Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Se gosta da zona de refeições na cozinha, porque não coloca o balcao entre a cozinha e sala?
    Assim não ficaria virado para a parede.
  2.  # 22

Colocado por: ADROatelierSe gosta da zona de refeições na cozinha, porque não coloca o balcao entre a cozinha e sala?
    Assim não ficaria virado para a parede.

Essa chegou a ser uma opção, mas a minha mulher quer ter a opção de isolar a cozinha (com a tal porta de correr).
    Tendo este requisito de isolar a cozinha não estou a ver como poderia colocar uma disposição diferente?
  3.  # 23

1ª intervenção/ opção que o arquitecto deve considerar/ estudar...
    No local da escada mete o atrio de entrada da casa, na fachada oposto mete o acesso vertical (colado ao edifício geminado)
    Será viável a minha ideia?
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  4.  # 24

Pessoalmente, também prefiro a cozinha que se pode fechar. Há muitas coisas no openspace que funcionam bem nas fotografias/imagem de revista, mas que depois não se coadunam com a vivencia cultural portuguesa.

A cozinha não é muito grande.

Começando por outras alterações, talvez consiga chegar a outro layout de cozinha. Veja:

A sugestão do colega Pedro Barradas é muito pertinete. É do geminado que vem todos os barulhos e é aí que não podemos abrir janelas.
    Neste momento, no projecto, tem as escadas viradas para uma das areas nobres no terreno, o que não faz sentido.
  5.  # 25

Colocado por: silva324(será que faz sentido ter a sala de estar virada para a Rua?)

na minha cabeça faz.

eu prefiro o contrario, ter a sala virada para a zona mais reguardada do terreno, no entanto quando essa zona está virada a norte, rapidamente abdico dessa preferencia.

a observação da escada do Pedro Barradas é pernitente.

a disposiçao das divisões foi da inteira autoria do arquitecto ou teve dedo seu? estou a achar estranho alguem experiente fazer essa distribuição
  6.  # 26

E lembrando um comentário meu anterior...Segundo a planta anterior, se a zona vermelha é o polígono máximo de implantação, temos contrução que extravasa o mesmo... também não entendo porquê!|!!?
  7.  # 27

Colocado por: JoelM

No meu entender e uma vez que tem ainda terreno na parte da frente da casa, a cozinha e a sala de estar estão nos locais errados. O alpendre para parar o carro em frente a casa também vem "estragar" o melhor alçado em termos de exposição solar...

A cozinha mais parece um corredor com um balcão de cada lado e a sala de jantar na posição que está praticamente não terá luz natural!

Penso que a posição/forma da escada não favorece a construção já de si bastante limitada pelo tamanho do lote e poligno de implantação!

É um caso que a meu ver merecia mais dois ou três estudos de distribuição interna antes de avançar para uma planta mais detalhada!

A escada está bem desenhada. Fica a meio da habitação, favorecendo as zonas de distribuição do piso superior. Poderia era ser estudado o caso em que a escada fica do lado do prédio vizinho geminado.

O carro tem que entrar por algum lado....

A cozinha não me incomoda nada, acho muito funcional, embora se tivesse pelo menos 16,00m2 era melhor.
  8.  # 28

A meu ver contra o prédio vizinho é o lugar ideal, e mais uma vez, não tenho assim tantas certezas que essa seja a melhor forma para a escada...

neste momento tem duas entradas, uma para a garagem e outra para esse alpendre, dada a falta de espaço, a meu ver não é de todo a melhor opção.

A nível pessoal, já vivi numa casa com uma cozinha com um design parecido, e posso dizer que é tudo menos agradável (pelo menos para mim)

Neste tipo de intervenção, qual seria a melhor escada, na sua opinião?
    É verdade, não tinha reparado que há duas entradas para carros.
    O que incomoda nesta cozinha? Prefere "em L"?
  9.  # 29

Se a escada for L, nunca ficará tão ampla com a escada em "U". Este tipo de escada funciona muito bem nestas situações.

