Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual o procedimento a ter para avaliar partes respeitantes a herdeiros de um imóvel, para comprar as outras duas partes, sendo eu herdeiro, tenho direito de preferência??
    • size
    • 22 setembro 2018

     # 2

    Apenas existe a normas de mercado.
    O valor será aquele que for acordado entre os herdeiros.
    Se não houver acordo e algum dos herdeiros exigir a partilha de coisa comum, o imóvel será colocado à venda em hasta publica
  2.  # 3

    Todos os herdeiros têm que atribuir um valor ao imóvel e têm que concordar todos. Depois de se chegar ao valor atribuído é dividir o mesmo pelo número de herders para apurar as quotas partes.
    Não havendo acordo entre o valor há que ir para o inventário.
  3.  # 4

    Contrate um perito avaliador e obtenha assim o valor do imóvel.

    Depois, podem dividir com base nesse valor ou ate com base no valor que acordarem.
  4.  # 5

    Neste caso, sendo três partes, e uma não concordar, como se processa o Inventario??
  5.  # 6

    Já sabe em quanto está avaliado o imóvel?

    Não concordam com o valor, ou não concordam com a relação de bens?
    Concordam com este comentário: Boinaverde226
  6.  # 7

    O Valor estamos a nos orientar pelo valor tributário
  7.  # 8

    Colocado por: Boinaverde226O Valor estamos a nos orientar pelo valor tributário


    esse valor em 99% não é o valor de mercado... pelo que devem fazer uma avaliação Imobiliária.
  8.  # 9

    Boa noite,

    Vou aproveitar este tópico para perguntar o seguinte. na divisão de coisa comum quando um imóvel é posto à venda em hasta pública, é pelo valor patrimonial, aquele que consta na finanças ou pelo valor de mercado?
    Obrigada!
    • size
    • 21 novembro 2018

     # 10

    Será pelo valor de mercado/maior proposta de oferta.
    O valor patrimonial apenas tem aplicação a nível fiscal.
  9.  # 11

    Obrigada Size e se não houver propostas, ninguém queira comprar ou pode demorar anos, não é? Há alguma outra forma caso não haja proposta de interessados durante alguns anos? Obrigada!
  10.  # 12

    Como herdeiro direto, Havendo proposta da minha parte de compra, mais do valor patrimonial, das outras duas partes do imóvel, uma aceitou (cabeça de casal) , outra não( menor), qual o passo a dar a seguir?
    Grato pela info anterior
  11.  # 13

    Boas,

    E não aceitou porque? Pretende ficar com o bem? Acha o valor baixo?
    Parece-me que terá de haver inventário
    Concordam com este comentário: Sr.io
  12.  # 14

    Já foi efectuada avaliação imobiliária do imovel que quero adquirir, uma das partes não aceita valor que lhe cabe, seguimos para inventario à pouco tempo, como se vai processar, alguém já passou por isso
  13.  # 15

    Actualização
    Processo em tribunal a decorrer inventario
    Foram feitas duas avaliações imobiliárias, com grande diferença de valor.
    A Minha questão é, é possível que o tribunal peça uma avaliação, e ficará por esse valor?
  14.  # 16

    penso que o tribunal recomendará uma avaliação independente e será com base nessa que ficará determinado os valores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Boinaverde226
  15.  # 17

    Quanto tempo poderá levar isto, havendo só um imóvel a partilhar sendo três partes e e eu querendo adquirir as outras duas partes? E faltando o tribunal pedir uma avaliação independente.
  16.  # 18

    quem é que está a tratar do processo de inventário? e da posterior escritura? geralmente é um advogado ou cartório e esses é que lhe poderão elucidar sobre os timings desse processo.
  17.  # 19

    Sim o processo esteve notário, tramitou em Março para o tribunal, eu estou no processo como requerente, e tenho advogado a representar-me.São coisas que infelizmente levam tempo, e quanto mais tempo passa, idade passa, e para Crédito habitação é mau
  18.  # 20

    sim é chato, eu estou numa situação um pouco parecida com a sua e ainda só agora vai começar, felizmente parece que vai haver acordo e o processo vai ser menos complicado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Boinaverde226
 
0.0199 seg. NEW