Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: zedasilva
    Alguns sim. E ainda bem pois senão ficavam sem casas e sem dinheiro.
    O sistema não está feito para defender os DO. Desengane-se quem pensa o contrário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7
    Este é para mim o grande riscos de quem constrói com crédito. É que quando há guita, um gajo pára a obra e logo se vê, quando o dinheiro é do banco fica com uma corda no pescoço e quer é acabar a obra dê por onde der
    Concordam com este comentário: zedasilva
  2.  # 42

Colocado por: nunos7como te defendes de possíveis "ataques" futuros?

Em registos escritos, quer sejam relatórios de vistoria quer sejam emails trocados com o DO e respetivos intervenientes.
    Por norma não faço esse tipo de registos no livro de obra para não criar problemas futuros a ninguém
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
    • racm
    • 14 dezembro 2018

# 43

Antes de mais bom dia a todos, sou recente no forum e descobri o mesmo no seguimento de pesquisas acerca de mais informações sobre construir uma casa. Decidi comentar esta discussão pois a minha situação enquadra-se neste tópico, e gostaria de saber a vossa opinião acerca da construção de uma moradia térrea, na ordem dos 200m quadrados de área útil. Neste momento e após uma vasta procura, adjudiquei um projecto de execução além do de licenciamento com a equipa de arquitetura, e eles estão neste momento a executar o estudo prévio. O orçamento que tenho por limite são os 150K, acham possível fazer uma coisa em condições? Que sugestões podem dar para conseguir controlar as contas, não exceder o orçamento e se possível até diminuir um pc. :)
  3.  # 44

Colocado por: racm200m quadrados de área útil.

+/- 240m2 de área bruta por 150K, iva incluido. os projectos também são pagos com esses 150K?
    Onde?
    • racm
    • 14 dezembro 2018

# 45

O terreno e o projecto estão fora dos 150K. Esse valor é apenas para licenças e construção. Em Guimarães. A ideia é o meu pai que trabalha na construção dar uma "mãozinha" e ajudar um pouco a reduzir custos. :)
    • racm
    • 14 dezembro 2018

# 46

Colocado por: ****

150 mil não chega , a não ser que seja tudo ao bota para lá, o que dizem os seus projetistas ?
    Concordam com este comentário:Picareta

Disseram que iam tentar fazer algo do nosso agrado. A ideia é fazer algo funcional. Open space, em vez de garagem um coberto. Essas pequenas coisas para poupar alguns custos.
  4.  # 47

Colocado por: racmA ideia é o meu pai que trabalha na construção dar uma "mãozinha" e ajudar um pouco a reduzir custos. :)

O seu pai vai ter que dar as duas mãos e o corpo ao manifesto.
    Tudo é possível, dependendo do seu conceito de
    Colocado por: racmuma coisa em condições
  5.  # 48

Colocado por: jorgferrEu tinha no projecto da moradia que não levei para a frente um T3 que considero razoável em 123 m2 brutos sem garagem

Possa Jorge, então você dá 195k pelo apartamento... E não fazia a casa com o terreno por 220/230? Com 123m2?

Ao menos tentava, se era pra vender, depois vendia em obra...
  6.  # 49

Colocado por: zedasilvaNão tem nada.
    tem, pelo que tenho visto quando os orçamentos são curtissimos assim os DO tendem a querer poupar no mais importante e cortam as curvas todas em relação aos projectos, procuram sucateiros baratos para fazer uns riscos e entregar na CM pelo preço mais curto. arquitectura desenhada por desenhadores de meia tijela, estabilidades cuspidas por programas de computador sem mais nem menos...
    a partir de aí tem tudo para correr mal

não estou a dizer que vai correr, mas aumentam desde logo as possibilidades
  7.  # 50

Colocado por: antonylemosarquitectura desenhada por desenhadores de meia tijela

Assinada por aqruitetos …
    :)))
  8.  # 51

Colocado por: zedasilva
    Assinada por aqruitetos …
    :)))
    infelizmente é assim.
  9.  # 52

Colocado por: racmO terreno e o projecto estão fora dos 150K. Esse valor é apenas para licenças e construção. Em Guimarães. A ideia é o meu pai que trabalha na construção dar uma "mãozinha" e ajudar um pouco a reduzir custos. :)
    o racm é a mesma pessoa que originou este tema?
  10.  # 53

Colocado por: antonylemosinfelizmente é assim.

E vai continuar pelo menos durante mais 20 anos. O Tempo que os profissionais (não arquitetos) que estão no mercado necessitam para se reformarem.
    Foi um processo muito mal conduzido que não trouxe mais trabalho aos arquitetos, antes pelo contrário, só lhes trouxe descrédito.
  11.  # 54

Colocado por: ****agentes tecnicos de eng/arqui
    e continuam a publicar no site deles que têm competências para fazer projectos
  12.  # 55

Colocado por: NTORION

Possa Jorge, então você dá 195k pelo apartamento... E não fazia a casa com o terreno por 220/230? Com 123m2?

Ao menos tentava, se era pra vender, depois vendia em obra...
    Pois, mas já tinha derretido em projectos e na compra do lote. Cada vez que sonhava com derrapagens até me causava suores frios.É uma ideia adiada
  13.  # 56

O legislador deu uma série de anos por forma a que os tecnicos, querendo/ podendo se actualizassem, fizessem um curso superior, habilitante ( arquitectura e/ou engenharia)...
  14.  # 57

Colocado por: ****hoje aonda se continua a fazer o curso , qual o porque?

Os cursos hoje existentes são vocacionados para a condução e direção de obras. Já não comtemplam o projeto.
    Aliás, quer a AATAE quer o SATAE diferenciam o titulo dos seus associados.
    Os antigos são ATAE, os dos cursos atuais são apenas Agente técnicos de engenharia.
  15.  # 58

Colocado por: antonylemose continuam a publicar no site deles que têm competências para fazer projectos

Má gestão por parte de quem dirige a associação.
    O objetivo não é defender os associados, o objetivo é bem diferente ...

Colocado por: Pedro BarradasO legislador deu uma série de anos por forma a que os tecnicos, querendo/ podendo se actualizassem,

5 anos!
    Para técnicos com quase 50 anos, com vidas profissionais empregados e famílias a quem dar de comer…
  16.  # 59

Colocado por: ****Ok , e o que faz a satae hoje em dia nada !

O mesmo que a AATAE
    • tnjp
    • 14 dezembro 2018

# 60

Vou falar por experiência própria. Quem se mete nesta aventura tem de ter garantindo, pelo menos, um valor de 1000€/m2 mais IVA.

No final se conseguir poupar algum melhor, mas o mais provável é não sobrar nada e ainda ter que meter mais algum.

0.0238 seg. NEW