Iniciar sessão ou registar-se
    • yepyap
    • 25 setembro 2018 editado

     # 1

    Mais um tópico sobre piso radiante hidráulico.

    Já li imensos tópicos sobre o tema, mas não acho por demais expor o meu cenário, visto que o investimento inicial é grande e que uma má instalação poderá limitar o uso/custo de utilização do mesmo.

    Após alguns contactos reuni 2 orçamentos (empresas distintas):

    1º (este sistema faz aquecimento, arrefecimento e AQS):

    Painel Auto-Fixação em rolo
    Fita perimetral
    Tubo evalpex 16*1.8 auto fixação
    Aditivo Argamassa
    Kits coletor com caudalimetro
    Caixas coletoras e adaptadores
    Cabeças eletrotérmicas
    Termostatos digitais com fio T-145bus
    Tubagem em Multicamada com isolamento para temperatura e
    Humidade

    Fonte de Calor
    Bomba de Calor Daikin Altherma Integrada ECH2O – SB-
    HSX16P50V/L11V Reversível
    Conjunto Solar Térmico Drain-Back com 2 colectores verticais 2.6m2
    Estrutura vertical telhado plano
    Estação solar
    Tubagem entre colectores e acumulador
    Ligações hidráulicas e eléctricas

    PREÇO: 24400€


    2º (este sistema faz aquecimento e AQS):

    Bomba calor DAIKIN Monobloco 14kW, Q, Monofásica
    Glicol 5L
    Material elétrico e hidráulico para ligação da bomba de calor
    Grupo ench. automatico Calleffi 1/2" c/ manometro
    Vaso Expansão AQC 18 Litros
    Válvula Dif. "By-pass" FF 3/4" x 3/4"
    Piso radiante(m2) c/ acessórios GIacomini c/ instalação
    Bomba calor AQS modelo Termobrasa GOLD 280L inox
    Vaso Expansão AQS 8 Litros

    PREÇO: 14000€

    (ambos os valores com IVA)


    Vamos às questões:
    O sistema 1 tem paineis solares o que me foi dito ser obrigatório (por lei), e que serviriam de apoio ao PRH e às AQS. Mas tem um custo inicial brutal...

    No sistema 2 foram-me aconselhadas 2 bombas de calor, uma para cada "responsabilidade" e visto que a de AQS ser de mt inferior potência possibilitaria a poupança de uns euros, inclusivé nos meses mais quentes a bomba de aquecimento poderia ficar desligada. Neste sistema não teria paineis solares, foi-me dito que o custo inicial de os colocar só me iria dar retorno daqui por uns 20 anos... E como a bomba em questão tem um COP de 3,61 posso mesmo abdicar de os ter. Alguém consegue confirmar este cenário?

    Quanto a performance dos pisos propriamente ditos, Uponor vs Giacomini, alguma diferença relevante a apontar?

    Para já ficam estas questões, mais para breve... :)
  1.  # 2

    Quantos m2 de pavimento?
  2.  # 3

    Colocado por: callinasQuantos m2 de pavimento?


    Área climatizável: 185 m2
  3.  # 4

    Colocado por: yepyap

    Área climatizável: 185 m2
    onde?
    • emad
    • 25 setembro 2018 editado

     # 5

    Colocado por: yepyap
    O sistema 1 tem paineis solares o que me foi dito ser obrigatório (por lei), e que ...Mas tem um custo inicial brutal...
    No sistema 2 ....foi-me dito que o custo inicial de os colocar só me iria dar retorno daqui por uns 20 anos...

    Tem piada. Isto está a ficar engraçado.
  4.  # 6

    Colocado por: jorgealvesonde?


    Pois, esqueci-me de detalhes importantes:
    A moradia fica em Espinho, o pavimento será (ainda em analise) vinilico à excepção dos WCs que serão em cerâmica.
  5.  # 7

    É uma moradia ou tem outra utilização?
  6.  # 8

    Para a zona a potência está correcta, o valor parece me um bocado fora do habitual para cima,

    Legalmente não é obrigado a colocar painéis solares mas é uma das melhores opções pois o sol será gratuito durante muitos e muitos anos.

    A solução 2 bombas não concordo com ela, no entanto vindo de quem vem é o habitual.
    Concordam com este comentário: r.v
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yepyap
    • r.v
    • 26 setembro 2018

     # 9

    Esse orçamento da giocomini falta ai muito detalhe.
  7.  # 10

    Colocado por: ADROatelierÉ uma moradia ou tem outra utilização?


