Iniciar sessão ou registar-se
    • ik
    • 11 novembro 2018

     # 21

    Colocado por: ANdiesel

    A conversa deste era outra: tem dinheiro no banco da Suécia, não cá. Diz que ia lá buscar o dinheiro, hipotecar a casa e quando viesse trazia o dinheiro.
    Até podia ser verdade, mas nestas coisas não me aventuro. Se a conversa não me soar bem, é excluído.


    Realmente transferências bancárias é só para países de 3 mundo como Portugal
  1.  # 22

    Colocado por: ik

    Estamos a falar de uma casa de 260mil e se não tem 5k na conta como esperam que o banco empreste alguma coisa?


    Hoje em dia qualquer banco empresta 300 mil euros a um badameco que não tem um unico centimo na conta e que não tem onde cair morto, desde que a taxa de esforço relativa ao salário dele seja inferior a 40%
    Concordam com este comentário: Diogo999
  2.  # 23

    O mês passado presenciei in loco um empréstimo de 130 mil euros a um casal em que ambos ganham o salário minimo e em que ambos têm zero euros na conta e não têm qualquer tipo de bens em seu nome e estão ambos no 1º emprego, precários, com contrato a termo certo, ela nas limpezas e ele aprendiz de mecânico.

    Edit: foi no Santander
  3.  # 24

    Colocado por: marcoaraujoO mês passado presenciei in loco um empréstimo de 130 mil euros a um casal em que ambos ganham o salário minimo e em que ambos têm zero euros na conta e não têm qualquer tipo de bens em seu nome e estão ambos no 1º emprego, precários, com contrato a termo certo, ela nas limpezas e ele aprendiz de mecânico.

    Edit: foi no Santander


    e esse caso até nem é nada de outro mundo......perfeitamente normal!
  4.  # 25

    Então mas o Banco de Portugal não tinha dado ordens para restringir o crédito apenas a quem tenha, no mínimo, 20% do valor a financiar?
    Concordam com este comentário: desofiapedro, reidoalcatrao
  5.  # 26

    Colocado por: ANdieselEntão mas o Banco de Portugal não tinha dado ordens para restringir o crédito apenas a quem tenha, no mínimo, 20% do valor a financiar?


    nop.... o banco de portugal deu uma recomendação.....numa primeira fase os bancos aderiram á recomendação..... mas neste momento ja ha bancos a nao o fazer e emprestam ate 95% do valor de avaliação.....
    • RCF
    • 12 novembro 2018

     # 27

    Colocado por: marcoaraujoO mês passado presenciei in loco um empréstimo de 130 mil euros a um casal em que ambos ganham o salário minimo e em que ambos têm zero euros na conta e não têm qualquer tipo de bens em seu nome e estão ambos no 1º emprego, precários, com contrato a termo certo, ela nas limpezas e ele aprendiz de mecânico.

    Edit: foi no Santander

    Havendo fiador...
    Havia, não havia?
    • Lupan
    • 12 novembro 2018 editado

     # 28

    Peça mas é 10% para o cpcv, 5000 € para uma casa desse valor é pouco...
  6.  # 29

    As pessoas que fazem crédito pessoal para avançar o sinal aproveitam se da demora que existe em comunicar os encargos financeiros de cada um ao banco de portugal, por parte das instituições de crédito. Quando é aprovado o empréstimo bancário ainda não aparece os crédito para usados para o sinal.
    Mais cedo ou mais tarde vai dar bronca devido às taxa de esforço do agregado!
  7.  # 30

    Mais evoluções.
    Tinha já compradores para o imóvel, com uma grande conversa que tinham um crédito habitação aprovado para outro imóvel, mas que entretanto como não o compraram, podiam comprar o meu. Até aqui tudo bem. Assinamos CPCV no notário, assinaturas reconhecidas. O CPCV previa o pagamento do sinal por transferência bancária, que após várias desculpas durante uma semana, chegamos à conclusão que afinal não iam comprar o imóvel. A minha questão é: legalmente não são obrigados a pagar o valor do sinal como penalização por incumprimento? Reparem que o crédito habitação está aprovado, recebi a informação do gestor de conta deles que cancelaram o processo por opção deles. O CPCV só previa a devolução do sinal em caso de não aprovação do crédito habitação (não foi o caso).
  8.  # 31

    Colocado por: ANdieselA minha questão é: legalmente não são obrigados a pagar o valor do sinal como penalização por incumprimento?

    Não, legalmente você tem direito a ficar com o sinal que recebeu.
    Se recebeu zero, fica com zero.
  9.  # 32

    Colocado por: Picareta
    Não, legalmente você tem direito a ficar com o sinal que recebeu.
    Se recebeu zero, fica com zero.


    É o que dá ser honesto e acreditar nas pessoas. Com os erros se aprende, assina CPCV e paga na hora, não há que facilitar nem acreditar na honestidade das pessoas!

    Já agora, pondero entregar o imóvel numa imobiliária em regime de não exclusividade. Surgiu a ERA, mas querem o pagamento da comissão no ato do CPCV. Então e se o financiamento do comprador depois falha, ou se apanho uns vigaristas como os acima descritos, a ERA devolve a comissão se escrever isso no CPCV? Ou a comissão após celebração de CPCV é sempre devida à ERA?
  10.  # 33

    Colocado por: ANdieselAssinamos CPCV no notário, assinaturas reconhecidas.

