Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    É a primeira vez que participo e isto porque não encontrei nada relacionado com a minha questão.
    Foi feita a avaliação do meu apartamento e de uma forma muito resumida, não concordo em absoluto com o valor atribuido pois é baixo para o tipo de apartamento e para os imoveis á venda na zona.
    Quando recebi o relatorio, e aqui é que pretendia que me dissessem se isto faz algum sentido, qual o meu espanto quando nos calculos, fazem 93m2 X 1150€ e depois separam as varandas e calculam 32m2 X 300€ (???) a seguir calculam a garagem com 13m2 X 454€
    Ou seja o apartameno tem área total com varandas de 125 m2 e garagem. Então mas as varandas valem menos que a garagem? Valem menos que a area util porquê?
    Gostava que alguém pudesse dar opiniões sobre este tema.
    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    Regra geral as varandas e a garagem não têm acabamentos comparáveis aos do resto da casa (muitas vezes não têm acabamentos de qualquer espécie) e por isso são avaliadas por um valor muito inferior ao do resto do imóvel. É perfeitamente normal.
  3.  # 3

    Colocado por: samuraiOu seja o apartameno tem área total com varandas de 125 m2 e garagem. Então mas as varandas valem menos que a garagem? Valem menos que a area util porquê?


    podes viver num apartamento sem varandas e sem garagem, mas não podes viver numa varanda ou numa garagem


    Colocado por: samurainão concordo em absoluto com o valor atribuido pois é baixo para o tipo de apartamento e para os imoveis á venda na zona.


    as pessoas são livres de vender pelo preço que quiserem, mas não é por pedirem um determinado valor por um apartamento que justifique que ele vale esse valor.

    esses aparamentos que estão à venda por preços superiores ao da sua avaliação tem procura? se sim tv a sua avaliação esteja baixa. se não tem procura secalhar está correcta.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  4.  # 4

    Sim, separam os valores. A mim fizeram 300€/m2 para cave e 250€/m2 para varandas... Também não concordo em nada com essa avaliação porque não se praticam esses preços em lado nenhum....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: samurai
  5.  # 5

    Agradeço os comentários até agora. Mas ainda assim, o apartamento foi avaliado há cerca de 10 anos por 156,000€ e agora 122,000€. Ora não havendo nada de anormal desde dessa altura, é claramente baixo. Quanto ás varandas, uma delas tem vista mar! 300€ é mesmo muito baixo. Parece-me mais uma avaliação ``encomendada´´ pelo banco.
    Obrigado,
  6.  # 6

    Colocado por: samuraiavaliação ``encomendada´´ pelo banco.


    Sim, eu tenho para mim que há bancos a cortar nas avaliações... ainda por cima para valores disparatados! Reclame. Eu reclamei e lá subiram qualquer coisa..

    Se não é indiscrição, qual o seu banco?
  7.  # 7

    Colocado por: samuraiAgradeço os comentários até agora. Mas ainda assim, o apartamento foi avaliado há cerca de 10 anos por 156,000€ e agora 122,000€. Ora não havendo nada de anormal desde dessa altura, é claramente baixo. Quanto ás varandas, uma delas tem vista mar! 300€ é mesmo muito baixo. Parece-me mais uma avaliação ``encomendada´´ pelo banco.
    Obrigado,
    Só para efeitos de comparação por quanto o comprou e por quanto o quer vender?
  8.  # 8

    Que interesse teria o banco em "contratar" uma avaliação abaixo do valor pretendido? Acho até que as avaliações passaram a ser feitas por entidades externas porque o banco fazia precisamente o contrário, subia aos potes as avaliações pra conseguir amarrar o cliente com um excelente negócio "Olha aqui todo o dinheiro que te vou emprestar e me vais devolver quase o dobro :D".

    No meu caso a avaliação da casa foi 20mil euros acima do valor pedido pela proprietária, um apartamento usado, de 1985. A minha irmã comprou uma casa novinha e folha cuja avaliação foi 50mil abaixo do valor pedido pelo construtor... Caso a pessoa não tenha margem de manobra fica sem conseguir concretizar o negócio, acho que o banco não ganha nada com isto.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  9.  # 9

    Pois ganhar não ganha, mas a verdade é que já não são 2 nem 3 casos de avaliações abaixo do valor de mercado, quando comparado com casas ao lado...
  10.  # 10

    Colocado por: FlavitaPois ganhar não ganha, mas a verdade é que já não são 2 nem 3 casos de avaliações abaixo do valor de mercado, quando comparado com casas ao lado...
    Eu acho que eles estão com receio do ciclo virar e vir tudo de novo por ai abaixo tipo castelo de cartas. T3 usados na nossa zona por 350 000 que se vendiam há 4 anos por 180 000 e custaram novos entre os 200 e 220 000. Eu acho que tem de haver um meio termo e claramente não o está a haver.
  11.  # 11

    Colocado por: FlavitaPois ganhar não ganha, mas a verdade é que já não são 2 nem 3 casos de avaliações abaixo do valor de mercado, quando comparado com casas ao lado...


