.  # 7

    Build2Being,

    Estava a ler o topico aqui ao lado: https://forumdacasa.com/discussion/57545/1/projecto-finalmente-aprovadoe-agora/
    Se eu fosse de Sesimbra, era bem possivel que o arquitecto fosse o mesmo..
    Sim tem razao quanto aos mapas e projecto mais detalhado, Tenho isso em mente. Neste momento, tenho que livrar-me do problema actual. Caso rescinda, tem ideia o que devo fazer na CM? A minha preocupação e dar continuidade ao projecto..
  6.  # 8

    Emad,

    Acredito que, para os trabalhos/projectos que existem actualmente temos bons e suficientes arquitectos para os executarem. O pior é que uns gostam de "encher prato ate transbordar". Como nao tem estômago (estrutura) para comer tudo, o que "vai ficando no prato" vai azedando... quando passa a fase do "cheirar mal", despacham esse "pedaço de comida" com "copy paste" e ja está. Passa para ca o honorarios e faz-te a vida!
  7.  # 9

    Colocado por: platibandaCaso rescinda, tem ideia o que devo fazer na CM? A minha preocupação e dar continuidade ao projecto..

    Pede ao actual arquitecto uma declaração para que outro técnico continue o projeto.
    Caso ele se recuse a passar, diz que vai participar à OA
    Se tem a arquitectura aprovada já não necessita dele para nada. Manda executar as especialidades a outros técnicos
    • emad
    • 6 setembro 2018

     # 10

    É por estas e por outras que eu nunca quis construir. Construir só tem um momento bom. E só é bom quando conseguimos chegar lá. O Fim.
  8.  # 11

    Colocado por: zedasilva
    Pede ao actual arquitecto uma declaração para que outro técnico continue o projeto.
    Caso ele se recuse a passar, diz que vai participar à OA
    Se tem a arquitectura aprovada já não necessita dele para nada. Manda executar as especialidades a outros técnicos


    zedasilva,

    Juntamente com as especialidades, quero entregar uma alteraçao da arquitectura (moradia aumentou 1,2m de comprimento). O novo tecnico/arquitecto pode efectuar?
  9.  # 12

    Colocado por: emadJa lhe pagou tudo? Gosta do projecto?
    Eu cá mandava tudo para o cara@@@@lho e começava tudo de novo.
    Mas com o novo arquitecto estabelecia pagamentos dos honorários por fases. Tipo. 1/3 quando o projecto estiver do agrado dos clientes. O 2/3 quando estivesse aprovado. E o 3/3 quando as especialidades estivessem na Câmara e aprovadas.
    Concordam com este comentário:GMCQ
    Faca uma sondagem no fórum para ver quantos aceitavam esse método de pagamento lol
  10.  # 13

    Colocado por: platibanda(moradia aumentou 1,2m de comprimento)

    Tem a certeza que continua a cumprir afastamentos e indices de construção?

    Colocado por: platibandaO novo tecnico/arquitecto pode efectuar?

    Sim.
  11.  # 14

    zedasilva,

    Sim, cumpre os afastamentos e índices de construção. Ajustei/melhorei o posicionamento de um WC e da lavandaria.
  12.  # 15

    Colocado por: jorgferrFaca uma sondagem no fórum para ver quantos aceitavam esse método de pagamento lol


    no meu está a ser:

    • 15% do valor com a assinatura do contrato
    • 25% do valor com a apresentação do estudo prévio do projecto de arquitectura
    • 20% do valor com a conclusão do projecto de arquitectura
    • 10% do valor com a aprovação do projecto de arquitectura
    • 25% do valor com a conclusão dos projectos de especialidades
    • 5% do valor de com a aprovação dos projectos de especialidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário: platibanda
  13.  # 16

    Colocado por: platibandaSim, cumpre os afastamentos e índices de construção

    Nesse caso é pacifico.
    Para não atrasar o processo, faça aprovar as especialidades e levante a licença, depois é que mete o licenciamento dessas alterações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: platibanda
  14.  # 17

    Colocado por: pauloagsantos

    no meu está a ser:

    • 15% do valor com a assinatura do contrato
    • 25% do valor com a apresentação do estudo prévio do projecto de arquitectura
    • 20% do valor com a conclusão do projecto de arquitectura
    • 10% do valor com a aprovação do projecto de arquitectura
    • 25% do valor com a conclusão dos projectos de especialidades
    • 5% do valor de com a aprovação dos projectos de especialidades
    Estas pessoas agradeceram este comentário:platibanda
    As especialidades só valem 30% bolo todo? Hmmmm
  15.  # 18

    Eu tive algo parecido.... em contratei pagamentos em %, após muita água, na altura de meter o projecto há câmara o arquiteto decidiu abandonar o barco.. e deixou me completamente agarrado.
    E dizia me que o projecto era dela e não me podia entregar a mim para outro arquitecto entregar há câmara. Não sei se isto é legal porque paguei o projecto na totalidade, ficando apenas 10% para acompanhamento de obra.

    No entanto tive que pagar esses 10% para ele me dar o projecto, para o outro outro arquitecto meter na câmara.

    Não sei se isto é legal...
  16.  # 19

    Colocado por: platibandaSim tem razao quanto aos mapas e projecto mais detalhado, Tenho isso em mente. Neste momento, tenho que livrar-me do problema actual. Caso rescinda, tem ideia o que devo fazer na CM? A minha preocupação e dar continuidade ao projecto..

    O problema existe porque você é requerente de um projeto já aprovado e cujos direitos de autor e termo de responsabilidade pertencem ao "dito cujo".
    A ser franca, nem sei se a queixa na OA conseguiria interpelar a seu favor em termos camarários, no contexto de anular ou rejeitar o termo de responsabilidade. Talvez pudesse colocar essa questão à ordem e averiguar a resposta.

    Tive uma situação exatamente igual, com engenheiros, projetos nem vê-los, prazos além do estipulado em contrato, aliás, até tive mais problemas porque o meu projeto foi adulterado por eles para cumprir o projeto térmico... enfim, resumindo, cheguei a um ponto de tal saturação que lhes comuniquei várias vezes que iria efetuar queixa até dizer-lhes que tinha efetuado a queixa (não o fiz embora merecessem).
    Mas só assim é que consegui finalmente que me terminassem os projetos.

    Caro @platibanda, acho que que deveria, fosse por que meio fosse, conseguir saber em que estado estão os projetos de especialidades: se iniciados ou por iniciar, exigir o término ou anulação por direito, exigindo a devolução dos honorários inerentes às especialidades.
    Quanto à arquitetura, ou aceita o projeto aprovado e o "dito cujo" como autor, ou pede gentilmente que ele ceda os direitos de autor (as câmaras têm um formulário para substituir o técnico autor de projeto) e das duas 1: arranja um arquiteto que assine o projeto aprovado ou faz tudo de novo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ALMEIDAM, platibanda
  17.  # 20

    Colocado por: JurassikNão sei se isto é legal...

    Não!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jurassik
 
0.0162 seg. NEW