Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boa tarde,

Queria fazer um PPR de 1750€ ainda este ano para ir buscar 350€ de benefício fiscal no próximo IRS.

No Banco CTT têm um produto da Zurich com risco moderado.... nunca gostei de produtos com risco...

Será boa ideia?
    Mesmo recebendo IRS também se vai buscar os 350€?

Obrigada!
  2.  # 42

Qualquer banco tem ppr com garantia de capital.
  3.  # 43

No banco CTT tem um mas termina neste mês e no futuro se quisesse depositar dinheiro não podia, só se programa-se agora, o que não em agrada.
  4.  # 44

Colocado por: SirruperQualquer banco tem ppr com garantia de capital.

Boa noite,

Pelo que fui informado já não é bem assim... com a descida das taxas de juro os bancos estão a apresentar soluções com algum risco de capital...
    Posso estar enganado, mas tb quero fazer um ppr este ano.
  5.  # 45

A CGD também tem, não me lembro disso do risco moderado.
    Pode'se levantar o dinheiro ao fim de quantos anos?
  6.  # 46

Um bom artigo para uma primeira abordagem aos PPR, simplificado.

https://www.doutorfinancas.pt/poupanca/ppr-planos-poupanca-reforma/
  7.  # 47

8.  # 48

Geralmente o meu conselho passa por nunca se colocar os ovos no mesmo cesto.
    O PPR mais bem cotado, ou seja, aquele que promete maior rendibilidade, é o Alves Ribeiro, que diz que nos últimos 5 a 10 anos tem atingido 8 a 9%.

Em cima partilhei um link com um artigo sobre perfis dos investidores, e é uma boa altura para lembrar que este produto que acabei de citar, NÃO é para toda a gente.

Este é um produto de categoria de risco 4. Ou seja, quanto maiores os ganhos, maiores os riscos. Daí ser adequado a pessoas com este perfil de investidor:

"ARROJADO
    Trata-se de um investidor que procura produtos com uma rendibilidade mais elevada quando comparada com a média do mercado, estando disponível para aplicações com um horizonte temporal relativamente mais curto e a assumir o risco de perda total ou até superior do capital investido."

Se alguém se sente aventureiro, sugiro dividir o investimento em PPR de capital garantido e produtos de maior risco.
  9.  # 49

Quais os produtos de PPR de capital garantido? Não encontro nada.
  10.  # 50

Um artigo sobre os de capital garantido:
    https://www.jornaldenegocios.pt/mais/analises-deco/detalhe/investimento-de-capital-garantido-deixem-nos-poupar

Mais um artigo:
    https://observador.pt/especiais/proteja-a-sua-reforma-so-ha-dois-ppr-que-merecem-o-seu-dinheiro/

Este último, embora datado de 2017, ainda presta uma boa perspectiva sobre o que se passa.

Colocado por: nhenriquesQuais os produtos de PPR de capital garantido? Não encontro nada.

Todos os bancos oferecem este tipo de produtos. Nada como ir às páginas dos bancos analisar a diferente oferta, perguntar ao gerente da sua conta o que aconselha.
  11.  # 51

Vou fazer uma pergunta que tanto pode ser parva como não, um reformado pode fazer um plano poupança reforma (a pessoa em causa reformou-se mais cedo que o comum dos mortais)? Não encontro em lado nenhum a dizer que não pode, mas ao mesmo tempo parece-me fazer pouco sentido uma pessoa fazer um PPR quando já está reformado.
  12.  # 52

Sim pode sem problemas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macinblack
  13.  # 53

Colocado por: nhenriquesQuais os produtos de PPR de capital garantido? Não encontro nada.

Actualmente não existem pelo menos na CGD.
    Eu ainda subscrevi um da fidelidade que foi extinto há um mês.

Existem no entanto alguns agora onde podemos investir de forma "defensiva", "moderada" e "agressiva".
  14.  # 54

Colocado por: CarvaiSim pode sem problemas.

Na CGD disseram-me que não podia, Se já estiver reformado, no entanto já não sei se não podia mesmo, ou porque não terá benefícios fiscais
  15.  # 55

Qualquer pessoa pode investir num PPR só que não tem qualquer beneficio fiscal e como as rentabilidades são muito baixas é apenas trocar um depósito a prazo por um seguro. Se prevê não precisar do dinheiro a curto prazo mais vale aplicar na divida pública.
    • eu
    • 16 dezembro 2019 editado

# 56

Não li o tópico todo, por isso se o que vou escrever já foi falado, as minhas desculpas.

A rendibilidade é importante, mas... cuidado com as comissões de abertura, de resgate e principalmente as anuais. Há PPR em que a comissão anual é um absurdo.
    Concordam com este comentário: Carvai, Capuchinha
  16.  # 57

Colocado por: CarvaiQualquer pessoa pode investir num PPR só que não tem qualquer beneficio fiscal e como as rentabilidades são muito baixas é apenas trocar um depósito a prazo por um seguro. Se prevê não precisar do dinheiro a curto prazo mais vale aplicar na divida pública.

O objetivo seria obter o beneficio fiscal no IRS, sendo assim a pessoa que neste caso já é reformada com 63 anos, não terá esse benefício correto? Ele está aposentado pela caixa geral de aposentações.
    • ik
    • 17 dezembro 2019

# 58

Continuei a investir no banco Invest.

Existe a possibilidade de transferir de banco ou seguradora, não têm que ficar reféns do ppr até a reforma, se "amanhã" outro banco tiver melhores condições mudo!
    Concordam com este comentário: Capuchinha
  17.  # 59

Colocado por: macinblack

O objetivo seria obter o beneficio fiscal no IRS, sendo assim a pessoa que neste caso já é reformada com 63 anos, não terá esse benefício correto? Ele está aposentado pela caixa geral de aposentações.

Correto, não tem qualquer dedução no IRS a quando da aplicação. Os juros é que pagam menos impostos tal como as contas poupança-reforma (quase em extinção) ou divida do Estado.
  18.  # 60

Ora boas!
    Duas perguntas cá à malta.

Primeira pergunta: podemos usufruir dos 400€ de reembolso de IRS com aplicações superiores a 2000€ no PPR até aos 35 anos inclusive? Ou a partir dos 35 já caímos para a categoria dos 1750€ investidos para 350€ de reembolso máximo de IRS?

Segunda pergunta. Como vocês conseguem consultar quanto têm investido em PPR? Eu tenho o meu na Lusitania Vida e não estou a ver nenhuma ferramenta para consultar quanto €€€ tenho lá... :/
    Quero colocar algum guito agora no final de ano, mas não me lembro de quanto tenho lá neste momento -_-

0.0237 seg. NEW