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    • jrap
    • 10 dezembro 2018

     # 1

    Boa tarde, já acompanho este fórum há uns anos e agora vou precisar da vossa ajuda mais do que nunca =)
    Estou em fase de iniciar a planificação da minha moradia, tendo já a primeira versão do projecto de arquitectura, o qual já alterámos alguns pormenores.Trata-se de uma moradia de 2 andares + anexos. No RC encontra-se cozinha+sala de jantar + sala de estar tudo agregado; 1 quarto + casa de banho acessível que irá servir o RC; 1 despensa; casa das máquinas. No 1º andar 3 quartos e casas de banho. Anexos lavandaria+garagens.
    Tendo que começar a pensar como irei edificar a moradia necessitava de ver esclarecidas algumas questões, tanto em termos de qualidade como custo/beneficio:
    1- como material de construção é preferível 2 paredes de tijolo com caixa de ar e isolamento no meio ou bloco térmico + capoto
    2- o interior das paredes exteriores é melhor rebocar, estucar ou colocar pladur?
    3- o pavimento do RC estamos a ponderar cerâmica ou flutuante vinilico e no 1º andar pavimento de madeira ou flutuante.
    4- como solução de aquecimento das águas sanitárias pensamos em painel solar + recuperador de calor (que serve também para aquecimento) + uma terceira hipótese (esquentador a gás, cilindro eléctico ou esquentador elétrico)

    Estou aberto às vossas sugestões :)
    • tmmc
    • 10 dezembro 2018 editado

     # 2

    Colocado por: jrapBoa tarde, já acompanho este fórum há uns anos e agora vou precisar da vossa ajuda mais do que nunca =)
    Estou em fase de iniciar a planificação da minha moradia, tendo já a primeira versão do projecto de arquitectura, o qual já alterámos alguns pormenores.Trata-se de uma moradia de 2 andares + anexos. No RC encontra-se cozinha+sala de jantar + sala de estar tudo agregado; 1 quarto + casa de banho acessível que irá servir o RC; 1 despensa; casa das máquinas. No 1º andar 3 quartos e casas de banho. Anexos lavandaria+garagens.
    Tendo que começar a pensar como irei edificar a moradia necessitava de ver esclarecidas algumas questões, tanto em termos de qualidade como custo/beneficio:
    1- como material de construção é preferível 2 paredes de tijolo com caixa de ar e isolamento no meio ou bloco térmico + capoto
    2- o interior das paredes exteriores é melhor rebocar, estucar ou colocar pladur?
    3- o pavimento do RC estamos a ponderar cerâmica ou flutuante vinilico e no 1º andar pavimento de madeira ou flutuante.
    4- como solução de aquecimento das águas sanitárias pensamos em painel solar + recuperador de calor (que serve também para aquecimento) + uma terceira hipótese (esquentador a gás, cilindro eléctico ou esquentador elétrico)

    Estou aberto às vossas sugestões :)


    1- a soluçao de parede dupla geralmente è mais barata, qual a melhor soluçao è dificil, ambas funcionam sendo bem executadas, mas julgo que o pano simples+capoto è mais vantajoso.

    2- o melhor è isolar com la de vidro+pladur mas è muito mais caro que estucar ou rebocar.

    3- è uma questao de gosto, a madeira è muito melhor que flutuante mas mais uma vez mais caro.

    4- na minha opiniao painel solar com deposito de aguas com apoio de resistencia electrica ou esquentador, e acho que nao precisa do recuperador ligado ao circuito para nada.

    Resumindo tudo depende do que quiser gastar, cada soluçao è eficiente a sua maneira, nao tem nada nessa lista descabido.è tudo uma questao de € so nessa lista que enunerou em funçao dos materiais defenidos tera um grande impacto no orçamento.
  1.  # 3

    Colocado por: tmmc

    1- a soluçao de parede dupla geralmente è mais barata, qual a melhor soluçao è dificil, ambas funcionam sendo bem executadas, mas julgo que o pano simples+capoto è mais vantajoso.

