Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Ruipsmnem sempre se concretiza, ou raramente se concretiza.

    Porque infelizmente o setor da construção ainda é povoado de muito maus profissionais.
    •  
      nunos7
    • 20 novembro 2018 editado

     # 62

    Colocado por: Ruipsmnem sempre se concretiza, ou raramente se concretiza.

    Do q me lembro parece q ainda nenhum se concretizou... mas como é normal, por norma só aparecem os q correm menos bem, os q correm bem, não interessa :(

    Edit: Só quando as coisas correm menos bem é q viemos aqui a pedir ajuda ou relatar o sucedido para tentar minimizar os estragos ;)
  2.  # 63

    Colocado por: Leao91Eu estou nesse paradigma, já tenho a arquitectura aprovada, agora estão me a fazer as especialidades. Mal tenha as especialidades feitas vou entregar o dossier com mapa de quantidades e especialidades aos empreiteiros para orçamentar. Caso os orçamentos ultrapassem em muito as minha estimativas de gastos, das duas uma ou desisto do projecto e vendo terreno e projecto, ou então tento adequar a casa mais aos valores que eu quero, fazendo uma reunião com o arquitecto e empreiteiro que mais me aliciar, tentando encontrar soluções.
    Concordam com este comentário:Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ruipsm


    O mais provável pela minha experiência é que vai ter qualquer fazer isso mesmo, os orçamentos que vai receber vão ser superiores aos pedidos por si, mas espero me enganar
  3.  # 64

    Colocado por: Ruipsm

    Quando começamos com o projecto dissemos que pretendíamos gastar 140000€, deixamos uma margem de 10000€ mas não dissemos isso obviamente. Arquiteto elaborou planta, alteramos algumas divisões mas sem aumentar significativamente a área a construir, agora na fase de orçamentação o valor que recebemos foi de 170000€ +IVA! Agora estamos a alterar projecto, nomeadamente acabamentos e alguns pormenores para (tentar) trazer para valores pedidos inicialmente. Ou seja, aquilo que apregoam neste fórum de se dirigir a um arquitecto, dizer o que queremos gastar (deixar uma pequena margem para derrapagens) nem sempre se concretiza, ou raramente se concretiza.
    Se os 140 000 fossem com iva, você sabe que a diferença é brutal não sabe? é de 150 000 (já com a tal margem que tinha) para 209 000.....ou você tinham acabamentos muito bons ou é complicado baixar tanto só com acabamentos.
  4.  # 65

    quantos m2?
    • Ruipsm
    • 20 novembro 2018 editado

     # 66

    Colocado por: jorgferrSe os 140 000 fossem com iva, você sabe que a diferença é brutal não sabe? é de 150 000 (já com a tal margem que tinha) para 209 000.....ou você tinham acabamentos muito bons ou é complicado baixar tanto só com acabamentos.

    Falamos sempre em valor final, sempre! Com IVA (que sabemos que não se fatura todo). Arquiteto quando soube dos orçamentos não quis acreditar... Acho que diz tudo! Dizia que deveria de haver um erro de medições, e de facto houve, mas nada de extraordinário! No geral o que retenho desta longa experiência pela qual estamos a passar, é que nem mesmo indo pelos caminhos corretos (arquiteto e dizer o valor que temos ou pretendemos gastar)as coisas correm como combinado ou como pretendido. Não me arrependo de tudo isto, pois eu não comprei o terreno o que é grande vantagem e comprar casa na zona do grande Porto é impossível
  5.  # 67

    Colocado por: Ruipsmagora na fase de orçamentação o valor que recebemos foi de 170000€ +IVA!
    Procure por mais orçamentos.
    Quando em 2011 andei a ver de orçamentos, tive grandes disparidades.
    Se tivessse optado pelo mais caro, não teria feito a casa.
    E se a tivesse feito, teria ficado pelo dobro.
    Portanto, até o arquiteto pode estar certo no valor de construção, tem é de procurar mais orçamentos.
    Como curiosidade, os orçamentos que obtive mais afastados eram os mais baratos!
  6.  # 68

    Colocado por: mafgodProcure por mais orçamentos.
    Quando em 2011 andei a ver de orçamentos, tive grandes disparidades.
    Se tivessse optado pelo mais caro, não teria feito a casa.
    E se a tivesse feito, teria ficado pelo dobro.
    Portanto, até o arquiteto pode estar certo no valor de construção, tem é de procurar mais orçamentos.
    Como curiosidade, os orçamentos que obtive mais afastados eram os mais baratos!

    Ainda só recebemos um mas pelo sim e pelo não estamos já alterar algumas coisas que podemos cortar sem nos fazer grande diferença. Já no início quando começamos a escolher acabamos já íamos vendo alternativas para o caso de termos que "cortar" em alguma coisa
  7.  # 69

    Colocado por: JoelM

    Plenamente de acordo, mas depois voltamos ao inicio, quantos dos DO tem isso decidido/estipulado na altura em que vão pedir orçamentos? quantos não andam aqui com a casa já em contrução e ainda a perguntar qual o melhor sistema para as paredes exteriores? ou para o aquecimento?


