Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: JoelMQuem é que nunca foi enganado / gostou mais do que planeado num mecânico? deixou de andar de carro por isso?

São escalas diferentes.
    Ninguém hipoteca a sua vida com uma factura de umas dezenas ou centenas de euros.
    Se correr mal despacha o carro.

Uma casa pode hipotecar financeiramente a vida a uma família que não coloque um travão a tempo numa situação destas.
  2.  # 42

Eu estou nesse paradigma, já tenho a arquitectura aprovada, agora estão me a fazer as especialidades. Mal tenha as especialidades feitas vou entregar o dossier com mapa de quantidades e especialidades aos empreiteiros para orçamentar. Caso os orçamentos ultrapassem em muito as minha estimativas de gastos, das duas uma ou desisto do projecto e vendo terreno e projecto, ou então tento adequar a casa mais aos valores que eu quero, fazendo uma reunião com o arquitecto e empreiteiro que mais me aliciar, tentando encontrar soluções.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  3.  # 43

Colocado por: JoelM

Os projectos de execução não são para ter fé ou deixar de ter, são (ou deverião ser) para poder pedir um estimativa exacta (ou perto) para o projecto.

O problema está no modo como se encara o projecto e as diversas fases, na maioria dos casos ficaria muito mais em conta (até pode ser discutido quem deveria arcar com esse custo) alterar o projecto para caber no orçamento, resta saber quantos DO querem abdicar da "casa de sonho" sem sequer tentar! Basta ver aqui quantos aparecem por aqui a bater o pé com toda a certeza que conseguem construir por 600m2 com IVA incluído!

Isso são outros quinhentos que nada tem haver com os projectos! os interesses nesses projectos que forçam tudo e mais alguma coisa de todos os lados e os jogos de números são um mundo completamente à parte! (daria para todo um novo tópico)

O pessoal vem aqui dizer que consegue a 600 euros o m2 porque os próprios profissionais do ramo lhes dizem ( falta saber porque lhes vendem está mentira ?)
  4.  # 44

Colocado por: enf.magalhaes
    O pessoal vem aqui dizer que consegue a 600 euros o m2 porque os próprios profissionais do ramo lhes dizem ( falta saber porque lhes vendem está mentira ?)

Por quanto fez a sua? Valores sem Iva, se não for indiscrição.
  5.  # 45

Colocado por: JoelMnão alteram o projecto em conformidade?

Quanto pode custar e demorar uma alteração dessas (já com projecto aprovado na câmara), digamos q tem um projecto de 240k e o pretendido era de 170k?
  6.  # 46

Eu sei que há milhentas variáveis mas qual é um valor realista para a construção de uma casa. 700€ sem Iva? 800€?
  7.  # 47

Colocado por: JoelMse o arquitecto nunca me tivesse avisado que esse valor não seria possível ou seria muito difícil

O problema reside aqui. Grande parte dos nossos profissionais de arquitetura não tem noção dos custos da mesma.
    Uns por inexperiência, outros por ...
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, jorgferr, Flavita, Paulo Correia
    • RCF
    • 20 novembro 2018

# 48

Colocado por: JoelMse o arquitecto nunca me tivesse avisado que esse valor não seria possível ou seria muito difícil (à custa de materiais dos mais barato em todos os seguementos),

assim, só muito excecionalmente não seria possível... com os materiais mais baratos em todos os segmentos, estou em crer que se conseguirá construir por valores abaixo dos €600/m2
  8.  # 49

Colocado por: doping1989qual é um valor realista para a construção de uma casa. 700€ sem Iva? 800€?

Depende da casa.
    700€ pode ser um valor aceitável para a casa A
    1700€ pode não chegar para a casa B
  9.  # 50

Colocado por: zedasilva
    Depende da casa.
    700€ pode ser um valor aceitável para a casa A
    1700€ pode não chegar para a casa B

Como pode não chegar? que trabalhos podem encarecer uma obra de maneira que 1700€ podem não chegar para uma casa aceitável?
  10.  # 51

pois... eu inicialmente tinha so área de casa cerca de 150 m2 onde me diziam(construtores) que ficava a volta dos 120000... mas depois de ponderar muito achei que n se justifica por exemplo quartos com 15m2 ou grandes zonas de circulação...e consegui fazer um esboço com uma moradia com 135m2..pelo menos para tentar reduzir o preço...
  11.  # 52

completamente de acordo.