    2- o melhor è isolar com la de vidro+pladur mas è muito mais caro que estucar ou rebocar.



    boa tarde,
    não sei se o percebi bem. está a aconselhar meter o capoto + isolamento térmico pelo interior? não percebi se estava a dar duas hipoteses diferentes ou a aconselhar o uso das duas em simultâneo. é que (e apesar de ainda só ser estudante de engenharia), tenho um grande professor de física das construções que desaconselha o uso de dois isolamentos térmicos pelo facto de:
    1º ao utilizar o isolamento pelo interior perdemos a inercia térmica das paredes
    2º mais difícil se torna o calculo do pto de condensação das estruturas.

    caso lhe esteja a propor duas hipóteses, eu optava (pelo que vejo nas aulas e também pelo que vejo nas obras do meu pai pelo capoto (se bem que não gosto nada daquilo), ou então uma solução que já vi fazer e que parece mais resistente: fazer parede dupla mas com:
    as alvenarias interiores executadas como se fossem para levar capoto depois colocar o isolamento como se de capoto se tratasse e por fora levar outra parede.
    • tmmc
    • 10 dezembro 2018 editado

     # 4

    Colocado por: ruben gasparboa tarde,
    não sei se o percebi bem. está a aconselhar meter o capoto + isolamento térmico pelo interior? não percebi se estava a dar duas hipoteses diferentes ou a aconselhar o uso das duas em simultâneo. é que (e apesar de ainda só ser estudante de engenharia), tenho um grande professor de física das construções que desaconselha o uso de dois isolamentos térmicos pelo facto de:
    1º ao utilizar o isolamento pelo interior perdemos a inercia térmica das paredes
    2º mais difícil se torna o calculo do pto de condensação das estruturas.

    caso lhe esteja a propor duas hipóteses, eu optava (pelo que vejo nas aulas e também pelo que vejo nas obras do meu pai pelo capoto (se bem que não gosto nada daquilo), ou então uma solução que já vi fazer e que parece mais resistente: fazer parede dupla mas com:
    as alvenarias interiores executadas como se fossem para levar capoto depois colocar o isolamento como se de capoto se tratasse e por fora levar outra parede.


    Nao, estou respondendo por pontos apenas.

    Na minha opiniao ou caixa de ar com isolaçao no meio do pano duplo encostada ao pano interior e com acabamento em reboco, ou pano simples com capoto e por dentro reboco/estuque.

    Julgo que pano duplo com isolaçao mais capoto è economicamente desvantajoso, mais vale duplicar a isolaçao do pano duplo.


    Vantagens/desvantagens principais, o pano duplo geralmente è mais em conta mas ocupa mais espaço (paredes +/- 40cm espessura) o capoto geralmente e mais caro mas funciona melhor termicamente inclusive no caso se fissuras.
  2.  # 5

    Colocado por: tmmc

    Nao, estou respondendo por pontos apenas.

    Na minha opiniao ou caixa de ar com isolaçao no meio do pano duplo encostada ao pano interior e com acabamento em reboco, ou pano simples com capoto e por dentro reboco/estuque.

    Julgo que pano duplo com isolaçao mais capoto è economicamente desvantajoso, mais vale duplicar a isolaçao do pano duplo.




    concordo. fui eu que não me expliquei bem, (hoje tirei o dia para ser burro a 1000%)
    estava a dizer que tambem sou de acordo com as paredes duplas mas com um sistema de isolamento igual a este (só que substituindo o tijolo burro por tijolo normal)
      Fig25.jpg
  3.  # 6

    neste caso, as pontes térmicas nos pilares, vigas e laje que normalmente existem, são "nulas" porque pelo sistema tradicional de paredes duplas, ou levam um isolamento mais fino ou há inexistência do mesmo. neste caso a estrutura de betão e a parede de alvenaria ficaria pelo lado interior, enquanto as restantes partes trabalham do lado de fora da estrutura.
    mais um vez refiro que eu substituía os tijolos burro por tijolo normal.
  4.  # 7

    Colocado por: ruben gasparmais um vez refiro que eu substituía os tijolos burro por tijolo normal.

    Se for para ficar com acabamento de tijolo à vista, é a solução, Ruben!!! de outro modo , so com forra, pode ser utilizado o sistema ETICS, com o sistem atermoklinker, por exemplo da paloma/ vale da gandara
  5.  # 8

    eu dizia que utilizava como forra e depois rebocava apenas porque não gosto da segurança ao impacto que o etics garante. e eu até gosto da solução tijolo á vista. essa solução da termoklinker desconhecia por completo (já aprendi qualquer coisa hoje) é que aqui pelo norte costumamos forrar o etics com granito amarelo da região como forra
  6.  # 9

