Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Tenho uma fuga na instalação do aquecimento central. A minha casa já tinha pré instalação de aquecimento central, para por em funcionamento comprei uma caldeira Baxi 24/24 e os radiadores. Após a instalação verificamos que a caldeira perdia pressão e detectamos uma fuga. A análise termografica não detectou a fuga de água, ou seja, deve ser muito pequena. Depois de alguma procura vi que há um líquido ou gel tapa fugas. Alguém sabe o nome do produto? Onde posso comprar? E funciona? Desde já agradeço a vossa ajuda é que o frio está a chegar. Obrigado.
  2.  # 2

Deve ser daquele utilizado nos radiadores automóveis...
  3.  # 3

A caldeira é de condensação?
  4.  # 4

5.  # 5

Se for de condensação não pode usar líquido tapa fugas, existe vários produtos por ex https://youtu.be/DI_EbUfaFDA
  6.  # 6

Boa noite sr. Sérgio Rodrigues,

A caldeira não é de condensação, é uma Baxi 24/24 atmosférica. Sabe onde se pode comprar esse produto? Muito obrigado pela ajuda.
  7.  # 7

Bom dia...

Estou com a mesma dúvida:

Tenho perda de pressão na caldeira e já foi detetado o tubo com fuga (por tentativa).
    Na caixa de distribuição PEX, fomos desligando 1x radiador de cada vez para verificar se caldeira perdia pressão e encontramos o radiador em questão.
    Conseguimos igualmente identificar qual o tubo (retorno da agua para a caldeira)

A minha ideia seria colocar o liquido tapa fugas no tubo - sem que o liquido entre no circuito total ou caldeira.
    simplesmente "encher" o tubo e depois remover (com recurso a compressor).
    A fuga deve ser pequena... em 24 horas perde uns 0.5bars

Qual a vossa opinião?

ou melhor é abrir um pouco a parede e retirar o PEX?
    Sim, o PEX não é mais indicado para aquecimento... mas tem as suas vantagens: não é necessário abrir rasgos, apenas acesso ao joelho de ligação (uma abertura de 20cm x 20cm)

Obrigado.
    • SACS
    • 10 agosto 2021

# 8

Colocado por: Ricardo_Sousa_20Bom dia...

Estou com a mesma dúvida:

Tenho perda de pressão na caldeira e já foi detetado o tubo com fuga (por tentativa).
    Na caixa de distribuição PEX, fomos desligando 1x radiador de cada vez para verificar se caldeira perdia pressão e encontramos o radiador em questão.
    Conseguimos igualmente identificar qual o tubo (retorno da agua para a caldeira)

A minha ideia seria colocar o liquido tapa fugas no tubo - sem que o liquido entre no circuito total ou caldeira.
    simplesmente "encher" o tubo e depois remover (com recurso a compressor).
    A fuga deve ser pequena... em 24 horas perde uns 0.5bars

Qual a vossa opinião?

ou melhor é abrir um pouco a parede e retirar o PEX?
    Sim, o PEX não é mais indicado para aquecimento... mas tem as suas vantagens: não é necessário abrir rasgos, apenas acesso ao joelho de ligação (uma abertura de 20cm x 20cm)

Obrigado.

Sendo em pex, não dá para trocar o dito tubo??
    Coisa difícil, mas...
  8.  # 9

Colocado por: SACS

Sendo em pex, não dá para trocar o dito tubo??
    Coisa difícil, mas...
  9.  # 10

A ideia seria evitar abrir a parede de acesso ao joelho de ligação... emassar, lixar, pintar, etc!
    e eu não tenho ferramentas para cortar e colocar os terminais PEX. além de que, o que me falaram, como o PEX não é indicado para aguas quentes, o tubo pode ter ficado endurecido e a remoção pode não tão simples! :/

Teria de contratar alguém para este serviço... e como é uma coisa pequena, arranjar alguém é uma dor de cabeça, especialmente nos dias que correm que está tudo lotado de trabalho! :(

queria perceber se alguém fez algo semelhante e teve resultados.

0.0154 seg. NEW