Iniciar sessão ou registar-se
    • Broa
    • 20 outubro 2018

     # 1

    Boa noite,

    A minha moradia dispõe de um quadro geral no R\C e dois quadros parciais, um na cave e um no 1º andar. No primeiro andar, entretanto, instalei ar-condicionado que ficou ligado ás tomadas em 3 quartos e na cave uma arca e um frigorífico.
    A minha duvida, sem detectar nenhum problema, é na constituição dos quadros parciais em termos de disjuntores e diferenciais.
    Qual a constituição correta em termos de disjuntores e diferenciais de um quadro parcial com os equipamentos que tenho instalados?
  1.  # 2

    1 diferencial por quadro, 1 disjuntor por cada equipamento fixo, 1 disjuntor para cada 8 tomadas usos gerais no máximo.
    1 disjuntor para iluminação(ou mais, depende)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Broa
    • Broa
    • 21 outubro 2018

     # 3

    Obrigado pela resposta,

    Só mais uma pergunta, uma vez que do quadro principal sai de um disjuntor de 16A (C16) qual o modelo do diferencial a instalar no quadro parcial?

    Cumprimentos
    • eu
    • 21 outubro 2018 editado

     # 4

    Colocado por: Broauma vez que do quadro principal sai de um disjuntor de 16A (C16) qual o modelo do diferencial a instalar no quadro parcial?

    Só 16 A? Costuma ser mais...

    De qualquer maneira, o diferencial não tem (quase) nada a ver com a corrente máxima, tem que escolher é a sensibilidade. O mais habitual é um de 300 mA, mas um de 30 mA é mais eficaz a proteger as pessoas em caso de avaria de um eletrodoméstico, mas também pode ativar-se de forma intempestiva caso exista uma fuga residual num eletrodoméstico...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Broa
    • Broa
    • 21 outubro 2018

     # 5

    Obrigado pela resposta,

    Então o normal deve ser quanto? Um disjuntor de 40A no quadro geral e um diferencial de 40A no quadro parcial?

    Já agora, o diferencial do quadro geral é de 63A com sensibilidade de 0.3A

    Cumprimentos
  2.  # 6

    Boa noite, podiam me informar qual é a profundidade maxima habitual dos quadros.

    estou a fazer parede em alvenaria para instalar os quadros e não sei bem ao certo qual a madida que hei-de deixar.

    obrigado
  3.  # 7

    Colocado por: ANDRE SANTOSpodiam me informar qual é a profundidade maxima habitual dos quadros.
    depende dos quadros pois existem desde os 120mm até aos 310mm
  4.  # 8

    Colocado por: euSó 16 A? Costuma ser mais...
    pode ser o suficiente se for somente para umas tomadas e iluminação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ANDRE SANTOS
    • Broa
    • 21 outubro 2018 editado

     # 9

    Colocado por: jorgealvespode ser o suficiente se for somente para umas tomadas e iluminação.


    Eu perguntei porque em dois quartos tenho ar-condicionados ligados ás tomadas.
  5.  # 10

    Colocado por: BroaEu perguntei porque em dois quartos tenho ar-condicionados ligados.
    que foram montados posteriormente.
    • Broa
    • 21 outubro 2018

     # 11

    Colocado por: jorgealvesque foram montados posteriormente.


    Sim
  6.  # 12

    qual a potencia dos ac´s?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Broa
    • Broa
    • 22 outubro 2018

     # 13

    Colocado por: jorgealvesqual a potencia dos ac´s?


    Sinceramente não sei, sei que são 2 de 9000btus e 1 de 12000 e nunca fizeram disparar nenhum disjuntor inclusive trabalham pelo menos 2, 1 de 9000 e outro de 12000 em simultâneo.

    Cumprimentos
    • Broa
    • 24 outubro 2018

     # 14

    Volto a pedir ajuda, qual a amperagem que devo comprar para os quadros diferenciais de cada piso? E uma vez que no quadro principal tenho a sensibilidade de 300mA, ponho igual nos outros?
    • Broa
    • 26 outubro 2018

     # 15

    Volto a pedir ajuda, qual a amperagem que devo comprar para os disjuntores diferenciais de cada piso? E uma vez que no quadro principal tenho a sensibilidade de 300mA, ponho igual nos outros?
  7.  # 16

    É uma obra nova? quem é que vai certificar essa instalação?
    • Broa
    • 27 outubro 2018

     # 17

    Não é uma obra nova, é o tentar de melhorar a instalação existente.
  8.  # 18

    Primeiro tem de ver se realmente precisa deles, o quadro geral pode já estar a proteger o quadro parcial.

    Se a alimentcao do quadro não passar a nenhum diferencial então pode colocar um diferencial de 45 amp. por ex.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Broa
    • Broa
    • 27 outubro 2018

     # 19

    Colocado por: Ivo F.Primeiro tem de ver se realmente precisa deles, o quadro geral pode já estar a proteger o quadro parcial.

    Se a alimentcao do quadro não passar a nenhum diferencial então pode colocar um diferencial de 45 amp. por ex.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Broa


    Obrigado pela ajuda, mas se no quadro geral o disjuntor para o quadro parcial é de 25A o diferencial no quadro parcial não deveria ser igual ou tem de ter amperagem superior?
    • eu
    • 27 outubro 2018 editado

     # 20

    Já lhe disse que no seu caso a "amperagem" do diferencial é (quase) irrelevante. O que vai limitar a corrente de cada circuito é o seu respetivo disjuntor.

    Ponha 40A de corrente máxima e 300 mA de sensibilidade que fica bem servido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Broa
 
0.0197 seg. NEW