Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: pjaltambem duvido ,até porque esse teste em Portugal só è obrigatório nas casas passivas ,desde ai deixa a pensar que se não for uma casa passiva certificada que nao sera feito .
    .. pode pedir para fazer na mesma se assim o desejar, mas a nossa construção corrente tem demasiadas fugas para que isso valha a pena
    • pjal
    • 7 maio 2019 editado

# 162

Colocado por: antonylemospode pedir para fazer na mesma se assim o desejar
    pois pode ,mas duvido que o fação, quando não é obrigatório
    • pjal
    • 7 maio 2019 editado

# 163

Colocado por: antonylemosmas a nossa construção corrente tem demasiadas fugas para que isso valha a pena
    compreendo, quando não a obrigações ou leis a respeitar quanto a essas fugas .
  2.  # 164

Colocado por: pjalpois pode ,mas duvido que o fação, quando não é obrigatório
    claro que fazem, é pagar a quem o faça... as empresas que fazem esse serviço querem trabalhar, não o fazem só por serem obrigados.
  3.  # 165

Colocado por: JoelMquem o faz ser obrigatório ou não é o cliente que o paga! Quando construir a minha habitação em woodframe, será certamente feito!
    ainda bem para si, publique aqui os resultados para podermos ver como ficara .
  4.  # 166

Colocado por: JoelMmas sei que em todos os edificio que projecto cá (na Noruega) o teste é feito porque não passam licenças sem isso.
    voce acha que não sendo obrigatório em Portugal as pessoas o ferão?
  5.  # 167

Colocado por: antonylemosé sim...

Volto a dizer que uma casa não é uma bolha.

Vem falar em fugas minúsculas através de pequenas aberturas… Mas pergunto… e então quando se tem que abrir a porta para entrar ou sair, lá vai

essa pressão toda. Ou uma janela… Estamos a cair em exageros!
    Concordam com este comentário: mhpinto
  6.  # 168

Colocado por: sousa tavaresVolto a dizer que uma casa não é uma bolha.
    o termo está correcto. essas pequenas fugas, em termos concretos representam € de gasto em aquecimento.

ninguém falou em bolhas. mas é uma comparação pertinente. o ar no inverno, ao ser aquecido expande. cria mais pressão dentro da casa que lá fora... se houver fugas esse ar quente sai por essas fugas... a ideia não é manter pressão. é manter o calor ao não deixar escapar o ar aquecido..

a pressão de que o joel estava a falar é durante o teste. onde enchem a casa com ar, criam pressão e procuram assim as fugas... ninguém falou em manter a casa cheia de pressão como se fosse um balão.
    Concordam com este comentário: Anonimo1710, Joao Dias
  7.  # 169

Colocado por: JoelMnão estou a perceber, então se eu pagar, porque não hão de fazer?
    eu nao pos isso em questão ,diga-me la quantas casas novas em Portugal conhece com esse teste que estamos a falar ?sabe tam bem quanto eu que se nao for obrigatório ninguém faz ,em modo geral ,ate se for obrigatório tenho a certeza que se tenta contornar a lei ,agora se exigir e pagar sera feito de certeza .
  8.  # 170

Colocado por: sousa tavaresVem falar em fugas minúsculas através de pequenas aberturas… Mas pergunto… e então quando se tem que abrir a porta para entrar ou sair, lá vai

essa pressão toda. Ou uma janela… Estamos a cair em exageros!
    tem aqui uma imagem que le mostra as tais fugas mínimas que fala .
    Concordam com este comentário: Anonimo1710
      P1040373-copie.jpg
      test6.jpg
      etancheite.jpg
  9.  # 171

Colocado por: JoelMquantas casas em Portugal são construídas com sistema woodframe? não estamos a falar de um sistema que qualquer trolha de esquina, pior ou melhor, sabe construir!
    pois não estávamos, a falar de obrigações como voce mesmo referia na (Noruega) .
  10.  # 172

Aceito que essas fugas se possam traduzir em perdas de calor, mas honestamente vivo melhor com isso do que viver numa casa completamente estanque, sem nenhumas trocas de ar com o exterior a acontecerem naturalmente.
    Prefiro isso a ter depois de estar a investir em equipamentos para manter a qualidade do ar interior.

