Iniciar sessão ou registar-se
    • smart
    • 16 novembro 2018 editado

     # 21

    Nem um nem outro...
    Vá não se espumem...
    Ora painel e instalação 2500 euros
    A bomba calor anda para esses preços...
    Manutenção em 12 anos vamos somar 500 euros....para amigos..
    Ora 3 mil a dividir por 12 anos da 250 livros ano...
    Portanto 21 euros mês...
    Gasta 21 oiros para aquecer água por mês ?
    Pois...agora lembre se que para pagar os painéis ou bomba calor tem de suportar custos com o crédito para os comprar...lembro me no meu que era 1.50 por cada oiro pedido...e ainda....estes não são autosuficientes...estimando que a BC consuma 10 oiros mês....
    Ora 21, mais os 10 consumo da 31, mais custos com o crédito e seguro vida desses 2.500 euros da solução e para aquecer Aqs dispende cerca 35 euros mês...se as soluções durarem 12 anos sem custos acrescidos...
    Gastam isso ? Com gás ?
    O resto são tretas..com todo o respeito..modernices
  1.  # 22

    Isso tem aí muitas redundâncias, não é assim tão Linear! Para não falar em consciência ecológica e conforto para quem não tem gás natural... Claro!

    Ps: falta somar custo da caldeira/esquentador e certificação projeto, aditamentos, certificados e claro instalação..
    Creio eu
    Concordam com este comentário: smart, jorgealves, Paramonte
  2.  # 23

    Alguém me disse, não sei se é verdade, que hoje em dia é obrigatória a colocação de painéis solares em construções acima de uma determinada área (m2). É verdade?
  3.  # 24

    Não creio, não tem de ser painéis! Creio que BC também vale..
    Concordam com este comentário: smart
    • hsi
    • 16 novembro 2018

     # 25

    Para AQS:

    Gás natural + Solar térmico ou BC + fotovoltaico. Faz sentido estas combinações, quer do ponto de vista de custo/consumo quer da certificação?

    Isto porque gás natural para PRH talvez os custo com gás fiquem bastante elevados; Embora que o valor de uma BC apra PRH tem um valor muito alto e dá para muito gás...
    • smart
    • 16 novembro 2018 editado

     # 26

    Colocado por: MarcopomIsso tem aí muitas redundâncias, não é assim tão Linear! Para não falar em consciência ecológica e conforto para quem não tem gás natural... Claro!

    Ps: falta somar custo da caldeira/esquentador e certificação projeto, aditamentos, certificados e claro instalação..
    Creio eu

    Ecologia...ou comida ?
    Comete se os maiores atropelos por aí e as pessoas que mal tem rendimentos para sobreviver com as condições razoáveis devem prescindir do pouco que têm a favor da ecologia ?
    Veja a visão desta semana a a m##€que vai parar ao Tejo...
    Devíamos era ter 3 centrais nucleares de última geração e logo obteríamos energia ao preço do resto da Europa...
  4.  # 27

    Colocado por: NunoCruzAlguém me disse, não sei se é verdade, que hoje em dia é obrigatória a colocação de painéis solares em construções acima de uma determinada área (m2). É verdade?
    não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NunoCruz
  5.  # 28

    Colocado por: smart
    Ecologia...ou comida ?
    Comete se os maiores atropelos por aí e as pessoas que mal tem rendimentos para sobreviver com as condições razoáveis devem prescindir do pouco que têm a favor da ecologia ?
    Veja a visão desta semana a a m##€que vai parar ao Tejo...
    Devíamos era ter 3 centrais nucleares de última geração e logo obteríamos energia ao preço do resto da Europa...

    Nem vou entrar por aí!
    Sobre o preço da energia... Muito menos!
    3 centrais nucleares???

    Definitivamente o nosso pensamento segue linhas paralelas...
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  6.  # 29

    Colocado por: Marcopom
    Nem vou entrar por aí!
    Sobre o preço da energia... Muito menos!
    3 centrais nucleares???

