Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      nunos7
    • 3 janeiro 2019 editado

# 61

Colocado por: ****As duas , todos os projetos ou orçamentos que faço , é sempre em lamelada .

Mas pelo q tenho visto (youtube) em woodframing nos "states" é tudo quase tudo madeira maciça.
    O @**** só projecta usando lamelada, pela garantia q esta lhe oferece, face a madeira maciça?
    Consegue indicar quanto pode encarecer (mais ou menos em percentagem) uma estrutura em madeira lamelada vs madeira maciça?
  1.  # 62

Temos aqui no fórum um tópico de uma casa em madeira
    https://forumdacasa.com/discussion/48803/3/a-casa-preta-construcao-em-wood-framing/

Por acaso já não me lembro se a estrutura era madeira lamelada ou maciça...
  2.  # 63

Colocado por: nunos7Por acaso já não me lembro se a estrutura era madeira lamelada ou maciça...

Vendo a última foto deste comentário´, eu diria que é maciça:
    https://forumdacasa.com/discussion/48803/3/a-casa-preta-construcao-em-wood-framing/#Comment_1070525
    Concordam com este comentário: nunos7
  3.  # 64

Colocado por: JoelMPor cá não sei que tipo usam, vou investigar!

O meu empreiteiro aprendeu o ofício no Canadá e é de lá que manda vir a madeira para as obras dele. Presumo assim que, pelo menos no Canadá, se use madeira maciça, se não em todos pelo menos nalguns casos.
  4.  # 65

Colocado por: ****falamos de mais 10 mil euros em madeira

No meu caso isso são mais 10% na obra. Com as garantias que me deram, prefiro, de longe, correr o risco.
  5.  # 66

Colocado por: ****Lamelado é madeira maciça.

Pronto agora fiquei baralhado... lamelada é madeira maciça colada para atingir as medidas desejadas, não é uma régua (two by four) maciça, por exemplo... ou estou a ver isto mal?
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 67

Colocado por: ****Atenção que não se vê por vezes mas a madeira é lamelada,não está e aparelhada, um dos inconvenientes, é o pladur quando a madeira mexe abre os cantos , eu prefiro a Lamelada, assim não me chateio, a lamelada para o o wooddframing não precisa de ser xpto e de vir acabada, no final de uma obra falamos de 20% a mais no preço , normalmente numa moradia de 180 m2 , falamos de mais 10 mil euros em madeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunos7

Nos EUA e madeira macica. Lamelada e raro. So vigas para vaos grandes ou em obras mais top-end podem usar LVSs
  7.  # 68

propriedade anisotropica vs isotropica ... lembram-se destes conceitos... a madeira é um amterial anisotropico, no entnato a lamelada tem características anisotrópicas melhoradas pelo que apresenta melhores propriedades mecânicas, ou seja, são caracterizadas com maior grau de certeza no seu desempenho.
  8.  # 69

eu ainda prefiro para alem de ser Lamelado colado, faço sempre a referencia nos projetos que seja a GL24
    • sbcnv
    • 3 janeiro 2019 editado

# 70

Colocado por: ****

E depois é o que se vê, os Estados Unidos em termos de construção não servem de exemplo para ninguém ou pelo menos para mim , já aqui se falou no Canadá, mas mesmo aí existe uma discrepância enorme entre as formas de construir .

E o que e o que se ve que refere? Ese fenomeno de torcer, deve ser um em cada 100 casos.
  9.  # 71

Colocado por: ****E o que e o que se ve que refere? Ese fenomeno de torcer, deve ser um em cada 100 casos.
    .

É normalíssimo, o termo correto não é torcer, mas sim empenar.
  10.  # 72

Colocado por: nunos7lamelada é madeira maciça colada para atingir as medidas desejadas
    não, é madeira maciça colada para melhorar o comportamento da mesma... uma peça lamelada e uma maciça com as mesmas dimensões, a lamelada é sempre melhor estruturalmente... é um pouco mais complexo explicar o porquê
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  11.  # 73

Colocado por: ****A madeira lamelada é madeira (réguas , barrotes, ripas) , coladas entre si em diferentes direções, dessa forma os veios ficam contrários uns aos outros fazendo com que a madeira estabilize
    e também distribui os nós da madeira de forma a que eles deixam de ser pontos fracos, tornando a tábua estruturalmente uniforme em todo o comprimento da mesma, os veios nem sempre ficam contrários uns aos outros. o cuidado que se tem em qual é o lado de fora tem mais a ver com a forma como a madeira empena.
    • riscos
    • 3 janeiro 2019 editado

# 74

Colocado por: JoelMhttps://www.byggern.no/produkter/trelast/kledning/trelast/konstruksjonsvirke/

Essa madeira é casquinha branca (lamelado colado)
    Também se pode usar casquinha vermelha ( ligeiramente mais caro) chamado de pinho nórdico.
    E pode usar madeira Kerto, ( qualidade de topo)
    ou usar lamelado em vigas finnjoist.
  12.  # 75

https://youtu.be/4j_UjIshzMc

Por falar em construções em madeira :)
  13.  # 76

Com os nossas amplitudes térmicas diárias.. essa solução deve ser boa para ruidos da dilatação de materiais...
  14.  # 77

amplitudes termicas DIÁRIAS, e não mensais/ sazonais joelM... então!!! Olhe aqui tem estado durante o dia sol e temperaturas até 18Cº e depois no mesmo dia, à noite, -1ºC...
    alem disso com a grande exposição solar, as temperaturas superficias dos elementos de construção, no caso da madeira normalmente de cor escura, ainda aquecem mais que a temp. ambiente....
  15.  # 78

Colocado por: mhpintoO betão para a laje foi um dos maiores stresses nesta obra. Atrasou imenso, veio aos bochechos, foi despejado às 3 pancadas. Por aí. Como se trata de uma estrutura ligeira não estou preocupado com a estabilidade da coisa, mas é claro que concordo que o trabalho esteve longe, muito longe de ser bom.
    Mas isto é como tudo: nas laterais já está tudo tapado com a tela pitonada. Por cima, quando levar a betonilha vai ficar tudo lisinho e direitinho. ;)

3 pancadas só nos dedos de quem "atirou" o betão para o chão,que falta de profissionalismo.
    Não estou a culpar a si mhpinto mas como dono devia ter dado nas orelhas,o dinheiro sai do seu bolso.
    Boa continuação e obrigado pela partilha deste tipo de construção.
  16.  # 79

Colocado por: BM_18Não estou a culpar a si mhpinto mas como dono devia ter dado nas orelhas,o dinheiro sai do seu bolso.

Então e não dei? Isto chega é a um ponto em que um gajo só quer mesmo é que as coisas avancem, pelo que tudo se começa a relativizar:

Está mal feito? Está.
    Cria riscos de problemas mais tarde ou mete em causa a estabilidade da casa? Não parece.
    Pois então, siga... :\
    Concordam com este comentário: BM_18, cmmoreira, NTORION
  17.  # 80

O fiscal deve andar com miopia.
    Como está a obra agora? meta fotos!
    Boa continuação!

0.0359 seg. NEW