Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 13 agosto 2009 editado

# 21

livro construção casas

Sinopse
    Na sequência de «Projectar Uma Vivenda», a presente obra de José Luis Moia, arquitecto da Universidade Nacional de Buenos Aires, trata os vários aspectos e os possíveis problemas da construção na sua progressão natural, dos fundamentos à cobertura, com importantes incursões no domínio dos materiais a utilizar e terminando com a apresentação de um conjunto de projectos típicos. «Construir Uma Vivenda», assim como o volume que precede e completa este título, interessando particularmente o estudante e o profissional de arquitectura, constitui ainda um útil guia de informação para o particular em vias de construir casa própria.
    Construir Uma Vivenda de José Luís Moia

http://www.wook.pt/ficha/construir-uma-vivenda/a/id/46844

livro construção casas

Sinopse
    Interessando igualmente o estudante de arquitectura, o arquitecto e o urbanista, a presente obra oferece algo de particularmente importante, para além da soma de informação de ordem estética e técnica que contém. Na verdade, o estudante e o profissional encontram nestas páginas as bases de uma metodologia de trabalho que se exerce a dois níveis: primeiro, prevenir, à partida, erros e desajustamentos de toda a ordem e que, se descobertos mais tarde, surgiriam como problemas de difícil, por vezes até impossível, resolução; segundo, determinar com rigor o espaço quantitativo e qualitativo em que poderá desenvolver-se a criatividade pessoal.
    Projectar uma Vivenda de José Luís Moia

http://www.wook.pt/ficha/projectar-uma-vivenda/a/id/45877

livro construção casas

Sinopse
    2ª EDIÇÃO ATUALIZADA, AMPLIADA E REVISADA

Este livro ajuda proprietários, estudantes de arquitetura e arquitetos, no desenvolvimento do projeto de casas, apartamentos e jardins. Transmite basicamente conhecimentos para o desenho de banheiros, cozinhas, espaços para refeições, salas de estar, dormitórios e ambientes secundários, sendo um consultor indispensável para ampliações e reformas. Um glossário esclarece cerca de 500 termos técnicos, ajudando assim no diálogo com os arquitetos.

Na 2ª edição foram incluídos novos temas, entre outros: escritório, adaptação do sótão para uso, casas pré-fabricadas, depósito de gás liqüefeito, casas de madeira, renovação, móveis de design clássico, despensas e depósitos, adegas.
    Casa, apartamento, jardim de Peter Neufert

http://www.wook.pt/ficha/casa-apartamento-jardim/a/id/219196/filter/

livro construção casas

Sinopse
    A moderna técnica de construção ao alcance de todo aquele que deseja sua própria casa, recorrendo ao arquiteto apenas para o redimensionamento das plantas para a área disponível. Figuras claras com vista frontal, planta e perspectiva, permitindo uma perfeita visualização da futura casa. A racionalização da distribuição dos espaços internos permite a obtenção de um alto grau de conforto nas áreas disponíveis e espaços livres exigidos pelo gosto, bom senso e pela legislação em vigor. Obra muito útil como fonte de dados e idéias ao arquiteto, ao meste-de-obras e ao empreiteiro bem como ao proprietário que, sozinho, queira contruir, reformar ou ampliar sua casa. 112 plantas funcionais e possíveis, para casas de 2, 3 e 4 dormitórios, com um andar térreo ou dois andares, com planta baixa de todas as dependências que facilitam a execução e causam grande efeito visual.
    Casa Moderna de Adriano Motta

http://www.wook.pt/ficha/casa-moderna/a/id/53546/filter/

livro construção casas

Sinopse
    Um guia completo sobre as técnicas de consrução com betão, tijolos e pedras, especialmente vocacionado para os projectos de construção caseiros. Este tipo de materiais são considerados comuns pois apresentam diversas características: mais económicos, duráveis, faceis de manter e usar e esteticamente atraentes.
    Com dezenas de ilustrações, a obra indica a melhor maneira de construir com aqueles materiais, dando centenas de indicações técnicas acerca do modo como deve executar as diversas tarefas.
    Como Construir com Betão, Tijolos e Pedras de Portland Cement Association

http://www.wook.pt/ficha/como-construir-com-betao-tijolos-e-pedras/a/id/72540/filter/

