Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Vou remodelar e ampliar uma moradia típica dos anos 70 com 2 pisos e escadas exteriores. A proposta é manter as paredes exteriores e acrescentar um corpo para a caixa de escadas e demolir as escadas existentes. Será um T4 (porque tenho 3 filhos), no R/Chão será a área social com sala, cozinha, escritório e wc e um alpendre exterior, no piso 1 vão ser 3 quartos, 1 suite e um WC completo, com garagem e lavandaria em anexo.
    As minhas imposições foram:
    - espaço na cozinha para arrumação/despensa e mesa para 6/7 pessoas com ou sem mini ilha;
    - sala espaçosa porque é onde passamos mais tempo (com 3 crianças é preciso muito espaço);
    - suite com closet e armários espaçosos;
    - arrumos.
    O projecto em anexo vai ser alterado porque o wc completo não respeita a parede estrutural do piso 1 mas para já pedia as vossas sugestões/críticas.
    Uma vez que vou ter na 6ª feira reunião com o arquitecto que ficou de actualizar o anteprojecto até lá. Sabendo que não tenho muito espaço e que por ser T4 restringe ainda mais o espaço, o projecto não me encantou.
    Aguardo as vossas sugestões, gosto de ler outros pontos de vista.
  2.  # 2

    trocava apenas na suite o wc com o closet para colocar uma janela no wc. fora isso acho que nem está mau.
  3.  # 3

    Como combinado o arqº mandou uma versão do anteprojecto, compatibilizada com a parede estrutural e com a legislação. Mudou sobretudo o piso 1, o dos quartos, perdi o closet :( No rés do chão não gosto da entrada pois rouba muita área e que já é tão pouca, de resto é so alterar algumas portas.
    Alguém tem uma solução para a disposição das divisões e que otimize o espaço?? Preciso de ideias. Tenho de apresentar uma alternativa até 6a feira.
  4.  # 4

    Oh Paula... vai-me desculpar mas esse ante projecto ...ui, ui... é o piso 0 e então o piso +1!!!
    Isso foi mesmo feito por um ARQUITECTO!? e demoliu o interior por completo.. e saí isso assim!? Aproveite e resolvam abertura/ fechamento de vãos... senão isso não vai ar em nada.

    Sendo dos anos 70, portanto com >30 anos... sabe o seu arquitecto que pode utilizar o RERU de forma a não ter de cumprir com uma série de requisitos actuais....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PaulaMF
  5.  # 5

    Não sei o que ele sabe, eu sei é que isto não me agrada :( Não me queria resignar a isto só porque dizem que não dá pra muita coisa. Sei que o espaço não é muito e que o ideal seria um T3, mas eu preciso de um T4 por isso era importante saber fazer uma otimização das áreas tendo em conta a imposição da parede estrutural.
    Pode explicar-me melhor a questão de não se aplicar a legislação actual, por favor.
  6.  # 6

    Acho que não adicionei a ultima versão recebida hoje, na dúvida adiciono de novo.
  7.  # 7

    Esta versão é mais limpa... MAS.
    diga ao seu arqutiecto par aver duas coisas:
    - talvez valha a pena demolir parte da laje existente e meter as escadas numa poisção mais favorável face a disposição interior. mesmo que tenha ainda assim que ampliar um pouco a casa...
    - As areas uteis dos compartimentos são pequenas pois tem areas desperdiçadas com corredores.
    - Ele tome conhecimento do RERU (Regime Excepcional de Reabilitação Urbana) e veja que vantagens poderá utilizar para seu beneficio.
  8.  # 8

    Colocado por: PaulaMFendo em conta a imposição da parede estrutural.

    Onde está essa parede, é que eu não vejo a mesma reflectida nos desenhos...
  9.  # 9

    envio a indicação da parede.
  10.  # 10

    Mas isso é lá em cima!! sem correspondencia cá em baixo e a´te desalinhada do pilar existnte no piso 0...
    Olhe essa situação da estrutura do que pode , deve ou não fazer tem de ser vista agora. pois inlfunecia muito a solução de arquitectura...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PaulaMF
  11.  # 11

    Quanto a elementos estruturais, no piso 0 é o pilar e no piso 1 é a parede.
    Preferia a primeira versão mas devido ao WC completo "cortar" a parede, a disposição teve de ser ajustada para esta versão que não é do meu agrado pois reduz a área dos quartos e retira grande parte dos armários.
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasEsta versão é mais limpa... MAS.
    diga ao seu arqutiecto par aver duas coisas:
    - talvez valha a pena demolir parte da laje existente e meter as escadas numa poisção mais favorável face a disposição interior. mesmo que tenha ainda assim que ampliar um pouco a casa...
    - As areas uteis dos compartimentos são pequenas pois tem areas desperdiçadas com corredores.
    - Ele tome conhecimento do RERU (Regime Excepcional de Reabilitação Urbana) e veja que vantagens poderá utilizar para seu beneficio.


    é mesmo aconselhado. eu com a ajuda do RERU e do sr Pedro, consegui fazer um projeto muito bom para a universidade,
    já agora sr Pedro e sem querer desviar o assunto do tópico, quase que acertei no projeto que os arquitetos fizeram para a obra (faltou-me aquele olho clinico de arquiteto, ahahah)
  13.  # 13

    Epá tira lá o Sr daí!!!. Fazes me parecer um velho!!!

    EDIT: Ainda bem que a coisa correu bem.
  14.  # 14

    Se há coisa de que preciso é de ajuda, estou a ver que não vou ter nada daquilo que imaginei. O RERU é uma novidade para mim.
    Esta obra tem um cariz sentimental, foi a primeira casa dos meus pais e que vao remodelar para mim por isso quero conseguir a melhor solução e não estou a conseguir.
    Quero uma casa prática, confortável e que preenche as minhas necessidades que traduzido é uma casa para 3 crianças, uma de 3 anos e 2 de 6 meses que vão crescer ali.
  15.  # 15

    PaulMF, se tem um arquitecto a tomar conta disso, tem de puxar por ele... está a pagar por isso. Relate-lhe as suas preocupações.
    Há coisas que não dá para ajudar à distancia... de um Forum
  16.  # 16

    Colocado por: PaulaMFQuanto a elementos estruturais, no piso 0 é o pilar e no piso 1 é a parede.

    às vezes é proficuo, demolir coisas que de raiz já não estavam bem...do que andar com remendos...que continuam para o resto da vida.
  17.  # 17

    Tal como aconselhou estou a tirar dúvidas com o arquitecto via e-mail e pedi uma solução com caixa de escadas interior. Vou aguardar o estudo. Agradeço o comentário, é otimo termos sugestões de quem percebe e de quem vê as coisas com outros olhos.
  18.  # 18

    Colocado por: PaulaMFpedi uma solução com caixa de escadas interior.


    sendo o espaço pouco não vai uma escada mais interior roubar mais espaço?
  19.  # 19

    A solução final vai ser a ultima versão do anteprojecto com uns pequenos ajustes no hall de entrada e nos quartos. Agora vamos aguardar pelos cortes e alçados, quando os tiver venho partilhar.
  20.  # 20

    Envio a solução quase final. Quanto às plantas estão finalizadas para entrada na câmara, faltam umas coisas mas que não estão representadas para não complicar e não atrasar as licenças. Na fase de obra ajusta-se...
    Os alçados ainda estão em fase de estudo mas também não podem ser muito diferentes disto.
    Que sugerem?
 
0.0212 seg. NEW