Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 11 agosto 2009 editado

     # 1

    fonte: http://englishrussia.com/?p=3982#more-3982

    Ou terá sido apenas o revestimento? Nas últimas fotos, parece que as placas de esferovite continuam na parede... o que acham ?









    Este link (http://englishrussia.com/?p=3982#more-3982) tem mais fotos.
  1.  # 2

    Colocado por: euOu terá sido apenas o revestimento? Nas últimas fotos, parece que as placas de esferovite continuam na parede... o que acham ?

    Qual quê? aquilo são os negativos das placas de esferovite. Uma das fotos até mostra uma placa a arder. O esferovite é altamente combustivel (M4) e que me lembro liberta um gás maravilha na combustão (cianeto???)

    Pá, você acabou de dar cabo do Capoto, ehehe

    PS? Que linda fogueira que aquilo deu, os bombeiros nem tiveram tempo de lá chegar
    • lfd
    • 12 agosto 2009 editado

     # 3

    Boa noite, após ver as imagens fiquei preocupado porque estou a projectar a minha casa com isolamento exterior em EPS. Encontrei o seguinte artigo em http://www.epspanelgroup.org.au/what.is.fire.php sobre o comportamento do EPS ao fogo.

    De forma reduzida o EPS só é inflamável a temperaturas superiores a 360ºC, ou seja, não será a fonte inicial de um incêndio, mas poderá servir de combustível.

    É preciso ter cuidado ao adquirir o EPS que o mesmo seja classe E (melhor resistência ao fogo, mas na mesma inflamável), e verifiquem que o que recebem é mesmo classe E (há quem queira poupar uns cobres ao colocar EPS normal).

    Relativamente ao sistema capoto, o EPS no exterior da casa é relativamente fácil de ser extinguido pelos bombeiros, enquanto que o chão de madeira, as carpetes, os sofás, móveis, etc. no interior da casa são muito mais complicados de extinguir... olhando ao minha volta só vejo madeira, papeis espalhados, tecidos... ups :s


    EPS Fire behaviour

    Effect of Heat on EPS
    As EPS is heated it softens, and at about 150ºC it begins to shrink. This continues until it is reduced to its original density prior to expansion. Continued heating will melt it to liquid and then a combustible gas will form above 200ºC. This gas can be ignited at temperatures between 360ºC and 380ºC, and will self ignite around 500ºC. When burning, it produces 40 - 45 MJ/Kg of heat. Temperatures of this magnitude usually occur only in well developed fires.

    Flammability
    As with many construction and packaging materials, EPS must be considered combustible. Its fire behaviour depends on the type of material and its application conditions. It is important to distinguish between the two commonly used grades of EPS.

    All EPS used in construction products in Australia and New Zealand contains a flame retardant conforming to AS 1366, part 3 - 1992.

    The flame retardant reduces the flammability and spread of flame on the surface of EPS products, to such an extent that it is classified as "flame retardant" according to the European Standard DIN 4102. If ignited with a flame the EPS extinguishes itself as soon as the ignition flame is removed.

    The flammability of EPS construction products is reduced with surface coatings, such as plaster, and metal cladding as in sandwich panels. Non flame retardant EPS, typically used in packaging, will sustain combustion and the resultant fire spread at a rate of about 3cm per minute over the surface. This is comparable to other combustible solid materials. EPS does not catch fire spontaneously, and small sources of ignition will not ignite it.

    Smoke and Dangerous Gas Emissions
    The burning of EPS is less harmful than burning timber and many other commonly used building materials. Gases released during combustion are predominantly carbon dioxide and carbon monoxide. Tests carried out in accordance with European Standard DIN 53436 show that the levels of dangerous gases are considerably less than those occurring when burning timber.
    • eu
    • 12 agosto 2009 editado

     # 4

    Colocado por: PauloCorreiaPá, você acabou de dar cabo do Capoto, ehehe


    Eu juro que não fui eu que incendiei aquilo ;)

    Tenho mais dúvidas que certezas: serão os negativos na parede ou são mesmo as placas de EPS que continuam direitinhas na parede? Aquelas placas que se vêm a arder, parece-me que são as placas de revestimento final...

    Se o EPS continuar na parede (como parece) , o que aconteceu ao cimento cola externo e à tela de fibra de vidro?

    Uma coisa é certa: algo de muito errado se passou aqui...
  2.  # 5

    (o que é que eu tenho andado para aqui a dizer?!?)

    Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, essas 20 fotografias valem por 1milhão.

    Se não bastavam os picapaus, os ninhos de ratos e o vandalismo, pode ser que "isto" seja mais convincente.
    • eu
    • 12 agosto 2009

     # 6

    Esta imagem é bastante explícita: de facto, as placas de isolamento aparentemente não arderam e continuam presas à parede.



    Mas penso que não devemos tirar conclusões precipitadas, pois não sabemos que tipo de isolamento é aquele.
    • lfd
    • 12 agosto 2009

     # 7

    Concordo com o Anonimo18072022A:

    Na imagem em que aparece a placa a arder a cair, aquilo parece mais uma uma placa da fachada ventilada, como aparecem na penúltima imagem do link quase a cair.