    Definitivamente o nosso pensamento segue linhas paralelas...

    Já as temos...
    Mas do lado de lá da fronteira espanhola, com as água de arrefecimento a serem debitadas nos rios para Portugal...
    Lembro me agora de um acontecimento ...o de estarmos a receber lixo italiano, que veio de barco e foi descarregado cá...
    Com um bocado de azar um dia destes descobrimos que importamos resíduos nucleares para tratamento, que acaba enterrado algures...
  7.  # 30

    Infelizmente não temos nenhum estadista no governo... Aliás nunca conheci nenhum político no activo que pode-se ostentar esse "título"...


    Quanto a isto!

    Colocado por: smart
    Já as temos....


    Marque local e hora!
    😀😀😀
    Concordam com este comentário: smart
  8.  # 31

    Para uma moradia sem gás também existe esta opção:
    - Para aquecimento/arrefecimento Ar condicionado
    - Para AQS uma bomba de circulação forçada.
  9.  # 32

    Colocado por: smartNem um nem outro...
    Vá não se espumem...
    Ora painel e instalação 2500 euros
    A bomba calor anda para esses preços...
    Manutenção em 12 anos vamos somar 500 euros....para amigos..
    Ora 3 mil a dividir por 12 anos da 250 livros ano...
    Portanto 21 euros mês...
    Gasta 21 oiros para aquecer água por mês ?
    Pois...agora lembre se que para pagar os painéis ou bomba calor tem de suportar custos com o crédito para os comprar...lembro me no meu que era 1.50 por cada oiro pedido...e ainda....estes não são autosuficientes...estimando que a BC consuma 10 oiros mês....
    Ora 21, mais os 10 consumo da 31, mais custos com o crédito e seguro vida desses 2.500 euros da solução e para aquecer Aqs dispende cerca 35 euros mês...se as soluções durarem 12 anos sem custos acrescidos...
    Gastam isso ? Com gás ?
    O resto são tretas..com todo o respeito..modernices


    Está a falar em valores para solar térmico e não fotovoltaico correcto?
    Concordam com este comentário: smart
  10.  # 33

    Colocado por: smartDevíamos era ter 3 centrais nucleares de última geração


    E se houvesse uma fuga ou um terramoto Portugal inteiro tinha que ser evacuado...talvez para Marrocos, para o deserto do Sahara...

    Realmente aprendeu-se muito pouco com Fukujima no Japão...

    Ah e depois os turistas iam adorar estar na praia com uma central nuclear na paisagem...uma pérola. E o turismo é umas das nossas fontes de rendimento principal o que é muito esquecido...

    E há outra coisa, acham que mesmo que o preço da energia eléctrica produzida pelas centrais nucleares ía ser mais barato para o povo? Então e os lobies existentes desapareciam todos por milagre? A roubalheira deixava de existir só porque a energia vinha de uma central nuclear?

    Os politicos ficavam bem comportadinhos de repente? Se for descoberto petróleo na costa Portuguesa já se sabe que o país vai gastar mais do que receber: os intervenientes já têm as contas bem feitas. O povo ficaria exectamente na mesma quanto aos preços dos combustíveis.

    E a energia nuclear não é mais barata. O local onde as centrais seriam implantadas é terra queimada, e Portugal é um país pequeno. Recuperar essas terras depois da central ser desactivada custa uma pipa de massa que erradamente, não é contabilizado no preço da energia. O combustivel nuclear já usado tem que ser posto num local qualquer, e vocês não o querem ao pé da escola dos vossos filhos, junto ao lençol de água que abastece a vossa cidade ou aldeia ou nuns terrenos perto da vossa casa, pois não? Ah podem fazer um acordo e mandá-lo para outro país, mas o preço desta operação é brutal, ninguem dá nada a ninguem, ou não há almoços de graça como dizia o outro...E os países receptores cobram uma mensalidade muito elevada pelo serviço , para o resto da vida...

