Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: antonylemosse ligar a um empreiteiro para ter um orçamento ele tb lho dá...

os famosos X/m2

Acontece que o valor hora é certo.
    Se eu passar lá 2h pago x * 2.

Se eu com fizer uma casa com 100m2, não é certo que seja o valor que foi dado.
  2.  # 82

Já contratei um advogado que em tempos andava no fórum. Para lhe expor o caso não paguei nada. Para a resolucao depois do problema paguei o valor que me orçamentou. No entanto não paguei para expor o problema
  3.  # 83

Colocado por: jorgferrE você acha bem pagar um orçamento feito chouriço onde claramente se vê que só interessava fazer o trabalho para se fazer uma pequena fortuna? É que há muitos que atiram números absurdos para o ar quando estão cheios de trabalho
    de acordo, mas penso que o problema mesmo não é dar orçamentos.. cada um põe o preço que quer no seu trablho, o problema é ser-se apresentado com um projecto básico á escala 1:100 ou um projecto de gaveta sem qualquer definição e ter de se fazer básicamente um CE ou MQ e um orçamento.

O trabalho não está em fazer as contas, o trabalho está em fazer o trabalho para poder fazer as contas.
    Concordam com este comentário: VMC
  4.  # 84

Colocado por: antonylemosde acordo, mas penso que o problema mesmo não é dar orçamentos.. cada um põe o preço que quer no seu trablho, o problema é ser-se apresentado com um projecto básico á escala 1:100 ou um projecto de gaveta sem qualquer definição e ter de se fazer básicamente um CE ou MQ e um orçamento.

O trabalho não está em fazer as contas, o trabalho está em fazer o trabalho para poder fazer as contas.
    Aceito e até acho bem que se faca uma triagem. Mas como o Zé disse também há muito empreiteiro que nem sabe ou nem quer dar um orçamento com um mapa de quantidades e será a larga maioria deles. Olham para o projecto a olhometro e fazem por M2 em função da complexidade da coisa.
  5.  # 85

atenção, eu não sou empreiteiro, mas percebo esse problema.
  6.  # 86

Colocado por: jorgferrAceito e até acho bem que se faca uma triagem. Mas como o Zé disse também há muito empreiteiro que nem sabe ou nem quer dar um orçamento com um mapa de quantidades e será a larga maioria deles. Olham para o projecto a olhometro e fazem por M2 em função da complexidade da coisa.
    O mal desses é que um dia é-lhe apresentado um projecto mais complexo, com PE, ou outros elementos mais detalhados e nem olham para aquilo e sai-lhes um bomba... ou fazem tudo mal, ou tentam influenciar o DO.. etc etc.. tudo para fazerem o que sabem.
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 87

A eles e ao DO... lol
  8.  # 88

Colocado por: antonylemosO mal desses é que um dia é-lhe apresentado um projecto mais complexo, com PE, ou outros elementos mais detalhados e nem olham para aquilo e sai-lhes um bomba...
    Eu não me importaria de pagar mas sei que ia levar barretes volta e meia. A exemplo, um gajo chama alguém para vir compor uma torneira e paga logo a deslocação mesmo que o preço do canalizador seja um disparate
  9.  # 89

Mas é por orçamento ou à hora?
  10.  # 90

Atenção que eu também sou sensível a esse problema.
  11.  # 91

Os orçamentos devem ser pagos?

Claro que ...

DO: não!

Empresa: sim!

Serão alguma vez pagos? Não, porque haveria sempre empresas que cobravam (e possivelmente fariam um orçamentado bem estruturado após uma análise detalhada do projecto e medições) e haveria outras que não cobravam (que por eur/m2 apresentam um valor global). E do ponto de vista do DO o que ele quer é 3 ou 4 orçamentos para comparar o valor final já que no final de contas 90% dos DO só olha para isso mesmo que o documento tenha 20 páginas antes.

Acho que mais importante do que questionar se se deve pagar ou não um orçamento, deveria ser:

O DO deveria ou não pagar um Mapa de Quantidades aos projetistas? Isso resolveria grande parte do problema à partida.
  12.  # 92

Colocado por: fredcunhaOs orçamentos devem ser pagos?

Claro que ...

DO: não!

Empresa: sim!