    Estou a tentar perceber como isto aconteceu? Estou a imaginar alguém a colocar umas colas inflamáveis sobre o EPS :p

    Já agora: Imagem de EPS de maior resistência ao fogo: http://www.acepe.pt/eps/eps_prop_fog.asp
  3.  # 8

    A notícia diz:
    The house was covered with some kind of thermo coating that got on fire very fast spreading at high speeds through all the surface beneath those rectangular plates.
  4.  # 9

    Olá pessoal em pânico, que o caso não é para menos!...
    Parece-me que o sistema será diferente do que costumo ver porque na parte que ainda não ardeu vê-se as placas individuais, enquanto nas aplicacões que tenho visto fica com revestimento contínuo e não se vê as supostas "juntas" que aqui aparecem. Neste momento, na minha casa, já colocaram as placas de EPS com 80mm, que dizem ser "Não inflamável" e devem estar a recobri-las com as tais camadas que depois fica sem "juntas". Mas, ao ver estas imagens, é caso para pensar duas vezes...
    Vou tentar enviar já de seguida estas fotos ao meu construtor para que ele também pense duas vezes antes de acabar o trabalho.
    Cumprimentos J Borges
    • eu
    • 12 agosto 2009

     # 10

    Colocado por: Luis K. W.A notícia diz:
    The house was covered with some kind ofthermo coatingthat got on fire very fast spreading at high speeds through all the surface beneath those rectangular plates.
    Pode tratar-se de uma camada de outro material entre o EPS e as placas de revestimento pois as fotos mostram aparentemente o EPS no lugar, sem grandes mazelas.
  5.  # 11

    Colocado por: euPode tratar-se de uma camada de outro material entre o EPS e as placas de revestimento pois as fotos mostram aparentemente o EPS no lugar, sem grandes mazelas.
    É verdade.
    Pode ser «a cola» utilizada.
  6.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.(o que é que eu tenho andado para aqui a dizer?!?)

    Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, essas 20 fotografias valem por 1milhão.

    Se não bastavam os picapaus, os ninhos de ratos e o vandalismo, pode ser que "isto" seja mais convincente.


    pode explicar melhor?
  7.  # 13

    Nephilim,
    Tenho lido nas últimas semanas, participantes deste Forum a queixarem-se de terem o Etics (ou Eps):
    1. atacado à bicada por picapaus,
    2. habitado por ratos que escavam galerias e fazem ninhos,
    3. comido por formigas,
    4. vandalizado (é, talvez, por isso que nos edifícios públicos só o colocam acima dos 5-6metros de altura).
    5. e agora, isto.

    Reparem: não tenho qualquer experiência de utilizar isolamento térmico pelo exterior, mas não tenho dúvida que é, assim, muito mais simples de «embrulhar» a casa. As outras soluções para evitar pontes térmicas são complicaditas (e, às vezes, é quase impossível).
    Só que... para mim, o esferovite é um material demasiado frágil para estar tão exposto.
    •  
      FD
    • 12 agosto 2009

     # 14

    Colocado por: Luis K. W.Tenho lido nas últimas semanas, participantes deste Forum a queixarem-se de terem o Etics (ou Eps)

    A verdade é que essas pessoas vêem cá, soltam a bicharada e nunca mais dão notícias. Pode muito bem ser um simples caso de FUD.
  8.  # 15

    Colocado por: Luis K. W.(o que é que eu tenho andado para aqui a dizer?!?)

    Se uma imagem vale mais que 1000 palavras, essas 20 fotografias valem por 1milhão.

    Se não bastavam os picapaus, os ninhos de ratos e o vandalismo, pode ser que "isto" seja mais convincente.


    nunca opinei aqui sobre capotto"" mas opino agora, assino"" por baixo...a minha opinao vai contra esse sistema.
  9.  # 16

    Colocado por: FD
    A verdade é que essas pessoas vêem cá, soltam a bicharada e nunca mais dão notícias. Pode muito bem ser um simples caso deFUD.
    Conhecia o conceito, mas não a sigla.
    É capaz de ter razão, FD. Tenho de estar mais atento a estas fontes de "desinformaçao".
    Como aquelas tão difundidas «informações» que os caixilhos de PVC se deterioram a toda a velocidade, ou que os Bayliner vão ao fundo. :-)

    De qualquer maneira, já vi Etics apenas aplicado em edifícios (hospitais) acima dos 5 - 6m de altura. Eles lá sabem porquê...
    •  
      alv
    • 12 agosto 2009 editado

     # 17

    Vivam!
    Abeçoados sejam os que estão de férias. As minha são a meia aste o que me permite vir aqui no intervalo do trabalho.Abençoados os que se mantêm a trabalhar, produzindo riquesa para "todos nós" :)
    Isto assusta-me e não bastava aquele lindo aspecto de um capoto aplicado ao fim de uns ano, e eu continuo sem que ninguém me diga que o sistema completo respeita o SCIE ou o RT que obriga a que o sistema completo tem de ser C - S3 - d0 para os edificios de pequena altura e B - S3 - d0 pra edificios de média altura. Ainda não vi isso preto no branco em lado nenhum!!!
    Eu só estou com esta preocupação porque quando me aparecer uma ficha de SCIE para fazer com sistema de capoto ou etics, eu não sei que fazer.
    "Fassam-me" parte.
  10.  # 18

    ALV.. na ficha SCIE ( UT1 - habitações unifamiliares).. coloca o requisito mínimo que o regulamento impõe...
  11.  # 19

    CORTIÇAAAAAAA!!!!!!
    • pilav
    • 12 agosto 2009 editado

     # 20

    Estou sem palavras.
    Alem de ficar mais caro ainda por cima,vamos correr serios riscos com estas tretas, é de arrepiar.
    Mas é obrigatório usar, RCCTE(D.L80/06) este governo ,obriga ainda que os riscos estejam á vista.
    Será que este governo vai ver estas fotografias, assim como quem fabrica estes materias.
    Vamos voltar aos Adobes ?



    cump e boas férias
    Pilav
 
0.0203 seg. NEW