Colocado por: kakaijulgo que existem umas tomadas que são colocadas num bloco quem sai da bancada, ficam tipo embutidas na bancada e saiem quando são necessárias
Colocado por: jorgealvesBoas,
a portaria anteriormente referido foi revogada e com a alteração deixou de existir a altura mínima de colocação de tomadas, prevalecendo os critérios que o técnico electricista definiu e justifica a adopção desta ou de outra altura, sendo que em habitação não é normal colocar-se tomadas a menos de 30cm do pavimento, mas já não é proibido colocar a menos altura ou inclusive no pavimento ( solução muito usada no terciario).
atentamente
Jorge Alves
Não assentava as caixas, deixando apenas o tubo de fora. Na altura de assentamento dos azulejos, é que se fazia o assentamento da caixa, para evitar que fique sobre as faixas ou no meio de 2 ou mais azulejos. Nesta altura conseguimos posicionar as tomadas, sem aquilo parecer uma manta de retalhoso carissimo trabalhou em espanha? e que la e que trabalham assim, o que de facto acho bem fugir as tomadas no local das faixas correcto, mas nao custa nada na altura de chumbar as caixas saber-mos que azulejo e faixa vai levar e galgar para que nao bata nas faixas que por si acho horroroso, deixar o tubo entre x e Y como disse e trabalhar a espanhol e tirando estruturas e tijolo refractario eles nao sabem fazer nada.
Colocado por: andremrQual é a distância mínima a que uma tomada têm que estar de uma torneira de banca?
E de uma placa de cozinha?
Colocado por: jorgealves
em média 60cm, mas não é imperativo, pois existem situações com materiais especiais em que pode ser menos,
Colocado por: andremrA minha dúvida é se posso colocar na parede uma tomada a 20 cm do final da placa de cozinha.
Colocado por: TLSnão se esqueça de deixar um fio terra em cada janela das casas de banho, caso estas serem de alumínio ou metal.
Colocado por: MacSó nas janelas dos WC ou em todas?