Também não sei se valeria a pena todos esses cuidados para o nível de isolamento geral da casa, ou seja, se valeria a pena estar a querer uma casa completamente estanque mas depois as perdas térmicas pelos vidros, caixilharias e paredes serem superiores às perdas de calor das fugas de ar.

A minha abordagem em relação a tudo o que seja isolamentos é a de que, felizmente, na zona onde estou a construir, os invernos não são rigorosos ao ponto de se justificar, do meu ponto de vista, estar a fazer investimento em cima de investimento para ter uma casa super-isolada. Aceito perfeitamente que, se a casa fosse numa zona ou país muito mais frios, então este conceito não iria funcionar.
    Eu só quero uma casa onde se viva lá confortavelmente sem estoirar um fortuna na construção. Se tiver de gastar mais 20 ou 30 euros por mês em aquecimento à conta disso, pois seja.
    Concordam com este comentário: ricat, cmmoreira, sousa tavares
  11.  # 173

Colocado por: mhpintoAceito que essas fugas se possam traduzir em perdas de calor, mas honestamente vivo melhor com isso do que viver numa casa completamente estanque, sem nenhumas trocas de ar com o exterior a acontecerem naturalmente.
    Prefiro isso a ter depois de estar a investir em equipamentos para manter a qualidade do ar interior.

Também não sei se valeria a pena todos esses cuidados para o nível de isolamento geral da casa, ou seja, se valeria a pena estar a querer uma casa completamente estanque mas depois as perdas térmicas pelos vidros, caixilharias e paredes serem superiores às perdas de calor das fugas de ar.

A minha abordagem em relação a tudo o que seja isolamentos é a de que, felizmente, na zona onde estou a construir, os invernos não são rigorosos ao ponto de se justificar, do meu ponto de vista, estar a fazer investimento em cima de investimento para ter uma casa super-isolada. Aceito perfeitamente que, se a casa fosse numa zona ou país muito mais frios, então este conceito não iria funcionar.
    Eu só quero uma casa onde se viva lá confortavelmente sem estoirar um fortuna na construção. Se tiver de gastar mais 20 ou 30 euros por mês em aquecimento à conta disso, pois seja.
    Concordam com este comentário:ricat,cmmoreira

Eu vou um pouco por aqui também, obviamente tenho a vantagem de viver numa zona temperada no litoral.

Neste momento nem sequer me preocupo muito com a calafetagem: a minha mulher tem "horror" a abrir as janelas de inverno "porque entra muito frio". A maneira de ir ventilando é exactamente ter estas imperfeições por onde entra ar fresco, especialmente quando tenho exaustores ligados (cozinha e WC). Caso contrário a casa era um monte de bolor por falta de arejamento.

Conclusão: perco eficiência energética mas tenho outras vantagens.
  12.  # 174

Daqui a pouco vem alguem dizer que com uma VMC isso ficava tratado.
    Eu tambem tenho perdas normais e nao tenho VMC e felizmente até à data nao tenho condensaçoes nem bolores.
    Tento ventilar a casa muito bem manualmente. Nos wcs sempre que estou a tomar banho deixo a janela a oscilar e o extrator a trabalhar ate no fim nao haver vidro embaciado.
    Sempre que ha sol aproveito para abrir as janelas para o ar circular seco e arejar bem toda a casa e deixar a luz e calor entrar.
    No verao tento arejar so à noite para nao aquecer bem.
    Tambem concordo que nao sao mais 20€ ou 30€ nos meses de frio que vao afetar muito as perdas de temperatura. Mas acredito para quem tem sistemas de aquecimento/arrefecimento ligados 24h que isso faça uma diferença maior no fim do mes.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  13.  # 175

Colocado por: JoelMNão entendo esta atitude de não entender de um assunto e teimar!

