Iniciar sessão ou registar-se
    • neco
    • 24 setembro 2018

     # 1

    Boa tarde.

    Qual o melhor aquecimento/menor custo a longo prazo para uma construção a realizar no interior norte (muito frio no inverno e muito calor no verão), em área útil de cerca 200 m2?

    Está previsto bomba de calor com piso radiante. Escolha acertada?

    PS: zona sem gás natural

    Obrigado desde já
  1.  # 2

    Conforto e consumos imbatíveis para o PRH em aquecimento.
    Em arrefecimento, vai depender do que pretende e das características da casa. Se for uma casa bem planeada em termos de eficiência térmica, conseguirá sem grandes problemas climatizar no verao tb com o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
    • neco
    • 24 setembro 2018

     # 3

    Colocado por: Pedro Azevedo78Conforto e consumos imbatíveis para o PRH em aquecimento.
    Em arrefecimento, vai depender do que pretende e das características da casa. Se for uma casa bem planeada em termos de eficiência térmica, conseguirá sem grandes problemas climatizar no verao tb com o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:neco


    Obrigado Pedro.

    Perdoe a minha ignorância, mas PRH é piso radiante por bomba de calor?

    Em termos de arrefecimento, a casa vai ter bastante vidro, mas vamos colocar estores
  2.  # 4

    Colocado por: necoPerdoe a minha ignorância, mas PRH é piso radiante por bomba de calor?

    PRH - Anonimo18072022A Hidráulico
    Para fazer aquecimento/arrefecimento tem de ser com uma bomba de calor reversível.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
  3.  # 5

    No interior Norte a BC não terá a melhor eficiência no pico do inverno, a não ser opte por um sistema bivalente onde, no pico do frio, consiga fazer backup à bomba de calor com uma caldeira a gás/gasóleo ou com um sistema de biomassa (lenha/pellets).

    A instalação é em ambiente urbano ou rural?
  4.  # 6

    Colocado por: neco

    Obrigado Pedro.

    Perdoe a minha ignorância, mas PRH é piso radiante por bomba de calor?

    Em termos de arrefecimento, a casa vai ter bastante vidro, mas vamos colocar estores


    Qual a percentagem de vidro face à área de pavimento útil da casa? Considere só quartos, salas, cozinhas e banhos, não meça garagens nem caves. Só para ter uma ideia...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: neco
    • neco
    • 24 setembro 2018

     # 7

    Colocado por: SkinkxNo interior Norte a BC não terá a melhor eficiência no pico do inverno, a não ser opte por um sistema bivalente onde, no pico do frio, consiga fazer backup à bomba de calor com uma caldeira a gás/gasóleo ou com um sistema de biomassa (lenha/pellets).

    A instalação é em ambiente urbano ou rural?


    Também vai ter recuperador de calor. É em ambiente rural.
    • neco
    • 24 setembro 2018

     # 8

    Colocado por: Skinkx

    Qual a percentagem de vidro face à área de pavimento útil da casa? Considere só quartos, salas, cozinhas e banhos, não meça garagens nem caves. Só para ter uma ideia...


    Assim por alto, parece me ser algo entre 40 e 50%
  5.  # 9

    Colocado por: SkinkxNo interior Norte a BC não terá a melhor eficiência no pico do inverno,
    tem razão por isso é que os gajos da Europa Central e do Norte montam bombas de calor aos molhos, eles não tem tanto frio como nós.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Pedro Azevedo78, M.Dias
  6.  # 10

    Colocado por: Pedro Azevedo78Conforto e consumos imbatíveis para o PRH em aquecimento.
    Em arrefecimento, vai depender do que pretende e das características da casa. Se for uma casa bem planeada em termos de eficiência térmica, conseguirá sem grandes problemas climatizar no verao tb com o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:neco
    se tiver muitas necessidades de arrefecimento pode complementar com paredes radiantes ou ventiloconvectores.
    Concordam com este comentário: NLS
  7.  # 11

    Colocado por: jorgealvestem razão por isso é que os gajos da Europa Central e do Norte montam bombas de calor aos molhos, eles não tem tanto frio como nós.


    Porque é que não coloca aí os COP das bombas de calor que monta para temperaturas exteriores de 7 ºC versus um cenário para -2 ºC? É que já nem peço mais, basta os -2 ºC... e isso, no interior norte, é fácil de lá chegar.
  8.  # 12

    Colocado por: Skinkx

    Porque é que não coloca aí os COP das bombas de calor que monta para temperaturas exteriores de 7 ºC versus um cenário para -2 ºC? É que já nem peço mais, basta os -2 ºC... e isso, no interior norte, é fácil de lá chegar.
    você para fazer afirmações a dizer algo tem que provar isso,

    se não sabe, mais vale estar calado.

    Certamente que o único iluminado é vossa Exa e os outros ( leia se outros povos europeus) são todos burros e analfabetos.
  9.  # 13

    Colocado por: jorgealvesvocê para fazer afirmações a dizer algo tem que provar isso,

    se não sabe, mais vale estar calado.

    Certamente que o único iluminado é vossa Exa e os outros ( leia se outros povos europeus) são todos burros e analfabetos.


    Explique porque é que a marca que vende tem, por exemplo, sistemas bivalentes a gás.

    Eu sei porque é que você prefere fazer guerra do que mostrar os dados, mas hoje estou pouco para isso.

    Nada do que eu disse é falso e mantenho rigorosamente tudo. O resto é só procurar a informação e ver o que lá vem.
  10.  # 14

    Skinkx não se chateie com o jorgealves.

