Iniciar sessão ou registar-se
    • maos
    • 3 outubro 2018 editado

     # 1

    Boa noite, eu procuro informações sou algo que me diga quais são os valores válidos de qualidade no interior de uma casa.
    Eu encontrei esta informação, mas não sei se é válida:


    Indice PPM Qualidade do ar
    0-50 BOA
    51-100 REGULAR
    101-199 INADEQUADO
    200-299 MÁ
    300-399 PÉSSIMA
    >400 CRITICA

    Se alguém tiver informação, desde já agradeço.
  1.  # 2

    Qual é exactamente o seu problema?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  2.  # 3

    E então?!!
    Eu nunca medi. Mas tente manter a casa limpa e areje a mesma todos os dias
    Além da concentração de partículas no ar, convém averiguar das concentrações de outros compostos...
    O que pretende com isto?
    • maos
    • 3 outubro 2018

     # 4

    Boa noite, procuro valores de referência e se estes são os aconselhados ou permitidos.
    Os valores que estou a obter são o "Regular" ou "Boa" dependendo também das condições atmosféricas exteriores e se a tabela acima estiver com os valores corretos.
    Como moro numa zona justo à costa, com muita humidade estou a estudar a situação da colocação de uma ventilação.
    Não sou da área, apenas estou a tentar realizar medições aqui em casa.
  3.  # 5

    Mas a humidade relativa não tem nada a ver com isso.... É óbvio que as condições atmosférica influeciam a qualidade do ar interior. A não ser q estivesse um sistema de climatização avançado e uma construção hermética...
    Como é que está a aferir a ppm?! Tem equipamento de medição?!
  4.  # 6

    James, mas isso resolve alguma coisa?!
    Pelo que li é uma ventoinha engraçada..
    • crab
    • 3 outubro 2018

     # 7

    Numa pesquisa rápida no google, tem aqui um pdf da APAmbiente sobre medição da qualidade do ar em edifícios (comerciais):



    Como podem ver, não é tão simples como "não há pó nem fungos logo está bom".
    • VCAC
    • 4 outubro 2018

     # 8

    Maos,
    PPM (fracão molar em partes por milhão) utiliza-se como medida de concentração de um determinado poluente no ar.

    Não sei a que poluente específico se refere a tabela que colocou inicialmente, mas existem vários poluentes físico químicos (para além dos microbiologicos) que influenciam a qualidade do ar interior, tais como o dióxido de carbono, o monóxido de carbono, COVs, formalaido, etc...
    Para todos estes poluentes existem limiares de concentração a partir dos quais tornam o ar inadequado à inalação por parte do ser humano (dependendo do tempo de exposição).
    • maos
    • 4 outubro 2018 editado

     # 9

    A tabela foi retirada desde link :
    https://www.slideshare.net/devsonpaulo/cap-4-monitoramento-da-qualidade-do-ar
    Slide número 9
    Segundo essa tabela depois de cálculado o indíce.
  5.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasPelo que li é uma ventoinha engraçada
    e cara, que serve para mexer o ar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Wardruna
    • VCAC
    • 4 outubro 2018 editado

     # 11

    Colocado por: maosA tabela foi retirada desde link :
    https://www.slideshare.net/devsonpaulo/cap-4-monitoramento-da-qualidade-do-ar
    Slide número 9
    Segundo essa tabela depois de cálculado o indíce.


    Parece-me um documento brasileiro.
    Não consegui analisar a fundo, mas "por cá" ar com concentrações superiores a 9 ppm de monoxido de carbono já é considerado inadequado para inalação em permanência.
    • maos
    • 4 outubro 2018

     # 12

    Sim e para o co2 no interior de uma casa, acho que no exterior anda pelos 400 ppm.
    No interior é os mesmo?
    • VCAC
    • 4 outubro 2018

     # 13

    CO2 - limiar 1250 ppm
    • VCAC
    • 4 outubro 2018 editado

     # 14

    Penso que numa moradia, os poluentes mais "criticos" a ter em conta serão:
    .particulas em suspensão
    .COVs
    .fungos
    .radão (se for uma zona granítica)

    (Digo eu...claro que se deve dar importância a todos)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, fernandoFerreira, jorgealves
  6.  # 15

    @James

    Com Desvão sanitario e ventilação muita Ventilação
  7.  # 16

    Colocado por: VCACPenso que numa moradia, os poluentes mais "criticos" a ter em conta serão:
    .particulas em suspensão
    .COVs
    .fungos
    .radão (se for uma zona granítica)

    (Digo eu...claro que se deve dar importância a todos)


    em habitação e outros edifícios de comercio/serviços, sem actividades poluentes, a medição de CO2, temperatura e humidade relativa, dará um bom indicador acerca da Qualidade do ar interior.
    Concordam com este comentário: VCAC, hangas
  8.  # 17

    A qualidade vai sempre depender da zona onde se vive e não apenas da casa e cuidados.
    Abrir as janelas e arejar um apartamento na fontes Pereira de Melo é capaz de não ser boa ideia, já na serra do gerês sim.


    Se fumam, bebem muito e comem mal, esqueçam isso do ar, têm outras prioridades a resolver.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 18

    Colocado por: WardrunaA qualidade vai sempre depender da zona onde se vive e não apenas da casa e cuidados.
    Abrir as janelas e arejar um apartamento na fontes Pereira de Melo é capaz de não ser boa ideia, já na serra do gerês sim.


    Se fumam, bebem muito e comem mal, esqueçam isso do ar, têm outras prioridades a resolver.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Olhe que não, olhe que não...
    Beber muito faz bem.... se for agua :):)
  10.  # 19

    Colocado por: Anonimo06082021

    do outro lado do Atlântico usam outra técnica.
    outra(s), plural, pois existem várias.
    • hangas
    • 5 outubro 2018 editado

     # 20

    Colocado por: VCAC
    CO2 - limiar 1250 ppm


      Mas é fácil chegar os 2000 num quarto durante a noite. Eu tenho um sensor a colher valores de COs nos últimos 4 anos em todas as divisões da casa.
      Isto é o gráfico de ontem à noite,

      - Dois adultos e bebé de 4 meses.
      - Porta entre-aberta
      - Ventilação mecânica desligada
      - Janela fechada


      Concordam com este comentário: VCAC
        IMG_3871.PNG
     
    0.0237 seg. NEW