    A intenção é quando chegar à ornamentação já ter PE e MQ. E com isso na ornamentação não ter surpresas e só ter ganhos em relação ao que foi orçamentado pelo arquitecto.
  8.  # 70

    Colocado por: doping1989

    A intenção é quando chegar à ornamentação já ter PE e MQ. E com isso na ornamentação não ter surpresas e só ter ganhos em relação ao que foi orçamentado pelo arquitecto.
    Então depois venha cá dizer quanto foi a diferença entre a estimativa orçamental e os orçamentos que está a receber
  9.  # 71

    Colocado por: doping1989A intenção é quando chegar à ornamentação já ter PE e MQ

    De nada lhe serve se o processo inicial não foi pensado para a realidade da sua zona.
    Construir a casa A onde o Judas perdeu as botas é diferente de construir a casa A em Sintra.
  10.  # 72

    Eu para uma mesma obra, no algarve.... de 150m2 de Ab, tive orçamentos com diferenças de 300% ( entre a proposta mais barata e a mais elevada)
    Isto agora não é para quem quer, é para quem pode... A mais barata era cerca de 1200€ + IVA/ m2. A obra não valia mais que os 800€/m2...
    Concordam com este comentário: jorgferr
  11.  # 73

    Colocado por: RuipsmAinda só recebemos um
    Pois..... isso é muito pouco :-)

    Colocado por: Ruipsmestamos já alterar algumas coisas que podemos cortar sem nos fazer grande diferença.
    Não é por cortar um m^2 aqui e ali que vão poupar.

    A minha sugestão é.... :
    - obterem vários preços de chave na mão, discriminados por especialidades, onde seja especificado que cabe ao DO aceitar ou optar por terceiros durante a construção, deduzindo desse valor do total
    - obterem vários preços pelas várias especialidades: madeiras, cozinha, canalização, eletricidade, pintores, caixilhos.... e se obterem melhores preços, serem da vossa responsabilidade, com tudo de bom e mau que isso trás :-)
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruipsm
  12.  # 74

    Colocado por: jorgferrEntão depois venha cá dizer quanto foi a diferença entre a estimativa orçamental e os orçamentos que está a receber


    Ainda faltam alguns meses para isso mas terei todo gosto me partilhar na altura.

    Colocado por: zedasilva
    De nada lhe serve se o processo inicial não foi pensado para a realidade da sua zona.
    Construir a casa A onde o Judas perdeu as botas é diferente de construir a casa A em Sintra.


    Como é óbvio já demos o nosso orçamento ao arquitecto que constrói sempre no concelho. Tem obrigação de ter experiência na área.
  13.  # 75

    Colocado por: Pedro BarradasEu para uma mesma obra, no algarve.... de 150m2 de Ab, tive orçamentos com diferenças de 300% ( entre a proposta mais barata e a mais elevada)
    Isto agora não é para quem quer, é para quem pode... A mais barata era cerca de 1200€ + IVA/ m2.


    300%??? 3600€ o m2?
  14.  # 76

    Por acaso, até foi um pouquito mais... :(

    Colocado por: doping1989300%??? 3600€ o m2?
  15.  # 77

    Colocado por: mafgodPois..... isso é muito pouco :-)

    Não é por cortar um m^2 aqui e ali que vão poupar.

    A minha sugestão é.... :
    - obterem vários preços de chave na mão, discriminados por especialidades, onde seja especificado que cabe ao DO aceitar ou optar por terceiros durante a construção, deduzindo desse valor do total
    - obterem vários preços pelas várias especialidades: madeiras, cozinha, canalização, eletricidade, pintores, caixilhos.... e se obterem melhores preços, serem da vossa responsabilidade, com tudo de bom e mau que isso trás :-)
    Espero não estar a confundir :) mas você teve ai uma ligeira vantagem, acho que não tinha muita pressão para finalizar. Não foi você a quem o primeiro empreiteiro faliu durante a construção? há muita gente que paga renda enquanto a construção avança, não é fácil estar a pagar juros+renda
  16.  # 78

    Colocado por: Pedro BarradasPotr acaso, até foi um pouquito mais... :(



    Pedro ou tem gostos muito requintado na elaboração dos projectos :p

    Ou o mercado está cheio de trabalho aí para baixo.
  17.  # 79

    Colocado por: doping1989Ou o mercado está cheio de trabalho aí para baixo.

    a casa não valia mais de 800€/m2!!!!
  18.  # 80

    Colocado por: Pedro Barradas
    a casa não valia mais de 800€/m2!!!!


    Realmente não se entende. Nesse caso, e não tendo experiência nenhuma, é continuar a procurar orçamentos não?
    Concordam com este comentário: mafgod
 
0.0311 seg. NEW