Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia caríssimos,

Venho aqui pedir a vossa ajuda no seguinte, estou a fazer pequenas remodelações em casa, e entre os trabalhos vou ter de pintar as paredes... Não seria pintura de jeito se não tirasse os radoadores do aquecimento fora e aproveitando que estão fora queria também fazer-lhe uma manutenção... A maior parte das torneiras antigas têm já os manipulos partidos, o centro moído e sempre que se abre ou fecha tem de levar aperto na porca pois ficam sempre a pingar... Comecei à procura de torneirinhas mas o que mais se vê são as válvulas termostáticas, algumas bastantes caras... A dúvida, qualquer válvula termostática e termostatizável tem sempre o mesmo princípio de funcionamento? Vi por exemplo a caleffi 425, a 338 das quais também gostei do manipulo, e agora outra dúvida, isto é algum manipulo com alguma utilidade? Ou é apenas decorativo, é apenas uma tampa em forma de manipulo? Vou ter de tirar o mesmo sempre que queira por exemplo fechar um radiador completamente?

Agradeço a que poder ajudar desde já!
    Cumprimentos
  2.  # 2

Se são termostatizaveis significa que é possível colocar depois uma válvula termostactica
  3.  # 3

A indicação que tinha no manual é que já é termostática, é possível era meter a cabeça... É isso? M e sem a cabeça, como funciona?
  4.  # 4

Sim depois é possível colocar as cabeças termostacticas
  5.  # 5

Ok, é se eu não quiser colocar a cabeça? Aquele manipulo funciona como uma torneira normal?
  6.  # 6

Sim
  7.  # 7

Ok. Obrigado pela ajuda! A ver se ainda esta semana a tenho... Optei pela 338 da caleffi.
    Ja agora, tampões... Direitas e esquerdas... Têm roscas diferentes? Existe alguma "norma" que diga esquerdas de um lado e direitas do outro? Ou pode ter como pode não ter? Existe forma de verificar sem desmontar?
  8.  # 8

Vai aproveitar os radiadores que têm? Se sim eles já devem ter as ligações direitas, é só colocar os passadores novod
  9.  # 9

Neste vou ter de trocar as anilhas de 2 tampões, estão a pingar, e já que ia colocar os tubos, válvula e purgador novos ia aproveitar para colocar os tampões que até é o mais barato de tudo e ficava tudo com um aspecto muito melhor
  10.  # 10

Dependendo do tipo de radiadores pode ter que colocar um taco de ligação esquerdo ou direito
  11.  # 11

Mas só tirando os que lá estão é que sei se é esquerdo ou direito certo?
  12.  # 12

Não, basta olhar para eles se for radiadores de elementos normais, o lado do radiador é que indica o tipo de rosca, ou seja olha de frente pro radiador e se a peça que quer trocar está no lado esquerdo do radiador então vai querer uma peça esquerda
  13.  # 13

Então no meu caso, que está exatamente como nesta imagem:

http://1.bp.blogspot.com/-3s5kMAWeXS4/UJZf7tGoRKI/AAAAAAAAI3w/QShJDWlRiog/s1600/Snap35.jpg

eu iria precisar de 2 tampões de 1 x 1/2" esquerdos (para a válvula de cima e de baixo), 1 tampão de 1 x 1/8" direito (para o purgador) e um tampão "cego" direito (para o que não tem nada), correto?
  14.  # 14

Sim
    • hangas
    • 28 novembro 2018 editado

# 15

Aproveito que estão a falar de Caleffi para perguntar recomendações para comprar uns quantos acessórios callefi na zona centro, idealmente Coimbra?
    Também tenho as 388 com as torneiras manuais, e pretendo instalar termostacticas (mas não da caleffi) pelo que preciso deste acessório, para converter para 30x1,5MM

Em alguns casos para a cabeça termoestatica não ficar muito saliente nas zonas de passagem queria trocar as 388 pelas 225 (esq or dir) para que a cabeça fique na vertical.

Visto que não é para um projecto, mas apenas a compra de alguns componentes avulso preciso de uma casa mais tipo loja que venda ao público. Alguma recomendação?
  15.  # 16

A big mat Centro Torneiras em Eiras tem disso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: hangas
  16.  # 17

Obrigado larkhe!

É mesmo isto. Procurei por Caleffi coimbra e centro mas não encontrei esta. Vou lá dar um salto.

0.0161 seg. NEW