Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: boxTenho um conhecido que é eng. nesta área e diz que as coberturas planas no mercado residencial São uma fonte de trabalho bestial...

    Eu acho que ele quis dizer que faz muitas coberturas planas, você é que percebeu mal .... onde é que já se viu um engº de uma empresa que faz coberturas planas a dizer que aquilo não funciona !!
    • box
    • 13 outubro 2018

     # 2

    Colocado por: Schlüter-Portugalainda não identificou a causa das patologias?

    Nem vou identificar. Não tenho competências para tal.
    • box
    • 13 outubro 2018

     # 3

    Colocado por: Picaretaele quis dizer que faz muitas coberturas planas

    Acredito que sim.


    Colocado por: Picaretavocê é que percebeu mal

    Acho que não.


    Colocado por: Picaretaonde é que já se viu um engº de uma empresa que faz coberturas planas a dizer que aquilo não funciona !!

    Nunca o ouvi dizer que não funcionavam.
  2.  # 4

    Colocado por: box
    Nem vou identificar. Não tenho competências para tal.


    Não o caro box, o seu conhecido.
  3.  # 5

    Colocado por: mchina

    como tem projetada a sua cobertura?

    ainda hoje falei com alguém a quem vou pedir orçamento para a cobertura e os conceitos do que é cobertura tradicional e invertida não estavam bem presentes. Dizia que a tradicional é o isolamento térmico por cima da impermeabilização e o invertido o contrário!... bem... vamos ver se o problema ou confusão é só de troca de nomes!
    a verdade é que nos últimos anos(20 no mínimo) o isolamento sobre as telas foi e tem sido uma escolha muito mais popular e como tal mais "tradicional", mas estes termos não se referem à popularidade das opções mas sim ás suas origens.

    Colocado por: box
    Eu não. Prefiro uma cobertura inclinada com telha cerâmica simples. Geralmente mais económico, geralmente com menos manutenção e mais do que testado. Nas coberturas planas é quase necessário tirar um bacharelato para conhecer as opções e sistemas o que diz muito sobre esta metodologia. Tenho um conhecido que é eng. nesta área e diz que as coberturas planas no mercado residencial São uma fonte de trabalho bestial...

    Gosta de decisões simples e um telhado... Bem não há muito mais simples que isso.



    Colocado por: mchina

    Para os peritos da área... o resumo que fiz das 3 hipoteses para cobertura plana estão corretos ou existe alguma lacuna?


    São as 3 perfeitamente viáveis, mas se a ideia é ter godo pessoalmente descartava a primeira opção, as outras duas são bastante idênticas em termo práticos, sendo que na última deve ter um desempenho térmico ligeiramente superior porque regra geral o PIR costuma ter melhor desempenho que XPS
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mchina
  4.  # 6

    Colocado por: Sérgio KYO

    São as 3 perfeitamente viáveis, mas se a ideia é ter godo pessoalmente descartava a primeira opção, as outras duas são bastante idênticas em termo práticos, sendo que na última deve ter um desempenho térmico ligeiramente superior porque regra geral o PIR costuma ter melhor desempenho que XPS


    Obrigado Sergio,
    não é obrigatório usar o godo, estou aberto a qualquer tipo de solução mas que se revele a melhor relação custo/eficácia.
    Pessoalmente acho que a tradicional mais eficaz (opinião não especializada) porque o isolamento termico por baixo da impermeabialização não fica molhado como na invertida. Se a agua congelar por baixo do xps (metodo invertido) não fica comprometida a questão termica?
    Acha que as fases que coloquei nas varias hipoteses do meu resumo estão bem?
  5.  # 7

    Colocado por: mchina

    Obrigado Sergio,
    não é obrigatório usar o godo, estou aberto a qualquer tipo de solução mas que se revele a melhor relação custo/eficácia.
    Pessoalmente acho que a tradicional mais eficaz (opinião não especializada) porque o isolamento termico por baixo da impermeabialização não fica molhado como na invertida. Se a agua congelar por baixo do xps (metodo invertido) não fica comprometida a questão termica?
    Acha que as fases que coloquei nas varias hipoteses do meu resumo estão bem?


    Num outro, ou noutros tópicos já manifestei os argumentos.


    Uma forma simples, tendo em conta que a área não é muito grande:

    Betao com 1%
    Bpv
    Eps grafite ou la de rocha
    Tela sbs com 250 gr de poliéster com o mínimo de 5kg.

    Simples, leve e economicamente acessivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mchina
  6.  # 8

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Num outro, ou noutros tópicos já manifestei os argumentos.


    Uma forma simples, tendo em conta que a área não é muito grande:

    Betao com 1%
    Bpv
    Eps grafite ou la de rocha
    Tela sbs com 250 gr de poliéster com o mínimo de 5kg.

