Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Tenho uma moradia que é impossível meter um sistema cctv sem apanhar a via publica ou a casa do vizinho.
    Posso por um sistema CCTV falso?
    Para tal posso uzar placas de sinalização verdadeiras?
    Se não conseguir encontrar no meu bairro cameras cctv falsas posso uzar verdadeiras desligadas?
    Como é feita a fiscalização?
    Quem fiscaliza?
    As coimas são caras?
    Tenho de os deixar entrar em casa?
    E se nunca estiver em casa ou estiver no estrangeiro arrombam a porta?
  2.  # 2

    Os sistemas de CCTV deixaram de carecer autorização da CNPD. O regime neste momento é o de auto regulação, demonstrando que cumpre com a lei de protecao de dados em caso de ser fiscalizado. No entanto, é provavel que brevemente sejam publicadas diretrizes relativamente a CCTV.
  3.  # 3

  4.  # 4

    Pode colocar um CCTV verdadeiro com mascara de privacidade. Contacte uma empresa credenciada.
  5.  # 5

    Quer dizer que eu (particular) posso instalar eu próprio o meu sistema sem ter de pedir autorização a CNPD?
    cumprir a lei é impossivel com cameras reais porque não é possivel instalar a camera sem apanhar uma casa e um quintal do vizinho.
    Neste caso posso instalar cameras falsas e placas verdadeiras?
    caso a pergunta anterior seja afirmativa posso fazer eu mesmo a instalação?
    Se o vizinho ou alguém reclamar por achar que estou a filmar a via publica e a casa do vizinho sou obrigado a dizer que as cameras são falsas?
    Posso usar cameras verdadeiras desligadas para fazer o mesmo efeito que fazem as falsas?
  6.  # 6

    Qualquer pessoa abrangida por uma gravação tem o direito de aceder às respectivas imagens, salvo se estas estiverem a ser utilizadas no âmbito de uma investigação criminal. Isto quer dizer que o carteiro ou outra pessoa que não é da família vai lá a casa vê as cameras e obriga-me a mostrar-lhe as imagens?
    No link para leigos não aparece legislação para cameras falsas.
  7.  # 7

    Pesquise sobre o que ja lhe responderam.

    Colocado por: Eng.RicardoPode colocar um CCTV verdadeiro com mascara de privacidade
    • RCF
    • 5 outubro 2018 editado

     # 8

    Colocado por: Baltazar1Qualquer pessoa abrangida por uma gravação tem o direito de aceder às respectivas imagens, salvo se estas estiverem a ser utilizadas no âmbito de uma investigação criminal. Isto quer dizer que o carteiro ou outra pessoa que não é da família vai lá a casa vê as cameras e obriga-me a mostrar-lhe as imagens?
    No link para leigos não aparece legislação para cameras falsas.

    Sim, chama-se direito de acesso. O carteiro tem o direito de ver as imagens onde aparece, pois são dados pessoais seus. Mas não pode ver dados pessoais de outras pessoas, a não ser que essas outras pessoas autorizem. Isto quer dizer que o carteiro pode ver as imagens onde aparece, desde que nessas imagens não apareçam outras pessoas... portanto, na prática, esse direito de acesso é muito pouco exercido.
    Quanto ao resto:
    1- para câmaras falsas não há legislação ou regras. Porquê? Porque não há imagens
    2- em câmaras verdadeiras há a possibilidade de colocar filtros/máscaras que não deixam ver/filmar o que não queremos, nomeadamente a via pública ou parta da casa do vizinho
    3- atualmente já não há necessidade de prévia autorização da CNPD. Mas, tem de cumprir as regras
    4- a CNPD fiscaliza, sem prejuízo de outras entidades, nomeadamente PSP e GNR o poderem fazer
  8.  # 9

    Como já foi dito, com praticamente qualquer gravador atual pode máscarar o que quiser, se esta a apanhar a casa do vizinho, ok, "pinta" a casa do vizinho... Via pública? "pinta" a via pública... É válido para visualização em tempo real e gravações.
  9.  # 10

    Quer isto dizer que se o vizinho ou alguém achar que eu estou a apanhar a rua ou a varanda ou até mesmo o telhado da casa do vizinho eu não sou obrigado a dizer-lhe que as câmaras são falsas?