    Caro Ruben, permita-me que discorde... Parede dupla não é a melhor solução. Nem sequer para as pontes térmicas.
    Repare num pormenor... Apenas terá isolamento na zona das alvenarias, porque os pilares e as lajes ficarão em contacto com o exterior. E aí tem as pontes térmicas. Com o ETICS (isolamento pelo exterior), toda a estrutura fica protegida e isolada, inclusive as lajes e pilares.
    Esse desenho que apresenta, em que o pilar fica por dentro do isolamento (em XPS), apenas poderá ser aplicado na prática, se se tratar de uma moradia apenas com R/C. Porque se tiver 1º piso, como far-se-á ?! A laje do 1º piso fica mais recolhida em relação à laje do R/C, para que se coloque por fora o XPS e o "tal" tijolo de burro ? E teria de ser uma parede contínua desde o R/C até ao 1º piso, o que seria incorrectíssimo, a nível da estabilidade da parede.
    Na prática, com parede dupla, a alvenaria fica na zona perimetral dos pilares e laje. Mesmo que esse tijolo de burro seja passado por fora como se faz com o ETICS, como referi acima, seria uma parede única, que ficaria com pouca estabilidade...
    Melhor solução é ETICS, com um pano de tijolo térmico ou bloco térmico. Esse tijolo de burro não trás qualquer mais-valia.
    É a minha opinião e provavelmente a opinião de 99% dos forenses que participam neste fórum.
    Concordam com este comentário: ruben gaspar, smart
  7.  # 10

    Colocado por: AntonioMFDCaro Ruben, permita-me que discorde... Parede dupla não é a melhor solução. Nem sequer para as pontes térmicas.
    Repare num pormenor... Apenas terá isolamento na zona das alvenarias, porque os pilares e as lajes ficarão em contacto com o exterior. E aí tem as pontes térmicas. Com o ETICS (isolamento pelo exterior), toda a estrutura fica protegida e isolada, inclusive as lajes e pilares.
    Esse desenho que apresenta, em que o pilar fica por dentro do isolamento (em XPS), apenas poderá ser aplicado na prática, se se tratar de uma moradia apenas com R/C. Porque se tiver 1º piso, como far-se-á ?! A laje do 1º piso fica mais recolhida em relação à laje do R/C, para que se coloque por fora o XPS e o "tal" tijolo de burro ? E teria de ser uma parede contínua desde o R/C até ao 1º piso, o que seria incorrectíssimo, a nível da estabilidade da parede.
    Na prática, com parede dupla, a alvenaria fica na zona perimetral dos pilares e laje. Mesmo que esse tijolo de burro seja passado por fora como se faz com o ETICS, como referi acima, seria uma parede única, que ficaria com pouca estabilidade...
    Melhor solução é ETICS, com um pano de tijolo térmico ou bloco térmico. Esse tijolo de burro não trás qualquer mais-valia.
    É a minha opinião e provavelmente a opinião de 99% dos forenses que participam neste fórum.


    realmente ontem tinha lido mal e pensei que a casa apenas tivesse RC que nesse caso eu já vi construir a solução que aqui apresento apenas porque tanto eu como o senhor a quem estavam a construir casa não gostamos de ver o etics como acabamento final de uma obra. sim dado que a casa tem dois andares a parede exterior em tijolo normal (eu disse que não tinha encontrado outra imagem que ilustra-se a minha ideia) ficava instável.
    o que eu dizia a nivel de pontes termicas era a solução de paredes duplas tradicionais (aí concordo a 100% que há mais perdas termicas)
    o que eu propunha era um "etics" escondido (ou por uma parede de alvenaria tal como apresento, mas só pode ser RC ou pela solução que o pedro barradas apresenta)
    agora tenho perfeita noção que etics corrige muito mais as pontes termicas.
    estou-me a esquecer do nome que se dá ás paredes de "etics" escondido que quero tentar explicar
    • jrap
    • 12 dezembro 2018

     # 11

    Bom dia, em relação à construção estou a ponderar construir em tijolo com parede dupla, com caixa de ar + isolamento entre paredes. Encontrei estas duas imagens que ilustram mais ou menos o que estava a pensar, sendo que numa delas é levantado os pilares e paredes interiores e depois aplicado o isolamento (como se de capoto se tratasse) e depois levantada a parede exterior deixando a caixa de ar entre o isolamento e essa parede exterior. Na outra opção, que me parece ser pior (mas eu não percebo muito disto), é levantado pilares e paredes exteriores e o isolamento colocado por dentro e depois levantadas as paredes interiores.

    https://www.itecons.uc.pt/catalogoptl/include/downloadImage.php?id=638&s=ejenAtYbYmAvysenYduv

    https://www.itecons.uc.pt/catalogoptl/include/downloadImage.php?id=46&s=ybEzEdedUratyhAdevAj

    Que vos parece?

