Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: jorgealvesNaquele caso são 2 acumuladores, um com 500litros e outro com 400 litros.
    1 vaso de expansão para o solar, outro para o circuito de climatização e outro para o circuito do recuperador, as AQS não têm vaso de expansão.
    e 5 bombas circuladoras
    • NPRP
    • 18 setembro 2018

# 82

Colocado por: Sergio Rodriguese 5 bombas circuladoras

Minha nossa...quanta maquinaria... se as coisas dão problemas... dá medo de mexer...já agora, o que faz um vaso de expansão? Conseguem explicar de forma simplista?
    • eu
    • 18 setembro 2018

# 83

Colocado por: NPRPMinha nossa...quanta maquinaria... se as coisas dão problemas...

É por isso que muitas vezes as melhores soluções são as mais simples, mesmo que sejam menos eficientes.
    Concordam com este comentário: tozepalma, DR1982, hangas
  2.  # 84

Colocado por: eu
    É por isso que muitas vezes as melhores soluções são as mais simples, mesmo que sejam menos eficientes.
    aquela instalação é muito simples de básica.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    • emad
    • 18 setembro 2018

# 85

Colocado por: NPRP
    É preciso uma divisão da casa só para tanta maquinaria!!
    Concordam com este comentário:eu

Isso com um RC e radiadores fazia a festa com 5k.
    E nao era preciso fazer uma divisao para servir de casa das máquinas.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  3.  # 86

Minha nossa...quanta maquinaria... se as coisas dão problemas... dá medo de mexer...já agora, o que faz um vaso de expansão? Conseguem explicar de forma simplista?
    "absorve" o volume de água que aumenta ou diminui consoante a temperatura
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  4.  # 87

Colocado por: jorgealvesaquela instalação é muito simples de básica.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues
    não é qualquer um que o faz
  5.  # 88

Colocado por: emad
    Isso com um RC e radiadores fazia a festa com 5k.
    E nao era preciso fazer uma divisao para servir de casa das máquinas.
    Concordam com este comentário:tozepalma
    só não faz é o mesmo mas é uma opção ainda que não seja por 5k€.

Esta foi mais uma das que não arrefeceu durante o verão segundo a opinião de alguns, no entanto d nyro de cada sempre se esteve bem, radiadores a arrefecer é um bocadinho nada difícil.
    • tmmc
    • 18 setembro 2018 editado

# 89

Colocado por: Sergio Rodriguesnão é qualquer um que o faz

Isso em certos paises, os nordicos por ex. é estilo "peanuts".

Ja para nao falar em centrais de produçao de aqs e aquecimento urbanas.
    • emad
    • 18 setembro 2018

# 90

Colocado por: jorgealvessó não faz é o mesmo mas é uma opção ainda que não seja por 5k€.

Esta foi mais uma das que não arrefeceu durante o verão segundo a opinião de alguns, no entanto d nyro de cada sempre se esteve bem, radiadores a arrefecer é um bocadinho nada difícil.

O homem vai construir a 2,5 kms do mar e acha que vai precisar de arrefecer? Com isolamento nos dias de hoje e vaos protegidos, a necessidade será quase nula.
    Eu estou a 16 kms do mar e este ano com a semana dos 40 graus, nao foi preciso arrefecer.
    • emad
    • 18 setembro 2018 editado

# 91

Eu fazia assim. RC apenas.
    Fazia aproveitamento das saidas para os quartos. Se for rc+ 1 piso, colocava as grelhas nos quartos no chao.
    Se calhar com 2k fazia a festa.
      opening-up-floor-vent-heater-horizontal-photo-female-hand-red-oak-floors-background-34197460.jpg
      05-175-005-53-01_PT-PT-200x200.png
    • NPRP
    • 19 setembro 2018

# 92

Colocado por: emadEu fazia assim. RC apenas.
    Fazia aproveitamento das saidas para os quartos. Se for rc+ 1 piso, colocava as grelhas nos quartos no chao.
    Se calhar com 2k fazia a festa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP
      opening-up-floor-vent-heater-horizontal-photo-female-hand-red-oak-floors-background-34197460.jpg
      05-175-005-53-01_PT-PT-200x200.png

A ideia é boa, mas a casa será um pouco grande e um RC com radiadores de parede ou de chão (apenas) não garantirá uma solução de aquecimento central permanente. Ou melhor, o mais próximo disso seria mesmo estar permanentemente a meter lenha e a tirar cinza...Também acredito que as minhas necessidades de arrefecimento vão ser poucas ou nenhumas, mas a meter PRH já ficava preparado par isso... enfim, muitas dúvidas que em última instância, quem vai decidir vai ser o €€€€€€ disponível.
    Concordam com este comentário: ricardo33020
    • emad
    • 19 setembro 2018 editado

# 93

A ideia é boa, mas a casa será um pouco grande e um RC com radiadores de parede ou de chão (apenas) não garantirá uma solução de aquecimento central permanente. Ou melhor, o mais próximo disso seria mesmo estar permanentemente a meter lenha e a tirar cinza...Também acredito que as minhas necessidades de arrefecimento vão ser poucas ou nenhumas, mas a meter PRH já ficava preparado par isso... enfim, muitas dúvidas que em última instância, quem vai decidir vai ser o €€€€€€ disponível.
    Concordam com este comentário:ricardo33020

Que area bruta terá a casa? É rc apenas? Qual o orçamento total previsto que tem para construir?
  6.  # 94

Concordam com este comentário:ricardo33020
    o k vai influenciar mais em estar a colocar permanentemente lenha são as necessidades da casa
  7.  # 95

o recuperador escolhido tem muita influencia nesta opçãp pois se for um modelo mais elegante e com pouca capacidade não vai dar conta do assunto.
  8.  # 96

Colocado por: emadnos quartos no chao
    isso ao fim de uns anos é uma nogueira no interior com cheiros nada agradáveis.
    • NPRP
    • 19 setembro 2018

# 97

Que area bruta terá a casa? É rc apenas? Qual o orçamento total previsto que
    tem para construir?

Que area bruta terá a casa? É rc apenas? Qual o orçamento total previsto que tem para construir?

Cerca de 200 m2 , mais 60 m2 para garagens e casa das máquinas, r/c e 1º andar... quanto ao orçamento ainda depende de alguns factores que não vou aqui anunciar, mas faço a conta para 850 a 900 € o metro quadrado e 450-500€ para a área das garagens..
    • NPRP
    • 19 setembro 2018

# 98

Colocado por: jorgealvesisso ao fim de uns anos é uma nogueira no interior com cheiros nada agradáveis.

Colocado por: jorgealveso recuperador escolhido tem muita influencia nesta opçãp pois se for um modelo mais elegante e com pouca capacidade não vai dar conta do assunto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NPRP

Ò Jorge, pelos vistos elegância não é sinônimo de eficiência!! Está mal....😉
  9.  # 99

Ò Jorge, pelos vistos elegância não é sinônimo de eficiência!! Está mal....😉
    não confundir eficiência com potência.
  10.  # 100

Colocado por: jorgealvesnogueira
    nozeira

0.0357 seg. NEW