    ( se for obrigado a dizer a quem se sente incomodado por achar que estou a filmar o que não devo que as câmaras são falsas é melhor tirar de lá a câmara porque perde a utilidade)

    2 Eu sou emigrante em França se deixar um sistema de câmaras verdadeiras ou falsas nesta casa em Portugal e for fiscalizado quem abre a porta a CNPD ou outras entidades?
    3 se for acusado porque acham que eu estou a filmar onde não devo e a CNPD comprovar que está tudo OK ela vai dizer a quem fez a denuncia algo do tipo " olhe está tudo bem pois as câmaras são falsas.

    4 Do lado sul da minha casa em Portugal tenho um terreno onde passa uma rua entre a casa e esse terreno, se puser a camara na varanda da minha casa apanho o terreno todo sem apanhar a rua porque a varanda fica alta, neste local posso por a camara já que vai ficar virada para a rua e acharem que apanha a rua?
  10.  # 11

    5 Sou obrigado num sistema real a deixar gravador (DVR) em Portugal para a entidade fiscalizadora ter acesso as imagens?
    (estou a pensar se puser mesmo cctv real gravar as imagens de Portugal em França?
    6 O mesmo sistema pondo eu ou arranjando quem ponha fica a menos de metade do preço de uma empresa especializada, posso ser eu a por ou pedir a um amigo eletricista que ponha ou tem de ser obrigatoriamente a empresa instaladora com alvará para tal?
    7 As placas de sinalização são obrigatórias por para alertarmos quem entra em nossa casa? Quantas placas são necessárias no mínimo?
  11.  # 12

    As camaras CCTV com motor são legais já que permitem o seu utilizador a qualquer momento filmar o que não deve e não deixa margem de tempo as entidades fiscalizadoras de apanhar em flagrante?
    Se não se pode apanhar a via publica, vizinhos, etc mas existem carros com camaras de marcha-atrás e que vão a filmar os carros que vão a sua frente?
  12.  # 13

    desculpe que lhe pergunte, mas qual é o seu objectivo?

    filmar não será certamente, já que as “câmaras falsas” não o fazem.... então o que será?
  13.  # 14

    Acho que vai uma grande confusão na sua cabeça... Envie me um email: [email protected], posteriormente posso facultar o nr de telemóvel e falarmos tira as dúvidas todas de uma só vez.
  14.  # 15

    O meu objectivo é apenas evitar que os amigos do alheio me entrem em casa e como as verdadeiras trazem muitas complicações e pesadas multas, pensei nas falsas.
  15.  # 16

    e acha que as falsas, estando emigrado e provavelmente a casa sem movimento, fará alguma diferença.... ?
  16.  # 17

    È melhor que nada, imagine se apanho uma fiscalização e tenho de deixar o meu emprego para vir uma semana a Portugal abrir a porta a CNPD e ainda sou multado por alguma coisa que não fiz bem por não saber ou algo do género.
  17.  # 18

    não percebeu o que lhe perguntei.

    acredita mesmo que alguém que lhe queria “visitar” a casa, será por umas câmaras (mesmo que verdadeiras) que o deixará de fazer?
  18.  # 19

    O ideal na minha mente era, com o sistema instalado em Portugal e estando a ver em França o que cá se passa, dizer ao assaltante qualquer coisa do tipo: " o amigo da casaca preta com um gorro azul na cabeça, sabes que te estou a ver faz favor de sair da minha casa" deverá ajudar.
    As falsas que imitam na perfeição as verdadeiras e que se deslocam e tem leds que acendem deverá criar a duvida neles, posso estar completamente enganado porque nunca fui um deles, mas não sei.
  19.  # 20

    Se chegar a ser assaltado... A primeira coisa que vai dizer é "porquê que não meti câmaras verdadeiras".
    Se máscarar no gravador as zonas que tem a esconder não vai ter problema nenhum, muito menos ter que vir a Portugal de propósito. Meta alarme com fala escuta a enviar alarmes para o seu telemóvel ou de outros e meta as câmaras ligadas à Internet para poder ver o que se passa logo de seguida.
 
0.0225 seg. NEW