Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: ****Pedro algo não está bem , porque a máquina é silenciosa


    Pode não ter silenciadores e haver vibração nos tubos, pode ter tubos demasiado pequenos para o caudal a circular, etc.

    No que diz respeito ao tópico, uma máquina destas não é suposto ter capacidade de fazer grande corrente de ar dentro de casa, isto é para ir movendo o ar. Além disso, para necessitar de 24 bocas, ou a casa é muito grande e tem que ir para uma máquina de maior caudal ou tem aí algum erro na abordagem ao sistema.
  2.  # 42

    Mas há queixas noutras habitações que as têm, por exemplo numa das passive houses em PT houve essa queixa, que fazia um pouco de barulho (quanto eu não sei, depende do ouvido de casa um...)

    As boas marcas já vêm com atenuadores acústicos nos plenums e isso resolve logo o problema, mas isso é diferente de não ter. Do que conheço, todas as marcas recomendam atenuadores acústicos na instalação.

    Quanto ao valor de RPH, sim, deve ser 0.40 (ou 0.30, depende do que se queira ter e se é obrigado a cumprir) no global, mas muito mais acentuado nas peças húmidas e mais baixo nas peças secas.

    Calculado o RPH=0.40 da casa, depois atribui-se os caudais a cada compartimento. Um WC pode ter um RPH de 3.00 sem problema nenhum.
  3.  # 43

    Colocado por: SkinkxPode não ter silenciadores

    Não tem. A marca tem uns como na imagem abaixo.
    Se melhorasse muito eu colocava...


    Colocado por: Skinkxhaver vibração nos tubos, pode ter tubos demasiado pequenos para o caudal a circular, etc.

    Assim vibração de estarem soltos não. Mas vibração na saída da máquina há sempre alguma.
    Eu ano que é mesmo mau dimensionamento das tubagens. Vou procurar umas fotos lá em casa

    Colocado por: ****ja disse que sente o barulho nas tubagens o mais certo é estarem soltas,

    Quando dizes soltas, dizes mesmo nas condutas no tecto? Lembro na altura de terem umas abraçadeiras com borracha, mas já não digo nada...
      IMG_20190923_165324.jpg
  4.  # 44

    Colocado por: ****se estiveres a 1 ou 2 m da minha máquina não ouves completamente nada

    Ui, isso nao. Se a maquina estiver a funcionar, a 2m ouço-a bem.
    A velocidades altas então, ouço-a MUITO bem.
    Vou fazer umas fotos logo

    Serei eu que a tenho a funcionar a regimes muito elevados?
  5.  # 45

    Colocado por: ****


    Skinn.... quem nos da os caudais são as máquinas , você não precisa de fazer as contas aos 0.40 por peça ou assoalhada as contas é no total , qual o porquê de nas zonas húmidas ter de tirar mais ? É porque existe humidades e é ali que se faz a extração logo você pode ter um quarto a 25 com uma grande área e a is a 50 , as tubagens que você têm de 0.80 são suficientes para um quarto , têm é que fazer as contas , a caixa de repartição e a máquina não dão mais do que está preconizado se entra 150 têm de extrair 150 .

    Exemplo extração

    Is com duche- 30 dois tubos d80
    Is com duche -30 “
    Is com duche -30 “
    Is com duche -30 “
    Cozinha -45 dois tubos d125

    Total 165

    Insuflação

    Quarto - 15 1 tubo d80
    Quarto -15 “
    Quarto -15”
    Quarto suite 30 dois tubos 2 tubos de d80
    Sala de estar 30 “
    Sala de jantar 30 “
    Zona de circulação piso 1 -15 1 tubo d80
    Zona de circulação piso 2 -15 “

    Total 165
    Estas pessoas agradeceram este comentário:skinnedpt



    Cálculos:

    VMC

    De notar:
    Não fiz reduções. As saídas são de 150 e não de 125.
    Encaixa perfeitamente nas caixas de distribuição da Aldes.
    Os tubos ou eram de 75 de VMC ou eram de 80 Eléctricos. (Renovação)
    Optei pelos eléctricos pelo custo após ler que as diferenças não eram assim tantas entre ambos. (conforme já mostrei no artigo).


    O que acho é que a máquina é muito à justa. Ou seja vai sempre funcionar em regime alto com baixa eficiência para fazer as respectivas renovações.
    Uma de 600 ajudava mas o custo era exorbitante.