    Já todos sabemos que tem de vender o seu peixe, mesmo que saiba que a Daikin não é tão económica como aparenta nos sistemas a água.

    Repare uma das suas afirmações:
    Colocado por: jorgealvesse não existir consumo a máquina não precisa de trabalhar pois vai manter a temp,


    Quando percebe que a Daikin vive muito de marketing nos sistemas ar-água a escapatória para o jorgealves é fácil "se não existir consumo a máquina não precisa de trabalhar pois vai manter a temp".

    Eu digo que se estiver desligada a Daikin consome exactamente igual à pior máquina do mercado.
  11.  # 15

    Colocado por: SkinkxExplique porque é que a marca que vende tem, por exemplo, sistemas bivalentes a gás.
    mais uma tabua pró caixão,

    sabe quantas se venderam em Portugal?

    só lhe digo que até hoje só tive um caso em que era solução e mesmo nesse caso foi somente por causa das AQS instantaneas,

    se pensa que vou ensina-lo, tire dai a ideia,


    no inicio do verão era porque era um burlão porque vendia algo que nunca funcionaria, agora é isto, mas contra factos não há argumentos pois funcionou tudo na perfeição.

    agora vem com os cop´s quando nem se deu ao trabalho de ver os relatos de quem efectivamente usa isto,

    mas eu compreendo, afinal aqui o burro burlão consegue tirar rendimento de soluções que mais ninguém consegue e o ilustre Eng com todas as suas formações e licenciaturas nem sabe como.
  12.  # 16

    Colocado por: valsascsaiba que a Daikin não é tão económica como aparenta nos sistemas a água.
    acredite no que quiser e no que lhe der jeito, para mim é-me igual ao litro.

    afinal estas soluções não são para qualquer um e como tudo tem os seus limites.
  13.  # 17

    Colocado por: jorgealvesmais uma tabua pró caixão,

    sabe quantas se venderam em Portugal?

    só lhe digo que até hoje só tive um caso em que era solução e mesmo nesse caso foi somente por causa das AQS instantaneas,

    se pensa que vou ensina-lo, tire dai a ideia,


    no inicio do verão era porque era um burlão porque vendia algo que nunca funcionaria, agora é isto, mas contra factos não há argumentos pois funcionou tudo na perfeição.

    agora vem com os cop´s quando nem se deu ao trabalho de ver os relatos de quem efectivamente usa isto,

    mas eu compreendo, afinal aqui o burro burlão consegue tirar rendimento de soluções que mais ninguém consegue e o ilustre Eng com todas as suas formações e licenciaturas nem sabe como.



    Você seria uma pessoa muito mais séria se metesse aqui os dados de potência e eficiência das máquinas para 2 cenários:
    - temperatura exterior de 7 ºC, que se pode considerar a temperatura média exterior em mais de 90% do inverno
    - temperatura exterior de -2 ºC, que se pode considerar uma temperatura que se verifica durante quase todas as noites no inverno, no interior Norte

    Ao comparar os dados, verificaríamos 2 coisas: a potência da máquina baixa, bem como a sua eficiência.

    Aquilo que eu disse foi isto:
    "No interior Norte a BC não terá a melhor eficiência no pico do inverno, "

    E você pode vir com os relatos que quiser, quando os clientes dizem que o PRH é 99 entre 0 e 100 em termos de eficiência no arrefecimento, cada um valoriza os relatos como melhor entender.
  14.  # 18

    Colocado por: Skinkxvocê prefere fazer guerra do que mostrar os dados
    a carapuça serve-lhe na perfeição afinal é mais fácil mandar postas pró ar acusando de tudo e mais um par de botas sem demonstrar nada, sem ter conhecimento e sem analisar nenhum caso real,

    nos livros e catálogos vem informação que são ferramentas com as quais se desenham, aplicam e exploram as soluções, mas nada substitui a pratica, e você é somente um leitor e para piorar nem formação tem na área, portanto deixe de se expor ao ridículo pois no passado bem proximo isso já lhe sai caro na credibilidade.



    já agora porque é que fala em -2ºC quando eu tenho maquinas que registaram -6ºC? e em Portugal
  15.  # 19

    Volto a repetir, o que eu disse foi tão somente isto:

    "No interior Norte a BC não terá a melhor eficiência no pico do inverno,"

    E perguntei se era ambiente urbano ou rural porque sendo rural facilmente contraria esta menor eficiência com recurso a lenha no pico do frio. Aliás, algo que você utiliza bastante nas suas instalações.

    Mas a cegueira é tanta que tinha que fazer logo a sua pequena guerrinha comercial e vem logo o batalhão dos concordos atrás, não vá alguém atacar a honra do convento (que, convenhamos, nem foi o caso).
  16.  # 20

    Colocado por: jorgealvesa carapuça serve-lhe na perfeição afinal é mais fácil mandar postas pró ar acusando de tudo e mais um par de botas sem demonstrar nada, sem ter conhecimento e sem analisar nenhum caso real,

    nos livros e catálogos vem informação que são ferramentas com as quais se desenham, aplicam e exploram as soluções, mas nada substitui a pratica, e você é somente um leitor e para piorar nem formação tem na área, portanto deixe de se expor ao ridículo pois no passado bem proximo isso já lhe sai caro na credibilidade.



    já agora porque é que fala em -2ºC quando eu tenho maquinas que registaram -6ºC? e em Portugal


    Dados, tem?

    Potência e COP a 7 ºC e a -2 ºC, vai mostrar ou vai só fazer guerra?
 
0.0256 seg. NEW