Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Estive este fds às voltas com um estudo para uma moradia em "L", estilo moderno, com 2 pisos, e um jardim de inverno.
    Gostava de receber criticas e sugestões relativamente às plantas e à distribuição dos compartimentos.


    Obrigado desde já,
    António
      RC_1.jpg
      piso_1_1.jpg
  2.  # 2

    a casa é para si ou é desenhador e está a fazer para outra pessoa o desenho?
  3.  # 3

    Estou a desenhar a moradia para outra pessoa que queria uma moradia em L e com um jardim de inverno.
  4.  # 4

    As minhas opiniões (de mera leiga!), aqui vão...
    Para mim o conceito de jardim de inverno passa por integrá-lo "dentro" da casa, não no cantinho de uma sala. Vejo exemplos lindíssimos nas minhas revistas de eleição e o que me fascina é a integração visual do espaço, ou seja, está-se dentro de casa (na sala, em zonas de passagem, entre níveis) e tem-se aquele elemento sempre presente. Senão, não temos um jardim de inverno, mas sim uma estufa acoplada à casa... Dar sugestões concretas não sei, deixo isso para os arquitectos...
    A distribuição do RC não tem muita lógica...a sala de jantar está a milhas da cozinha, a casa de banho social (tem polibã porquê?) tb fica mt afastada da cozinha e obriga a passar pela sala. Tb não sou grande fã de integrar a escadaria de acesso ao 1º andar na sala, mas isso já é uma opção pessoal. O recuperador está num sítio estranho...ao canto, não é possível integrá-lo nem na zona de estar nem na de jantar
    No 1º andar não tenho gds reparos a fazer, a não ser que me parece pouco uma casa de banho (e pequena) para apoio a 3 quartos.
  5.  # 5

    Não sou arquitecto, mas vou só colocar algumas questões, as respostas ficam para quem as apanhar ;)

    Não gosto da zona social entre a cozinha e a sala de jantar. Aliás essa sala de jantar deve ser daquelas "para inglês ver" uma vez que me parece que as refeições serão na cozinha.
    Aliás a cozinha é GIGANTESCA... :D
    Onde vai colocar a TV? Por cima do recuperador de calor? Má ideia.
    Isso cumpre a lei das acessibilidades?
    Como vai ter acesso à zona por cima da sala de jantar? ou o "jardim" é coberto?
    Pé direito duplo numa sala desse tamanho? Não sei... e ainda por cima o andar superior é todo em paredes e janelas? Hummm, sinceramente não.
    O envidraçado da zona social é a toda a altura do pé direito duplo? Ou leva uma viga a meio? Se levar não fica lá muito bonito!
    Porque é que o escritório e o hall não são alinhados com a cozinha? Para que serve aquela reentrância com +-80cm ? e provavelmente ainda leva uns pilares por fora, ficam 50/60 cm para passar?
    O tubo de queda da sanita da suite vai passar no meio da janela?
    A janelita do wc principal não acertou "em cheio" no sitio onde deverá levar um pilar?
    Não sei se a porta de correr, vai poder "correr" dentro da parede parece-me que também deverá ter um pilar por aí.
  6.  # 6

    Por todos os motivos, já escritos.. e mais alguns.. estas plantas..BRRRR... :(

    essa estufa a SUl.. para Portugal... tenho grandes dúvidas, ainda por cima pelo q percebo tem pé-direito duplo...
  7.  # 7

    não cumpre lei de acessibilidades
    as escadas não podem ser radiais em patamar
    quanto ao projecto, eu mexia em quase tudo mesmo.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasPor todos os motivos, já escritos.. e mais alguns.. estas plantas..BRRRR... :(

    essa estufa a SUl.. para Portugal... tenho grandes dúvidas, ainda por cima pelo q percebo tem pé-direito duplo...


    pois seria mais uma estuda que jardim de inverno neste caso.
    sul não é a melhor opção para um jardim de inverno.
  9.  # 9

    Olá,

    Obrigado pelas criticas e comentários, vou remodelar algumas situações e ver se consigo reduzir o efeito de estufa pois o tal "jardim de inverno" é uma daquelas coisas que terei de manter naquela zona.

    António
  10.  # 10

    a única maneira de reduzir é fazer cobertura opaca (essencial) e talvez umas palas
 
0.0149 seg. NEW