    O sítio das bocas não foi posto ao calhas. Foi posto junto às janelas e sempre de maneira a fazer um correcto varrimento da área a insuflar/extrair.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marcolob
  6.  # 46

    A máquina insufla a 150 e extrai a 150.

    https://www.ventilnorte.com/vortice/img/Vortice-VORT-Prometeo-Plus-HR-400-folheto.pdf


    Se a sala tem 113 m3 a lógica é que faça essa insuflação horária. É onde tem lareira e onde mais pessoas estão concentradas nas visitas certo?

    Foi um engenheiro da Zhender que ajudou. Por eles até metia uma máquina com maior capacidade.

    Mas se poder ajudar nos valores que estão errados agradecia.
  7.  # 47

    Colocado por: ****Isto deu-me a vortice....
      D4ADCD21-9143-41FA-A69F-4273DB054195.jpeg


    https://www.ventilnorte.com/vortice/img/Vortice-VORT-Prometeo-Plus-HR-400-folheto.pdf

    Verifique a minhas fotos e veja se não tem os tubos da S&P sem qualquer Redução/Aumento.
  8.  # 48

    Mesmo em países com mais tradição cometem-se muitos erros na instalação.

    No caso do Pedro, o ruído que ele refere não é o da máquina mas sim da turbulência do ar, provavelmente devido à velocidade do ar excessiva por falta de diâmetro na tubagem.

    Outras vezes os instaladores deixam as máquinas com caudais ridículos para não se notar o ruído.

    Também é comum haver máquinas mal dimensionadas por não terem em conta a pressão estática das tubagens (ficam a trabalhar quase no máximo para debitar o caudal mínimo).
  9.  # 49

    Colocado por: ****https://m.youtube.com/watch?v=uzqtQS2rjoUVeja lá a partir do minuto 4


    Aquilo são os redutores. Que não necessito de usar.

    Qualquer maneira diga-me Pf onde estão os valores errados e como fazia melhor.

    A nível de barulho dos tubos não tenho nada.
    A máquina no máximo também mal se nota. Tenho dois silenciadores da S&P e não os que vieram com a máquina.
    • nsf
    • 24 setembro 2019

     # 50

    Aproveito este tópico para colocar uma questão.
    Será que me poderiam indicar/explicar quais os cálculos e como os fazer para uma correta instalação de uma VMC?
    • Skinkx
    • 24 setembro 2019 editado

     # 51

    Colocado por: ****

    Pode não ser dos caudais dentro do tubo .

    O que mais se vê é máquinas mal dimensionadas , ninguém quer medir caudais nem fazer contas .

    E instalações com t e mais t sem caixas de repartição...



    Tem algumas aqui no fórum.
  10.  # 52

    Colocado por: ****
    E instalações com t e mais t sem caixas de repartição...


      Colocado por: SkinkxTem algumas aqui no fórum.

      A minha!!
      Não levou caixa nenhuma e os ramais iam derivando do ramal principal.
      Isto realmente para se construir é preciso estudar muito antes, senão somos sempre "enrabus"!
      Provavelmente é essa a causa do barulho excessivo... Ou uma das.
    •  # 53

      Está a aproximar-se a fase de montagem da minha VMC também.

      Do que vejo no tópico existem alguns forista com alguma experiencia no assunto, se algum dos foristas tiver disponibiliade para dar orçamento e possívelmente fazer o trabalho na zona oeste agradecia resposta a este comentário.

      Já tenho a máquina e os plenos e as tampas para as saídas/entradas. Não tenho as tubagens nem restantes acessórios. A máquina ainda não vi por aqui ninguém falar é uma Brookvent.

      PS: Desculpa o OFFtopic ao criador do tópico, mas acho que não era necessário criar novo tópico.
    •  # 54

      Colocado por: Pedro Azevedo78


      A minha!!
      Não levou caixa nenhuma e os ramais iam derivando do ramal principal.
      Isto realmente para se construir é preciso estudar muito antes, senão somos sempre "enrabus"!
      Provavelmente é essa a causa do barulho excessivo... Ou uma das.


      A instalação com "tês" pode dar alguns problemas, mas os barulhos têm que ter origem noutro(s) factor(es).
      Concordam com este comentário: VCAC
    •  # 55

      Colocado por: Skinkx

      A instalação com "tês" pode dar alguns problemas, mas os barulhos têm que ter origem noutro(s) factor(es).
      Concordam com este comentário:VCAC
      ruídos nas condutas são sempre originados secções incorrectas nas condutas e ou erros nas derivações.

