Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: kakaijulgo que existem umas tomadas que são colocadas num bloco quem sai da bancada, ficam tipo embutidas na bancada e saiem quando são necessárias

Chamam-se Evoline e são da Schulte

Evoline

Comprei duas na Alemanha com 3 tomadas e tampa em inox por 84€ cada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 22

Boas

Alguém sabe a que altura ficam as tomadas para o fogão e maquinas (lavar roupa e loiça) ?

Obrigado
    João
  3.  # 23

Olá.
    Alguém sabe se existe alguma solução para integração das tomadas ocultas em rodapés - tipo as Flip da Schulte mas para parede (e que respeitem os 5cm do solo da legislação)?
    Obrigado
    Ricardo
  4.  # 24

Boas,
    a portaria anteriormente referido foi revogada e com a alteração deixou de existir a altura mínima de colocação de tomadas, prevalecendo os critérios que o técnico electricista definiu e justifica a adopção desta ou de outra altura, sendo que em habitação não é normal colocar-se tomadas a menos de 30cm do pavimento, mas já não é proibido colocar a menos altura ou inclusive no pavimento ( solução muito usada no terciario).

atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfmarcelino
    • Mac
    • 4 novembro 2010

# 25

Colocado por: jorgealvesBoas,
    a portaria anteriormente referido foi revogada e com a alteração deixou de existir a altura mínima de colocação de tomadas, prevalecendo os critérios que o técnico electricista definiu e justifica a adopção desta ou de outra altura, sendo que em habitação não é normal colocar-se tomadas a menos de 30cm do pavimento, mas já não é proibido colocar a menos altura ou inclusive no pavimento ( solução muito usada no terciario).

atentamente
    Jorge Alves

Qual foi o diploma que revogou a Portaria nº 949-A/2006?
    Obrigado
  5.  # 26

Já agora, existe alguma razão para a colocação a mais de 30 cm ou é simplesmente uma 'tradição'?
    É claro que nas zonas com águas é fácil compreender...
    Obrigado pela ajuda.
    Ricardo M.
  6.  # 27

Não assentava as caixas, deixando apenas o tubo de fora. Na altura de assentamento dos azulejos, é que se fazia o assentamento da caixa, para evitar que fique sobre as faixas ou no meio de 2 ou mais azulejos. Nesta altura conseguimos posicionar as tomadas, sem aquilo parecer uma manta de retalhos
    o carissimo trabalhou em espanha? e que la e que trabalham assim, o que de facto acho bem fugir as tomadas no local das faixas correcto, mas nao custa nada na altura de chumbar as caixas saber-mos que azulejo e faixa vai levar e galgar para que nao bata nas faixas que por si acho horroroso, deixar o tubo entre x e Y como disse e trabalhar a espanhol e tirando estruturas e tijolo refractario eles nao sabem fazer nada.

cumps

David Marques
  7.  # 28

Qual é a distância mínima a que uma tomada têm que estar de uma torneira de banca?

E de uma placa de cozinha?

Cumprimentos

André Ribeiro
  8.  # 29

Colocado por: andremrQual é a distância mínima a que uma tomada têm que estar de uma torneira de banca?

E de uma placa de cozinha?

em média 60cm, mas não é imperativo, pois existem situações com materiais especiais em que pode ser menos,
  9.  # 30

Colocado por: jorgealves
    em média 60cm, mas não é imperativo, pois existem situações com materiais especiais em que pode ser menos,

A minha dúvida é se posso colocar na parede uma tomada a 20 cm do final da placa de cozinha.
  10.  # 31

Colocado por: andremrA minha dúvida é se posso colocar na parede uma tomada a 20 cm do final da placa de cozinha.

poder pode desde que tenha protecção para isso,

se será pratico com as gorduras voláteis que se vão agarrar ao material, é que me parece que não,
  11.  # 32

pode.
    • TLS
    • 3 novembro 2011

# 33

não se esqueça de deixar um fio terra em cada janela das casas de banho, caso estas serem de alumínio ou metal.
    • Mac
    • 9 novembro 2011

# 34

Colocado por: TLSnão se esqueça de deixar um fio terra em cada janela das casas de banho, caso estas serem de alumínio ou metal.

Só nas janelas dos WC ou em todas?
    • eu
    • 9 novembro 2011

# 35

Colocado por: MacSó nas janelas dos WC ou em todas?

Só nos WC

0.0213 seg. NEW