Por isso mesmo é que faz sentido (para mim), deixar espaço (tanto o DO como os projectistas) para alterações ao projecto após receber os orçamentos. (da mesma maneira que na fases de estudo prévio também não se chega ao resultado final à primeira..)

mas isto não podem querer fazer omoletes sem ovos... têm de ponderar e ver o que querem! casa grande, com bons materiais fica caro, casa mais pequena com bons materiais talvez consigam pagar, casa pequena materiais de gama baixa, projecto mais barato!

Sim concordo, mas já li alguns comentários que dizem que menos de 1000 m2 não se consegue fazer nada em condições nos dias de hoje. E como não percebo da área, assusta-me um bocado isso.
  12.  # 53

Não é uma corrida, mas existem planos e se não fizeram o trabalho como foi definido e planeado, alguém tem q se "chegar à frente".
    Se tiver q mexer em áreas? Quase q tem q meter um novo projecto na câmara?
  13.  # 54

Colocado por: doping1989que trabalhos podem encarecer uma obra de maneira que 1700€ podem não chegar para uma casa aceitável?

Cantos e recantos, portas até ao teto e rodapés embutidos, banheira de hidromassagem e torneiras de 500€, escavações e muros de contensão.
    No fundo, tudo e mais alguma coisa.
    Cada cliente/DO é único, cabe ao arquiteto saber o que para ele é importante e essencial.
    Se o cliente x quer portas até ao teto, é possível telas a 700€
    Se o cliente y quer PRH, é possível tê-lo a 700€
    Cabe ao arquiteto saber definir prioridades e redistribuir o orçamento
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Pedro Barradas
  14.  # 55

Colocado por: JoelMquantos dos DO tem isso decidido/estipulado na altura em que vão pedir orçamentos?

Muito poucos.
    Por culpa dos técnicos que os aconselharam mal.
    - Ai e tal depois em obra você vê isso. Contrata agora só a estrutura e depois poupa uns cobres a contratar as especialidades independentes.
    Concordam com este comentário: VXMC
  15.  # 56

Querem casas baratas entao façam o seguinte:
    -reduzam as areas de construção,
    -eliminem varandas,
    -eliminem vãos grandes
    -eliminem n.o de wcs
    -eliminem escadas
    -facam rc apenas
    -eliminem anexos ou garagens
    -eliminem arranjos exteriores
    -eliminem/evitem muros
    Construam casas que sejam autênticos cubos.
    E depois de tanto eliminar, vão ver que ate sobra dinheiro.
    Concordam com este comentário: nunom8
  16.  # 57

Colocado por: SirruperE depois de tanto eliminar,

Não se esqueçam de eliminar a hipótese de iniciar a obra sem ter a plena consciência de quanto é que ela vos vai custar.
  17.  # 58

bom
    área rc 135m2, varandas e vaos n tenho,escadas também não, wc 2 ,esta quase tudo conforme :)
  18.  # 59

Colocado por: SirruperQuanto aos 120k. Claro que consegue construir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunom8
  19.  # 60

orçamentos pedidos com base em projecto de execução?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruipsm

Quando começamos com o projecto dissemos que pretendíamos gastar 140000€, deixamos uma margem de 10000€ mas não dissemos isso obviamente. Arquiteto elaborou planta, alteramos algumas divisões mas sem aumentar significativamente a área a construir, agora na fase de orçamentação o valor que recebemos foi de 170000€ +IVA! Agora estamos a alterar projecto, nomeadamente acabamentos e alguns pormenores para (tentar) trazer para valores pedidos inicialmente. Ou seja, aquilo que apregoam neste fórum de se dirigir a um arquitecto, dizer o que queremos gastar (deixar uma pequena margem para derrapagens) nem sempre se concretiza, ou raramente se concretiza.

0.0218 seg. NEW