Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,
    Sou novo neste complexo mundo e gostaria de saber a Vossa opinião em relação ao projeto para a construção de uma moradia.

O terreno tem 330m2 (já adquirido) e já temos uma primeira versão do projeto de arquitetura!
    Gostaria da Vossa opinião nomeadamente em relação aos espaços e layout.
    (Neste momento estou com algumas duvidas relativamente à cozinha e à forma de a fechar)

Projeto

Obrigado
  2.  # 2

Bom dia
    Nao consigo perceber onde é o norte?
    Nao deixa de ser um pouco estranho entrar em casa e ter a cozinha e, por outro lado, ter de atravessar o piso todo para chegar a sala de estar.
    Quanto à questao de arrumar a cozinha pode sempre fazer um open space com a zona de jantar.
  3.  # 3

As escadas estão perigosas, sem degrau de espera, em particular junto do quartos e na transição para a sala...... atenção a isso.
    Nenhum dos quartos permite ter a area de manobra exigida para manobrar a porta de acesso.
    As is falta aa IS completa com o bidé e banheira... e veja se o circulo de 1.50m cabe no interior da IS acessivel...
    Um aplanta de implantação sobre o lev. top era melhor para opinar.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  4.  # 4

Colocado por: andcalvarioNao deixa de ser um pouco estranho entrar em casa e ter a cozinha e, por outro lado, ter de atravessar o piso todo para chegar a sala de estar.

ás vezes a orinitenção do terreno face à estrada e à exposição solar faz destas coisas, olhando para a casa eu diria que o norte é para os lados da entrada. Se a porta da cozinha que dá para esse hall não tiver vidros, é capaz de resultar, se tiver vidros, concordo que é estranho entrar e ver logo a cozinha

Colocado por: silva324(Neste momento estou com algumas duvidas relativamente à cozinha e à forma de a fechar)

da forma que está resta-lhe uma porta de foles, tapar a passagem nesse sitio, não permite colocar portas de correr, e as de abrir roubam algum espaço.

eu deixava aberto, fazia uma pequena peninsula e encostava a passagem à parede.

ter os quartos no 1º andar e a lavandaria na cave é que não é pratico. não vai para a lavandaria de castigo passar a ferro, o mais provável é passar a ferro no R/C. colocava as máquina da cozinha, tem espaço para isso. pensava num movel para arrumar a tabua ferro e roupa e usava o espaço na cave como arrumos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silva324
  5.  # 5

Obrigado,

Relativamente à orientação anexo imagem com essa informação.

A ideia do open space seria apenas com a zona de jantar (isolada da zona de estar)?
    A minha mulher não gosta muito da ideia de open space por causa dos cheiros se espalharem por todo o R/C.
      Imagem3.png
  6.  # 6

é diabo.... a orientação solar trocou-me tudo, eu pelas janelas das casas diria que era exactamente o contrário
  7.  # 7

Não consegue colocar janelas nas instalações sanitárias?

Na suite, penso que a relação entre o vestuária e Instalação sanitária podia ter uma solução mais elegante.
    As I.S. podem ser melhor resolvidas.

O Quarto maior, com 17,00 m2, também pode ser melhor desenhado.
    Faz sentido uma varanda a abraçar os 2 quartos? Para que serve uma varanda tão estreita? Pode ser melhor desenhado.

O projecto não cumpre com o regulamento das acessibilidades.
    Não tem a I.S. completa.

Falta degrau de espera nas escadas.
  8.  # 8

É impressão minha ou a orientação solar é bastante desfavorável?...
  9.  # 9

Pois é... E não é devidamente aproveitado o que é possível aproveitar...
    • RCF
    • 19 setembro 2018

# 10

Colocado por: silva324Relativamente à orientação anexo imagem com essa informação.

Não confirmei, mas fico com impressão que, pelo menos no inverno, as salas e os dois quartos com a mesma orientação, nunca verão o sol... o que não será nada bom.
    Confirmando-se, recomendo que tente alterar este aspeto.
  10.  # 11

Isso cumpre o polígono de implantação... ?!
    Concordam com este comentário: antonylemos
  11.  # 12

Se invertermos o vestiário com a I.S, já se pode ter janela neste compartimento...
  12.  # 13

Relativamente à orientação solar, têm alguma sugestão de alteração?

Esqueci-me de dizer que é um lote de 3 frentes.
    - Irá nascer nova moradia encostada no lado direito.
    - Penso que não posso abrir janelas do lado esquerdo (afastamento minimo para o lote seguinte?) ?

Relativamente à cozinha, existe alguma solução para colocar porta de correr a fechar a cozinha?
  13.  # 14

Se for ate 3m pode colocar janelas.
    Quanto a cozinha pode ficar tudo mesmo aberto até é capaz de ficar bem.
    A orientação solar não parece de facto a melhor para a disposição que tem das divisões...
    Quanto ao open space se tiver um bom exaustor nao terá problemas com cheiros.
    Tudo depende se gosta do contexto em si ou não...
  14.  # 15

Colocado por: andcalvarioSe for ate 3m pode colocar janelas.
    Quanto a cozinha pode ficar tudo mesmo aberto até é capaz de ficar bem.
    A orientação solar não parece de facto a melhor para a disposição que tem das divisões...
    Quanto ao open space se tiver um bom exaustor nao terá problemas com cheiros.
    Tudo depende se gosta do contexto em si ou não...

3,00 metros de distancia à estrema do lote, só no r/c.
    No primeiro andar tem que deixar 5,00m.

Em que concelho se situa a moradia?
    Concordam com este comentário: andcalvario
  15.  # 16

Concelho da Maia.

Eu também não tenho a certeza dessas questões dos afastamentos!

A vossa ajuda é importante nesse sentido, é um projeto de uma vida, e toda a ajuda, sugestões e criticas são bem vindas...
  16.  # 17

Por norma os afastamentos são os que o adroatelier referiu. Mas se isso é um lote, terá alvará e terá um polígono de implantação definido, como pergunta o Pedro.

E como já disseram, não está bem orientado no que à exposição solar diz respeito. A fachada a poente tem de ser muito melhor aproveitada e evitar vãos a norte.

Mais que sugerir outra disposição, é perguntar ao seu arquiteto o porquê de ter protegido a fachada poente como se do Norte se tratasse...
  17.  # 18

Convenhamos, a orientaçao do lote e do poligono não ajuda a uma resolução convencional.
    Porém, destas "dificuldades", ás vezes surgem projectos mais trabalhados e com melhores soluções.
  18.  # 19

Realmente a orientaçao do lote e do poligono não ajuda!
    Neste momento não estou a ver como dar a volta à situação (será que faz sentido ter a sala de estar virada para a Rua?)

Com esta discussão em torno da orientação aventurei-me no sketchup e fiz umas simulações da exposição solar para o mês de Julho pressupondo a implantação maxima permitida pelo polígono.

Deixo aqui os resultados para vossa analise.

Aproveito também para deixar uma ideia para o layout da cozinha onde tentei incluir um espaço para refeições rapidas e porta de correr dupla.
      cozinha_v1.png
      exp_traseira.PNG
      exp_frontal.PNG
  19.  # 20

Faça o mesmo para 21 Dezembro
    Concordam com este comentário: ADROatelier, andcalvario

0.0259 seg. NEW