    é pedir nova reavaliação para o banco/avaliador ganhar mais uns trocos e pronto,crédito aprovado
  12.  # 12

    Sim... é verdade! Era ótimo se essa contenção ajudasse a reduzir o preço das casas, mas o que acontece é que as famílias deixam de conseguir crédito para uma casa e têm de se desenvencilhar e arrendar ao preço do ouro. Tenho 2 amigas à procura de T1 na nossa zona e não encontram nada abaixo dos 700/800€. Desde quando nos tornámos Paris??
  13.  # 13

    Colocado por: FlavitaPois ganhar não ganha, mas a verdade é que já não são 2 nem 3 casos de avaliações abaixo do valor de mercado, quando comparado com casas ao lado...


    As avaliações são feitas com base em vários fatores. Um desses fatores é o preço pelo qual as casas efetivamente são vendidas (não o preço pelas quais elas estão anunciadas na net). 99% das vezes que vê uma casa à venda por um valor, a casa não é vendida por esse valor mas por outro mais baixo.

    Isto para não falar de outras dezenas de fatores que podem fazer baixar o preço da sua habitação face à da sua vizinha.

    Trabalho num banco à quase 10 anos e garanto-lhe que as avaliações são feitas por entidades externas e independentes, e que o banco "não corta nas avaliações". Se o banco não lhe quiser emprestar dinheiro, diz simplesmente que não lhe empresta o dinheiro, não precisa de avaliações para dizer que não. Os bancos são entidades privadas e emprestam dinheiro a quem acharem que tem capacidades para o pagar de volta, não precisam de inventar desculpas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Pedro Barradas
  14.  # 14

    Então, pedrosslp, se calhar os avaliadores externos é que não são grande coisa, se acham que se constroem casas a 500€/m2 na zona de Cascais, quando, na realidade, o mínimo anda nos 850€... Não é honesta uma avaliação feita dessa forma, parece-me até criminoso!
  15.  # 15

    A questão é que olhando para o relatório de avaliação, não percebo nem é claro como se chega ao valor de 1150€/m2 x 93m2 e no caso das varandas 300€/m2. Porquê? Não é claro, não é transparente. O apartamento tem 15 anos, está em óptimo estado, enfim...E já agora como passa de uma avaliação de 156.000€ para 122.000€ em 10 anos (ultima avaliação feita em 2008). O apartamento continua igual.
  16.  # 16

    Colocado por: Flavita

    Sim, eu tenho para mim que há bancos a cortar nas avaliações... ainda por cima para valores disparatados! Reclame. Eu reclamei e lá subiram qualquer coisa..

    Se não é indiscrição, qual o seu banco?


    Santander
  17.  # 17

    Se passasse de 156.000 para 200.000 ja estava bem ?
    Concordam com este comentário: jorgferr, desofiapedro, Diogo999
  18.  # 18

    Colocado por: samuraiA questão é que olhando para o relatório de avaliação, não percebo nem é claro como se chega ao valor de 1150€/m2 x 93m2 e no caso das varandas 300€/m2. Porquê? Não é claro, não é transparente. O apartamento tem 15 anos, está em óptimo estado, enfim...E já agora como passa de uma avaliação de 156.000€ para 122.000€ em 10 anos (ultima avaliação feita em 2008). O apartamento continua igual.
    A diferenciação entre varandas e a área habitável é normal, há muitos anos que é assim, assim como arrumos/garagem é normal. Os 93 m2 deve ter sido a "olhometro" se não consultou plantas a área que considerou habitável. O banco como já foi dito empresta se quiser a quem quiser e não como as pessoas querem, seja justo ou injusto
  19.  # 19

    Colocado por: larkheSe passasse de 156.000 para 200.000 ja estava bem ?
    Concordam com este comentário:jorgferr
    É curioso que o user não respondeu à minha pergunta sobre por quanto comprou e por quanto quer vender...
  20.  # 20

    Colocado por: samuraiSantander


    Pois...
 
0.0196 seg. NEW