      Nesses casos acrescentar atenuadores na máquina não surte qualquer efeito.
      Concordam com este comentário: NunoFCorreia
      Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78
      • nsf
      • 24 setembro 2019

       # 56

      Colocado por: ****

      qual é a sua maquina e ja leu o manual da maquina ?


      Esta: https://www.sodeca.com/repository/documentos/PT/SE05_REB_2019PT.pdf
      Modelo REB-40
      • VCAC
      • 24 setembro 2019 editado

       # 57

      Eu não vejo problema nenhum que uma rede aerólica ser realizada sem recurso a essas caixas de repartição...
      Esses colectores são apenas um pleno com várias picagens certo? Ou existe aí alguma ciência que eu desconheço? Essas saídas nos plenos vêm equipadas com registos de regulação de caudal?

      Desde que a rede esteja bem dimensionada e os respectivos acessórios (curvas , derivações, etc,) também, não vejo qual poderá ser o problema da instalação com "T's".

      Se estiver tudo bem dimensionado o ruído não é problemático. Claro que os ventiladores fazem algum ruído que será "transportado" pelo ar ao longo das condutas, o que se resolve com atenuadores, já se o dimensionamento da rede estiver mal calculado, como diz o Jorge, não há atenuadores que resolvam...
      agora há ouvidos e ouvidos... uns mais sensíveis que outros...
      E ainda... 30 dB(A) durante o dia, são diferêntes de 30 dB(A) durante o silencio da noite... :)
      Estas pessoas agradeceram este comentário: reator22
    •  # 58

      Colocado por: VCACEu não vejo problema nenhum que uma rede aerólica ser realizada sem recurso a essas caixas de repartição...
      Essas colectores são apenas um pleno com várias picagens certo? Ou existe aí alguma ciência que eu desconheço? Essas saídas nos plenos vêm equipadas com registos de regulação de caudal?

      Desde que a rede esteja bem dimensionada e os respectivos acessórios (curvas , derivações, etc,) também, não vejo qual poderá ser o problema da instalação com "T's".

      Se estiver tudo bem dimensionado o ruído não é problemático. Claro que os ventiladores fazem algum ruído que será "transportado" pelo ar ao longo das condutas, o que se resolve com atenuadores, já se o dimensionamento da rede estiver mal calculado, como diz o Jorge, não há atenuadores que resolvam...
      agora há ouvidos e ouvidos... uns mais sensíveis que outros...
      E ainda... 30 dB(A) durante o dia, são diferêntes de 30 dB(A) durante o silencio da noite... :)

      Vejo vários users dizer que não ouvem nada... Ou eu sou muito sensível! :)
      Durante a noite reconheço que sou. Não tolero "barulho" para adormecer.
      Mas mesmo durante o dia as minhas tubagens se nota bem o funcionamento. Nos regimes máximos, volto a referir. No mínimo que tenho regulado, durante o dia não ouço.
    •  # 59

      Os plenums têm outra função muito importante, que por aqui se parecem esquecer.
      • VCAC
      • 24 setembro 2019 editado

       # 60

      Colocado por: ****

      mas como fazes para passar de 1 tubo de 160 para 6 de 0.80, têm que existir as caixas de reparticao.



      algumas sim



      ****, vou responder-lhe como um colega seu me responde quando lhe pergunto "como é que quer que eu ponha os meus equipamentos neste espaço mínimo que me deixou para área técnica???"
      A resposta dele é: "com jeitinho" :) :) :)

      Não saem logo as 6 derivações da conduta de 160, claro... faz-se gradualmente, com as devidas correcções de dimensão da conduta sempre que há uma picagem, e com registos de regulação de caudal nas derivações.
      Acha que num hotel em que temos uma UTA a fazer a ventilação de 3 ou 4 pisos de quartos, à saída da UTA há um plenos desses?

      Neste tipo de instalação (VMC para habitação) essas caixas são vantajosas porque em vez de se andar com redes de condutas de vários diâmetros tem-se poucos metros da conduta de maior diâmetro e o resto é apenas conduta de 80... conduta mais barata e menos acessórios, em princípio fica uma instalação mais económica.
      Concordam com este comentário: jorgealves
     
    0.0347 seg. NEW