    Isso é só para gastar dinheiro, não serve para nada.

    Colocado por: ANdieselÉ o que dá ser honesto e acreditar nas pessoas. Com os erros se aprende, assina CPCV e paga na hora, não há que facilitar nem acreditar na honestidade das pessoas!

    Eu também já assinei cpcv, no dia em que foi feita a transferência, e no contrato estava escrito que o contrato só era válido após concluída a transferência.

    Colocado por: ANdieselmas querem o pagamento da comissão no ato do CPCV.

    Isso nunca se aceita, negocie pagar 50% se receber um bom sinal.

    Colocado por: ANdieselEntão e se o financiamento do comprador depois falha, ou se apanho uns vigaristas como os acima descritos, a ERA devolve a comissão se escrever isso no CPCV?

    Não, por isso é que só paga 50% e tem que receber um bom sinal, por exemplo, se receber 50mil de sinal, não há problema nenhum em pagar 5mil à imobiliária.

    Colocado por: ANdieselOu a comissão após celebração de CPCV é sempre devida à ERA?

    A comissão só é devida com a concretização do negócio, mas se o negócio ficar a meio, a imobiliária pode pedir uma parte da comissão, para os custos que teve com o processo.
  11.  # 34

    A imobiliária pretende o pagamento de 100% no CPCV, aproximadamente 15.000€. Se eu receber de sinal 20.000€, ainda me sobram 5.000€.
    A minha dúvida é se de algum modo não me posso salvaguardar no CPCV que se o financiamento falhar, o vendedor (eu) devolve 5.000€ e a imobiliária (ERA) devolve 15.000€, totalizando os 20.000€. Isto se estiver escrito no CPCV não me salvaguarda e livra do pagamento de qualquer comissão? Claro está desde que a ERA aceite redigir o CPCV assim.
  12.  # 35

    Colocado por: ANdieselA imobiliária pretende o pagamento de 100% no CPCV, aproximadamente 15.000€. Se eu receber de sinal 20.000€, ainda me sobram 5.000€.

    Isso nunca se aceita, você é que é o proprietário do imóvel, não pode aceitar ficar com a migalhas. Você tem que ficar sempre com a maior parte do sinal, e maior parte é 4 ou 5 vezes mais do que a imobiliária.

    Colocado por: ANdieselA minha dúvida é se de algum modo não me posso salvaguardar no CPCV que se o financiamento falhar, o vendedor (eu) devolve 5.000€ e a imobiliária (ERA) devolve 15.000€, totalizando os 20.000€. Isto se estiver escrito no CPCV não me salvaguarda e livra do pagamento de qualquer comissão? Claro está desde que a ERA aceite redigir o CPCV assim.

    O cpcv, salvaguarda-o a si e ao comprador, a sua relação com a imobiliária deve ser salvaguardada no contrato de mediação.
  13.  # 36

    Portanto se a ERA não aceita, é partir para outra. Isto de vender é bastante complicado, sobretudo porque falta muita honestidade e honra!
    Alguns conselhos mais da vossa experiência?
  14.  # 37

    Colocado por: ANdieselPortanto se a ERA não aceita, é partir para outra.

    É isso, em cada esquina encontra uma imobiliária, e quase todas melhores do que a era.
    Não perca tempo à procura de imobiliárias, coloque um anuncio no olx, que elas aparecem logo.
    Garanta que o preço de venda que as imobiliárias vão publicitar seja igual para todas, mesmo que não tenham as mesmas comissões.
    • Lupan
    • 22 novembro 2018 editado

     # 38

    Você é que determina os trâmites do negócio, se tem assim tanta procura ainda melhor, eu estou na mesma situação e não deixo de negociar com imobiliárias, mas o que faço é da seguinte maneira:
    Há comprador?
    Ok. No dia do cpcv é feito o cmi, não havendo nem vale a pena vir cá ninguém, porque tenho o meu anúncio na net e quem quiser vê.
    Elas é que precisam de si não é você delas.
    Outra solução, assina 1 contrato afeto apenas a 1 cliente por exemplo de 15 ou 30 dias, caso esse cliente não compre o contrato prescreve, não vale a pena estar sujeito às regras deles, então contratos de exclusividade por 6 ou mais meses...
    E a minha modalidade é muito difícil, estou a vender com a condição de a escritura só ser feita em 2020 ou agora e eu ficar como arrendatário ou usufrutuário, a modalidade é difícil? É! Mas o mais perto da venda foi comigo 1 cliente particular e só não vendi porque a "maria" tinha 1 bmw série 1 e não foi capaz de o por e tirar da garagem, quando eu tenho 2 carros que entram lá à larga...
    Mas estou nesta modalidade porque sou 1 dia que acredito que os preços não vão baixar até 2021...
    Se a casa não sair agora nesta modalidade, em Abril de 2019 sai de cena e para o sim de 2019 entra em venda direta mas mais cara...
  15.  # 39

    O que é o "cmi'?
  16.  # 40

    Contrato de mediação imobiliária
 
0.0247 seg. NEW