Colocado por: antonylemosse ligar a um empreiteiro para ter um orçamento ele tb lho dá...
os famosos X/m2
Colocado por: jorgferrE você acha bem pagar um orçamento feito chouriço onde claramente se vê que só interessava fazer o trabalho para se fazer uma pequena fortuna? É que há muitos que atiram números absurdos para o ar quando estão cheios de trabalhode acordo, mas penso que o problema mesmo não é dar orçamentos.. cada um põe o preço que quer no seu trablho, o problema é ser-se apresentado com um projecto básico á escala 1:100 ou um projecto de gaveta sem qualquer definição e ter de se fazer básicamente um CE ou MQ e um orçamento.
Colocado por: antonylemosde acordo, mas penso que o problema mesmo não é dar orçamentos.. cada um põe o preço que quer no seu trablho, o problema é ser-se apresentado com um projecto básico á escala 1:100 ou um projecto de gaveta sem qualquer definição e ter de se fazer básicamente um CE ou MQ e um orçamento.Aceito e até acho bem que se faca uma triagem. Mas como o Zé disse também há muito empreiteiro que nem sabe ou nem quer dar um orçamento com um mapa de quantidades e será a larga maioria deles. Olham para o projecto a olhometro e fazem por M2 em função da complexidade da coisa.
O trabalho não está em fazer as contas, o trabalho está em fazer o trabalho para poder fazer as contas.
Colocado por: jorgferrAceito e até acho bem que se faca uma triagem. Mas como o Zé disse também há muito empreiteiro que nem sabe ou nem quer dar um orçamento com um mapa de quantidades e será a larga maioria deles. Olham para o projecto a olhometro e fazem por M2 em função da complexidade da coisa.O mal desses é que um dia é-lhe apresentado um projecto mais complexo, com PE, ou outros elementos mais detalhados e nem olham para aquilo e sai-lhes um bomba... ou fazem tudo mal, ou tentam influenciar o DO.. etc etc.. tudo para fazerem o que sabem.
Colocado por: antonylemosO mal desses é que um dia é-lhe apresentado um projecto mais complexo, com PE, ou outros elementos mais detalhados e nem olham para aquilo e sai-lhes um bomba...Eu não me importaria de pagar mas sei que ia levar barretes volta e meia. A exemplo, um gajo chama alguém para vir compor uma torneira e paga logo a deslocação mesmo que o preço do canalizador seja um disparate
Colocado por: fredcunhaOs orçamentos devem ser pagos?Falta saber que percentagem de projectistas sabem fazer um mapa de quantidades decente
Claro que ...
DO: não!
Empresa: sim!
Serão alguma vez pagos? Não, porque haveria sempre empresas que cobravam (e possivelmente fariam um orçamentado bem estruturado após uma análise detalhada do projecto e medições) e haveria outras que não cobravam (que por eur/m2 apresentam um valor global). E do ponto de vista do DO o que ele quer é 3 ou 4 orçamentos para comparar o valor final já que no final de contas 90% dos DO só olha para isso mesmo que o documento tenha 20 páginas antes.
Acho que mais importante do que questionar se se deve pagar ou não um orçamento, deveria ser:
O DO deveria ou não pagar um Mapa de Quantidades aos projetistas? Isso resolveria grande parte do problema à partida.
Colocado por: PicaretaQuando não existe mapas de quantidades, e o dono de obra quer orçamento descriminado, com as quantidades de cada trabalho, e preço unitário para cada um, deveria pagar pelo orçamento.
Já fiz muitos de borla, mas já deixei de ser tótó.