Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho uma casa arrendada da qual os inquilinos nunca assinaram contrato dando desculpas das clasulas e faziam que não estavam em casa. As facturas agua, gas e luz estao em meu nome ( o gas cortaram por falta de pagamento). Em meados de julho pedi para procurarem casa, visto a minha ir entrar em obras, continuam as desculpas porque primeiro nao havia casas porque era verao e agora porque nao ha. Como faco?
  2.  # 2

vá á edp e ás águas e peça para terminar os contratos.
    Concordam com este comentário: hnogueira
  3.  # 3

Boa tarde ja ameacei com o fim do contrato a resposta foi que estavam a gravar a chamada e que faziam queixa minha.
  4.  # 4

Colocado por: Joana1985Boa tarde ja ameacei com o fim do contrato a resposta foi que estavam a gravar a chamada e que faziam queixa minha.

Podem gravar a vontade que de nada serve, nao se preocupe. Informe-os que como nao quiseram assinar um contrato, o mesmo verbalmente nao e legal, pelo que pretende que os mesmos saiam do local. O encerramento dos contratos e a consequiencia de um arrendamento ilegal, mais nada.
  5.  # 5

Pagam a renda no dia?
    A Joana declara e passa recibo dessa renda?
    Tem tudo legal (excluindo como diz a parte do contrato)?

Pelos casos q se tem lido por aqui no fórum o melhor é procurar ajuda de um advogado!
    Concordam com este comentário: CristinaP
  6.  # 6

Ameacaram ainda hoje a minha com gravações.
    A renda sim nunca falhou mas tenho quase 3p0 euros a pagar a Galp porque eles nao pagaram.
    O problema e esse eles nao assinaram nao abriam a porta para assinar e trocaram fechadura.
  7.  # 7

Eu tenho a minha casa toda mobilada e tenho receio que destruam.... eu até final deste mês vou entrar em obras e nao tenho para onde ir...
    • size
    • 25 setembro 2018

# 8

Colocado por: Joana1985Eu tenho a minha casa toda mobilada e tenho receio que destruam.... eu até final deste mês vou entrar em obras e nao tenho para onde ir...

Só se entregam as chaves das casa aos arrendatários depois de ser formalizado o respectivo contrato .
    O facto de necessitar da casa para a habitar não poderá ser motivo para a reaver. Em principio, mesmo com o contrato escrito, teria que cumprir com a lei.
    O melhor será solicitar ajuda de um advogado para ver as melhores opções.
    Concordam com este comentário: CristinaP
  8.  # 9

Colocado por: Joana1985e trocaram fechadura.

Ui... como é que sabe isso?

Tenha cuidado. Não diga isso não vá às vezes pensarem que tentou entrar em casa que, neste momento, é o lar de outros.
  9.  # 10

Ja falei com um e o mesmo menciona que terei que fazer um contrato outra vez e eles terao que assinar o que duvido que assinem porque dao sempre desculpas que nao estao em casa ou fogem.
  10.  # 11

Colocado por: Joana1985Ja falei com um e o mesmo menciona que terei que fazer um contrato outra vez e eles terao que assinar o que duvido que assinem porque dao sempre desculpas que nao estao em casa ou fogem.

Leva um contrato de um ano e resolve o assunto. Se nao assinarem, encerra os contratos de prestacao de servicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Joana1985
  11.  # 12

Eu sei disso porque foram os proprios que telefonaram minha mae a dizer que o tinham feito sem autorização.
  12.  # 13

Colocado por: Joana1985Tenho uma casa arrendada da qual os inquilinos nunca assinaram contrato dando desculpas das clasulas e faziam que não estavam em casa. As facturas agua, gas e luz estao em meu nome ( o gas cortaram por falta de pagamento). Em meados de julho pedi para procurarem casa, visto a minha ir entrar em obras, continuam as desculpas porque primeiro nao havia casas porque era verao e agora porque nao ha. Como faco?

Joana, sendo eu também senhoria, no seu lugar (já com o mal de ter entregue as chaves sem contrato assinado) faria o seguinte:
    1- Certificar-me que há contrato válido. (Eu tenho ideia que, mesmo que não haja contrato escrito assinado, se o inquilino mora na casa, paga a renda,..., na pratica há um contrato. Com a desvantagem que, provavelmente, não será com o prazo que especificou. Mas, repito, a minha opinião é de leiga, baseada na leitura de casos de outros.)

2- Baseada no contrato real em vigor (seja lá qual for), saber se se pode opor à renovação, se pode haver denúncia,...

3_ Ponderadas as opções, escolher a melhor.

Não cometa o erro de tentar ocupar o espaço, tentar aceder ao espaço, tentar alegar que precisa da casa,... sem primeiro saber por que linhas se cose.

