Colocado por: PicaretaPois não, mas é por aí que se deve começar. Depois de começar a obra, já não consegue reduzir a área de forma a diminuir custos, e os acabamentos podem ser alterados a meio da obra, se necessitar de reduzir custos.
Colocado por: tnjpA origem da questão das areas está no post inicial. Uma tentativa de ter uma construção de "baixo custo" mas com suite de 17m2, mais closet e wc privativa, e dois quartos com 16m2 cada. Para mim, isto são areas que vejo frequentemente em imóveis apelidados de "luxo".
Colocado por: Amyvemos casas pequenas com bons acabamentos que nem um pum se consegue dar lá dentro...
Colocado por: PicaretaDepois de começar a obra, já não consegue reduzir a área de forma a diminuir custos, e os acabamentos podem ser alterados a meio da obra, se necessitar de reduzir custos.
Colocado por: jorgferrSe morassem em muitas capitais europeias ficam contentes com T3 de 100 M2 e já era um luxo
Colocado por: euNão percebi bem o quis mostrar mas ok.
Este vive num T2 de 90 m2... mas também só ganha 441 € por mês...
Colocado por: euUm T2 de 90m2 é considerado luxo.
Colocado por: mandrongoIsto é algo mais técnico e é trabalho do arquiteto que tem de desenhar a casa de forma a ter uma estrutura simples e sem duplicação de elementos. Quantos mais cantos e recantos tiver a casa no exterior, pior vai ser para a estrutura.
Nas varandas e palas deve evitar que sejam elementos soltos/salientes, é preferível que a varanda no piso 1 seja por recuo do corpo, do que ter um elemento saliente.
Colocado por: CMartinMaria, por um lado como vivo e trabalho em Manique, e como faço design de interiores e também decoração, tenho contactos na zona de profissionais da construção.
Só lhe posso dar contactos dos senhores que não trabalham comigo, que não os vou ocupar com trabalhos que não sejam meus, por várias razões, mas posso dar de quem já me fez trabalhos particulares cá em casa por exemplo.
Por outro lado, tem andado por cá uma empresa muito interessante a fazer recuperações, são gabinete pelo que entendo, com arquitecto, engenheiro e empreiteiro, vou ver se encontro o nome que agora escapou-me de baixo da língua ! Não sei bem se é essa a ajuda que pretende.