    Se acham que o poder político pactua com as produtoras de energia eléctrica, e as falcatruas são mais que muitas vamos lutar contra isso, fazer manifestações, penalizar no voto, denunciar etc, não vamos corrigir um erro, com outro erro: eh pá a energia nuclear é que vai resolver tudo venha ela...
    Concordam com este comentário: Marcopom
    • eu
    • 16 novembro 2018 editado

     # 34

    Colocado por: ParamontePara mim os paineis solares para AQS fazem todo o sentido para casas sem ligação à rede publica, no meio de nenhures. Tirando isso esta industria apelo à vertente emocional e ecológica do consumidor, ou então escamoteia a questão crítica da manutenção e tempo de vida do produto que vendem

    Sem dúvida.

    Os meus painéis solares térmicos já estão amortizados (demorou cerca de 8 anos), mas porque se juntaram vários fatores:
    -Foram relativamente baratos (2000€);
    -Gasto imensa água quente - brevemente os dois filhos vão sair do ninho e o consumo vai passar para 1/3;
    -Não tiveram avarias graves (apenas uma válvula termostática - cerca de 60€);
    -Não gastei um cêntimo (além daqueles 60€) em manutenção (sou eu que a faço);

    Se por acaso avariar um componente chave do sistema, por exemplo o depósito, não sei se o vou reparar ou passar a usar apenas o gás natural...
    • smart
    • 16 novembro 2018 editado

     # 35

    Colocado por: Paramonte

    E se houvesse uma fuga ou um terramoto Portugal inteiro tinha que ser evacuado...talvez para Marrocos, para o deserto do Sahara...

    Realmente aprendeu-se muito pouco com Fukujima no Japão...

    Ah e depois os turistas iam adorar estar na praia com uma central nuclear na paisagem...uma pérola. E o turismo é umas das nossas fontes de rendimento principal o que é muito esquecido...

    E há outra coisa, acham que mesmo que o preço da energia eléctrica produzida pelas centrais nucleares ía ser mais barato para o povo? Então e os lobies existentes desapareciam todos por milagre? A roubalheira deixava de existir só porque a energia vinha de uma central nuclear?

    Os politicos ficavam bem comportadinhos de repente? Se for descoberto petróleo na costa Portuguesa já se sabe que o país vai gastar mais do que receber: os intervenientes já têm as contas bem feitas. O povo ficaria exectamente na mesma quanto aos preços dos combustíveis.

    E a energia nuclear não é mais barata. O local onde as centrais seriam implantadas é terra queimada, e Portugal é um país pequeno. Recuperar essas terras depois da central ser desactivada custa uma pipa de massa que erradamente, não é contabilizado no preço da energia. O combustivel nuclear já usado tem que ser posto num local qualquer, e vocês não o querem ao pé da escola dos vossos filhos, junto ao lençol de água que abastece a vossa cidade ou aldeia ou nuns terrenos perto da vossa casa, pois não? Ah podem fazer um acordo e mandá-lo para outro país, mas o preço desta operação é brutal, ninguem dá nada a ninguem, ou não há almoços de graça como dizia o outro...E os países receptores cobram uma mensalidade muito elevada pelo serviço , para o resto da vida...

    Se acham que o poder político pactua com as produtoras de energia eléctrica, e as falcatruas são mais que muitas vamos lutar contra isso, fazer manifestações, penalizar no voto, denunciar etc, não vamos corrigir um erro, com outro erro: eh pá a energia nuclear é que vai resolver tudo venha ela...
    Concordam com este comentário:Marcopom