Ps: Esqueça as gravações. Nesse campo, se insistirem com a gravação limite-se a dizer isto:
    "está a gravar? Então, desde já declaro que eu NÃO autorizo a gravação desta chamada." e, calmamente, continue com o que tem a dizer.
    A gravação só pode acontecer se for DADA AUTORIZAÇÃO.
  13.  # 14

Colocado por: CristinaP, na pratica há um contrato.

não há,tem que estar escrito.
  14.  # 15

Boa tarde Cristina este mês não pagou renda e ha uma factura do gas que cortaram no valor de 180€ mais renovacao de contratacao e religacao do mesmo da ha volta de 298€....
    Em relação as chaves os mesmos mudaram de fechadura....sem o consentimento assim como colocaram uma botija para aquecer agua sem o nosso consentimento... e ainda dizem que e deles
    • hangas
    • 25 setembro 2018 editado

# 16

Colocado por: Joana1985Em relação as chaves os mesmos mudaram de fechadura....sem o consentimento assim como colocaram uma botija para aquecer agua sem o nosso consentimento... e ainda dizem que e deles

Ui, e quer-me parecer que essa troca de gás natural por gás de garrafa não foi feita por um técnico credenciado, nem houve ajustes nos queimadores, etc.... mas isto sou só eu a pensar alto.
  15.  # 17

Colocado por: acacios

não há,tem que estar escrito.

Eu tinha ideia que poderia haver. Bastava que houvesse provas do pagamento de rendas. Talvez sejam casos antigos de outros tempos e baseados em legislação antiga.

Em todo o caso, encontrei isto que poderá ser útil para o caso:

Citação do membro happy hippy 13 Junho 2017

Minha estimada, em face da relatada situação, sou de efectuar os seguintes e mui telegráficos considerandos:

(i) O contrato de arrendamento urbano para habitação está sujeito à observância das devidas formalidades, isto é, o contrato deve - obrigatoriamente - constar de documento escrito, não podendo ser portanto meramente verbal (cfr. Artº 1069º - (Forma) do CCiv.). Acresce salientar que além disso, tem de declarar o contrato de arrendamento nas Finanças e selá-lo, pagando uma taxa de imposto do selo de 10% sobre o valor das rendas e sobre os aumentos que sejam contratados à partida.

(ii) Os proprietários que queiram alugar o imóvel estão obrigados a declarar as rendas no IRS ou no IRC, consoante seja uma pessoa singular ou uma empresa. Não havendo um contrato de arrendamento, não pactue com quem foge ao fisco, pelo que pode e deve denunciar a situação à AT (Autoridade Tributária). Tem provas bastantes para demonstrar a ilegalidade.

(iii)Não havendo um formal contrato, ao gozo da habitação não poderão ser aplicadas as regras do arrendamento, quer quanto ao direito de preferência aquando da pretensão do proprietário proceder à alienação da mesma,quer quanto aos prazos de denúncia.

(iv) Julgo que actualmente, os senhorios que nunca declararam os contratos de arrendamento e os respectivos rendimentos às Finanças e que querem recorrer ao despejo previsto na nova Lei das Rendas, terão de passar a declarar os contratos e regularizar a situação, o que lhes irá contudo valer uma multa das Finanças pelos anos de incumprimento.

(v) Sem contrato, o despejo só se terá logrado com recurso à via judicial, mediante um competente processo ordinário e acção de despejo. Não deve esperar pela concretização daquele, mas disporá de um prazo mais dilatado que os dois meses que lhe foram facultados para procurar nova casa. Entretanto, não olvide a competente denúncia, não por vingança, mas para combater esta execrável economia paralela que todos nos prejudica!

https://forumdacasa.com/discussion/49772/arrendamento-sem-contrato-dois-meses-para-sair/#Comment_1089703
  16.  # 18

O problema e que eles nunca vão assinar porque vão andar a fugir e dar desculpas como tem sido este ano.... e quanto a isso o como poderei agir?
    Eu sstou desesperada
  17.  # 19

Colocado por: CristinaPEu tinha ideia que poderia haver. Bastava que houvesse provas do pagamento de rendas. Talvez sejam casos antigos de outros tempos e baseados em legislação antiga.

a legislação foi alterada os contratos verbais antigos ou novos são considerados nulos.

só tem duas opções,ou corta-lhes água e luz e vê a reação dos inquilinos ou tribunal
  18.  # 20

O problema e que eles nunca vão assinar porque vão andar a fugir e dar desculpas como tem sido este ano.... e quanto a isso o como poderei agir?
    Eu sstou desesperada

0.0199 seg. NEW