    Simples, leve e economicamente acessivel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:mchina



    Obrigado, vou ter em conta esta solução. tal como um outro sistema que referiu noutro post...
    neste caso as telas ficam expostas aos elementos, certo?
  7.  # 9

  8.  # 10

    Colocado por: mchina

    Sim ficam ao tempo.

    Para mim num sistema convencional só se justifique protecção pesada no caso de predios altos (+que 4 pisos) ou numa zona muito sujeita ao vento.


    Obrigado, vou ter em conta esta solução. tal como um outro sistema que referiu noutro post...
    neste caso as telas ficam expostas aos elementos, certo?
  9.  # 11

    Colocado por: mchinahttps://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:6434477858122395648

    tb vou ter esta solução em conta...


    Aí já estamos num sistema de duas camadas

    Aplicável em caso de áreas maiores ou onde se usa a fixação mecânica da primeira camada ao isolamento térmico.
  10.  # 12

    Justifica-se numa cobertura de 420m2 para moradia de 1 piso?
  11.  # 13

    Colocado por: mchinaJustifica-se numa cobertura de 420m2 para moradia de 1 piso?


    Sim, nesse caso específico sim.

    Recendo que tenha atenção à gramagem das armaduras propostas.
  12.  # 14

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Aí já estamos num sistema de duas camadas

    Aplicável em caso de áreas maiores ou onde se usa a fixação mecânica da primeira camada ao isolamento térmico.


    quando refere duas camadas é... telas / isolamento termico / telas ?
  13.  # 15

    Uma tela, é uma tela
    Duas telas, são o sistema bi-capa ou de duas telas cruzadas.
  14.  # 16

    para soluções de tela exposta também pode considerar telas PVC, solução muito leve(menos de 2kg/m para 1.5mm), pode ser aplicado por cima da maior parte das opções para isolamento térmico em cobertura(com camada separadora, normalmente geotextil), e na minha opinião(vale o que vale...) tem um comportamento mais competente quando aplicado sobre isolamento térmico, isto no caso de ficarem as telas expostas.
  15.  # 17

    Colocado por: Sérgio KYOpara soluções de tela exposta também pode considerar telas PVC, solução muito leve(menos de 2kg/m para 1.5mm), pode ser aplicado por cima da maior parte das opções para isolamento térmico em cobertura(com camada separadora, normalmente geotextil), e na minha opinião(vale o que vale...) tem um comportamento mais competente quando aplicado sobre isolamento térmico, isto no caso de ficarem as telas expostas.


    A única mais valia que veja, é pelo facto de (normalmente) serem mais claras tem um melhor comportamento reflectivo dos raios uv.
  16.  # 18

    Colocado por: Schlüter-Portugal

    A única mais valia que veja, é pelo facto de (normalmente) serem mais claras tem um melhor comportamento reflectivo dos raios uv.


    neste caso a utilização de XPS volta a ser uma opção valida, será a opção mais leve(acredito que não seja relevante, mas...) e da percepção de quem aplica parece ser muito menos afectada pelas temperaturas agressivas que se sentem á superfície em dias de 35º/40º. contra a minha própria teoria está o facto de nunca ter trabalhado com telas asfalticas com a gramagem que fala, tenho trabalhado com sopralene elite 5kg e que tem uma garantia de 15 anos mas sinceramente agora não encontro em lado nenhum a gramagem da mesma.
  17.  # 19

    Colocado por: Sérgio KYO

    neste caso a utilização de XPS volta a ser uma opção valida, será a opção mais leve(acredito que não seja relevante, mas...) e da percepção de quem aplica parece ser muito menos afectada pelas temperaturas agressivas que se sentem á superfície em dias de 35º/40º. contra a minha própria teoria está o facto de nunca ter trabalhado com telas asfalticas com a gramagem que fala, tenho trabalhado com sopralene elite 5kg e que tem uma garantia de 15 anos mas sinceramente agora não encontro em lado nenhum a gramagem da mesma.


    Pode usar xps com todas as telas.
    XPS/EPS/pir/lm/cortiça

    A desvantagem do xps é a estabilidade dimensional, assim como o pir.
  18.  # 20

    mas na solução com pvc o único acréscimo em questões de custo para usar XPS seria o geotextil, em telas asfalticas creio que será um pouco mais caro criar condições para que seja aplicada sobre o xps.
    anyway, o user vai bem servido com praticamente qualquer opção aqui falada, será uma questão de ver se alguma das subtis diferenças favorecem algo ponto que eventualmente o "mchina" valorize mais, e talvez uma questão estética, que num terraço técnico também talvez também não seja muito relevante, dito isto, daqui para a frente creio que independentemente da opção escolhida tem de se preocupar em encontrar alguém que a execute bem.
 
0.0250 seg. NEW