    não percebo, com todo o respeito.
    na pratica temos aqui centrais ao lado, alguma em fim de vida e se ocorrer um acidente, as aguas correm para cá....
    os lobbies em espanha funcionaram aquando das ultimas obras/ampliação do parque resíduos em espanha..
    manifestações na altura mas agora tá tudo bem...
    ok..
    eu não monto uma cisterna em casa pq receio explosão.
    mas o vizinho tem várias aqui na casa geminada e se ocorrer um acidente os resultados são semelhantes..
    e eu se precisar ainda tenho de lhe ir comprar ao preço que ele quer
    e o burro sou eu...
    estou a ironizar com a revolta, mas agora a serio compreendo o que diz...
    a longo prazo é um problema
    a Alemanha, começou a criar compartimentos subterrâneos para armazenar residuos nucleares...
    estes foram inundados ao longo dos tempos com as aguas e lençois freaticos e causaram derrocadas, violação de contentores
    alguéns andam a ser envenenados.
    claro que o nuclear acaba da mesma maneira em muitos países...
    enganam-se a eles proprios pq mais tarde ou cedo sofrerão consequências
    atiram contentores ao mar ou mandam para paises africanos para serem enterrados..
    depois comem os peixes envenenados.
    nuclear com esta tecnologia insegura, mesmo de ultima geração não é solução
    mas que me revolta todos a aproveitar os ganhos desses recursos e nos totos com medo das consequências ai e tal a natureza...
    mas se ocorrer um acidente aqui ao lado, levamos com a maior parte das consequências mais gravosas e não os espanholesss.
    por isso mereciam a construção ali ao lado na fronteira e se não quisessem , que não querem...então vamos la negociar o preço de energia, quando temos de importar em momentos de ponta e não conseguimos satisfazer...
    se calhar obtinhamos ou o país obtia alguma vantagem...
  11.  # 36

    Para não dizer que as reservas de urânio no mundo duram cerca de 50 anos. Depois disso pode, teoricamente ser extraído do mar mas a preços elevados e deixará de ter interessse. A central nuclear mais próxima fica a 100 km da fronteira Almaraz que arrefece com água do Tejo e que depois vem para cá. Se tiver contaminada é problema que passa a ser nosso
    Concordam com este comentário: smart
    • smart
    • 16 novembro 2018 editado

     # 37

    Portugal tem cerca de 200 toneladas armazenadas nas minas em Urgueiriça.
    e já está com planos para vender
    ou seja á medida que o tempo passa e a quantidade diminuíu o preço explode, mas nós...imbecis...vendemos já, para comprar uns comoboios..
    Não comboios não...pq o objectivo é parar a operação para depois dar a privados por 1 euro, por isso estão 40 locomotivas paradas nas oficinas....
    E as toneladas de ouro acumuladas vão sendo vendidas ao preço que calhar...
    deveria haver mais respeito
    para Portugal ter estas reservas, muitos dos nossos país pagaram com fome e miséria e falta de desenvolvimento no país, para agora despachar a qualquer preço...
    enfim
    sinais dos tempos
    • tuggy
    • 16 novembro 2018 editado

     # 38

    Recentemente falava com um tecnico que instala paneis solares p AQS (entre outras coisas), e ele disse-me que ja que vou por paineis fotovoltaicos, para usar o dinheiro e por mais desses em vez do AQS, e usar a electricidade para aquecer a agua :)
    Segundo ele, a rentabilidade dos paineis FV é mt maior, e se nao for preciso agua quente, da para o resto.. enquanto que com os outros paineis, fica sempre a aquecer agua que nao serve para mais nada...

    faz sentido! bomba de calor nao posso pôr por questões de espaço, mas estou a olhar para os termoacumuladores inteligentes da Ariston..
    Concordam com este comentário: Hala
  12.  # 39

    penso que o tamanho da BC tem dimensões semelhantes aos termoacumuladores ARISTON....
    veja a campanha EDP com patrocínio/contribuição da ERSE e as dimensões da BC de 110lt, que acaba por dar mais de 200 lts de agua disponivel a 38º....
    cerca de 600/700 euros...já com a instalação,
    acho que é isto
  13.  # 40


    Gosto de cartoons
    Concordam com este comentário: mhpinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
 
0.0252 seg. NEW