Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: RCFe não há volta a dar... então e nas situações em que a pessoa entra numa qualquer loja, passa lá horas, pede esclarecimentos aos vendedores, ás vezes até experimenta o produto e depois nada compra...? Também deveria pagar...?!
    é um ponto de vista válido.
  2.  # 2

Colocado por: RCFSe o faz desde há tanto tempo, com certeza será porque conclui que vale a pena assim fazer. Se, realmente, concluísse que apenas o preço interessava, daria apenas o preço... lá no fundo, o two-rok sabe que é assim

Entendo que é a forma mais profissional de o fazer, e também porque os softwares funcionam desta forma. Não ia investir milhares num software de orçamentação que me facilita a orçamentar e depois ia para o word escrever documentos à unha para meter preços gerais. Dava mais trabalho e tinha pior aspecto.
    • RCF
    • 3 outubro 2018

# 3

Colocado por: two-rokEntendo que é a forma mais profissional de o fazer

Ora pois...
    E o cliente, que naturalmente gosta de preço baixa, também vai gostando de profissionalismo...
  3.  # 4

Se os orçamentos fossem a pagar e se eu quisesse fazer por adjudicação, iria ter de pagar cada orçamento para cada uma das especialidades? E se para cada uma pedisse os 3 orçamentos...
    Se na elaboração do caderno de encargos, mapa quantidades, etc... , estivesse tudo direitinho e o trabalho bem feito, orçamentar não deveria ser assim tão pesado (digo eu).
  4.  # 5

Quando não existe mapas de quantidades, e o dono de obra quer orçamento descriminado, com as quantidades de cada trabalho, e preço unitário para cada um, deveria pagar pelo orçamento.
    Já fiz muitos de borla, mas já deixei de ser tótó.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, Pedro Barradas, ghost12, Schlüter-Portugal, two-rok, VMC
  5.  # 6

Mas assim acabava por fazer o mapa de quantidades e um orçamento!
  6.  # 7

Colocado por: PicaretaQuando não existe mapas de quantidades, e o dono de obra quer orçamento descriminado, com as quantidades de cada trabalho, e preço unitário para cada um, deveria pagar pelo orçamento.
    nem mais
  7.  # 8

Colocado por: ratodecasaMas assim acabava por fazer o mapa de quantidades e um orçamento!

Sim, já fiz muitos...que depois o dono de obra aproveitava para pedir preços a outras empresas.
    Concordam com este comentário: ADROatelier, antonylemos, Pedro Barradas, MRK, two-rok
  8.  # 9

Colocado por: zedasilvaAté que ponto estão os DO dispostos a pagar por um orçamento para a sua mordia?
    Num orçamento tipo chave na mão, qual o valor que estariam dispostos a pagar?

À partida não me parece que o DO esteja disposto a pagar por orçamentos, é que não faltam empreiteiros interessados em orçamentar a obra.

O que me parece que se passa, é que as empresas começam a filtrar os potenciais clientes. Para aqueles que por uma razão ou outra parecem que se podem tornar piores negócios, os orçamentos tendem a ser feitos com menos rigor, mais rapidamente e com maior K em cima, ou acabam mesmo por nem fazer o orçamento.

No entanto, imagino que uma empresa de construção com um grande reputação no mercado de qualidade e seriedade, e por isso também muito mais procurada para orçamentos que outras empresas, poderá ter margem para os começar a cobrar e poderá haver clientes que não se importem de os pagar.
  9.  # 10

Colocado por: J.Fernandespoderá ter margem para os começar a cobrar e poderá haver clientes que não se importem de os pagar.
    para essas empresas é logo á partida um filtro dos clientes que interessam e os que não interessam
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 11

No fundo a discussão é redondante, alguém vai pagar o custo dos orçamentos, neste caso tem de ser diluído pelos que os aceitam.
  11.  # 12

Se calhar no caso do Luis Pereira os retorno de trabalhos, mesmos que sejam só 10%, posto que as obras são de milhões, se calhar cobre o inevestimento de todos os orçamentos.

Também ariscava a dizer que não é o Luis Pereira que toma a decisão.
    Concordam com este comentário: antonylemos, two-rok
  12.  # 13

Colocado por: ADROatelierSe calhar no caso do Luis Pereira os retorno de trabalhos, mesmos que sejam só 10%, posto que as obras são de milhões, se calhar cobre o inevestimento de todos os orçamentos.
    o custo dos 90 orçamentos não aceites (visto de uma forma crua) é cobrado aos 10 que contratam os trabalho
  13.  # 14

Colocado por: antonylemoso custo dos 90 orçamentos não aceites (visto de uma forma crua) é cobrado aos 10 que contratam os trabalho

Exatamente, como se faz em todas as áreas de atividade.
  14.  # 15

Eu acho que as empresas devem exigir CE por exemplo, para não o terem de fazer, ou cobbrar por isso, agora pagar por orcamento ja acho demais, por essa ordem de ideias paga-se o orçamento ao empreiteiro, este por sua vez paga ao eletrecista, ao carpinteiro, ao canalizador, serralheiro e por ai diante, breve sao precisos 500 euros ou mais para cada orcamento que se pede...
    • DR1982
    • 3 outubro 2018 editado

# 16

Colocado por: JoelM

isso é como deveria funcionar, afinal as pessoas que usaram o seu tempo para fazer algo, devem ser pagos por isso! mais uma vez digo, quando vão ao advogado pagam tudo e mais alguma coisa e ninguem se queixa que foi só para ter uma opinião e que não querem pagar... o tempo de uns profissionais vale mais do que de outros...
    Esta a pagar pelo trabalho dele, nao confunda, ou por acaso paga ao advogado para este lhe dizer quanto custa a consulta?
  15.  # 17

Colocado por: JoelMmais do que de out
    a diferensa é que assim, já ninguem vai ao advogado com coisas que nao interessam.. hehehehe .. e bem fazem eles. a sabedoria custou a ganhar, há que cobrar por ela.
  16.  # 18

Peço desculpa, mas se eu ligar para um advogado para perguntar quanto ele me leva por hora.... não pago nada.

Mas são coisas diferentes!!!
    Não confundam.

Agora se for para lá falar do meu caso, ele já está a trabalhar.
    Na realidade ao fazer um orçamento, também já se está a trabalhar..

Lol
  17.  # 19

Colocado por: cabochePeço desculpa, mas se eu ligar para um advogado para perguntar quanto ele me leva por hora.... não pago nada.

Mas são coisas diferentes!!!
    Não confundam.
    se ligar a um empreiteiro para ter um orçamento ele tb lho dá...

os famosos X/m2

e com base no que se vê aqui no forum, a grande maioria é isso que quer saber. O resto são detalhes ..
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
  18.  # 20

Colocado por: JoelMNos temos a mentalidade que o tempo que os outros usam nunca vale nada, mentalidade que as pessoas têm de trabalhar de borla para ter trabalho, estilo estágios, trabalhar horas extra no tipico "vestir a camisola", etc etc
    E você acha bem pagar um orçamento feito chouriço onde claramente se vê que só interessava fazer o trabalho para se fazer uma pequena fortuna? É que há muitos que atiram números absurdos para o ar quando estão cheios de trabalho

0.0288 seg. NEW