Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 401

Colocado por: zedasilvaMeta uma lâmina drenante com os pitons virados para cima. aquilo bem encaixadinho nem precisa de telas por baixo :)

lolol.... nem de apoios para as lajetas ;)
  2.  # 402

Colocado por: Pedro Barradasnem de apoios para as lajetas ;)

A ideia era mesmo essa, os pitons já servem de apoio às lajetas
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • VXMC
    • 21 abril 2021 editado

# 403

Colocado por: jfsmoreira

Eu procuro algo assim

Se apoiar as lajetas apenas nos cantos será que elas aguentam o peso se alguem caminhar por cima?
    A termica não me "deixa" colocar mais isolamento por cima. (Vou ter 10cms por baixo da tela). O Eng diz que poderia colocar lajetas afastadas da tela (com calcos de xps), de forma a que houvesse uma ventilação entre lajeta e tela.
    Portanto queria algo leve de carregar e barato.

As lajetas aguentam até porque há uns suportes para esse efeito, agora não sei é se a tela vai gostar de ter uma base tão pequena em contacto para apoio. Tente salvaguardar a tela ao máximo, pois esta é que vai impedir de ter àgua a entrar em casa.

https://www.google.com/search?q=apoio+lajeta&rlz=1C1GCEA_enPT947PT947&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjfgLz8kY_wAhU0QUEAHXM3ChoQ_AUoAXoECAEQAw&biw=1920&bih=1089
  3.  # 404

Colocado por: VXMCagora não sei é se a tela vai gostar de ter uma base tão pequena em contacto para apoio.

Pois o problema é mesmo a tela
    • NPRP
    • 22 abril 2021

# 405

Zedasilva,
    Este “nosso” assunto godo VS lagetas está controlado, certo? ;)
    Quando vocês começam (e bem!) a discutir os pormaiores técnicos, é quando eu começo a apanhar bonés... 😂
  4.  # 406

Colocado por: NPRPZedasilva,

Certo!
    Até algum mete nojo vir com novas ideias
    :)
  5.  # 407

Colocado por: NPRPZedasilva,
    Quando vocês começam (e bem!) a discutir os pormaiores técnicos, é quando eu começo a apanhar bonés... 😂

NPRP qual a solução que vai colocar na sua cobertura?
    È invertida ou não?

POde pf indicar o seu "esquema"?

O meu técnico tb torce o nariz a lagetas exatamente por causa dos apoios, mas agora fiquei na duvida com as lagetas térmicas julgo que não sejam necessários apoios. ou estarei a pensar incorretamente?

Muito obrigado,
    • VXMC
    • 22 abril 2021 editado

# 408

Só uma questão, para que raio querem os apoios para as lajetas quando podem fazer assim:

Só para corrigir as minhas lajetas ficaram a 7.30€ m2 com iva incluído

Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  6.  # 409

depende do tipo de pendentes existente... se é para ficar transitável ou não, se tem de ficar bonito ou não...
  7.  # 410

Colocado por: Pedro Barradasdepende do tipo de pendentes existente... se é para ficar transitável ou não, se tem de ficar bonito ou não...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

com 3% pendente e sem ser transitável (apenas para manutenção ocasional)e beleza não é fundamental :-)
    Pedro, acha que posso evitar os apoios?
    Obrigado
  8.  # 411

Colocado por: VXMCSó uma questão, para que raio querem os apoios para as lajetas quando podem fazer assim:

Só para corrigir as minhas lajetas ficaram a 7.30€ m2 com iva incluído

Estas pessoas agradeceram este comentário:SCCorreia

VXMC, obrigado pela partilha,
    Pelo que vejo colocou tela pitonada mais geotextil, e depois lajeta, certo?
    Já agora colocou este conjunto em cima das telas (se tem cobertura normal) ou em cima do isolamento (tem cobertura invertida)?

Obrigado,
    • VXMC
    • 22 abril 2021

# 412

Colocado por: SCCorreia
    VXMC, obrigado pela partilha,
    Pelo que vejo colocou tela pitonada mais geotextil, e depois lajeta, certo?
    Já agora colocou este conjunto em cima das telas (se tem cobertura normal) ou em cima do isolamento (tem cobertura invertida)?

Obrigado,

Coloquei esta configuração sobre o isolamento, mas sobre as telas não deverá ser diferente.
    A tela pitonada já tem geotextil e o objetivo foi funcionar como um filtro. No seu caso, se tiver de colocar sobre as telas, não esquecer de uma manta TNT para evitar a tranferencia de polimeros, que originará a perda de elasticidade para o elemento mais próximo.
  9.  # 413

VXMC

então foi isolamento, telas, tela pitonada com geotextil e depois lajetas sobre apoios, correto?

apenas ( dependendo da tela) acho que talvez não fosse preciso a pitonada.
    Concordam com este comentário: VXMC
  10.  # 414

Colocado por: VXMCpara que raio querem os apoios para as lajetas quando podem fazer assim

Os apoios têm uma função: criar uma certa caixa de ar que permita a ventilação no verão. Ou seja entre a lajeta e a tela haverá uma pequena ventilação.
    Concordam com este comentário: marco1, ADROatelier
  11.  # 415

e consequentemente melhor "secagem" das águas que por ali andem.
    • VXMC
    • 22 abril 2021 editado

# 416

Colocado por: marco1VXMC

então foi isolamento, telas, tela pitonada com geotextil e depois lajetas sobre apoios, correto?

apenas ( dependendo da tela) acho que talvez não fosse preciso a pitonada.
    Concordam com este comentário:VXMC

Provavelmente não seria necessário, mas optei por colocar, assim a agua drena pela tela e menos alcança a tela pvc. Tive o cuidado de ao estender a tela, respeitar as pendentes.
  12.  # 417

eu deixava assim, sem apoios. já criou a zona de ventilação
  13.  # 418

Colocado por: VXMCnão esquecer de uma manta TNT para evitar a tranferencia de polimeros, que originará a perda de elasticidade para o elemento mais próximo.

Esta manta TNT é o quê? Um geotextil?

Então acham que em vez de calços XPS, é preferível colocar tela pitonada e lajeta de 2,5cms por cima?
    ou seja seria feito assim (cima para baixo):

Lajeta
    Tela pitonada
    Geotextil
    Tela asfaltica
    Pendentes
    XPS 10cm
    Imperkote (BPV)
    Laje cobertura

Está na ordem correta?
  14.  # 419

Colocado por: jfsmoreira

Esta manta TNT é o quê? Um geotextil?

Então acham que em vez de calços XPS, é preferível colocar tela pitonada e lajeta de 2,5cms por cima?
    ou seja seria feito assim (cima para baixo):

Lajeta
    Tela pitonada
    Geotextil
    Tela asfaltica
    Pendentes
    XPS 10cm
    Imperkote (BPV)
    Laje cobertura

Está na ordem correta?

TNT = Tecido Não Tecido acho! :)
  15.  # 420

jfsmoreira

ponha a hipótese de fazer o enchimento com pendentes logo a seguir á laje e depois o isolamento, apenas se tem de preocupar depois é com a tela por cima do isolamento, como se podem conjugar. mas alguem lhe recomendara a melhor maneira.

0.0996 seg. NEW