Colocado por: pjaltambem duvido ,até porque esse teste em Portugal só è obrigatório nas casas passivas ,desde ai deixa a pensar que se não for uma casa passiva certificada que nao sera feito ... pode pedir para fazer na mesma se assim o desejar, mas a nossa construção corrente tem demasiadas fugas para que isso valha a pena
Colocado por: antonylemospode pedir para fazer na mesma se assim o desejarpois pode ,mas duvido que o fação, quando não é obrigatório
Colocado por: antonylemosmas a nossa construção corrente tem demasiadas fugas para que isso valha a penacompreendo, quando não a obrigações ou leis a respeitar quanto a essas fugas .
Colocado por: pjalpois pode ,mas duvido que o fação, quando não é obrigatórioclaro que fazem, é pagar a quem o faça... as empresas que fazem esse serviço querem trabalhar, não o fazem só por serem obrigados.
Colocado por: JoelMquem o faz ser obrigatório ou não é o cliente que o paga! Quando construir a minha habitação em woodframe, será certamente feito!ainda bem para si, publique aqui os resultados para podermos ver como ficara .
Colocado por: JoelMmas sei que em todos os edificio que projecto cá (na Noruega) o teste é feito porque não passam licenças sem isso.voce acha que não sendo obrigatório em Portugal as pessoas o ferão?
Colocado por: antonylemosé sim...
Colocado por: sousa tavaresVolto a dizer que uma casa não é uma bolha.o termo está correcto. essas pequenas fugas, em termos concretos representam € de gasto em aquecimento.
Colocado por: JoelMnão estou a perceber, então se eu pagar, porque não hão de fazer?eu nao pos isso em questão ,diga-me la quantas casas novas em Portugal conhece com esse teste que estamos a falar ?sabe tam bem quanto eu que se nao for obrigatório ninguém faz ,em modo geral ,ate se for obrigatório tenho a certeza que se tenta contornar a lei ,agora se exigir e pagar sera feito de certeza .
Colocado por: sousa tavaresVem falar em fugas minúsculas através de pequenas aberturas… Mas pergunto… e então quando se tem que abrir a porta para entrar ou sair, lá vaitem aqui uma imagem que le mostra as tais fugas mínimas que fala .
essa pressão toda. Ou uma janela… Estamos a cair em exageros!
Colocado por: JoelMquantas casas em Portugal são construídas com sistema woodframe? não estamos a falar de um sistema que qualquer trolha de esquina, pior ou melhor, sabe construir!pois não estávamos, a falar de obrigações como voce mesmo referia na (Noruega) .
Colocado por: mhpintoAceito que essas fugas se possam traduzir em perdas de calor, mas honestamente vivo melhor com isso do que viver numa casa completamente estanque, sem nenhumas trocas de ar com o exterior a acontecerem naturalmente.
Prefiro isso a ter depois de estar a investir em equipamentos para manter a qualidade do ar interior.
Também não sei se valeria a pena todos esses cuidados para o nível de isolamento geral da casa, ou seja, se valeria a pena estar a querer uma casa completamente estanque mas depois as perdas térmicas pelos vidros, caixilharias e paredes serem superiores às perdas de calor das fugas de ar.
A minha abordagem em relação a tudo o que seja isolamentos é a de que, felizmente, na zona onde estou a construir, os invernos não são rigorosos ao ponto de se justificar, do meu ponto de vista, estar a fazer investimento em cima de investimento para ter uma casa super-isolada. Aceito perfeitamente que, se a casa fosse numa zona ou país muito mais frios, então este conceito não iria funcionar.
Eu só quero uma casa onde se viva lá confortavelmente sem estoirar um fortuna na construção. Se tiver de gastar mais 20 ou 30 euros por mês em aquecimento à conta disso, pois seja.
Colocado por: JoelMNão entendo esta atitude de não entender de um assunto e teimar!
Colocado por: JoelMalguns empreiteiros se preocupam em fazer teste de carga em coberturas planas para verificar fugas por exemplo.
Colocado por: JoelMFicava todo feliz deixar tudo isto para os engenheiros da térmica...
Colocado por: mhpintoAceito que essas fugas se possam traduzir em perdas de calor, mas honestamente vivo melhor com isso do que viver numa casa completamente estanque, sem nenhumas trocas de ar com o exterior a acontecerem naturalmente.
Prefiro isso a ter depois de estar a investir em equipamentos para manter a qualidade do ar interior.
Também não sei se valeria a pena todos esses cuidados para o nível de isolamento geral da casa, ou seja, se valeria a pena estar a querer uma casa completamente estanque mas depois as perdas térmicas pelos vidros, caixilharias e paredes serem superiores às perdas de calor das fugas de ar.
A minha abordagem em relação a tudo o que seja isolamentos é a de que, felizmente, na zona onde estou a construir, os invernos não são rigorosos ao ponto de se justificar, do meu ponto de vista, estar a fazer investimento em cima de investimento para ter uma casa super-isolada. Aceito perfeitamente que, se a casa fosse numa zona ou país muito mais frios, então este conceito não iria funcionar.
Eu só quero uma casa onde se viva lá confortavelmente sem estoirar um fortuna na construção. Se tiver de gastar mais 20 ou 30 euros por mês em aquecimento à conta disso, pois seja.
Colocado por: sousa tavares
Acho que é ao contrário...
Mas uma casa não é nenhum pneumático. Perder pressão? Não acho termo adequado para o caso em apreço.
Colocado por: Skinkx
A casa é estanque para permitir ao utilizador controlar a sua ventilação.
Em casa dos meus pais são janelas de madeira de correr, aquilo ventila tanto faz estar aberto como fechado, mas ninguém quer meter disso nas suas casas, não sei muito bem porquê...
Aliás, é tudo muito lindo, mas quem gosta de "aragem" podia poupar algum dinheiro e em vez de meter janelas em tudo o que é vão deixava ficar um ou dois postigos abertos e tinha toda a ventilação que precisa.
PS: tenho uma obra nova em utilização que logo no primeiro inverno já escorria águas pelos vidros e as janelas eram PVC, nem sequer eram alumínio. Isto é logo um dos indícios de que a qualidade do ar é pobre, porque a HR andará em valores demasiado elevados.
Meteram a VMC que estava em projecto, fluxo simples sem qualquer recuperação de calor, acabaram-se logo as humidades dentro de casa. Eles também abriam as janelas para tomar banho e por aí fora.