Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Atenção que eu não tenho neste momento nenhuma posição formada sobre o assunto.
    Gostava de ver aqui tb a opinião dos profissionais que passam noitadas a dar orçamentos
    Concordam com este comentário: CMartin
    • RCF
    • 3 outubro 2018

# 22

Colocado por: LuisPereiraNão conheço nenhuma atividade económica onde se pague para se obter um orçamento…

Até há. Por exemplo, é prática pagar-se por orçamento para reparar um eletrodoméstico.
    Mas, são coisas diferentes.
    Para construção de uma moradia, por exemplo, não fará sentido. Aliás, é algo que não tem mesmo "pés para andar"... creio que a intenção do Zé da Silva, batido como é nestas andanças, também não quererá mais do que demonstrar/publicitar que os empreiteiros têm custos, muitos custos...
    Trabalho bastante com contratação. Participo na preparação de processos de aquisição de muitos bens e serviços e seria "lindo" que pagássemos pelos orçamentos apresentados, quer em processos por concurso, quer mesmo noutras modalidades de aquisição...
  2.  # 23

Colocado por: zedasilva
    Sim!
    E não será grande profissional.

Mudo já de emprego!
  3.  # 24

Claro, dá para ver que o zé não tem opinião formada. Como cliente, ficaria indignada, se mo pedissem como profissional sou solidária.
    :o)
    Ao fim do dia, acharia justo pagar-se, mas também acho justo ser o preço a pagar pelo profissional que esteja a concorrer ao orçamento, se concorre é porque quer a oportunidade, e é uma forma de investir nela. Tendo custos esse trabalho de orçamentação, só o profissional sabe ver até quantos orçamentos consegue sustentar, em termos de custos (e tempo) do seu lado.
  4.  # 25

Como DO estou disposto a pagar 0.
    Porquê? Porque é um trabalho que compete a uma empresa que quer ganhar um cliente.
    É tb se vê logo pelo tipo de abordagem e de orçamento com que tipo de empreiteiro estou a lidar. Se o orçamento não for rigoroso, como posso saber que vai ser rigoroso na execução?
    E eu sei bem que se houver desvio, é para sair dos meus bolsos...
  5.  # 26

Caso curioso, não é exactamente a mesma situação mas, é indicativo.

O maior vendedor nacional de cozinhas, o IKEA, sempre teve um serviço de planeamento de cozinhas.
    Era grátis mas, ocupava os colaboradores horas e horas para as pessoas poderem escolher a sua cozinha.
    Os postos estavam sempre cheios.

Algures no ano passado, lançou um serviço pago de planeamento de cozinhas.
    Preço? 69€ para planear uma cozinha (49€ para os membros IKEA Family) totalmente reembolsáveis na compra da cozinha.
    Podem ver aqui: https://web.archive.org/web/20170906134520/https://www.ikea.com/ms/pt_PT/customer-service/our-services/planning.html

Bem, passado que foi um ano, como é que resultou este serviço de planeamento de cozinhas do IKEA?

De todas as vezes que passo por lá está sempre às moscas, enquanto os postos de encomenda estão sempre cheios.
    E o preço?
    Baixou, custa agora 39€/29€: https://www.ikea.com/ms/pt_PT/customer-service/our-services/planning.html
    O que só quer dizer que a adesão foi mínima.

Nem reembolsando o custo do serviço, as pessoas gastam dinheiro em algo que, para elas, deve ser de borla.
    Como disse, não é exactamente o caso de um orçamento mas, este exemplo já dá uma pista sobre o assunto em questão.

E se o IKEA, que é o IKEA, não consegue cobrar uma simples caução sobre um serviço...
    • pffm
    • 3 outubro 2018

# 27

E porque não? Depende.

Eu estive disposto a pagar a um orçamentista a titulo particular para elaborar o orçamento da minha moradia para ter uma previsão de custo.
    Se estou disposto a pagar a uma empresa para me fornecer um orçamento chave-na-mão? Não, porque esse valor já deverá estar incluído no K/Margem do orçamento.
    • RCF
    • 3 outubro 2018 editado

# 28

Colocado por: PoisÉO maior vendedor nacional de cozinhas, o IKEA, sempre teve um serviço de planeamento de cozinhas.
    Era grátis mas, ocupava os colaboradores horas e horas para as pessoas poderem escolher a sua cozinha.
    Os postos estavam sempre cheios.