Serão alguma vez pagos? Não, porque haveria sempre empresas que cobravam (e possivelmente fariam um orçamentado bem estruturado após uma análise detalhada do projecto e medições) e haveria outras que não cobravam (que por eur/m2 apresentam um valor global). E do ponto de vista do DO o que ele quer é 3 ou 4 orçamentos para comparar o valor final já que no final de contas 90% dos DO só olha para isso mesmo que o documento tenha 20 páginas antes.

Acho que mais importante do que questionar se se deve pagar ou não um orçamento, deveria ser:

O DO deveria ou não pagar um Mapa de Quantidades aos projetistas? Isso resolveria grande parte do problema à partida.
    Falta saber que percentagem de projectistas sabem fazer um mapa de quantidades decente
  13.  # 93

O DO deve pagar e exigir um MQT aos projectistas, ou mandar elaborar a outrem,
    No entanto ainda há muito empreiteiro competente que não sabe/quer responder a isso.

Em certas realidades é dinheiro e esforço deitados ao lixo.
    Concordam com este comentário: jorgferr, two-rok
  14.  # 94

Colocado por: PicaretaQuando não existe mapas de quantidades, e o dono de obra quer orçamento descriminado, com as quantidades de cada trabalho, e preço unitário para cada um, deveria pagar pelo orçamento.
    Já fiz muitos de borla, mas já deixei de ser tótó.
    Concordam com este comentário:ADROatelier,Pedro Barradas,****

Se uma reposta a um pedido de orçamento vier mais detalhada e mais pormenorizada, da minha parte esse orçamento está em vantagem perante outro mais barato. Mas isso sou eu. Aliás com as janelas, não fui para o orçamento mais barato.
    Nem me passaria pela cabeça pegar num orçamento de um e passar a outro.. No máximo exigiria mais detalhes aos outros para estarem equiparados..
    • Anaa
    • 3 outubro 2018

# 95

Eu estaria disposta a pagar 100€ ou um máximo de 150€ por um orçamento sobre a condição de ser entregue em prazo previamente estipulado, em caso de adjudicação o valor ser descontado na obra. Ou seja o valor seria pago sobre contrato a cumprir.
    Em minha opinião isso obrigaria os DO a fazer o trabalho de casa e pedir orçamento apenas às empresas em que realmente vissem alguma possibilidade de adjudicação, em vez de pegarem no Google e enviaram um email a pedir orçamento às primeiras 50 empresas que aparecem na pesquisa.
    Por outro lado, havendo um contrato o construtor tb teria a obrigação de cumprir o prazo de resposta e só aceitaria orçamentar se tivesse disponibilidade para tal. Além de que desta forma o construtor também teria a segurança de que o DO não estava só a pedir mais um orçamento mas sim realmente interessado pela pesquisa que já teria feito.
    Concordam com este comentário: mhpinto, two-rok, Dmcordeiro
  15.  # 96

Pior ainda é quando entregamos um mapa de medições feito pelo empreiteiro (porque o cliente sabe que por norma é assim nesta empresa) e nem sequer vem o que está escrito só o valor final e entregam aos artistas do m2 e depois para os bancos seguem os nossos documentos....
  16.  # 97

E quando já com contrato assinado, com base no orçamento apresentado, estão até ao último a negociar os outros orçamentos, e voltam atrás no contrato - assinado atenção. E as razões que dão para o fazer...nem conto, são um trapalhada envergonhada ou sem vergonha.
  17.  # 98

Outros pedem tudo detalhado e mais alguma coisa, depois quando passamos no local verificamos que é só biscateiros e tarefeiros que lá andam.
  18.  # 99

Confesso que não percebo a necessidade de 'quantificar quantidades', num orçamento para o DO, a mim basta que me digam tem x por m2, recuperador Y, escadas z... E por aí fora.

Na minha obra o empreiteiro só me dizia x m de azulejo para o WC, x metros de piso, os limites eu já sabia que aceitei o orçamento.
  19.  # 100

Eu faço outra questão, então: que critérios devo usar na escolha do empreiteiro?
    Se eu não vou somente pelo que faz mais barato, tenho de ter algo que me diga "algo mais" sobre ele; o orçamento e a forma como foi elaborado é um bom indicador, digo eu.
    (ver obras feitas dele e em contrução tb)

0.0300 seg. NEW