Sr. arquiteto, não vou continuar...

Acha que este assunto também é da sua área de competência? Não se ponha em bicos de pés. Guarde os seus conhecimentos para arquitetura.

O resto é engenharia!
  14.  # 176

Colocado por: JoelMalguns empreiteiros se preocupam em fazer teste de carga em coberturas planas para verificar fugas por exemplo.

Estamos a falar de assuntos completamente diferentes! Está a comparar a impermeabilização de uma cobertura à de uma fachada?

Esta não me passaria pela cabeça, vinda principalmente de um profissional da área.
  15.  # 177

Colocado por: JoelMFicava todo feliz deixar tudo isto para os engenheiros da térmica...

E porque não fica? Compete ao engenheiro da térmica, e não ao arquiteto, tratar de todos os assuntos que envolvem a climatização de uma casa.

Assim temos duplicação de funções e responsabilidades! Ou estou a ver mal a coisa?

E por aqui me fico...
  16.  # 178

Colocado por: mhpintoAceito que essas fugas se possam traduzir em perdas de calor, mas honestamente vivo melhor com isso do que viver numa casa completamente estanque, sem nenhumas trocas de ar com o exterior a acontecerem naturalmente.

Concordam com este comentário:ricat,cmmoreira,sousa tavares

A casa é estanque para permitir ao utilizador controlar a sua ventilação.

Em casa dos meus pais são janelas de madeira de correr, aquilo ventila tanto faz estar aberto como fechado, mas ninguém quer meter disso nas suas casas, não sei muito bem porquê...

Aliás, é tudo muito lindo, mas quem gosta de "aragem" podia poupar algum dinheiro e em vez de meter janelas em tudo o que é vão deixava ficar um ou dois postigos abertos e tinha toda a ventilação que precisa.

______________________________________________________________________________

PS: tenho uma obra nova em utilização que logo no primeiro inverno já escorria águas pelos vidros e as janelas eram PVC, nem sequer eram alumínio. Isto é logo um dos indícios de que a qualidade do ar é pobre, porque a HR andará em valores demasiado elevados.

Meteram a VMC que estava em projecto, fluxo simples sem qualquer recuperação de calor, acabaram-se logo as humidades dentro de casa. Eles também abriam as janelas para tomar banho e por aí fora.
  17.  # 179

Colocado por: sousa tavares

Acho que é ao contrário...

Mas uma casa não é nenhum pneumático. Perder pressão? Não acho termo adequado para o caso em apreço.
    Concordam com este comentário:cmmoreira

A casa só é colocada sob pressão no ensaio do blower door, depois disso é pressão atmosférica normal, há é fluxo de calor por essas frinchas.
  18.  # 180

Colocado por: Skinkx

A casa é estanque para permitir ao utilizador controlar a sua ventilação.

Em casa dos meus pais são janelas de madeira de correr, aquilo ventila tanto faz estar aberto como fechado, mas ninguém quer meter disso nas suas casas, não sei muito bem porquê...

Aliás, é tudo muito lindo, mas quem gosta de "aragem" podia poupar algum dinheiro e em vez de meter janelas em tudo o que é vão deixava ficar um ou dois postigos abertos e tinha toda a ventilação que precisa.

______________________________________________________________________________

PS: tenho uma obra nova em utilização que logo no primeiro inverno já escorria águas pelos vidros e as janelas eram PVC, nem sequer eram alumínio. Isto é logo um dos indícios de que a qualidade do ar é pobre, porque a HR andará em valores demasiado elevados.

Meteram a VMC que estava em projecto, fluxo simples sem qualquer recuperação de calor, acabaram-se logo as humidades dentro de casa. Eles também abriam as janelas para tomar banho e por aí fora.

Existem outras variaveis que podem explicar o excesso de HR numa casa.
    1-Exposição solar
    2-localizaçao
    3- qualidade da construçao
    4- tempo de construção (humidades de obra que nao sao retiradas antes de habitar a casa)
    5- Nao arejamento natural ou forçado

0.0480 seg. NEW