Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Venho aqui expor um caso que de base já é ridículo.

    Isto é numa instituição de ensino, algures pelo meio do País.

    O exemplo é num auditório, onde serão dadas aulas.

    Onde foi aplicada uma madeira nobre, mal aplicada, desadequada ao propósito... e já num estado lastimável...

    Paga contribuinte....!!!
      IMG_20180920_115516.jpg
      IMG_20180920_115508.jpg
      IMG_20180920_115459.jpg
  2.  # 2

    ...
      IMG_20180920_115559.jpg
      IMG_20180920_115547.jpg
      IMG_20180920_115524.jpg
  3.  # 3

    Porque diz que é desadequada ao propósito?
    quanto ao resto, estar mal aplicada, sim tem razão.
    quanto aos riscos presentes, é normal.
    Concordam com este comentário: hnogueira, tozepalma
  4.  # 4

    ...
      IMG_20180920_115927.jpg
      IMG_20180920_115910.jpg
      IMG_20180920_115707.jpg
  5.  # 5

    Se pagam os otários do costume, sem stress, até porque desde logo a aplicação inicial deve ter custado o triplo por ter sido para o Estado.
  6.  # 6

    Colocado por: Diogo999Se pagam os otários do costume, sem stress, até porque desde logo a aplicação inicial deve ter custado o triplo por ter sido para o Estado.

    O grande problema das obras publicas, são os preços baixos que o estado paga....não se pode exigir muita qualidade.
    Concordam com este comentário: Joao Dias, GANDAREZ
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradaspropósito?


    Digo, pq acho um absurdo um obra publica, de ensino... usar matérias nobres, caras desadequadas a meu ver para o propósito...
    Num estado que propriamente não abunda em dinheiros...E tem tantas lacunas a nível de financiamento para coisas mais importantes...

    Picareta, se o estado paga "baixo" não pode aplicar produtos de "alta"... Idiota é quem aceita (aprova as propostas) para este tipo de coisas!
    Mas isso é o que temos...

    Recordo-me aquando da finalização da obra, ouvir o arquitecto para o reitor da instituição (Passo a citar):

    "Este chão.... madeirinha da boa.... sucupira!!! Tudo do melhor para a casa!"
  8.  # 8

    Colocado por: hnogueiraacho um absurdo um obra publica, de ensino... usar matérias nobres,

    Qual material é que o "hnogueira" seria adequado ?
  9.  # 9

    O programa Parque escolar teve cada anedota (daquelas bem secas pois foi com o NOSSO dinheiro!)
    Materiais e equipamentos super caros, completamente desajustados ao uso que iam ter... Escolas com projectos de arquitectura super interessantes, tudo do bom e do melhor, quase parecíamos um país rico! :)
    Se pudéssemos pagar isso!
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin
  10.  # 10

    Acha mal?
    Acho muito bem. Reparar lixar aplicar acabamento e tem aí obra para muitos anos.
    Que material queria para o local?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, CMartin, Joao Dias
  11.  # 11

    Colocado por: JOCOR
    Qual material é que o "hnogueira" seria adequado ?


    Qual material acho que seria adequado?

    Um material económico, resistente, e de baixa manutenção!
    Provavelmente um vinil, ou têxtil. Não sendo eu da área...

    Já estive em outras instituições, com +/- a mesma "idade" em que até simplesmente o pavimento era em cimento afagado e tratado com um produto que sinceramente desconheço, possivelmente algum verniz...
    Serve o propósito, estava bonito na mesma, e seguramente ficou por uma fracção do preço do caso exposto.

    Já agora "JOCOR" pergunto-lhe, qual o que achava adequado para a situação em questão?
    Relembrando: dinheiros públicos, instituição de ensino, cuidado na manutenção +/- = a 0!...
  12.  # 12

    Colocado por: callinasAcha mal?
    Acho muito bem. Reparar lixar aplicar acabamento e tem aí obra para muitos anos.
    Que material queria para o local?



    "callinas", eu não sou empreiteiro nem sequer é a minha área sou apenas um curioso por tudo que é construção etc... vim expor este caso aos profissionais da área, e como user do forum... e acima de tudo como contribuinte!
    Se acha bem que percentagem dos seus impostos sejam aplicados desta maneira... só me resta concluir que o seu dinheiro é fêmea, deve-se reproduzir!
    Ou têm a "sorte" de ser dos que não desconta para o país ou melhor, para alguns do país...
    • RCF
    • 21 setembro 2018

     # 13

    Apesar de público, direi que depende da finalidade.
    Se, por exemplo, se tratar do auditório nobre ou principal de uma Universidade, não me choca que o pavimento seja esse.
    E mesmo na aplicação de materiais nobres (caros) noutras situações, também não é o que mais me choca, particularmente se essa nobreza for sinónimo de durabilidade e qualidade. O pior foi, por exemplo, terem colocado sistemas de climatização e ventilação, para os quais, depois, não há dinheiro para pagar a sua utilização e, ao mesmo tempo, terem construído de modo a que o espaço apenas possa funcionar com esse sistema ligado. Isso sim, é no mínimo, de uma grande irresponsabilidade (para não lhe chamar outra coisa).
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Anonimo1710, jfsmoreira, GANDAREZ
  13.  # 14

    Colocado por: JoelM

    As imagens são de uma sala de aula convencional ou um auditório?!