    Moradia: https://forumdacasa.com/discussion/49002/10/construcao-de-casa/

    Colocado por: jorgealves
    A solução 2 bombas não concordo com ela, no entanto vindo de quem vem é o habitual.
    Concordam com este comentário:r.v
    Estas pessoas agradeceram este comentário:yepyap


    Porque não concorda? Acha que consigo recuperar o investimento em menos tempo?



    Colocado por: r.vEsse orçamento da giocomini falta ai muito detalhe.

    Os detalhes que me deram foram: placas isolantes inferiores, banda perimetral, comandos digitais para controlo da temperatura de cada zona, caixas coletoras, electroválvulas, adjuvante térmico para betão, tubo PEX, etc.
  8.  # 11

    dentro de minutos vai receber uma proposta com a nova Daikin Altherma 3,
  9.  # 12

    Colocado por: yepyap

    Pois, esqueci-me de detalhes importantes:
    A moradia fica em Espinho, o pavimento será (ainda em analise) vinilico à excepção dos WCs que serão em cerâmica.


    Finalmente encontro alguém aqui que vai colocar pavimento vinílico 😁 confesso que ainda não estou 100% certo mas estou muito inclinado! Ia colocar piso radiante também mas o orçamento já não dá para isso 😐
  10.  # 13

    Colocado por: jorgealvesdentro de minutos vai receber uma proposta com a nova Daikin Altherma 3,


    Comparando o seu orçamento com o sistema 1, acho uma proposta bem interessante, de qq forma acima do que tenciono gastar. Mas mta tinta ainda vai correr até tomar uma decisão. Obrigado por toda a disponibilidade até agora.
    Vou investigar os sistemas que me enviou, e mais tarde coloco cá mais questões!
  11.  # 14

    Colocado por: Ruipsm
    Finalmente encontro alguém aqui que vai colocar pavimento vinílico 😁 confesso que ainda não estou 100% certo mas estou muito inclinado! Ia colocar piso radiante também mas o orçamento já não dá para isso 😐


    Desde o inicio estive mt reticente em relação ao vinilico, mas o jorgealves já me esclareceu que a performance do piso radiante não é afectada, desde que ambos sejam bem instalados. Atualmente moro num apartamento com soalho em madeira, e admito que seria provavelmente a melhor solução, mas como na nova habitação tenciono ter o interior bem ligado ao exterior, ia ficar com mta pena de ver demasiadas marcas na madeira. E efectivamente o vinilico parece oferecer mtas das vantagens da madeira/flutuante, com o senão que aparenta ser artificial... não se pode ter tudo.

    Ando a estudar colocar desta côr: https://scontent.flis9-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/31180317_1942249295805499_6382902974787616768_o.jpg?_nc_cat=0&oh=08989c5a473e4f88d067e549c8b2760b&oe=5C5FE62F
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  12.  # 15

    Colocado por: yepyap

    Comparando o seu orçamento com o sistema 1, acho uma proposta bem interessante, de qq forma acima do que tenciono gastar. Mas mta tinta ainda vai correr até tomar uma decisão. Obrigado por toda a disponibilidade até agora.
    Vou investigar os sistemas que me enviou, e mais tarde coloco cá mais questões!


    Tem gas natural onde vai construir?
  13.  # 16

    Colocado por: jcfcid
    Tem gas natural onde vai construir?


    Tenho sim.
  14.  # 17

    Colocado por: yepyap

    Comparando o seu orçamento com o sistema 1, acho uma proposta bem interessante, de qq forma acima do que tenciono gastar. Mas mta tinta ainda vai correr até tomar uma decisão. Obrigado por toda a disponibilidade até agora.
    Vou investigar os sistemas que me enviou, e mais tarde coloco cá mais questões!
    nesta nova versão, pode pura e simplesmente suprimir o solar térmico e substituir por uma solução fotovoltaica.
  15.  # 18

    Colocado por: yepyap

    Tenho sim.


    E porque não caldeira de condensação para o AQS do piso radiante?

    É a solução que estou a equacionar para a minha casa...
  16.  # 19

    Colocado por: jorgealvesnesta nova versão, pode pura e simplesmente suprimir o solar térmico e substituir por uma solução fotovoltaica.

    Que particularidade tem essa solução fotovoltaico?
  17.  # 20

    Colocado por: callinas
    Que particularidade tem essa solução fotovoltaico?
    a nova bomba de calor de fábrica já admite ligação a fotovoltaico desde que o inversor não gere harmónicos e ruído acima dos 2%.

    Os microinversorss em cascata geralmente mão tem qualidade suficiente.
 
0.0239 seg. NEW