Mais: http://www.wook.pt/product/facets?palavras=vivenda
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jul2005
  1.  # 22

FD
    Tenho aqui à minha frente os 2 primeiros livros da sua lista.
    Recomendo o CONSTRUIR UMA VIVENDA. E não é por ter feito uma série de trabalhos aos meus amigos da Editorial Presença :-)

É que tem lá uns exemplos de casas bem simples que, quase de certeza, o jul2005 gostará de ver.

Recomendações, jul2005:
    1. não se limite a ver os bonequinhos. LEIA O TEXTO.
    2. antes de começar, VÁ À CÂMARA saber o que é necessário para construir uma casa, e as penalizações a que está sujeito se não cumprir a lei (nomeadamente, ter de demolir tudo o que está feito).
  2.  # 23

Assim vale a pena receber comentários, obrigado FD e LUIS K. O zorro tb é um bacano mas isto tenho que levar um pouco a sério.
  3.  # 24

Colocado por: Zorro
    Colocado por: jul2005boas
    agradecia que me dessem uma ajuda pois tenciono construir a minha casa tenho umas luzes de pedreiro e consigo fazer de tudo um pouco mas acho que com algumas ideias i dicas me desenrasca-va melhor a casa que tenho em mete e uma coisa simples um rectangulo,. gostaria que me informa-sem se a algum livro relativamente a construção com ilustrção e quais as primeiras tarefas a realizar. comprar o terrno ja não é preciso citar pois ja tenho!!!!!!lol
    obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:PauloCorreia

Ora cá vai,

Tirando meia-dúzia de mariquices, amigo:

1 - Depois de alisar o chão e botar alguma massa, assim lisinho... conte com, pelo menos, 4 pilares ou vigas ou algo assim,

2 - Sendo um rectângulo convém que cada parede, sendo exactamente vertical assim ao alto, faça um ângulo recto exacto com a seguinte e que pelo menos uma tenha janela.

3 - Por cima faz-se o telhado.

...et voilá!

looll
  4.  # 25

Colocado por: jul2005Assim vale a pena receber comentários, obrigado FD e LUIS K. O zorro tb é um bacano mas isto tenho que levar um pouco a sério.

SO UM POUCO ... :)))
  5.  # 26

Vocês só podem estar a gozar não?
  6.  # 27

ja agora não existe videos?
    se souberem agradeço
    obrigado
  7.  # 28

jul 2005 e licenças?

Como pensa fazer, alugar, comprar?
  8.  # 29

Colocado por: jul2005ja agora não existe videos?
    se souberem agradeço
    obrigado

you tubii
    http://www.youtube.com/watch?v=kEJH4T4vJMg

http://www.youtube.com/watch?v=gZW6wk6oFdE
  9.  # 30

penso fazer com as mãos
  10.  # 31

e caneta ou Sra Alice
  11.  # 32

o catarina obg pela ajuda mas deves ser arquitecta e os cobres ja te estão a fugir do bolso
  12.  # 33

Colocado por: jul2005o catarina obg pela ajuda mas deves ser arquitecta e os cobres ja te estão a fugir do bolso

wrong .... answer . lol
  13.  # 34

Colocado por: jul2005o catarina obg pela ajuda mas deves ser arquitecta e os cobres ja te estão a fugir do bolso

Vamos lá a ter calma, o pedido que faz é algo estranho, para dizer o mínimo, dai as reacções. Se tivesse experiência, entenderia, agora sem experiência, é algo surrealista o que pretende fazer. Mas o mais que se consegue ir, sáo os livros que o FD indicou.