    O problema está no material ou na aplicação que foi feita? muitas vezes confunde-se manutenção com reparação de aplicações defeituosas / outros problemas que afetaram o material em questão!


    São de um auditório que é usado, não digo diariamente, mas quase, como sala de aula.
    Eu acho que o problema está nas duas coisas, no material e na aplicação.
    O desgaste no soalho não é o que está em causa. É mesmo no soalho em si, o que sabiam que ia estar sujeito... a má aplicação é um "extra"...
  14.  # 15

    Colocado por: RCFApesar de público, direi que depende da finalidade.
    Se, por exemplo, se tratar do auditório nobre ou principal de uma Universidade, não me choca que o pavimento seja esse.
    E mesmo na aplicação de materiais nobres (caros) noutras situações, também não é o que mais me choca, particularmente se essa nobreza for sinónimo de durabilidade e qualidade. O pior foi, por exemplo, terem colocado sistemas de climatização e ventilação, para os quais, depois, não há dinheiro para pagar a sua utilização e, ao mesmo tempo, terem construído de modo a que o espaço apenas possa funcionar com esse sistema ligado. Isso sim, é no mínimo, de uma grande irresponsabilidade (para não lhe chamar outra coisa).
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Não é o principal. Nobre, realmente da maneira que está feito, dá para chamar isso...
    Já nem vou por ai...
    Desculpem-me a franqueza, mas sinceramente acho uma idiota aplicação de dinheiros públicos, que para mim não existe justificação!
    Acho que o sentido pragmático devia imperar numa construção desta origem...
  15.  # 16

    Colocado por: hnogueiraUm material económico, resistente, e de baixa manutenção!

    GRANITO ? É resistente e de baixa manutenção. Não é mais barato.
    Flutuante ? Não é resistente. A manutenção é baixa ... só porque rebente ao fim de poucos meses. É económico (ao início).
    Outra madeira ? Pinho ? Pelo preço compensaria ? Tenho dúvidas. Mas uma grande parte dos foristas (Arquitectos, Engenheiros e/ou outros) poderá elucidar-nos.



    Colocado por: hnogueiraJá agora "JOCOR" pergunto-lhe, qual o que achava adequado para a situação em questão?
    Relembrando: dinheiros públicos, instituição de ensino, cuidado na manutenção +/- = a 0!...


    Um material que eu e/ou os meus filhos gostássemos de pisar numa instituição de ensino pública. Ou será necessário irmos para uma privada? Aí já ficava bem?
    E, já agora, as instituições públicas podem ser devidamente climatizadas ? Ou são desperdícios que não se podem ter num país endividado ?
    E as casas de cada português só podem ser confortáveis quando os donos não se endividam ? Quantos portugueses estariam em condições de ter casas confortáveis nessas condições ?
    Ou em casa podem ter conforto mas nas instituições públicas não podem ?

    Responda quem for capaz.
    Quem nunca "pecou" atire uma pedra.
  16.  # 17

    Esse pavimento tem a obrigação de durar toda a vida do edificio...
    Se fosse um vinilico, duraria mais uns 3 anos e já estaria todo roto, era tudo para o lixo e fazer de novo.
    Pedra ou ceramica não será o mais adequado pela questão acustica. Mas só calculando se poderia ver a viabilidade...
    ...
    e por aí fora, as conclusões não são lineares.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Joao Dias
  17.  # 18

    Realmente quando são os outros a pagar pode ser tudo á grande.
    Se os hospitais podem ter mosaico e vinil, o auditorio em causa também poderia ter.

    O fornecedor do soalho d madeira deveria ser parente de algum politico.
  18.  # 19

    Colocado por: JoelM



    Se não está em causa o desgaste, então não vejo o porquê de ser um problema esse material.





    Não entendo ao que se refere com "o que sabiam que ia estar sujeito" porque antes diz que não está em causa do desgaste!

    A má aplicação não é extra nenhum, não há material que resista a uma má aplicação, o que tem de ser feito é acionado o seguro ou a garantia do contrutor / aplicador!


    Se calhar não me fiz entender. Quando digo que o desgaste não é o que está em causa, quero dizer que ninguém pode esperar aplicar este soalho, com a utilização que vai ter, com o não cuidado que vai ter, e não achar que ao fim de 3 anos vai estar neste estado!
    Dai achar, que devia ter sido escolhido outro tipo de pavimento.

    Porque é certo que minguem vai accionar garantias, nem seguros, porque e falando português, estão-se a cag..ar!!!
    Ninguém se importa porque simplesmente não é deles!!!

    Eu não quero ser aqui o contribuinte ranhoso que só reclama, apenas achei que devia partilhar o caso com gente da área.
    1º pela situação que continuo a achar desadequada para o propósito.
    e depois:
    pela má aplicação do mesmo, seja por maus profissionais, desconhecimento... ou simplesmente o "estou-me a cag...ar"!
  19.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Se fosse um vinilico, duraria mais uns 3 anos e já estaria todo roto, era tudo para o lixo e fazer de novo.


    A sério? Não sabia que as clinicas e hospitais mudam o pavimento de 3 em 3 anos.
    Até o edifico da Altice em Picoas está cheio de pavimento vinilico e é daquele colado aos quadrados que não vale nada. Além de decolar um ou outro (que é reparado em 30 segundos) não há qualquer outro problema.
 
0.0229 seg. NEW