Algures no ano passado, lançou um serviço pago de planeamento de cozinhas.
    Preço? 69€ para planear uma cozinha (49€ para os membros IKEA Family) totalmente reembolsáveis na compra da cozinha.

Não vi os links que colocou mas, ainda a semana passada lá estive, tirei o ticket, esperei uns 15m e depois, em 30m fizeram-me esse planeamento, sem pagar nada... o que me referiram ser a pagar é a deslocação do técnico deles a casa, para tirar medidas mais rigorosas, numa fase seguinte, se eu estiver interessado em avançar. Pagamento esse que depois, comprando a mobília, é abatido no valor a pagar.
  6.  # 29

São estes "pomaiores" que contribuem para as diferenças entre os 700€ e os 1000€/m2 de construção.
    Em boa verdade, 90% dos nosso micro empresários não sabe orçamentar uma obra.
    Concordam com este comentário: two-rok, jorgferr
  7.  # 30

Colocado por: LuisPereiraNão conheço nenhuma atividade económica onde se pague para se obter um orçamento…

Peça lá um orçamento para reparar uma máquina pesada de rastos a ver se não lhe pedem umas centenas largas de euros só para dar orçamento.
    •  
      larkhe
    • 3 outubro 2018 editado

# 31

@RJMsilva , ng consegue dar o orçamento de reparação da maquina sem a desmontar e ai perde se muito tempo e como um electrodomestico , ou um carro
    Concordam com este comentário: rjmsilva
    • RCF
    • 3 outubro 2018

# 32

Colocado por: zedasilvaEm boa verdade, 90% dos nosso micro empresários não sabe orçamentar uma obra.

Mais uma razão para os orçamentos não serem pagos...
  8.  # 33

Colocado por: larkhe@RJMsilva , ng consegue repara a maquina sem a desmontar e ai perde se muito tempo e como um electrodomestico , ou um carro

Eu tb não consigo orçamentar uma obra sem esmiuçar de fio a pavio todos os projetos.
    Isso tb demora horas, por vezes, dias.
    Concordam com este comentário: two-rok
  9.  # 34

a essencia é diferente :)
  10.  # 35

Colocado por: larkhePorque raio hei de pagar se pretendo comprar um serviço bem caro por sinal?
    vc nao pretende comprar um serviço caro, pretende é gastar muito dinheiro.. não é a mesma coisa. pois na realidade vc pretende comprar uma coisa barata.
  11.  # 36

Colocado por: larkhea essencia é diferente :)

Porquê?
    Apenas porque não suja as mãos?
    :)
    Um orçamentista para ser bom, tal como um mecânico tem que estar em formação/atualização constante
  12.  # 37

Porque 99% das vezes já não se consegue montar e estraga se material e e e
  13.  # 38

0,01% do valor da obra. dava 1000€ por cada 100k, mas não ia tolerar derrapagens e atrasos na execução da obra.

temos que ver que muitos dão orçamentos a 0€, mas não são orçamentos correctos. Como existem pessoas que pedem muitos orçamentos a empresas ou não respodem ou dão um orçamento padrão para não perderem muito tempo porque tem mais coisas para fazer.

por ventura aqueles que até perdem mais tempo com o orçamentos, são aqueles que mais precisam do trabalho porque tem a empresa com dificuldades.

e depois o DO até pode ter um orçamento bem feito, mas 20k para caro do que outro feito em cima do joelho e acaba por escolher pelo pior.
  14.  # 39

Colocado por: pauloagsantosmas não ia tolerar derrapagens e atrasos na execução da obra.

Independentemente do orçamento ser pago ou a custo zero, derrapagens e atraso são acautelados nos CE e nos contratos.
  15.  # 40

Colocado por: pauloagsantospor ventura aqueles que até perdem mais tempo com o orçamentos, são aqueles que mais precisam do trabalho porque tem a empresa com dificuldades.

Ou então aqueles que querem que as empresas cresçam saudáveis financeiramente.
    Concordam com este comentário: jorgealves, two-rok

0.0286 seg. NEW