    Em relação a outro assunto, pelo que tenho lido a opção do pladur por dentro só mesmo nos tectos para não isolar demasiado a casa e fazer condensação.
  8.  # 12

  9.  # 13

    Na primeira imagem que envia, tem apenas reboco a cobrir o betão e o tijolo cerâmico.
    Assim, como os dois materiais se comportam de modo diferente face ás variações de temperatura (quer dia/noite, quer amplitudes verão/inverno) tendencialmente podem surgir fissuras. Por outro lado, a existencia de caixa de ar "livre" é fundamental para permitir que a humidade existente condense na caixa de ar no encontro com o isolamento e saia para o exterior.

    Neste sentido, a segunda imagem está melhor, com a aplicação da tijoleira de forra.
    Porém, o ideal seria sempre colocar o pano exterior de alvenaria menos espesso e o interior ser o mais espesso.
    Assim temos:
    Exterior - reboco - pano tijolo cerâmico furado menor espessura - caixa de ar - isolamento na espessura prevista no projecto de especialidade próprio - para interior tijolo ceramico furado maior espessura - reboco.

    De salientar que o isolamento deve ser integralmente fixo ao lado exterior do pano interior, como representado.
    • riscos
    • 12 dezembro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: ADROatelierAssim, como os dois materiais se comportam de modo diferente face ás variações de temperatura (quer dia/noite, quer amplitudes verão/inverno) tendencialmente podem surgir fissuras.

    Não concordo, aplica uma rede no reboco entre a transição de elementos de betão e alvenaria.
    As fissuras aparecem sim no 2ª sistema onde tem uma tijoleira de 3 cm agarrada a um XPS, aí sim vao aparecer fissuras, por isso deixamos de fazer forras térmicas pelo exterior e fazemos em projeto/ fiscalizaçao pelo interior.
    Colocado por: ADROatelierPorém, o ideal seria sempre colocar o pano exterior de alvenaria menos espesso e o interior ser o mais espesso.

    Também não concordo, prefiro ao contrario, vícios das obras :)
    Colocado por: ADROatelierPor outro lado, a existencia de caixa de ar "livre" é fundamental para permitir que a humidade existente condense na caixa de ar no encontro com o isolamento e saia para o exterior.

    So concordaria se fossem bem feitas, o que não acontece em 90% dos casos.
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  10.  # 15

    Concordo com o riscos.. Excepto na questão do pano exterior, que deve ser o menos espesso ;)
  11.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasConcordo com o riscos.. Excepto na questão do pano exterior, que deve ser o menos espesso ;)

    Para ganhos de massa termica, porque a nivel construtivo a parede exterior deve ser a mais "forte"
  12.  # 17

    Sim, estou de acordo com o referido quanto à tijoleira pegada ao xps, sem dúvida. Má opção. Não reparei bem.
    Raramente se vê a aplicação da rede nestas situações e sim, também de acordo, muitas vezes as caixas de ar não são bem executadas. É "empurrar" o isolamento, retirando a função da caixa de ar.

    Mas também há quem faça bem!





    Colocado por: riscos
    Não concordo, aplica uma rede no reboco entre a transição de elementos de betão e alvenaria.
    As fissuras aparecem sim no 2ª sistema onde tem uma tijoleira de 3 cm agarrada a um XPS, aí sim vao aparecer fissuras, por isso deixamos de fazer forras térmicas pelo exterior e fazemos em projeto/ fiscalizaçao pelo interior.

    Também não concordo, prefiro ao contrario, vícios das obras :)

    So concordaria se fossem bem feitas, o que não acontece em 90% dos casos.
    Concordam com este comentário:ADROatelier
    • jrap
    • 12 dezembro 2018

     # 18

    Então o que aconselham é levantar pilares e parede exterior, colocar o isolamento por dentro como se de capoto se tratasse (de maneira a ficar "colado" à parede exterior e não entupir a caixa de ar) e depois fazer a parede de dentro (com ou sem caixa de ar)...percebi bem?!
  13.  # 19

    Colocado por: jrapde maneira a ficar "colado" à parede exterior e não entupir a caixa de ar)

    Penso que o isolamento será junto à parede interior!
    • jrap
    • 12 dezembro 2018

     # 20

    A opção do sistema capoto é a que me suscita mais duvidas pois já li comentários bastante negativos e sei que em caso de incêndio é desvantajoso...além disso o engenheiro que acompanha o projecto recomenda esta solução de parede dupla em vez do capoto (a vantagem mais "visivel" do capoto por quem não percebe nada disto como eu, é que nunca vemos as fissuras das paredes que costumamos ver quando o pano exterior é de tijolo+reboco
 
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