A escada de tiro também não é opção neste caso.
  10.  # 30

E na minha opinião, a escada ainda tem outro problema, pois parece ter um envidraçado ao longo dos dois pisos (carece de alçado para confirmar). Ora isso não só vai custar um dinheirão, como não tem qualquer utilidade, pois nunca se vai sentar nos degraus a ver as vistas...
  11.  # 31

Disperso e mal resolvido?
    Também não exageremos.

Ainda gostava de ver o que é um bom projecto aqui pelos parâmetros no nosso forum.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 32

Colocado por: mandrongonão só vai custar um dinheirão, como não tem qualquer utilidade, pois nunca se vai sentar nos degraus a ver as vistas...

fora as questoes de falta de privacidade das zonas intimas.. é daqueles cliches.... enfim...
  13.  # 33

@AdroAtelier Penso que nos ultimos anos que tenho acompanhado o forum e tendo em atenção que surgem 2 ou 3 projectos por semana , só vi dizerem bem (nos ultimos 6 ou 7 anos ja nem sei ) de 2 ou 3 projectos neste tempo todo ....

Por isso o parâmetro padrão do forum é elevadíssimo :)
  14.  # 34

Colocado por: larkhePor isso o parâmetro padrão do forum é elevadíssimo :)

é normal, pq a planta cai aqui um pouco de paraquedas, sem explicação do programa/necessidades do cliente. Neste caso, estamos a comentar o facto das janelas estarem viradas a norte, mas sabemos lá que foi um requisito do cliente, ter a sala virada para a traseira do terreno para usufruir do espaço exterior? ou porque tem uma vista espectacular?
    reparem que o melhor alçado tb é o acesso à garagem na cave, para colocar janelas na sala nessa parede, a sala não ia comunicar com o exterior.

do nosso ponto de vista existem sempre coisas que nós fariamos de forma diferente.

eu como leigo mudava tambem no R/C a localização da sala com a cozinha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  15.  # 35

Colocado por: JoelMdiscuto os mesmos com os meus colegas em busca de uma visão diferente e para que estes coloquem questões/problemas que quem está demasiado por dentro do projecto não vê!

Em continuação do que se passou durante a formação, nas aulas de Projecto....
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  16.  # 36

denho apenas duas perguntas, a primeira é repetição de uma do Pedro, isso cumpre o poligono de implantação?
    e a segunda, não perçebo bem aquelas couretes todas..
  17.  # 37

tony.. quais courettes!!!? não vês que não existem. tem é umas coisas para compor volume....
  18.  # 38

Uma cozinha com aquela dimensão e perfil virada a sul, a sala de jantar em frente à escada muito provavelmente com pouco luz natural já que apenas existe uma janela a norte e virada para uma churrasqueira exterior (que me parede ser coberta), e no canto noroeste a sala de jantar, onde a ligação entre estes 3 espaços é feita de uma forma dubia em que nem estão completamente ligados nem estão completamente separados e uma escada que assume posição central em toda esta disposição, colocada no alçado poente! Para mim isto é/está mal resolvido!

Eu não referi que o projecto é bom ou mau, referi o que a meu ver são os pontos negativos e que podem ser melhorados! Se a ideia do forum não é ter espírito critico, então não vejo qualquer utilidade!

Não vale a pena ficarmos melindrados!
    Concordo que o projecto pode melhorar e que, se nos apresentam a planta aqui no forúm, é para que haja criticas.
  19.  # 39

Colocado por: Pedro Barradastony.. quais courettes!!!? não vês que não existem. tem é umas coisas para compor volume....
    pensava que eram couretes... uma na sala para lareira, uma junta á cozinha etc.. bem.. ok... se não são couretes então falta meter umas quantas nos desenhos.
  20.  # 40

Realmente acho que faz sentido pedir ao arquiteto para fazer mais 1 ou 2 estudos da disposição interior.
    No entanto queria levar já algumas ideias, para poder ajudar no que me for possivel.

Deixo uma lista resumo dos pedidos no inicio do projeto:
    - Cozinha com possibilidade de ficar isolada
    - 3 quartos (1 deles suite com closet)
    - Garagem para 2 carros
    - Espaços não exagerados, o suficiente para serem confortaveis
    - Espaço de churrasqueira

Além de tudo isto, concordo que a exposição de projetos é sempre numa prespectiva de trocas de ideias, criticas, etc!

0.0245 seg. NEW