Se o cobres lhe saem do bolso é um problema dela, mas a julgar pelo preço da casa dela, não deve ser mulher de os perder
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarinam
  14.  # 35

se tem muito que fique com ele e para voce se esta habituado que chame o canalizador para limpar o filtro é igual eu gosto de desafios e qual é o problema?
    o mal de muitos portugueses é o comodismo por isso é que portugal está como está!!!
    se sou Dr para que saber trabalhar com uma chave inglesa!!!!!
  15.  # 36

Colocado por: jul2005se tem muito que fique com ele e para voce se esta habituado que chame o canalizador para limpar o filtro é igual eu gosto de desafios e qual é o problema?
    o mal de muitos portugueses é o comodismo por isso é que portugal está como está!!!
    se sou Dr para que saber trabalhar com uma chave inglesa!!!!!

loooll wrong answer
  16.  # 37

O mal de muitos portugueses não é o comodismo.
    É serem mal formados; é borrifarem-se para as Leis e para os outros; é meterem-se a fazer o que não sabem e depois ainda mandam vir com quem os aconselha...

E VOCÊ está a acusar quem de "comodismo"? :-)
    Diga-me lá o que é mais fácil: construir à sucapa (como você pretende), ou a cumprir as Leis?

Eu só lhe dei 2 conselhos sérios, caro Jul2005. Repito-os mas inverto a ordem:
    1. antes de começar, VÁ À CÂMARA.
    2. LEIA O LIVRO.

E 3. Consulte um advogado para saber o que lhe acontece no caso de tencionar não cumprir uma ordem de embargo da obra. Chama-se a esse crime de: «desobediência à autoridade».
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catarinam, srma
    • srma
    • 14 agosto 2009

# 38

Colocado por: Luis K. W.E 3. Consulte um advogado para saber o que lhe acontece no caso de tencionar não cumprir uma ordem de embargo da obra. Chama-se a esse crime de: «desobediência à autoridade».
    Estas pessoas agradeceram este comentário:catarinam

Acrescem ainda as contra-ordenações devidas por execução de construção não licenciada e mais uma serie de coisas!! É como se costuma dizer, quem te avisa teu amigo é!
  17.  # 39

Ui, isto hoje é só Cassandras...
    Bom, vamos lá a ver. Por muito romântica que seja a ideia de construirmos a nossa casa com as nossas próprias mãos, o facto é que a casa, ao fim e ao cabo, é um bem transaccionável. Ou seja, eu posso plantar uma vinha, pisar as uvas e, por pior que seja a zurrapa, sou eu que a bebo, ninguém tem nada a ver com isso. Com a casa, não é bem assim. E se hoje temos a certeza de que a casa é para nós, amanhã não sabemos.
    Eu digo isto porque temos lá muito trabalho no atelier, que consiste na legalização de casas que também foram construídas a pensar "isto é para mim, ninguém tem nada a ver com isso". E porque a vida muda, aparecem lá a pedir licenças de habitação para ontem, porque precisam de vender a casa para pagar as dívidas do ex-conjuge, ou porque arranjaram emprego noutro lado, ou porque a herdaram e querem encaixar algum. E, naturalmente, não podem vender a casa sem que esta tenha licença de utilização, uma vez que o futuro proprietário deve ter um mínimo de garantias quanto à segurança, conforto e salubridade.
    Hoje, tratando-se de uma pequena autarquia, pode não ter (e provavelmente não terá) problemas. Amanhã, ninguém sabe.
    Mas por mim tudo bem, resolver imbróglios também ajuda a pagar as contas.
  18.  # 40

ALV, tenho uma duvida e agradecia a sua ajuda.
    No final do seu comentario onde explica detalhadamente o processo de construção de uma casa diz o seguinte: "Vamos supôr que o milagre aconteceu e que se construíu tudo de acordo com o projecto".
    Gostaria de saber o que é preciso fazer caso a construção tenha alterações relativamente ao projecto original e aprovado pela Camara? Que implicações existem, por exemplo, se decidirmos não construir uma parte da casa que estava no projecto inicial?

0.0230 seg. NEW